Páginas

sábado, 23 de dezembro de 2023

Veja todas as participações do Botafogo na Libertadores



Clube tem como melhor campanha as semifinais de 1963 e 1973




O Botafogo volta à Conmebol Libertadores em 2024 depois de sete anos longe da competição continental. Essa foi a sétima vez que o time se garantiu na elite do continente, mas será a sexta vez que disputa a competição.


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora




Seleção sportv analisa caminho do Botafogo até a fase de grupos da Conmebol Libertadores (https://ge.globo.com/sportv/programas/selecao-sportv/video/selecao-sportv-analisa-caminho-do-botafogo-ate-a-fase-de-grupos-da-conmebol-libertadores-12206834.ghtml)


Isso porque em 1969, ano seguinte ao primeiro título do Brasileirão da equipe, os times do Brasil não puderam disputar o torneio por conta de questões do calendário. À época, o torneio era disputado por campeão e vice dos principais nacionais da América do Sul.


As melhores campanhas do Glorioso no continente foram justamente as duas primeiras, em 1963 e 1973, quando chegou até as semifinais, mas acabou derrotado. Confira como foi cada um dos desempenhos do Alvinegro na Libertadores:


1963

O Botafogo se classificou para a Libertadores pela primeira vez em 1963, como vice-campeão Brasileiro depois de perder a final para o Santos de Pelé. Nesse período, apenas os campeões nacionais se classificavam, mas como os paulistas eram os atuais campeões continentais, a vaga extra ficou para o vice.


Depois de passar a primeira fase com 100% de aproveitamento contra Alianza Lima (PER) e Millonarios (COL), encontrou o Santos na semifinal. Empate em 1 a 1 no Pacaembu e vitória santista por 4 a 0 no Maracanã, com três gols de Pelé.



Em 1963, Pelé marca contra o Boca Juniors na final da Libertadores (https://ge.globo.com/video/em-1963-pele-marca-contra-o-boca-juniors-na-final-da-libertadores-8603635.ghtml)


1973

Novamente como vice-campeão do Brasileirão, o Glorioso voltou à competição após 10 anos, agora com mais times e formato diferente. A fase de grupos era dividida entre países. O Glorioso ficou na chave com Palmeiras e os dois uruguaios, Peñarol e Nacional.


Avançou com quatro vitórias, um empate e uma derrota, vencendo o jogo desempate com o Palmeiras, que teve a mesma campanha. A semifinal era disputada em formato de dois triangulares. O Botafogo ficou em último na chave e viu Independiente e Colo Colo disputarem o título, ficando com os argentinos.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Retrospectiva 2023: Botafogo frustra torcida após arrancada impressionante no Brasileiro

+ Ameaça ofensiva e velocidade: as características de Lucas Halter, alvo do Botafogo



1996


Tulio Botafogo x Universidad Católica Libertadores 1996 — Foto: Ricardo Leoni / O Globo


O clube amargou uma seca de 23 anos longe da Conmebol Libertadores. Voltou à competição em 1996 como campeão do Brasileirão, comandado por Túlio Maravilha e companhia.


Depois de passar da fase de grupos como terceiro colocado em uma chave com Corinthians, Universidad de Chile e Universidad Católica, com direito a gol histórico de Túlio de calcanhar, encontrou o Grêmio, à época campeão continental, nas oitavas de final.



Em 1996, Botafogo vence o Universidad do Chile pela Libertadores por 4 a 1 (https://ge.globo.com/video/em-1996-botafogo-vence-o-universidad-do-chile-pela-libertadores-por-4-a-1-1855079.ghtml)


O Tricolor Gaúcho foi o carrasco, com um empate em 1 a 1 no Rio de Janeiro e uma vitória por 2 a 0 no Olímpico.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


2014

A primeira participação na Libertadores no Século XXI marcou também o pior desempenho do Alvinegro no torneio. Classificado como quarto colocado do Brasileirão, a equipe entrou na fase prévia. Pela frente, um mata-mata com o Deportivo Quito em busca de uma vaga entre os grupos.



Com forte apoio da torcida, Botafogo goleia Deportivo Quito e segue firme na Libertadores (https://ge.globo.com/video/gatito-fernandez-brilha-e-botafogo-heroico-se-classifica-nos-penaltis-na-libertadores-5676624.ghtml)



Depois de perder por 1 a 0 na altitude do Equador, venceu por 4 a 0 no Maracanã e avançou. Porém a etapa seguinte foi também a última.


Após estrear com uma vitória por 2 a 0 sobre o San Lorenzo no Rio, que acabou campeão naquele ano, perdeu as últimas duas partidas, para Union Española em casa, e para os próprios argentinos fora de casa, e não avançou.


+ Leia mais notícias do Botafogo


2017

Assim como será em 2024, e como foi em 2014, o Botafogo começou a elite continental na fase prévia e começou eliminando gigantes da América do Sul no mata-mata. Primeiro, bateu o Colo Colo e depois o Olimpia, na disputa de pênaltis dentro do Defensores del Chaco.



Gatito Fernández brilha e Botafogo, heroico, se classifica nos pênaltis na Libertadores (https://ge.globo.com/video/gatito-fernandez-brilha-e-botafogo-heroico-se-classifica-nos-penaltis-na-libertadores-5676624.ghtml)



Entrou em mais um grupo recheado de gigantes sul-americanos: Barcelona de Guayaquil, vice-campeão em 1998, Estudiantes, tetracampeão, e Atlético Nacional-COL, que era o atual campeão continental.


Nas oitavas, passou pelo Nacional-URU, tricampeão, e seguiu adiante para encontrar o Grêmio. Assim como em 1996, o Tricolor foi o algoz com um empate no Rio (0 a 0) e uma vitória no Rio Grande do Sul (1 a 0), gol de Lucas Barrios.



Grêmio vence em casa e elimina Botafogo nas quartas de final da Libertadores (https://ge.globo.com/video/gremio-vence-em-casa-e-elimina-botafogo-nas-quartas-de-final-da-libertadores-6163874.ghtml)



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte:Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!