Páginas

domingo, 31 de dezembro de 2023

"Sangue charrúa", líder e adepto ao funk: conheça o zagueiro argentino prestes a acertar com o Botafogo


Alexander Barboza estava no Libertad, onde foi campeão nacional



Botafogo pode estar prestes a ter um novo xerife na zaga. É Alexander Barboza, de 28 anos, que chega como um opção para a defesa já que Adryelson está rumo ao Lyon. Apesar de argentino, o defensor diz ter "sangue charrua", em alusão à raça dos uruguaios, além de personalidade forte - uma das características que o fez crescer profissionalmente mesmo jovem.


Os últimos anos foram os mais vitoriosos do jogador, que conquistou três campeonatos Apertura do Paraguai com o Libertad, seu último clube, e um Clausura. Dos 59 jogos disputados pelo time em 2023, Alexsander esteve em campo em 44 - 43 desses como titular. Ele ainda marcou seis gols.





Alexander Barboza, do Libertad, comemora gol contra o Tigre, da Argentina, na Sul-Americana — Foto: Reprodução



+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora


- Dá para resumir que ele teve altos e baixos na carreira. Não teve espaço no River Plate, e então foi bem emprestado no Defensa, mas depois sofreu no Independiente. Acabou se reencontrando no futebol paraguaio, onde foi bem. Vir para o Botafogo ou qualquer outro do Brasil, vai representar uma exigência mais alta que ele ainda nao correspondeu na carreira - analisou Cristiano Munari, repórter do jornal Zero Hora, especialista em futebol sul-americano.


- Os bons momentos dele foram jogando em nível de exigência menor, Defensa e Libertad, no mais alto teve dificuldade. O trunfo para esperar uma boa resposta agora é a maturidade que ele ganhou nesse tempo - completou.



Negociação do Botafogo para ter Savarino está "perto de final feliz" (http://globotv.globo.com/globocom/central-do-mercado/v/negociacao-do-botafogo-para-ter-savarino-esta-perto-de-final-feliz/12227005/)


Posição e comportamento em campo

Alexander é canhoto, mas atuou mais como zagueiro central no Libertad - no Botafogo, Tiago Nunes usou essa formação na reta final de 2023.


Ele também pode ser usado pelo lado esquerdo, posição hoje ocupada por Victor Cuesta. Vencedor na maioria dos duelos aéreos, também aparece com frequência no ataque, sempre ocupando mais o corredor lateral e marcando gols que surgiram de bola parada. Por falar em ataque, o cabeceio forte é uma de suas armas.





Martin Silva e Alexander Barboza comemoram a classificação do Libertad na Copa Libertadores — Foto: Nelson ANTOINE / POOL / AFP


- Ele pode ajudar o Botafogo por esse perfil de liderança, é um cara forte mentalmente, e também pela bola aérea, o que, por exemplo, é um ponto fraco do Cuesta, titular do Botafogo na campanha do Brasileirão. De negativa para o Barboza é a velocidade. Ele é um zagueiro que acaba sofrendo quando o time defende em linha alta por não ter velocidade - analisou Cristiano Munari.


Nos lances que o ge analisou, Alex é um jogador que se comunica o tempo todo com o time e orienta no posicionamento. Cobra arbitragem, incomoda os jogadores adversários e não tem medo de falar, também se fazendo presente além dos lances defensivos.


- Ele apareceu bem no Defenda y Justicia que comandado pelo Beccacece disputou o título argentino com o Racing em 2019. É um zagueiro que se destacou pela imposição. É um cara forte fisicamente e bom nos duelos, principalmente pelo alto - disse.





Athletico x Libertad Vitor Roque Alexander Barboza — Foto: Conmebol


Alexander Barboza foi o quarto jogador com mais duelos aéreos ganhos na última Taça Libertadores mesmo com o Libertad tendo sido eliminado na fase de grupos. Foram 30 disputas aéreas vencidas, representando 81,1% de sucesso no quesito. Os dados são do portal "FBRef".


Campeão nacional com o Libertad, Barboza foi eleito para o time ideal de 2023 do futebol paraguaio por representantes de clubes e da imprensa local.




+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Adepto ao funk brasileiro

Ativo nas redes sociais, espaço que compartilha seus feitos da carreira, o argentino seguidamente faz publicações embaladas pelo funk - ritmo brasileiro e que tem o Rio de Janeiro como berço.


"Tá OK", um dos hits de 2023, toca ao fundo de em um de seus vídeos, além de outras músicas escolhidas nos seus destaques do perfil do Instagram.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧




Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!