Equipe voltou a ter dificuldades na marcação na partida contra Junior Barranquilla
O sistema defenesivo do Botafogo voltou a apresentar problemas no jogo contra o Junior Barranquilla, na derrota de 3 a 1, pela fase de grupos da Conmebol Libertadores, na última quarta-feira.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
O Botafogo deve contratar reforços para a defesa após a derrota? - ge Botafogo (http://globotv.globo.com/globocom/voz-do-setorista/v/o-botafogo-deve-contratar-reforcos-para-a-defesa-apos-a-derrota-ge-botafogo/12493490/)
O time saiu de campo vaiado após um péssimo no primeiro tempo que culminou em três gols marcados pelos colombianos na etapa inicial, dois deles de contra-ataques com o campo aberto.
Leia mais sobre o Botafogo:
+ Botafogo e Igor Jesus vivem impasse por atraso de pagamentos
+ Anotações no celular e quase todo o jogo de pé: veja as reações de Artur Jorge na derrota do Botafogo
A má atuação defensiva foi justificada pelo treinador interino Fábio Matias pela desorganização e desconcentração da equipe no posicionamento, algo que fora do treinado no dia a dia durante a preparação para a partida.
- Entramos um pouco desfocados, entramos um pouco dispersos, isso faz parte também, infelizmente. Isso nos prejudicou muito. Essas questões do espaço (deles) a gente havia detectado, a gente faltou um pouco de fechar no ajuste da zona central nossa, ali dos médios, em termos de ocupação de espaço. A gente ficou muito mais com umas referências individuais do que referências do espaço, do jogador que estava ali
Para tentar elucidar através de números, o ge mapeou, através do Espião Estatístico, os gols sofridos nas 20 partidas disputadas até aqui na temporada 2024.
19 gols sofridos
11 a partir de bolas aéreas (57,89%);
6 gols de cabeça (31,58%);
18 gols de dentro da área (94,74%);
4 na pequena área (21,05%);
2 por contra-ataque (10,52%);
2 por rebatida (10,52%);
3 por pênalti (15,79%);
3 gols devido a falha dos jogadores do Botafogo (15,79%).
O problema defensivo vai além deste começo de 2024. Foram os muitos gols sofridos nas partidas finais que culminaram na perda do título do Campeonato Brasileiro. Usando o mesmo número de jogos no recorte, o Glorioso sofreu 29 gols nas últimas 20 partidas daquela temporada.
Por mais que os números de 2024 pareçam uma melhora, é preciso ressaltar o nível de competição enfrentado nos dois recortes. Na atual temporada, a maior parte das partidas foi contra times do Cariocão, que sequer disputam campeonatos nacionais. Enquanto em 2023 foram todos pela Série A.
+ Leia mais notícias do Botafogo
Botafogo vai contratar?
O desempenho liga o alerta internamente e o Botafogo mapeia o mercado em busca de opções para a zaga. O incômodo de John Textor com a postura dos defensores contra o Junior serve como um novo indicativo.
O cenário de 2023 fez com que o clube abrisse a nova temporada buscando uma reformulação praticamente completa na defesa.
Dos que jogaram mais em 2024 (Gatito Fernandez, Damián Suárez, Lucas Halter, Alexander Barboza e Hugo), apenas o lateral-esquerdo chegou a ser considerado titular na última temporada. Três sequer estavam no clube.
Por motivos diferentes, saíram Lucas Perri, Adryelson, Cuesta, Di Plácido e Philipe Sampaio. Além dos reforços que começam jogando, chegou também o zagueiro Pablo, que ainda não estreou.
Botafogo x Junior Barranquilla — Foto: André Durão
O próximo desafio da defesa alvinegra será com acréscimo de dificuldade. O Botafogo volta a jogar na próxima terça-feira, às 19h, contra a LDU no Estádio Casablanca, na altitude de Quito, no Equador. Jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!