Páginas

domingo, 30 de junho de 2024

Análise: Botafogo chama Vasco pro jogo e deixa escapar dois pontos



Glorioso tinha vantagem, mas recuou demais e acabou sendo punido





Vasco 1 x 1 Botafogo | Melhores momentos | 13ª rodada | Brasileirão 2024



O Botafogo foi à São Januário enfrentar o Vasco pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro e voltou para casa com um ponto após o empate em 1 a 1, gols de Bastos e Vegetti.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Mas esse não será um jogo que a equipe vá comemorar por somar mais um, e sim lamentar por perder dois que estavam na mão. Saiu na frente e levou o empate aos 38 minutos do segundo tempo, muito por conta da postura em campo. A história do jogo caminha ao lado das substituições que fez Artur Jorge.


Depois que estabeleceu a vantagem, aos 28 minutos, o Glorioso foi baixando as linhas e chamando os vascaínos para o próprio campo, talvez com a estratégia de explorar a velocidade de Júnior Santos para tentar matar o jogo. Porém não teve sucesso.


Vamos começar pelo início. Artur Jorge manteve a estrutura de time que vem usando nas últimas partidas. Vindo de problema físico, o artilheiro da equipe começou no banco de reservas e o quarteto formado por Luiz Henrique, Tchê Tchê, Eduardo e Tiquinho foi quem comandou a parte ofensiva.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Artur Jorge, do Botafogo, critica VAR e entrada de Hugo Moura em Tchê Tchê: "Não pode passar impune"



E, assim como a formação, a dinâmica das últimas partidas se repetiu. Um time sólido defensivamente, mas com dificuldade de abrir espaços e agredir adversários que se fecham no campo de defesa.


Isso somado às limitações da equipe do Vasco proporcionou um primeiro tempo de baixíssimo entretenimento no clássico. Único lance de perigo, das duas equipes, foi um chute de longe de Eduardo já nos acréscimos.





Cuiabano lamenta chance perdida em Vasco x Botafogo — Foto: André Durão



Evolução e queda

A segunda etapa começou melhor, com o Botafogo mais agressivo e conseguindo criar mais oportunidades. Em uma delas, Cuiabano obrigou Léo Jardim a fazer uma grande defesa.


A entrada de Júnior Santos no lugar de Tchê Tchê fez a equipe voltar à formação com quatro "atacantes" e trouxe mais força ofensiva ao time. A segunda alteração foi ainda mais decisiva: Óscar Romero no lugar de Tiquinho Soares.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O paraguaio precisou de apenas quatro minutos em campo para cobrar escanteio na cabeça do zagueiro Bastos que abriu o placar. O Glorioso era melhor e agora tinha a vantagem no placar. Até então, John era um mero espectador da partida. O Vasco não havia finalizado na direção do gol ainda.


A primeira defesa do arqueiro botafoguense foi apenas aos 30 minutos da segunda etapa, já na tentativa do rival de empatar. Foi aí que o "dedo do Artur Jorge" agiu para o outro lado.




Botafogo reclama de entrada forte de Hugo Moura em Tchê Tchê no clássico contra o Vasco (https://ge.globo.com/futebol/video/botafogo-reclama-de-entrada-forte-de-hugo-moura-em-tche-tche-no-classico-contra-o-vasco-12720184.ghtml)



O português tirou Eduardo, Luiz Henrique e Marlon Freitas para dar lugar à trinca de volantes Patrick de Paula, Kauê e Danilo Barbosa. A partir dali, aos poucos o Vasco foi ganhando campo, começando a circular a área e levar perigo, principalmente pelo alto.


Quatro minutos depois das alterações, aos 38, Sforza abriu para Piton que cruzou na cabeça de Vegetti. O argentino tirou de John e empatou o jogo novamente. Pouco futebol aconteceu depois disso.


O ponto somado mantém o Botafogo na briga pelo título, mas pode custar caro lá na frente quando tiver que dividir as atenções com Copa do Brasil e Libertadores.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Botafogo fecha a contratação de Thiago Almada



Clube se acertou com Atlanta United em reunião neste sábado e meia de 23 anos assinará com o Alvinegro




Textor pede que torcedores do Botafogo enviem mensagens para Thiago Almada (https://ge.globo.com/video/textor-pede-que-torcedores-do-botafogo-enviem-mensagens-para-thiago-almada-12719402.ghtml)



O Botafogo fechou a contratação mais desejada da próxima janela de transferências: o meia argentino Thiago Almada. John Textor selou o acordo com o Atlanta United. A compra faz parte de projeto da Eagle Football, grupo do norte-americano, e a transferência prevê ida para o Lyon no futuro.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Nos últimos dias, o Alvinegro já havia acertado os valores salariais com o staff do argentino, que inicialmente não queria continuar na América. No entanto, foi convencido pelo projeto multiclubes. O americano pediu ainda que os torcedores mandassem mensagens para ele para ajudar no convencimento.



O plano prevê uma transferência - sem data definida ainda - ao Lyon, outro clube que pertence a Textor, no futuro. A informação foi publicara inicialmente pelo Canal do TF e confirmada pelo ge.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Revelado pelo Vélez Sarsfield, Almada está no Atlanta United desde 2022. Ele foi um dos três melhores jogadores da última MLS - na atual temporada, ele possui cinco gols e duas assistências em 16 jogos. Ele foi campeão mundial com a Argentina em 2022.


Essa é a terceira contratação do Botafogo na janela. O clube já havia firmado pré-contrato com o volante Allan e o atacante Igor Jesus, que já realizaram exames no CT. Os três jogadores só poderão fazer a estreia a partir do dia 10 de julho, data que abre a janela de transferências.





Almada comemora gol pela Argentina contra o Chile no Pré-Olímpico — Foto: AFP



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Giba Perez e Sergio Santana — Rio de Janeiro

sábado, 29 de junho de 2024

Artur Jorge, do Botafogo, critica VAR e entrada de Hugo Moura em Tchê Tchê: "Não pode passar impune"



Técnico analisa empate por 1 a 1 com Vasco, em São Januário: "Não ficamos satisfeitos"




Confira a coletiva de Artur Jorge, do Botafogo, após empate contra o Vasco (https://ge.globo.com/video/confira-a-coletiva-de-artur-jorge-do-botafogo-apos-empate-contra-o-vasco-12720129.ghtml)



O empate em São Januário e o gol no fim de Vegetti que tirou a vitória do Botafogo não foram as únicas coisas que não agradaram ao técnico Artur Jorge, neste sábado. Em entrevista coletiva após a partida, o português se queixou da arbitragem no 1 a 1 com o Vasco, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador criticou o VAR por não ter interferido após entrada de Hugo Moura em Tchê Tchê. O lance aconteceu ainda no primeiro tempo em São Januário, e o técnico alvinegro destacou que a infração não pode "passar impune".


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



— Vou reclamar também. Vocês têm que fazer essa análise também, acho importante que voltem a tocar naquilo que nos aconteceu frente ao Fluminense. Uma entrada violentíssima hoje no primeiro tempo no Tchê Tchê. Obrigou-me a tirá-lo no segundo tempo, está com uma ferida aberta, e eu não sei quando vou tê-lo à disposição de novo para jogar — disse Artur Jorge.





Vasco 1 x 1 Botafogo | Melhores momentos | 13ª rodada | Brasileirão 2024


O lance em questão aconteceu aos 24 minutos do primeiro tempo. Na ocasião, o pé do volante do Vasco sobrou na canela de Tchê Tchê, que ficou caído com dores e precisou levar seis pontos após a partida. A arbitragem assinalou apenas a falta. Cerca de 15 minutos depois, Hugo Moura foi advertido com cartão amarelo por falta em Luiz Henrique, que puxava contra-ataque.



— Foi uma entrada violenta (em Tchê Tchê), e o VAR tem que intervir. Isso é criticar e ficar insatisfeito com momentos de jogo que condicionam e alteram. Podem passar impunes numa situação que aconteceu pela segunda vez. Com a imagem parada, o jogo parou, e eu já vi a imagem. É por demais evidente que não pode passar impune uma entrada daquelas, como já aconteceu frente ao Fluminense na nossa casa, no primeiro tempo também.


+ Atuações do Botafogo: Bastos marca mais uma vez e é o melhor; dê suas notas




Veja a entrada forte de Hugo Moura em Tchê Tchê no clássico contra o Vasco (https://ge.globo.com/futebol/video/botafogo-reclama-de-entrada-forte-de-hugo-moura-em-tche-tche-no-classico-contra-o-vasco-12720184.ghtml)


O técnico também destacou a insatisfação com o resultado, ainda que o empate tenha garantido um ponto ao Botafogo como visitante.



+ Brasileirão: Vasco e Botafogo ficam no empate em São Januário


— Um clássico é sempre um clássico. Um jogo que não tem favorito. A análise que faço é em cima do resultado. Não é um resultado que o Botafogo pode ficar satisfeito. Olhando pelo contexto, é mais um ponto somado fora de casa. Isso já faz com que nem tudo seja mal. Mas naquilo que é o Botafogo que eu idealizo e pela desilusão dos meus atletas, digo que não ficamos satisfeitos com o resultado


+ Leia mais notícias do Botafogo





Artur Jorge, técnico do Botafogo, após empate com o Vasco no Brasileirão 2024 — Foto: Giba Perez/ge




Outras respostas de Artur Jorge:


Trabalho de bola parada no Botafogo:


— É mais uma ferramenta, porque você sabe que hoje nós temos um Brasileirão muito equilibrado, com boas equipes Temos que estar sempre à procura de argumentos para poder ser superior ao adversário. Uma das ferramentas é exatamente isso, a questão das bolas paradas, que tenha resultado ofensivamente. Temos trabalhado bastante aquilo que é o método defensivo, porque são dois momentos muito específicos. Muito próximos da nossa área, onde normalmente existe muita gente dentro da área. É importante que possamos continuar a trabalhar e a conseguir ter, acima de tudo, sucesso, porque nem sempre esse sucesso chega. É mais uma ferramenta. Tudo é conta, tudo é detalhe, tudo é importante naquilo que é a busca do resultado.


Primeira vez em São Januário:


— Primeira vez é sempre bom jogar em grandes estádios e estádios emblemáticos, como é o caso desse aqui. Mas falando de modo profissional, minha paixão é jogar no Nilton Santos e poder jogar na frente dos meus torcedores, os que estiveram hoje estiveram do principio ao fim, mas acredito que não tenham saído felizes por termos saído só com um ponto, mas nada mais a registrar, além do que é a minha função de falar do jogo e do que é o resultado final.



Como o Botafogo vê o resultado?


— O resultado em si, sendo um ponto somado, não é um resultado que nos agrada. Volto a dizer, que hoje, a classificação das suas equipes tendo em conta que é um clássico, pouca diferença tem, por que são equipes que sempre vão buscar a vitória, portanto o favoritismo desaparece, e naturalmente a ansiedade de dar tudo em campo para superar o rival. Hoje não conseguimos o nosso objetivo, que são os três pontos, levamos um ponto, mais um ponto em nossa caminhada e no final faremos as contas.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

"Cobra da bola", Damián Suárez conquista torcida do Botafogo por entrega e provocações aos rivais



Uruguaio é titular de Artur Jorge e ajuda o time com assistências e saída de jogo pelo lado direito








Vasco e Botafogo se enfrentam em São Januário (https://ge.globo.com/video/vasco-e-botafogo-se-enfrentam-amanha-em-sao-januario-12716612.ghtml)



Na época de Getafe, clube que defendeu por quase dez anos e virou ídolo, Damián Suárez ficou conhecido como "lenhador". No futebol espanhol, o apelido definia jogadores dedicados e que chegavam duro nos adversários. Em menos de seis meses no Botafogo, o uruguaio provou que a fama é verdadeira, ganhou carinho dos torcedores e foi batizado com uma expressão bem brasileira.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


O camisa 22 virou titular absoluto de Artur Jorge e deve atuar neste sábado contra o Vasco, em São Januário, pelo Brasileirão - uma oportunidade de melhorar ainda mais o desempenho em clássicos. Aos 36 anos, tem um jogo marcado por reclamações e provocações aos adversários e faltas táticas - claro que, em algumas vezes, elas não são tão táticas assim. No Rio de Janeiro, ganhou o apelido de "cobra da bola" pela forma como se comporta em campo.


A contribuição do lateral-direito, porém, não se resume a este comportamento. Ele também ajuda com a bola no pé. Um dos responsáveis por iniciar a saída de bola da equipe virou uma válvula de escape pelo lado. É ainda um dos responsáveis pela bola parada. Tem três assistências na temporada (duas na Libertadores e uma no Brasileiro).





Damián Suárez, do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


+ Botafogo se reúne com Atlanta e mantém otimismo por acerto com Almada


A postura, claro, já rendeu advertências. O uruguaio levou quatro cartões amarelos (um na Libertadores, um no Carioca e dois no Brasileiro) e foi expulso uma vez: contra o Bragantino, no jogo de volta da terceira fase da competição internacional. Apesar do homem a menos, o Alvinegro conseguiu a classificação.


A média de punições ao lateral no Alvinegro, até agora, é melhor do que no Getafe, clube pelo qual fora advertido praticamente a cada três jogos. Em 294 partidas no time espanhol, foram 109 cartões amarelos e três vermelhos.




Damián Suárez, do Botafogo, irrita rivais em clássico contra o Fluminense (https://ge.globo.com/video/damian-suarez-do-botafogo-irrita-rivais-em-classico-contra-o-fluminense-12717782.ghtml)



Desempenho em clássicos

Este será o quinto clássico de Damián Suárez pelo Botafogo. Antes, venceu três e perdeu um - justamente contra o Vasco, pela Taça Guanabara, no Estádio Nilton Santos (4 a 2). Os triunfos foram diante de Fluminense (duas vezes) e Flamengo.


A postura "estressada" do uruguaio, claro, floresceu frente a frente aos rivais. Na vitória contra o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro, há pouco mais de duas semanas, levantou a torcida ao irritar Marcelo e Isaac na reta final do jogo.



Clássicos de Damián Suárez pelo Botafogo:


Botafogo 2 x 4 Vasco (Taça Guanabara)

Fluminense 2 x 4 Botafogo (Taça Guanabara)

Flamengo 0 x 2 Botafogo (Brasileirão)

Botafogo 1 x 0 Fluminense (Brasileirão)


Na Espanha, o aproveitamento do uruguaio contra o Leganés, maior rival do Getafe, também foi positivo: duas vitórias, dois empates e uma derrota.


+ Escalação do Botafogo: Júnior Santos e Bastos treinam normalmente e podem enfrentar o Vasco



Embates com Neymar e Lewandowski

A postura de Damián Suárez não é de hoje. Na Espanha, por Getafe e Elche, o lateral travou duelos individuais com nomes como Neymar e Lewandowski que ficaram marcados no país.




Damián x Neymar e Lewandowski: uruguaio "perseguia" jogadores na Espanha (https://ge.globo.com/video/damian-x-neymar-e-lewandowski-uruguaio-perseguia-jogadores-na-espanha-12717799.ghtml)



Sempre de uma forma para tentar desestabilizar, o uruguaio virou ídolo do Getafe pela postura e entrega dentro de campo. O jogador foi até homenageado pela torcida no jogo contra o Celta, em fevereiro, após a saída para o Botafogo.





Homenagem da torcida do Getafe a Damián Suárez — Foto: Angel Martinez/Getty Images


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Vasco x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico terá transmissão do sportv e do Premiere



Vasco e Botafogo se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), em São Januário. O clássico é válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão do sportv e do Premiere. O ge acompanha em Tempo Real.


+ CLIQUE AQUI e acompanhe o jogo em Tempo Real



Ainda sem contratar treinador após a demissão de Álvaro Pacheco, o Vasco dá voto de confiança ao interino Rafael Paiva. Sob o comando do técnico do sub-20, o time evoluiu nos dois últimos jogos e vem de uma vitória e uma derrota no campeonato. Para superar o Botafogo, a equipe contará com o reforço de Payet, que volta a ser relacionado depois de cinco jogos afastado por lesão.


O Botafogo se recuperou de duas rodadas sem vencer após bater o RB Bragantino no Estádio Nilton Santos na última quarta-feira. O Alvinegro pode terminar a rodada na liderança em caso de uma combinação de resultados: além de vencer o clássico, o time de Artur Jorge também dependeria de tropeços de Bahia e Flamengo.


+ Acesse a tabela do Campeonato Brasileiro






Transmissão

sportv e Premiere

O ge acompanha em Tempo Real, com vídeos dos principais lances (CLIQUE AQUI).



ESCALAÇÕES PROVÁVEIS


Vasco - Técnico: Rafael Paiva

O técnico interino Rafael Paiva fez vários testes no time e deixou para decidir a escalação no dia do clássico. O Vasco terá a volta de Payet, mas tem dois desfalques: Mateus Cocão e David estão suspensos.


No meio-campo, cinco jogadores disputam três vagas: Hugo Moura, JP, Payet, Estrella e Sforza foram testados pelo treinador. Paiva ainda treinou com Rayan, Rossi e Lucas Piton no ataque - neste caso, Victor Luís poderia ser o titular na lateral esquerda.



Provável escalação do Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, João Victor, Lucas Piton (Victor Luís), Hugo Moura, JP (Sforza), Payet (Estrella), Adson, Rayan (Rossi/Piton) e Vegetti.



Desfalques: Jair e Paulinho (departamento médico); Mateus Cocão e David (suspensos).

Pendurados: Maicon, Lucas Piton, David e Rossi.


+ Leia mais notícias do Vasco


Botafogo - Técnico: Artur Jorge

A principal notícia é o retorno de Júnior Santos, que ficou fora do último jogo por ter deixado o jogo contra o Criciúma com dores na coxa, no último sábado. Recuperado, o artilheiro da equipe no ano não tem presença garantida no onze inicial por só ter treinado nos últimos dois dias. Além dele, Óscar Romero, Gregore e Bastos, que era dúvida por um problema na lombar, também estão à disposição.



Provável escalação do Botafogo:
John; Damián Suárez, Lucas Halter, Barboza (Bastos), Marçal; Marlon Freitas, Danilo Barbosa, Tchê Tchê; Luiz Henrique (Júnior Santos), Eduardo, Tiquinho Soares.



Desfalques: Rafael, Matheus Nascimento e Jeffinho (lesionados); Pablo (transição); Savarino (convocado pela Venezuela para a Copa América).

Pendurados: Marlon Freitas, Jeffinho, Tiquinho Soares, Diego Hernández, Damián Suárez, Luiz Henrique e Lucas Halter.


+ Leia mais notícias do Botafogo



ARBITRAGEM

Ramon Abatti Abel apitará Vasco x Botafogo — Foto: Gilson Lobo/AGIF


Árbitro: Ramon Abatti Abel
Assistente 1: Alex Ang Ribeiro
Assistente 2: Gizeli Casaril
Quarto árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho
VAR: Wagner Reway


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Escalação do Botafogo: Júnior Santos e Bastos treinam normalmente e podem enfrentar o Vasco


Atacante foi desfalque no último jogo, e zagueiro deixou o gramado com dores na lombar








Júnior Santos aparece de muletas após partida do Botafogo (https://ge.globo.com/video/junior-santos-aparece-de-muletas-apos-partida-do-botafogo-12700533.ghtml)



O Botafogo teve boas notícias nesta sexta, véspera do clássico contra o Vasco. O zagueiro Bastos e o atacante Júnior Santos treinaram normalmente e estão à disposição para o duelo deste sábado, às 18h30, em São Januário, pela 13ª rodada do Brasileirão.


O zagueiro deixou o último jogo contra o Bragantino no intervalo com dores na lombar. Na ocasião, o lateral-esquerdo Marçal foi deslocado para a zaga de forma improvisada. Mas a volta aos treinos de Bastos dá tranquilidade ao sistema defensivo, uma vez que, além dele, Barboza também fica à disposição após suspensão.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp





Bastos treina no Espaço Lonier — Foto: Vitor Silva / Botafogo


+ Botafogo se reúne com Atlanta e mantém otimismo por acerto com Almada

+ Veja o desempenho de Eduardo e Tiquinho atuando juntos pelo Botafogo


A outra boa notícia é a volta de Júnior Santos às atividades. Ele deixou o estádio de muletas no último sábado, em Criciúma, em função de dores na coxa, mas realizou exames e nenhuma lesão foi detectada.


Com isso, o atacante ficou fora contra o Bragantino, mas voltou aos treinos na última quinta-feira, participou da atividades desta sexta e também deve jogar contra o Vasco.


Com três opção de volta de suspensão - zagueiro Barboza, volante Gregore e meia Óscar Romero -, Artur Jorge tem mais opções para montar o time. O treinador só confirma a escalação horas antes do jogo.


Provável time para enfrentar o Vasco:
John; Damián Suárez; Lucas Halter, Barboza (Bastos) e Marçal (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas, Luiz Henrique (Júnior Santos) e Tchê Tchê; Eduardo e Tiquinho Soares.


Terceiro colocado com 23 pontos, um atrás do líder Flamengo, o Botafogo enfrenta o Vasco neste sábado, às 18h30, para seguir brigando pelo topo da tabela.


+ Leia mais notícias do Botafogo




ge Botafogo analisa: "Está na briga pelo título" (https://ge.globo.com/podcasts/video/ge-botafogo-analisa-esta-na-briga-pelo-titulo-12712969.ghtml)


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Textor terá reunião nesta quinta para fechar contratação de Almada pelo Botafogo



Meia argentino aceitou salário e proposta do Alvinegro, mas falta ok do Atlanta United





Argentina vence o Peru com gol e assistência de Thiago Almada (https://ge.globo.com/video/argentina-vence-o-peru-com-gol-e-assistencia-de-thiago-almada-12297084.ghtml)



Há otimismo por parte do Botafogo para fechar a contratação de Thiago Almada, meia argentino que negocia com o clube desde a última semana. O dono da SAF alvinegra, John Textor, terá uma reunião com representantes do Atlanta United, clube do atleta, nesta quinta-feira com esperança de sacramentar o negócio.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Textor está na França e vai se reunir com os diretores da equipe norte-americana de forma virtual. A proposta por Almada foi formalizada na última segunda-feira. Desde então, os clubes conversam em busca de um entendimento. Ainda não há acordo entre as partes.


Almada aceitou os termos propostos pela Eagle Football, empresa de Textor, desde o fim de semana. O projeto multiclubes prevê que o argentino irá para o Botafogo no curto prazo e terá uma transferência ao Lyon no futuro - não há data pré-definida para tal.


+ Elogios de Messi e destaque nos EUA: quem é Thiago Almada, alvo do Botafogo





Thiago Almada, do Atlanta United — Foto: Rich von Biberstein/Icon Sportswire via Getty Images


Além do norte-americano, Michael Gerlinger, diretor da Eagle Football, é outro que ajuda nas negociações. O alemão, que passou 18 anos no Bayern de Munique, também participa das conversas com o Atlanta United.


O argentino estreou pelo Vélez Sarsfield em 2018 e foi negociado ao Atlanta United em 2022. Ele foi campeão mundial com a Argentina em 2022, no Catar. Almada tem quatro gols e duas assistências em 14 jogos na atual temporada da MLS.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo vence em jogo de pouca inspiração e brilho de velhos conhecidos



Eduardo resolve a partida com dois golaços de fora da área





Botafogo 2 x 1 Bragantino | Melhores Momentos | 12ª Rodada | Brasileirão 2024



A vitória do Botafogo por 2 a 1, de virada, sobre o Bragantino no Estádio Nilton Santos pode ser classificada como mais transpiração do que inspiração. Em uma noite que o time não produziu em alto nível, Tiquinho Soares e Eduardo apareceram para resolver e garantir importantes três pontos.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Antes de analisar propriamente o que aconteceu em campo, é preciso colocar as coisas em contexto. Artur Jorge tinha uma lista de desfalques com nove nomes, entre eles o atacante Júnior Santos, artilheiro do time na temporada com 18 gols.


Nesse cenário, o português optou por escalar a dupla como titular pela primeira vez desde que assumiu o comando da equipe. Não que antes não o tenha feito por opção. Em muitos momentos não teve ou o meia, ou o centroavante ou os dois à disposição por conta de lesões.


Ele manteve a estrutura que vinha utilizando nas últimas partidas, com três volantes de origem, mas Tchê Tchê fazendo a função de meia pela esquerda, com Luiz Henrique do outro lado. Eduardo e Soares formavam a dupla à frente das duas linhas de quatro.


A adversidade cresceu logo no começo do primeiro tempo, quando aos seis minutos Lucas Evangelista aproveitou um lindo passe em profundidade de Helinho para tocar na saída de John e abrir o placar para o Bragantino.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Atuações do Botafogo: Eduardo garante virada e recebe melhor avaliação; dê suas notas
+ Artur Jorge cita ambição após virada do Botafogo: "Quando se entregam, é difícil nos baterem"





Eduardo e Tiquinho Soares em Botafogo x RB Bragantino — Foto: André Durão/ge



Além deste gol, o começo do primeiro tempo foi aberto para as duas partes. Aos poucos, o Botafogo começou a ter mais o controle do jogo, apesar de produzir poucas ameaças ao gol defendido por Lucão.


Os donos de casa tinham a bola, até por boa parte do tempo no campo de ataque, mas pecavam na execução do passe final principalmente. Luiz Henrique era a peça mais aguda, atacando o tempo inteiro a última linha de defesa do adversário, tentando dribles e cruzamentos.


Claramente, a equipe sentiu falta da eficiência e velocidade de Júnior Santos, que desgasta a defesa adversária explorando a profundidade e abre espaços para os companheiros trabalharem à frente da área.


Sem isso, a solução foi encontrada na conexão e entendimento de Tiquinho e Eduardo. Os dois, que estão jogando juntos no Glorioso desde 2022, têm muito entrosamento e sabem construir bem em parceria.


Foi exatamente isso que trouxe a virada e a vitória. Por duas vezes o centroavante fez o trabalho de pivô ajeitando a bola para o meia finalizar de fora da área. A primeira de perna direita, a boa, e a segunda de perna esquerda. Dois golaços que colocaram à equipe na frente nas poucas finalizações perigosas que deu na direção do gol.




A dupla do jogo, Tiquinho e Eduardo, comemoram vitória do Botafogo: "Nem as críticas, nem os elogios tiram a gente do nosso propósito" (https://ge.globo.com/video/a-dupla-do-jogo-tiquinho-e-eduardo-comemoram-vitoria-do-botafogo-nem-as-criticas-nem-os-elogios-tiram-a-gente-do-nosso-proposito-12711708.ghtml)


- A gente se conhece bem, dois anos junto. Tenta se entrosar ao máximo, conversar também fora de campo - afirmou Tiquinho na saída de campo ao repórter Juliano Lima.


- Os dois não gostam de falar, né?! (risos) A gente foge um pouco. Tem essa sintonia mesmo. Eu gosto de jogar com ele. Um jogador que faz bem a parede, é inteligente. Tem nem o que falar dele, como jogador e como pessoa também - completou Eduardo.


A vantagem no placar na reta final não trouxe conforto ao Botafogo. Pelo contrário. O time que pouco foi ameaçado durante quase toda a partida sentiu o peso da sequência de jogos e começou a dar espaços na defesa.


Foi aí que o goleiro John apareceu para ajudar a segurar a vantagem. Ele, que tinha se enrolado em duas saídas de bola e quase dado gols ao adversário, fez defesas espetaculares para fechar a noite e garantir os três pontos.


Em meio a uma sequência pesada de partidas, o time do Botafogo vai se mantendo competitivo e no bolo dos que brigam pelo título Brasileiro. É uma maratona, não 100 metros rasos. Há ainda muitos quilômetros pela frente, o time sente o desgaste, mas mantém o ritmo.




Pedro Dep analisa vitória e diz: "Tô confiante que o Botafogo vai alcançar os objetivos" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/pedro-dep-analisa-vitoria-e-diz-to-confiante-que-o-botafogo-vai-alcancar-os-objetivos-12711845.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Artur Jorge cita ambição após virada do Botafogo: "Quando se entregam, é difícil nos baterem"



Alvinegro superou o RB Bragantino por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos




Botafogo 2 x 1 Bragantino | Melhores Momentos | 12ª Rodada | Brasileirão 2024



O Botafogo superou o RB Bragantino por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos e vai terminar a 12ª rodada no G4 do Brasileirão. Após a partida, o português analisou a atuação e elogiou Eduardo, autor dos dois gols do Alvinegro no duelo.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



- A importância de hoje tem muito a ver com aquilo que foi a vitória. Os três pontos que buscamos desde o início e soubemos conquistar. Um jogo muito difícil, frente a um rival de muita qualidade. Jogo muito equilibrado nas duas partes. Tivemos na frente dois homens muito importantes para nós, Eduardo e Tiquinho, que tem muita qualidade e trabalharam muito para a equipe. Destaque naturalmente par ao Carlos Eduardo que faz os dois gols e um jogo pleno dentro daquilo que pedimos hoje - afirmou.


Essa foi a primeira virada do Alvinegro sob o comando de Artur Jorge, que destacou a força de reação da equipe.


- Tem a ver com uma equipe que não desiste. Contratempos surgem durante a partida. Gostamos de ficar em vantagem durante os jogos, mas sabemos que nem sempre é possível porque há o rival do outro lado. Sofremos um gol muito cedo, ainda aos 10 minutos. A equipe manteve a sanidade, mas também a ambição. Estamos muito satisfeitos com isso - analisou.


+ Atuações do Botafogo: Eduardo garante virada e recebe melhor avaliação; dê suas notas


Os dois gols do Botafogo saíram de passes de Tiquinho Soares para chutes de Eduardo. A dupla, assim como em boa parte de 2023, voltou a funcionar. O camisa 33, que perdeu espaço e a titularidade absoluta nas últimas semanas por causa de lesões, foi elogiado pelo comandante


- A qualidade dele (Eduardo) não se resumo ao que fez hoje e aos gols conseguidos. Não podemos falar de um início de temporada abaixo porque é um jogador que esteve lesionado. Infelizmente não pudemos contar com ele em outros jogos. Tem sido assim nessa temporada desde que iniciamos, tentar potencializar quem está disponível. Foi isso que conseguimos fazer. Colocando a dificuldade do adversário e do contexto, temos que valorizar muito a vitória. Os jogadores foram muito valentes, souberam defender quando foi necessário. Mérito para os jogadores pelo que fizeram em campo, a forma que se entregaram. Quando se entregam, é difícil nos baterem - completou.




Artur Jorge em Botafogo x RB Bragantino — Foto: André Durão/ge



Mais declarações de Artur Jorge


Marçal de zagueiro

- Quando falo em compromisso e atitude, são esses pequenos exemplos. Hoje o Marçal jogou em uma posição nova para ele, quando jogou na zaga foi mais como um terceiro zagueiro. Como segundo, não creio que tenha feito mais do que um jogo sequer. Eu sabia que precisávamos arriscar. Perdemos o Bastos por lesão. Então coloquei o Cuiabano e o Marçal por dentro. É um jogador que tem experiência o suficiente para não se assustar com essas mudanças de posição. É importante essa disponibilidade dos atletas. Já aconteceu em outros jogos. O objetivo é que possam dar sempre o melhor independente da posição que entrarem.


Janela

- Não tem ansiedade. Sabemos o que estamos fazendo, o que temos que fazer para acrescentar à equipe.


Equilíbrio no topo e mudanças a partir de possíveis reforços

- Depende muito do que vamos conseguir acrescentar. Dessas seis, sete ou oito equipes do topo, a capacidade de buscar reforços é muito diferente. Vamos tentar ser muito incisivos naquilo que vamos buscar. Vamos tentar buscar alguns jogadores que venham acrescentar à equipe. Estamos alinhados todo o staff naquilo que são os objetivos e naquilo que queremos para o restante da temporada do Botafogo.


Botafogo já tem o DNA do Artur Jorge?

- Tem o DNA do Artur hoje quando ganhamos, tem também quando perdemos em Criciúma. O caminho que fazemos há algum tempo é muito fácil de identificar. Aquilo que é a minha equipe, o meu Botafogo. É nesse sentido que trabalhamos diariamente, para buscar uma rotina, uma identidade que é nossa. Não há Botafogo de um treinador, há de um grupo de pessoas que trabalha diariamente para tudo acontecer. É um Botafogo de muito gente que quer ser vencedor e ganhador.


Time sem Júnior Santos

- O contexto é de buscar soluções. Obviamente eu gostaria de ter todo mundo disponível. Sabemos que é difícil ter esse contexto. Tudo isso faz com que aconteça um desgaste e nem sempre a equipe vai estar no melhor. Aquilo que tivemos foi um grupo de jogadores que se entregou de corpo e alma, foi competente e conquistou a vitória por aquilo que entregou nos 90 minutos.


Finalizações de longe

- Esse aspecto é muito bem visto. Tivemos alguma dificuldade em alguns jogos pelo adversário estar perto do próprio gol, o que nos dificulta a encontrar espaços. Isso potencializa dois tipos de atletas: os que desequilibram em situações de um contra um e os finalizam bem de média distância. Hoje foi o Eduardo, fez dois gols bonitos.


Bastos e John com dores

- O Bastos está lesionado, vamos ver. O John sofreu uma pancada no quadril.


Calendário apertado

- A questão do calendário não é nova, essas são as regras do jogo e são muito parecidas ou iguais para todos. Isso deixa tudo muito difícil para os atletas. Porque eu exijo deles, a torcida exije deles e a imprensa exije deles. Não é possível estar ao mais alto nível a competir de três em três dias. Por melhor recuperação que se possa fazer, é humanamente impossível. Em outro campo, perdemos o nível dos jogos. Sendo esta as regras do jogo, não temos outra solução a não ser dar o nosso melhor. Somos capazes de identificar as fraquezas dos adversários. Ouvi essa expressão aqui: "não ganha títulos a melhor equipe, mas o melhor elenco". De fato, faz muita falta isso, de poder manter consistência na equipe.



O Alvinegro volta aos gramados às 18h30 do próximo sábado para enfrentar o Vasco, em São Januário.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Eduardo garante virada e recebe melhor avaliação; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal na vitória sobre o Bragantino







Ranking de Atuação

Ordenar por:




John Victor - GOL
nota ge 6.5
público 7.4

Fazia um de seus piores jogos do Botafogo, com duas falhas que só não resultaram em gol por sorte (e competência de Bastos em um dos lances). Mas se redimiu com duas defesas na reta final da partida, uma delas espetacular numa cabeçada de Vitinho que bateu na trave e estava entrando.



Damián Suárez - LAT
nota ge 5.5
público 7.2

O lateral uruguaio fez boa partida, mas errou muitos passes. Foi o pior no quesito no time, com 12. Defensivamente vai bem. Pode evoluir no apoio ao ataque.



Lucas Halter - ZAG
nota ge 5.5
público 6.7

Começou o jogo em alto rendimento, mostrando velocidade nas coberturas e precisão. No segundo tempo, levou bola nas costas que quase virou gol. Parece estar sentindo a sequência puxada de jogos.



Bastos - ZAG
nota ge 6.0
público 7.1

Errou o bote no meio-campo e demorou a recompor no lance do gol do Bragantino no primeiro tempo. Não se abalou com o erro e seguiu firme durante a partida. Compensou salvando um gol certo após falha de John. Saiu no intervalo



Cuiabano - LAT
nota ge 5.5
público 6.7

Com Marçal jogando improvisado pelo setor, pareceu mais inibido ofensivamente. Foi bem nas coberturas defensivas.



Marçal - LAT
nota ge 5.5
público 6.8

Na volta após mais de dois meses, foi seguro defensivamente e qualificou o passe na saída de bola. Virou zagueiro no segundo tempo.



Danilo Barbosa - MEI
nota ge 6.0
público 7.2

Fez bom trabalho na proteção ao sistema defensivo. O Bragantino pouco produziu fora o gol nos minutos iniciais.



Marlon Freitas - MEI
nota ge 7.5
público 7.5

Mostrou a qualidade habitual na distribuição. Participou menos do que em outras partidas, mas mostra a diferença que faz para o meio-campo quando está jogando. Participou bem do segundo gol alvinegro.



Tchê Tchê - MEI

nota ge 6.0
público 7.0

Foi bem nas dobras pela lateral esquerda do campo. Movimentou-se e contribuiu também com a construção. Pode participar mais.


10º
Eduardo - MEI
nota ge 8.0
público 9.0

Foi o mais perigoso do Botafogo durante o primeiro tempo. Chegou bem na área algumas vezes e garantiu a vitória com dois golaços de fora da área.


11º
Patrick de Paula - MEI
nota ge --
público 6.1

Entrou no fim


12º
Luiz Henrique - ATA
nota ge 6.0
público 6.3

Muito agudo, levou perigo à defesa do Bragantino durante o primeiro tempo. Sentiu fisicamente na segunda etapa e caiu de produção. Acabou substituído por Diego Hernandez.


13º
Diego Hernández - MEI
nota ge 5.0
público 5.1

Entrou para dar mais fôlego ao ataque. Participou mais defensivamente com o time tentando segurar a vantagem.


14º
Tiquinho Soares - ATA
nota ge 7.0
público 8.0

Não apareceu muito durante a partida, mas deu duas assistências decisivas no pivô para os gols de Eduardo.


15º
Artur Jorge - TEC
nota ge 7.5
público 7.8

Mesmo com muitos desfalques, conseguiu colocar um time muito competitivo em campo para buscar uma vitória importante na briga pelo título do Brasileirão.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Textor tenta levar atacante do Lyon ao Botafogo, mas recebe recusa



Mama Baldé, de Guiné-Bissau, foi sugerido pelo norte-americano para atuar no Brasil, mas optou por continuar na Europa



O Botafogo por pouco não recebeu um jogador do Lyon como reforço para a próxima janela. Nos últimos dias, John Textor, dono dos dois clubes, sugeriu que Mama Baldé, atacante que atualmente está na equipe francesa, se transferisse ao Alvinegro até julho do ano que vem.






ge Botafogo debate o que o Botafogo precisa para voltar às boas atuações (https://ge.globo.com/podcasts/video/ge-botafogo-debate-o-que-o-botafogo-precisa-para-voltar-as-boas-atuacoes-12701485.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



A resposta foi negativa. O atacante de 28 anos agradeceu, mas respondeu que prefere, de momento, continuar no futebol europeu. Textor aceitou e entendeu a postura do atleta de Guiné-Bissau.


Este era um projeto que o empresário vinha formalizando há semanas. Sempre quando ia para a França, comentava sobre o Brasil e o Botafogo com o atacante no vestiário e dia a dia no Lyon. Baldé foi "escolhido" por falar português e não ter a barreira da linguagem como dificuldade.


+ Botafogo ou Lyon? Entenda os planos de Textor para Moïse Bombito, zagueiro da seleção do Canadá





Mama Baldé, do Lyon — Foto: ANP via Getty Images


Mama Baldé é um atacante marcado por força física e velocidade, podendo atuar pelo centro do ataque ou pontas. Na última temporada, marcou dois gols e deu três assistências em 23 partidas. Ele foi contratado pelo Lyon junto ao Troyes, clube que se destacou em 2022/23, balançando as redes 12 vezes no Campeonato Francês.


Por serem da mesma rede multi-clubes, Botafogo e Lyon têm realizado operações ultimamente. Lucas Perri e Adryelson, por exemplo, deixaram o Alvinegro rumo à França no começo do ano. O clube estrangeiro também tem acordo costurado para receber Luiz Henrique em 2025.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

Botafogo x Bragantino: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da partida válida pela nona rodada do Brasileirão; Premiere transmite para todo Brasil



Botafogo e Bragantino duelam pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, às 19h, no Estádio Nilton Santos. A partida terá transmissão do Premiere para todo o Brasil. Você acompanha todos os lances em tempo real no ge clicando aqui.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Apesar de ter perdido na última rodada para o Criciúma por 2 a 1, o Botafogo segue no G4. O time é o quarto colocado, com 20 pontos, e busca a recuperação em casa para seguir na perseguição da liderança. Com a derrota, a equipe de Artur Jorge interrompeu a sequência de nove jogos de invencibilidade.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O Bragantino vem animado por uma vitória de virada, por 2 a 1, sobre o Vitória, no último fim de semana. O triunfo colocou a equipe na sexta colocação, com 18 pontos, dentro da zona de classificação à Pré-Libertadores. Como o Botafogo tem apenas dois pontos a mais, o Massa Bruta encara o duelo como um confronto direto para se manter na parte de cima da tabela.



Onde assistir

Tempo real: CLIQUE AQUI e acompanhe todos os lances no ge
Transmissão: Premiere




Botafogo x Athletico-PR - Nilton Santos — Foto: Jéssica Maldonado



Botafogo - técnico: Artur Jorge


O Botafogo vai encarar o Bragantino sem seu principal artilheiro, o atacante Júnior Santos. Ele terminou o último jogo no sacrifício e precisou deixar o gramado de maca. Além dele, Artur Jorge tem outros seis desfalques, três deles por suspensão: zagueiro Barboza, volante Gregore e meia Óscar Romero.


Escalação provável: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Hugo (Cuiabano); Marlon Freitas, Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Diego Hernandez) e Luiz Henrique; Eduardo e Tiquinho Soares.



Desfalques: Barboza, Gregore e Óscar Romero (suspensos); Rafael, Jeffinho, Matheus Nascimento e Júnior Santos (lesionados); Pablo (transição); Savarino (convocado).
Pendurados: Marlon Freitas, Jeffinho, Tiquinho Soares, Diego Hernández, Damián Suárez e Luiz Henrique.


+ Clique aqui e confira mais notícias do Botafogo



Bragantino - técnico: Pedro Caixinha


Existe a possibilidade do técnico Pedro Caixinha manter os titulares da partida contra o Vitória, no último domingo, 23. Se ocorrer alguma alteração, pode ser para evitar o desgaste do atleta. O atacante Henry Mosquera, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, desfalca o time. O atleta, porém, não foi titular no último jogo.


Provável escalação: Cleiton; Jadsom, Pedro Henrique, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Raul, Eric Ramires e Lucas Evangelista; Helinho, Vitinho e Eduardo Sasha.


Desfalques: Henry Mosquera (suspenso) e Andres Hurtado (seleção equatoriana).
Pendurados: Eric Ramires, Jadsom, Lucas Evangelista e Thiago Borbas.


+ Clique aqui e confira mais notícias do Bragantino


Arbitragem

Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann-SC
Assistente 1: Thiaggo Americano Labes-SC
Assistente 2: Henrique Neu Ribeiro-SC
Quarto árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes-GO

VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-FIFA)-MG
AVAR: Leone Carvalho Rocha-GO


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

terça-feira, 25 de junho de 2024

Botafogo tem lista de alvos e prevê janela ativa na busca de reforços



Em negociação com Almada, direção tem ainda lista de possíveis reforços




Thiago Almada é o principal nome entre os reforços pretendidos pelo Botafogo na janela - o meia foi campeão mundial com a Argentina em 2022. Mas a tendência é que o clube comandado por John Textor não pare por aí: a diretoria tem uma lista de alvos para posições consideradas importantes no elenco.





ge Botafogo debate o que o Botafogo precisa para voltar às boas atuações (https://ge.globo.com/podcasts/video/ge-botafogo-debate-o-que-o-botafogo-precisa-para-voltar-as-boas-atuacoes-12701485.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Zagueiro e um meia que atue também pelo lado esquerdo - justamente onde Almada se encaixaria - são os setores considerados mais importantes. Isso, porém, não quer dizer que o Alvinegro necessariamente vai contratar apenas para essas posições.


A equipe de scout tem realizado encontros praticamente diários com membros da diretoria nas últimas semanas justamente para falar e apontar jogadores que se encaixem no orçamento e estilo de jogo promovido por Artur Jorge. O clube já tem processos avançados na captação e mapeamento de mercado. Além de Almada, o clube prevê uma janela ativa e o plano é ir atrás de mais jogadores.





John Textor em Botafogo x Atlético-GO — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF


Vale ressaltar que, diferentes de outras janelas, o Botafogo não tem apenas John Textor e Alessandro Brito, Head Scout, como figuras de negociação. Deive Bandeira e Michael Gerlinger, que possuem funções na Eagle Football, empresa multi-clubes do norte-americano, também têm poder de contratar jogadores que podem acabar parando no Alvinegro.


É o que acontece justamente nas conversas com Thiago Almada e o zagueiro canadense Moïse Bombito. Textor é muito participativo nas conversas, mas Gerlinger é quem comanda as negociações.


Além deles, o Botafogo também tem Natan, do Napoli, como um nome potencial de zagueiro nesta lista. O atacante Igor Jesus e o volante Allan, com pré-contratos assinados, se apresentam em 1 de julho e já estão certos.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro