Páginas

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Análise: Botafogo mostra força do elenco em vitória dominante sobre o Galo



Mesmo sem cinco dos titulares mais constantes, Glorioso manteve 100% no campeonato com atuação convincente



O Botafogo venceu o Atlético-MG por 2 a 0, gols de Victor Sá e Matheus Nascimento, neste domingo (07), no estádio Nilton Santos, e segue como líder isolado do Campeonato Brasileiro com 100% de aproveitamento após as quatro primeiras rodadas.








10 reações do golaço de letra de Victor Sá (https://ge.globo.com/video/10-reacoes-do-golaco-de-letra-de-victor-sa-11597909.ghtml)


Mais do que o resultado, o que o Alvinegro exibiu no gramado do Niltão foi um futebol que o credencia ao topo da tabela que conquistou nessas primeiras rodadas. Contra um time considerado um dos favoritos ao título, a equipe de Luís Castro entrou sem seus quatro principais destaques (Tiquinho, Eduardo, Tchê Tchê e Marçal) do ano e, ainda assim, venceu e convenceu.



Tanto ofensiva quanto defensivamente, o Glorioso foi absolutamente dominante contra o Galo, principalmente no segundo tempo. Os mineiros terminaram a partida com apenas três finalizações no gol, apesar de uma posse de bola de 61%, isso tudo contra um meio-campo botafoguense totalmente modificado.


- Hoje, foi uma vitória de um elenco fantástico, que passou por momentos difíceis, resultados não vieram, já fomos criticados, ninguém gosta de ser criticado, mas ser profissional do futebol é saber viver com isso. Foi uma vitória brilhante de um elenco brilhante - afirmou Vitor Severino, auxiliar técnico que deu entrevista no lugar de Luís Castro, que estava suspenso.





Botafogo 2 X 0 Atlético-MG - Melhores Momentos - 4ª rodada do Campeonato Brasileiro



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Atuações do Botafogo: Victor Sá e Júnior Santos infernizam defesa do Galo e são os melhores


As muitas mudanças feitas pelo treinador na equipe tiveram um impacto claro no começo da partida. O time teve dificuldades em controlar as investidas do Atlético, que teve ao menos duas ótimas oportunidades, não aproveitadas.


Aos poucos, o time começou a se encontrar, controlar o meio-campo mesmo sem ter muito a bola e atacar em velocidade, especialmente pelo lado direito em noite muito inspirada de Júnior Santos. Dos pés e pelo setor do camisa 37 surgiram as melhores oportunidades, mas foi sem participação direta dele que saiu o gol.


Um bonito trabalho de bola que culminou em passe de Lucas Fernandes para Di Plácido passando em velocidade. O lateral tocou rasteiro e Victor Sá colocou no fundo da rede de letra, um gol que apenas coroou a superioridade do Botafogo no primeiro período.





jogadores do botafogo comemoram gol de victor sá contra o atlético-mg — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Se no primeiro tempo já houve superioridade, o segundo foi de controle absoluto, sem nenhuma mudança feita no intervalo. A equipe de Luís Castro montou a armadilha, fechou espaços no campo de defesa e atacou rapidamente em velocidade após recuperar a bola.


A execução foi perfeita. Foram 12 finalizações totais, sete delas na direção do gol, apenas na segunda etapa. Se o 2º gol, de Matheus Nascimento, deu mais justiça ao placar no começo do segundo tempo, a verdade é que poderia ter sido um resultado bem mais elástico ao fim do jogo não fosse a ótima atuação de Everson.


A grande lição da atuação do Botafogo contra o Atlético-MG é que o tempo deu solidez ao trabalho de Luís Castro. Não só os 11 jogadores mais utilizados - adotando o termo usado pela própria comissão técnica - mas todo o elenco sabe o que fazer e executa com qualidade.


A queda técnica não é tão grande na maior parte dos setores do time quando um titular sai para entrar um reserva. É óbvio que qualquer time sente a saída de um jogador do calibre de Tiquinho Soares, mas, contra um time da elite do campeonato, o Glorioso mostrou que pode sim ser competitivo mesmo quando precisar rodar algumas peças.


Se vai ser o suficiente para brigar pelo título Brasileiro enquanto disputa outras duas competições simultaneamente, ainda é cedo para dizer. As circunstâncias também condicionam o que vai ser a temporada, mas uma coisa é fato: o torcedor alvinegro tem direito de sonhar com um título em 2023.




"Por essa muitos não esperavam", diz Pedro | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/por-essa-muitos-nao-esperavam-diz-pedro-a-voz-da-torcida-11597978.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!