Uruguaio é titular de Artur Jorge e ajuda o time com assistências e saída de jogo pelo lado direito
Vasco e Botafogo se enfrentam em São Januário (https://ge.globo.com/video/vasco-e-botafogo-se-enfrentam-amanha-em-sao-januario-12716612.ghtml)
Na época de Getafe, clube que defendeu por quase dez anos e virou ídolo, Damián Suárez ficou conhecido como "lenhador". No futebol espanhol, o apelido definia jogadores dedicados e que chegavam duro nos adversários. Em menos de seis meses no Botafogo, o uruguaio provou que a fama é verdadeira, ganhou carinho dos torcedores e foi batizado com uma expressão bem brasileira.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
O camisa 22 virou titular absoluto de Artur Jorge e deve atuar neste sábado contra o Vasco, em São Januário, pelo Brasileirão - uma oportunidade de melhorar ainda mais o desempenho em clássicos. Aos 36 anos, tem um jogo marcado por reclamações e provocações aos adversários e faltas táticas - claro que, em algumas vezes, elas não são tão táticas assim. No Rio de Janeiro, ganhou o apelido de "cobra da bola" pela forma como se comporta em campo.
A contribuição do lateral-direito, porém, não se resume a este comportamento. Ele também ajuda com a bola no pé. Um dos responsáveis por iniciar a saída de bola da equipe virou uma válvula de escape pelo lado. É ainda um dos responsáveis pela bola parada. Tem três assistências na temporada (duas na Libertadores e uma no Brasileiro).
Damián Suárez, do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo
+ Botafogo se reúne com Atlanta e mantém otimismo por acerto com Almada
A postura, claro, já rendeu advertências. O uruguaio levou quatro cartões amarelos (um na Libertadores, um no Carioca e dois no Brasileiro) e foi expulso uma vez: contra o Bragantino, no jogo de volta da terceira fase da competição internacional. Apesar do homem a menos, o Alvinegro conseguiu a classificação.
A média de punições ao lateral no Alvinegro, até agora, é melhor do que no Getafe, clube pelo qual fora advertido praticamente a cada três jogos. Em 294 partidas no time espanhol, foram 109 cartões amarelos e três vermelhos.
Damián Suárez, do Botafogo, irrita rivais em clássico contra o Fluminense (https://ge.globo.com/video/damian-suarez-do-botafogo-irrita-rivais-em-classico-contra-o-fluminense-12717782.ghtml)
Desempenho em clássicos
Este será o quinto clássico de Damián Suárez pelo Botafogo. Antes, venceu três e perdeu um - justamente contra o Vasco, pela Taça Guanabara, no Estádio Nilton Santos (4 a 2). Os triunfos foram diante de Fluminense (duas vezes) e Flamengo.
A postura "estressada" do uruguaio, claro, floresceu frente a frente aos rivais. Na vitória contra o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro, há pouco mais de duas semanas, levantou a torcida ao irritar Marcelo e Isaac na reta final do jogo.
Clássicos de Damián Suárez pelo Botafogo:
Botafogo 2 x 4 Vasco (Taça Guanabara)
Fluminense 2 x 4 Botafogo (Taça Guanabara)
Flamengo 0 x 2 Botafogo (Brasileirão)
Botafogo 1 x 0 Fluminense (Brasileirão)
Na Espanha, o aproveitamento do uruguaio contra o Leganés, maior rival do Getafe, também foi positivo: duas vitórias, dois empates e uma derrota.
+ Escalação do Botafogo: Júnior Santos e Bastos treinam normalmente e podem enfrentar o Vasco
Embates com Neymar e Lewandowski
A postura de Damián Suárez não é de hoje. Na Espanha, por Getafe e Elche, o lateral travou duelos individuais com nomes como Neymar e Lewandowski que ficaram marcados no país.
Damián x Neymar e Lewandowski: uruguaio "perseguia" jogadores na Espanha (https://ge.globo.com/video/damian-x-neymar-e-lewandowski-uruguaio-perseguia-jogadores-na-espanha-12717799.ghtml)
Sempre de uma forma para tentar desestabilizar, o uruguaio virou ídolo do Getafe pela postura e entrega dentro de campo. O jogador foi até homenageado pela torcida no jogo contra o Celta, em fevereiro, após a saída para o Botafogo.
Homenagem da torcida do Getafe a Damián Suárez — Foto: Angel Martinez/Getty Images
+ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!