Páginas

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Gol decisivo, liderança e retorno: o roteiro da idolatria de Joel Carli no Botafogo



Carreira do zagueiro como jogador se encerra nesta quinta-feira contra o Magallanes pela Copa Sul-Americana



A partida entre Botafogo e Magallanes, nesta quinta-feira, às 21h, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2023 marcará também a última página da trajetória do ídolo Joel Carli como jogador do clube.


Carli criou uma sintonia forte com os torcedores botafoguenses ao longo das oito temporadas em que defendeu a camisa alvinegra, do começo com pouca expectativa, passando por um gol decisivo no Carioca, uma saída inesperada e uma volta para liderar o elenco durante uma reconstrução na Série B. Relembre alguns momentos marcantes do zagueiro no Glorioso:


Chegada discreta

Revelado pelo Aldosivi, Carli fez a maior parte da carreira com a camisa do Quilmes até chegar ao Botafogo em 2016, contratado no começo da temporada. Já com 27 anos e sem muita visibilidade no continente, a contratação não gerou muita expectativa nos torcedores, mas rapidamente se provou em campo.




Nenê e Carli em duelo em 2016. Após idas e vindas, veteranos seguem como protagonistas em Vasco e Botafogo, respectivamente — Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo



Carli virou titular ainda durante a primeira fase do Estadual de 2016, que terminou com o vice-campeonato alvinegro para o Vasco e ganhou as arquibancadas com o estilo xerifão em campo.


Sonho da américa

Já como capitão, o argentino formou dupla de zaga com Igor Rabello na campanha da Libertadores de 2017 que acabou com uma eliminação nas quartas de final para o Grêmio na Arena. No mesmo ano, chegou até a semifinal da Copa do Brasil, com direito a gol sobre o Atlético-MG nas quartas.




Os gols de Botafogo 3 x 0 Atlético-MG pelas quartas de final da Copa do Brasil




Gol decisivo

No futuro, quando a torcida alvinegra for se lembrar de Joel Carli, um momento certamente será o primeiro que virá à memória ao falar da passagem do zagueiro no clube: o gol decisivo nos acréscimos que levou a final do Carioca de 2018, contra o Vasco, para a disputa de pênaltis.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Escalação do Botafogo: time deve ter força máxima para enfrentar o Magallanes na Sul-Americana


O rival estava sendo campeão com um empate sem gols até os 50 minutos do segundo tempo, até que, após uma confusão dentro da área, Carli pegou um rebote e empurrou a bola para o fundo das redes. Nos pênaltis, o Glorioso se sagrou campeão.




Gatito Fernández brilha nos pênaltis e garante o título do Carioca ao Botafogo (https://ge.globo.com/video/gatito-fernandez-brilha-nos-penaltis-e-garante-o-titulo-do-carioca-ao-botafogo-6647675.ghtml)




Liderança em protesto e saída conturbada

Enquanto uma das lideranças do elenco, Joel Carli foi um dos atletas a se posicionar e cobrar a diretoria do Botafogo pelos atrasos de salário em 2019. Apesar dos muitos problemas extracampo, o elenco conseguiu evitar o rebaixamento ao fim do campeonato somando 43 pontos no Brasileiro.


No ano seguinte, a direção do clube tentou entrar em acordo para encerrar o contrato do defensor, que não quis fazê-lo de forma amigável. Quando o zagueiro negou a possibilidade, teve o contrato encerrado e voltou para a Argentina para defender o Aldosivi, clube que o revelou.


À distância, viu o clube ser rebaixado na lanterna do Campeonato Brasileiro de 2020 em um dos piores momentos da história alvinegra.


Retorno com gol

Já em reta final de carreira, o zagueiro aceitou o convite de voltar para o Botafogo, agora sob nova diretoria, para ajudar na reconstrução do clube durante a disputa da Série B e o começo do processo para instalar a SAF.


A volta teve gol da vitória logo no primeiro jogo como titular. Depois de entrar durante a partida contra a Ponte Preta, Joel Carli foi titular contra o Brasil de Pelotas e responsável pela vitória por 1 a 0 na 18ª rodada do Brasileirão.





Melhores Momentos: Botafogo 1 X 0 Brasil de Pelotas pela 18ª rodada Série B do Brasileirão



Relação pessoal

Ao longo das temporadas e dos 190 jogos em que defendeu o Botafogo, segundo maior estrangeiro no quesito, atrás apenas de Gatito Fernandez, que tem 194, Carli construiu uma relação profunda com todos dentro do clube.


O zagueiro foi uma referência para os companheiros e é tratado como o "capitán" que sempre foi quando esteve em campo. Além de ajudar os jogadores jovens e estrangeiros a se adaptar ao clube, o defensor sempre lutou para ajudar os funcionários do clube que tem salários menores, especialmente durante os anos que os atrasos de salário eram comuns.




Joel Carli — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Nas redes sociais, vários jogadores homenagearam o zagueiro após o último treino como jogador profissional, o chamando de ídolo. Carli está relacionado para a partida contra o Magallanes e pode entrar em campo se o jogo tiver resolvido nos minutos finais. Além disso, outras homenagens foram preparadas pelo clube para o argentino.


Carli deixará os campos para assumir uma função administrativa dentro do clube, certo de que dentro das quatro linhas conquistou o espaço no coração dos alvinegros.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!