Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Análise: Botafogo começa bem, mas perde o controle e a chance de construir vantagem em casa



Alvinegro cede empate, repete últimos jogos, deixa a pressa atrapalhar e terá que decidir vaga longe do Rio de Janeiro





Botafogo 1 x 1 Bahia | Melhores momentos | Oitavas de final | Copa do Brasil 2024



O Botafogo deixou escapar a chance de encaminhar a classificação nas oitavas de final da Copa do Brasil ao empatar em 1 a 1 com o Bahia na noite da última terça-feira. O time de Artur Jorge até começou bem, abriu o placar cedo, mas cedeu o empate ainda no primeiro tempo. Fez um jogo intenso, mas sem grande domínio no Nilton Santos.


O treinador português chegou na primeira decisão herdando problemas ainda do Campeonato Brasileiro: baixas do meia Eduardo e do atacante Júnior Santos, dois jogadores importantes e com histórico positivo em copas. Também não tinha parte dos reforços à disposição - Thiago Almada, nas Olimpíadas, e Matheus Martins, ainda sem regularização.


Somado a isso, o elenco começa a dar sinais de desgaste. Um deles, Tiquinho Soares, que iniciou no banco de reservas e deu lugar ao jovem Carlos Alberto, estrela da noite pelo gol marcado na volta ao time como titular.


Escalação inicial do Botafogo:
John; Damián Suárez, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas, Carlos Alberto e Luiz Henrique; Savarino e Igor Jesus.


Início agressivo

A estratégia era garantir um bom resultado e tranquilidade para o jogo da volta. Para isso, Artur Jorge postou o time na frente, com forte marcação na saída de bola do Bahia e tomando as rédeas do duelo.


E não demorou muito para que abrisse o placar, e com um autor improvável, já que causou surpresa na escalação entre os 11. Aos sete minutos, Damián Suárez cruzou da direita, Igor Jesus cabeceou, Marcos Felipe defendeu, e Carlos Alberto estava atento para aproveitar o rebote e fazer o 1 a 0.





CArlos Alberto comemora gol do Botafogo contra o Bahia — Foto: Alexandre Durão


O volume do Botafogo dava indício de que tinha mais gols por vir. Carlos Alberto chegou bem em duas outras situações, mas errou nas tomadas de decisão. Luiz Henrique também tentava pelo corredor direito, mas não conseguiu ampliar.


O Botafogo chegou a sofrer alguns sustos com chegadas do Bahia pelas costas do lado esquerdo de defesa - bem explorado para buscar a igualdade. Aos 35 minutos, John fez a melhor defesa do jogo em chute de Santiago Arias, após erro da marcação de Barboza.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Atuações do Botafogo: Igor Jesus é o melhor em empate na Copa do Brasil; Savarino, o pior

+ Artur Jorge analisa empate do Botafogo com o Bahia e aceita vaias: "Em função dos resultados"



O empate, perda do controle e mudanças

A troca de passes certeira do Bahia na chegada ao ataque envolveu o Alvinegro em alguns momentos. E quando o jogo se encaminhava para o intervalo, em uma dessas chegadas o time baiano chegou à igualdade.


Aos 45 minutos, Barboza errou o bote, Caio Alexandre tocou para Arias, que cruzou para Cauly empatar o jogo de cabeça. Gregore acompanhou com certa distância o jogador, e não impediu que chegasse para finalizar.




“Sabemos que podemos mais, mas está em aberto”, diz Luiz Henrique, do Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/sabemos-que-podemos-mais-mas-esta-em-aberto-diz-luiz-henrique-do-botafogo-12797258.ghtml)



No intervalo, Carlos Alberto, cansado, saiu para a entrada de Kauê. Minutos depois, Tiquinho entrou no lugar de Savarino. Essa foi uma das tentativas do Botafogo de tentar assumir o controle do jogo, ter mais a posse próximo da área e, com consequência, mais chances de se colocar à frente do placar.


Mas o plano falhou mais uma vez, algo admitido pelo treinador na coletiva de imprensa após o jogo:


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



- Não é nossa estratégia (jogar sem a posse), temos consciência de que esse tem sido o nosso maior defeito nesta altura, temos mostrado alguma intranquilidade, alguma precipitação, perdendo a bola muito cedo, tomando decisões menos acertadas e deixamos de tomar decisões mais pausadas, mais serenas e com mais gente envolvida.


- Estamos fazendo algumas coisas que eu não gosto, que é muito jogo direto, de termos a bola rapidamente na baliza contrária (perto do gol), temos que encontrar um equilíbrio, não estamos no nosso melhor momento. Poderia existir muitas razões para justificar, eu tenho que encontrar as soluções porque é verdade que temos essa baixa no desempenho, ou seja, o jogo direto não nos favorece muito, a verticalidade sim, quero manter isso, mas temos que procurar melhores caminhos daqueles que temos procurado nos últimos jogos - projetou.


Não foi uma aparição ruim do Botafogo, que criou oportunidades e até teve chance de ampliar. Mas a ansiedade para resolver logo atrapalhou a execução. Isso também se justifica pelo meio-campo, já que Gregore e Marlon Freitas pouco conseguiram ser o bom elo para explorar transições.


Para avançar pelo Bahia, o Botafogo vai precisar de paciência, corrigir estratégias e de confiança no que vinha dando certo até poucos jogos atrás no Brasileirão. Com o resultado, tudo será decidido na próxima semana, na Arena Fonte Nova.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

terça-feira, 30 de julho de 2024

Veja as opções do Botafogo sem Júnior Santos, artilheiro das copas em 2024



Com fratura na tíbia, Júnior Santos ficará cerca de três meses afastado dos gramados









Botafogo pode ter 10 jogos em um mês (https://ge.globo.com/podcasts/video/botafogo-pode-ter-10-jogos-em-um-mes-12793156.ghtml)


Artur Jorge teve um baque importante para o período mais agitado do Botafogo na temporada. O técnico do Alvinegro não contará com Júnior Santos no começo do período mata-mata da Conmebol Libertadores e nas oitavas da Copa do Brasil por causa de uma fratura na tíbia. A previsão de retorno do camisa 11 é de três meses.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


O atacante, consequentemente, não joga contra o Bahia, às 21h30 desta terça-feira, no jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil, no Estádio Nilton Santos.


Júnior Santos é o artilheiro das copas do Botafogo em 2024. Dos 18 gols marcados pelo atacante na temporada, 10 vieram na Libertadores, competição na qual é artilheiro, e Copa do Brasil - na fase anterior, ele balançou as redes contra o Vitória, no Barradão, no triunfo por 2 a 1.


Além do camisa 11, o treinador também perdeu Eduardo, com problema no reto femoral direito, e Diego Hernández, emprestado ao Léon. As adições foram Carlos Alberto, que retornou de empréstimo junto ao RWD Molenbeek, e Igor Jesus, contratado.


+ Escalação do Botafogo: Luiz Henrique volta ao time titular contra o Bahia




Júnior Santos e Artur Jorge em treino do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Matheus Martins, jogador adquirido junto à Udinese, não foi regularizado a tempo e só poderá atuar na Copa do Brasil a partir das quartas de final, caso o Alvinegro elimine o Bahia.


O ge mostra as diferentes opções que o português possui na ausência de Júnior Santos.


+ Pedro Martins tem primeiro dia como diretor de futebol no Botafogo: "Mentalidade vencedora"


Poderio aéreo

Júnior Santos é conhecido pela velocidade e explosão. A opção escolhida por Artur contra o Cruzeiro, no último sábado, foi começar com Igor Jesus e Tiquinho Soares juntos no ataque.


A dupla aumentou o poderio ofensivo do Botafogo, principalmente na bola aérea. Por outro lado, o time teve dificuldade para pressionar a saída de bola e levou um gol com a equipe de Fernando Seabra trocando passes desde o campo de defesa.
]

]


Igor Jesus em Botafogo x Cruzeiro — Foto: Alexandre Durão



Reforçar o meio

Tchê Tchê tem sido utilizado como um meia pelo lado esquerdo com frequência desde a chegada do português. O camisa 6 se beneficia na posição por conseguir pressionar a saída de bola e melhorar a marcação no campo adversário.


Neste caso, Luiz Henrique ou Savarino teriam que ser deslocados para uma posição mais central, fazendo uma função de "segundo atacante" perto do jogador de referência na área.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Recuperar a velocidade

Carlos Alberto teve pouco mais de 10 minutos em campo desde que retornou do empréstimo na Bélgica, no empate por 2 a 2 contra o São Paulo no Morumbis, mas é a opção de velocidade que o Alvinegro dispõe ainda sem poder contar com Matheus Martins.


O camisa 27 pode atuar em qualquer uma das quatro posições do sistema ofensivo. No ano passado, ganhou notoriedade sob o comando de Cláudio Caçapa quando entrava durante as partidas justamente para impor velocidade nas já desgastadas defesas.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo x Bahia: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil; Sportv e Premiere transmitem



Botafogo e Bahia abrem o duelo em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil às 21h30 desta terça-feira (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos. A volta será na semana que vem, na Arena Fonte Nova. O Sportv e o Premiere transmitem a partida para todo o Brasil. Acompanhe todos os lances em tempo real com vídeos no ge.







Vozes da torcida de Botafogo e Bahia analisam confronto nas oitavas da Copa do Brasil (https://ge.globo.com/video/vozes-da-torcida-de-botafogo-e-bahia-analisam-confronto-nas-oitavas-da-copa-do-brasil-12768453.ghtml)


O Botafogo perdeu a invencibilidade de oito jogos no último sábado, quando foi derrotado pelo Cruzeiro, em casa. O Alvinegro caiu para a vice-liderança do Brasileiro com o resultado, mas segue em condições de disputar o título. Na fase anterior da Copa do Brasil, o time de Artur Jorge eliminou o Vitória com dois triunfos.


O Bahia vem pressionado pelo jejum de quatro jogos sem vencer, o maior do ano. Para largar na frente, o Tricolor tem a volta dos seus principais jogadores, além do reforço de Lucho Rodríguez, quarta contratação mais cara do ano no Brasil. O retrospecto recente contra o Botafogo também animado o Esquadrão, que foi responsável por encerrar a invencibilidade do clube carioca no Nilton Santos, no primeiro turno do Brasileirão.




Onde assistir

Transmissão: Sportv e Premiere

Tempo Real: o ge acompanha todos os lances em tempo a partir das 20h30




Estádio Nilton Santos — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Botafogo - Técnico: Artur Jorge

Como de praxe, o português só confirmará o time horas antes de a bola rolar. Diferentes opções foram treinadas, e a novidade positiva fica pelos retornos de Cuiabano e Marlon Freitas, que cumpriram suspensão contra o Cruzeiro. Luiz Henrique, poupado do time titular contra a Raposa, voltará ao onze inicial.


Time provável:
John; Damián Suárez, Bastos, Barboza, Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas; Luiz Henrique, Tchê Tchê (Igor Jesus), Luiz Henrique; Savarino, Tiquinho Soares.




Desfalques: Rafael, Eduardo, Matheus Nascimento, Jeffinho e Júnior Santos (lesionados); Pablo (transição); Thiago Almada e Gatito Fernández (convocados para as Olimpíadas).

Pendurados: ninguém


Bahia - Técnico: Rogério Ceni

A principal dúvida está sobre a situação do zagueiro Kanu, que se recupera de uma fratura na face. Caso ele não tenha condição de ir a campo, Cuesta deve fazer dupla de zaga com Gabriel Xavier. Poupados contra o Inter, Arias e Everton Ribeiro retornam ao time titular, assim como Jean Lucas, que cumpriu suspensão. Já Lucho, que estreou na última partida, deve seguir como opção no banco de reservas.



Time provável: Marcos Felipe, Arias, Gabriel Xavier, Cuesta [Kanu] e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Cauly e Everton Ribeiro; Everaldo e Thaciano.



Desfalques: Cicinho e Nicolás Acevedo (lesionados);

Pendurado: Jean Lucas.


+ Veja mais notícias do Bahia


Arbitragem

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Quarto árbitro: Vinicius Goncalves Dias Araujo (SP)

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Escalação do Botafogo: Luiz Henrique volta ao time titular contra o Bahia



Artur Jorge deve "resetar" time ideal, depois de poupar peças em derrota contra o Cruzeiro







Botafogo pode ter 10 jogos em um mês (https://ge.globo.com/podcasts/video/botafogo-pode-ter-10-jogos-em-um-mes-12793156.ghtml)



O Botafogo entra em campo nesta terça-feira em duelo que abre a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Bahia. O jogo será no Nilton Santos, às 21h30, e Artur Jorge vai "resetar" o time em comparação ao que entrou em campo contra o Cruzeiro, no último sábado, após poupar algumas peças.


O lateral-esquerdo Cuiabano e o volante Marlon Freitas retornam ao time - eles cumpriram suspensão no Brasileirão. O zagueiro Alexander Barboza, o volante Gregore e o atacante Luiz Henrique são outros nomes que devem retornar aos 11 iniciais depois de receberam um descanso, dentro da gestão de desgaste e minutos do elenco.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Com isso, o time que vai a campo em busca da vitória no primeiro jogo do duelo terá a formação ideal, considerando as opções à disposição. Vale lembrar que o Botafogo enfrenta problemas com lesão, inclusive, de dois jogadores decisivos na terceira fase da Copa do Brasil - o meia Eduardo, com lesão na coxa direita, e o atacante Júnior Santos, com fratura na tíbia. Jeffinho e Matheus Nascimento, outras duas opções para o setor ofensivo, seguem como baixa.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Contra o Bahia, Botafogo abre sequência de até 10 jogos em um mês com decisões; veja planejamento





Luiz Henrique comemora gol do Botafogo contra o Atlétiuco-MG — Foto: André Durão



Como de praxe, Artur Jorge só confirmará o time que inicia a partida horas antes de a bola rolar. O português treinou com diferentes opções no sistema ofensivo.



Provável Botafogo para enfrentar o Bahia:
John; Damián Suárez; Bastos, Barboza, Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas, Luiz Henrique, Tchê Tchê (Igor Jesus); Savarino, Tiquinho Soares.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Conheça El Arouch, joia do Lyon e novo jogador do Botafogo



Francês é uma das maiores promessas recentes do Lyon, mas sofreu com lesões e vê oportunidade no Brasil como recomeço



O Botafogo fechou a contratação de Mohamed El Arouch, meia de 20 anos do Lyon. O movimento faz parte do "intercâmbio" da Eagle Football, empresa multi-clubes de John Textor. O francês é esperado no Rio de Janeiro nesta semana para a realização de exames e integração no elenco de Artur Jorge.






"Saber perder e reagir rápido", diz Gregore após derrota do Botafogo para o Cruzeiro (https://ge.globo.com/video/saber-perder-e-reagir-rapido-diz-gregore-apos-derrota-do-botafogo-para-o-cruzeiro-12791930.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



O jogador é uma das maiores revelações do Lyon nos últimos anos, mas não conseguiu sequência no time profissional. Existem diferentes razões que podem explicar isto: o jogador sofreu com lesões no pé nos últimos meses e ficou bastante tempo afastado dos gramados. Além disso, ele também passou por problemas extracampo.



- Isso [poucas chances] é um misto de coisas, a começar pela qualidade do time principal do Lyon, que reduziu muito as chances dele ter oportunidades. Sendo que os principais talentos do OL são do meio para frente. Ainda assim, em seu pior momento como equipe, quando ele poderia aparecer, sofreu com uma série de lesões que certamente minaram a possibilidade dele ter sequência. Depois veio a conversa de que ele estava mentalmente muito abalado, sofrendo com depressão e tudo mais. A partir daí, não teve mais chances nem no banco - afirmou Filipe Frossard, jornalista especialista em futebol francês e dono da "BrasilLyonnais", ao ge.


O meia fez apenas três jogos pelo time principal do Lyon - um destes na última temporada. Por vezes nem relacionado com Laurent Blanc, técnico que iniciou a temporada, ele teve apenas nove minutos com o técnico Pierre Sage na campanha de recuperação da equipe no Campeonato Francês.




Mohamed El Arouch, do Lyon — Foto: Damien LG



Revelação

El Arouch chegou ao Lyon ainda na categoria sub-14 e, desde sempre, foi um dos destaques dos times inferiores do OL, fazendo parte também da academia do time francês. Ele soma convocações para as seleções sub-15, sub-17, sub-18 e sub-19 da França.


+ Análise: atuação de Cássio não pode esconder erros de Artur Jorge e bagunça coletiva do Botafogo


O meia apareceu com destaque para a torcida ao vencer a Coupe Gambardella, um dos principais torneios de base na França, na temporada 2021-22. O Lyon foi campeão ao bater o Caen nos pênaltis. No tempo normal, empate em 1 a 1 - o gol dos OL foi marcado por El Arouch.


- Ele é visto como um "queridinho" pela torcida. Já tem pelo menos três anos que a turma vem pedindo para que ele tenha chances reais no time principal. Ele integrava o time principal, treinava com o time principal, mas praticamente só atuava no Lyon B - afirmou Filipe.



- Estilo dele é de um jogador bem técnico, que carrega a bola e centraliza o jogo nele. Pode jogar de meia centralizado, como um legítimo camisa 10, mas pode jogar pela esquerda também e como segundo volante. O que não é tão bom nele é a parte física. Ele tem o biotipo mais franzino, apenas 1,66 de altura e os duelos físicos não são o seu forte - analisou.


A imprensa francesa sempre tratou El Arouch como uma das esperanças e jogadores promissores da base do Lyon. Sem espaço, o jogador optou pelo projeto do Botafogo depois de conversar com os diretores da Eagle na tentativa de um recomeço em um novo contexto.


+ Leia mais notícias do Botafogo


- Surpreendeu muito [a ida para o Botafogo]. Não é comum um jogador de um bom centro europeu querer vir pro Brasil, seja qual time for, para dar sequência a carreira. E quando isso acontece, geralmente esse atleta já teve algumas experiências (sejam elas frustradas, ou não). Nesse caso, ele nem chegou a ter experiências reais no time profissional, minutagem muito baixa. Se ele conseguir trabalhar bem o psicológico, tem muito potencial pra mostrar - declarou o jornalista.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

domingo, 28 de julho de 2024

Análise: atuação de Cássio não pode esconder erros de Artur Jorge e bagunça coletiva do Botafogo



Escolhas do português deixam Alvinegro vulnerável contra velocidade e dinâmica do Cruzeiro em derrota por 3 a 0








Botafogo 0 x 3 Cruzeiro | melhores momentos | 20ª Rodada | Brasileirão 2024



O Botafogo foi superado por 3 a 0 pelo Cruzeiro e o melhor jogador da partida foi Cássio, goleiro da Raposa. Pode parecer difícil de entender, mas, apesar da grande atuação do arqueiro rival, a vitória da equipe mineira foi justa por tudo que se mostrou dentro de campo.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Até pela grande quantidade de jogos em um curto período de tempo, Artur Jorge rodou o time. Nomes como Luiz Henrique, Gregore e Barboza foram poupados do time titular, enquanto Cuiabano e Marlon Freitas estavam fora por suspensão. Damián Suarez, Bastos e Savarino continuaram no onze inicial e seguiram na longa sequência de partidas.


O time, montado, porém, foi pesado para a proposta escolhida pelo português, de querer incomodar a saída de bola do Cruzeiro e pressionar alto. Com uma linha ofensiva formada por Óscar Romero, Savarino, a linha de frente com Igor Jesus e Tiquinho Soares e Tchê Tchê aparecendo como segundo volante, o pesado Botafogo foi presa fácil para o dinâmico e leve Cruzeiro.


+ Artur Jorge analisa derrota do Botafogo: "Jogo não teve a diferença que o resultado espelha"


- O objetivo era termos gente de referência na área, como conseguimos chegar nas áreas intermediárias. Era não ter apenas o Savarino e como o Romero no corredor. Seria ter dois homens mais próximos da finalização - explicou Artur Jorge em coletiva.


Era justa - e até necessária - uma rodagem no elenco. Afinal, o Alvinegro enfrentará o Bahia na terça-feira pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A questão é a estratégia utilizada pela equipe com as peças que estavam em campo.


Sem um jogador de velocidade nas partes mais avançadas, a opção por pressionar alto foi facilmente superada por um Cruzeiro que trocava passes rápidos e chegava ao ataque rápido. O primeiro gol da Raposa nasce após 47 segundos de posse e atrair sete jogadores do Botafogo até a bandeirinha de escanteio. Com o time naturalmente bagunçado, William teve liberdade para finalizar dentro da área.





Óscar Romero em Botafogo x Cruzeiro — Foto: Alexandre Durão


O roteiro se repetiu no contra-ataque do segundo gol, apesar de o lance ser marcado por mole de Damián Suárez, que dormiu tentando dar bronca em Matheus Pereira enquanto o camisa 10 foi inteligente ao rolar para Lautaro marcar. A construção do lance é, novamente, um lance de velocidade aproveitando os buracos de recomposição alvinegra.


Três substituições foram feitas no intervalo: Allan, Hugo e Luiz Henrique entraram nos lugares de, respectivamente, Lucas Halter, Marçal e Óscar Romero. O time ficou mais leve para bater de frente com o Cruzeiro, mas já era tarde.


+ Botafogo supera divergência com Udinese e aguarda assinatura para fechar com Matheus Martins



Mesmo diante de tantos problemas coletivos, o Botafogo ainda saiu do campo lamentando algumas chances perdidas. Com Savarino liderando o ataque e sendo a principal fonte de criação, a equipe foi perigosa nos cruzamentos na direção da área, mas parou em grande atuação de Cássio.


O goleiro celeste fez, no mínimo, três grandes defesas - todas em lances de bolas alçadas na área. Igor Jesus, que fez dupla com Tiquinho Soares com a dupla partindo como titular pela primeira vez, fez bom jogo e também deu trabalho para a defesa.


"Noite para esquecer", diz Pedro Dep após derrota do Botafogo | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/noite-para-esquecer-diz-pedro-dep-apos-derrota-do-botafogo-a-voz-da-torcida-12791937.ghtml)


+ Tiquinho Soares completa 100 jogos pelo Botafogo


- Nós temos essa realidade nesse momento, perdemos o jogo e mantemos a liderança ainda. É importante quando temos o goleiro adversário como melhor em campo. Isso já pode justificar o que foi o nosso desempenho. Tivemos 20 finalizações, 60% de posse de bola. Não foi materializado o que esses números poderiam indicar. Temos que falar da realidade. Não vencemos porque não fomos eficazes nos momentos ofensivo e defensivo - argumentou Artur Jorge.


Foi o primeiro jogo que o Alvinegro saiu em branco neste Brasileirão. O time volta aos gramados às 21h30 da próxima terça-feira para enfrentar o Bahia pelo jogo de ida da Copa do Brasil.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

sábado, 27 de julho de 2024

Botafogo x Cruzeiro: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro; TV Globo e Premiere transmitem







Botafogo x Cruzeiro: saiba tudo sobre o jogo da 20ª rodada do Brasileirão Série A 2024 (https://ge.globo.com/video/botafogo-x-cruzeiro-saiba-tudo-sobre-o-jogo-da-20a-rodada-do-brasileirao-serie-a-2024-12789179.ghtml)



Botafogo e Cruzeiro se enfrentam neste sábado, às 21h30, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será no Estádio Nilton Santos e marca a abertura do returno para os dois times. TV Globo transmite a partida, exceto para CE, SP, AL, PE e PR; Premiere faz para todo o Brasil. Acompanhe todos os lances em tempo real com vídeos no ge.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



O Botafogo encerrou o primeiro turno na liderança com 40 pontos, após empatar com o São Paulo em 2 a 2 na última quarta-feira. O time de Artur Jorge entra em campo para defender o primeiro lugar e abrir ainda mais vantagem no topo - o Flamengo é segundo, três pontos atrás.


O Cruzeiro vem de vitória sobre o Juventude, no Mineirão. Com 100% de aproveitamento em casa, o time mineiro busca melhorar os números como visitante no segundo turno do Brasileirão. Até o momento, a Raposa só conseguiu vencer duas partidas fora de BH: Atlético-GO e Grêmio.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Cruzeiro no WhatsApp





Onde assistir

Transmissão: Premiere transmite a partida para todo Brasil. TV Globo faz para todo o país, menos estados do CE, SP, AL, PE e PR.

Tempo Real: o ge acompanha todos os lances em tempo real a partir das 20h30 (clique aqui)





Botafogo x Athletico-PR - Nilton Santos — Foto: Jéssica Maldonado



Botafogo - Técnico: Artur Jorge

Além de ter baixas importantes no elenco mais uma vez - sem o meia Eduardo e o atacante Júnior Santos, que levarão meses para tratar lesões - o treinador português não terá outros dois jogadores. O volante Marlon Freitas e o lateral-esquerdo Cuiabano cumprem suspensão no duelo.



Provável Botafogo: John; Damián Suárez (Mateo Ponte), Bastos (Lucas Halter), Barboza e Marçal; Gregore (Allan), Danilo Barbosa, Luiz Henrique e Tchê Tchê; Savarino e Tiquinho Soares.




Quem está fora: Rafael, Eduardo, Matheus Nascimento, Jeffinho e Júnior Santos (lesionados); Marlon Freitas e Cuiabano (suspensos); Pablo (transição); Thiago Almada e Gatito Fernández (convocados para as Olimpíadas).

Pendurados: Patrick de Paula, Lucas Halter, Mateo Ponte, Savarino, Luiz Henrique, Jeffinho e Júnior Santos


+ Leia mais notícias do Botafogo



Cruzeiro - Técnico: Fernando Seabra


Por causa do terceiro amarelo, o zagueiro Zé Ivaldo está fora da partida. O argentino Villalba entra na defesa. O meia-atacante Barreal volta a ficar à disposição depois de cumprir suspensão, mas ele deve compor o banco de reservas, com Matheus Henrique assumindo a titularidade.



Provável Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Henrique (Álvaro Barreal); Matheus Pereira, Lautaro Diaz e Kaio Jorge



Quem está fora: Zé Ivaldo (suspenso); Gabriel Veron (lesionado); Rafa Silva (trabalhos híbridos) e Peralta (aprimorando a parte física)

Pendurados: João Marcelo, Kaiki, Lucas Romero, Matheus Pereira, Rafa Silva, Ramiro e Vitinho


+ Leia mais notícias do Cruzeiro


Arbitragem

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio - GO (FIFA)
Assistentes: Bruno Boschilia - PR (FIFA) e Leone Carvalho Rocha - GO
Quarto árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade - BA

Árbitro de vídeo: Rodrigo D Alonso Ferreira - SC
AVAR: Johnny Barros de Oliveira - SC


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Botafogo supera divergência com Udinese e aguarda assinatura para fechar com Matheus Martins



Alvinegro pagará R$ 60 milhões pelo atacante; diretoria tenta fazer que atleta chegue ao Brasil já neste sábado




O Botafogo superou dificuldades anteriores com a Udinese e está por detalhes de fechar a contratação de Matheus Martins, atacante de 21 anos. A operação custará 10 milhões de euros (R$ 60 milhões), com mais 2 milhões de euros em bônus, por 90% dos direitos econômicos do atacante.









Voz do Setorista: relembre jogos marcantes do Botafogo no primeiro turno do Brasileirão (https://ge.globo.com/video/voz-do-setorista-relembre-jogos-marcantes-do-botafogo-no-primeiro-turno-do-brasileirao-12786394.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Apenas a assinatura do atleta separa a negociação de estar assegurada oficialmente, mas as duas partes já dão a operação como feita.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo empresta Diego Hernández para o León, do México

+ O que difere o Botafogo nas campanhas de líder em 2023 e 2024? Comentaristas opinam



Na última semana, o acordo chegou a ficar encaminhado, mas a Udinese recusou e pediu o mesmo valor por 70% dos direitos, algo que o Botafogo não concordou. A negociação ficou emperrada. Os clubes conversaram novamente e fecharam o negócio por 90%.


+ Leia mais notícias do Botafogo


A diretoria da SAF trabalha até para que Matheus chegue no Brasil neste sábado. O Alvinegro enfrenta o Bahia na terça-feira pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e a participação do atleta vai depender da inscrição e documentação internacional. As inscrições no campeonato são permitidas até 9 de setembro.





Matheus Martins comemora o gol marcado pelo Watford na Championship — Foto: Getty Images


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Cahê Mota e Sergio Santana — Rio de Janeiro

Botafogo empresta Diego Hernández para o León, do México



Atacante uruguaio defenderá o clube mexicano por um ano



O Botafogo emprestou Diego Hernández para o León, do México. O jogador viajará nos próximos dias e assinará contrato com o novo clube por um ano.


O uruguaio de 24 anos estava no Alvinegro desde maio de 2023, mas não conseguiu se firmar. Em 2024, até recebeu algumas oportunidades no início, mas sofreu com a concorrência dos reforços para o setor ofensivo. Foram 19 jogos no ano - sete como titular - com um gol e duas assistências.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Agora, Diego vai defender o León, que é o 14º colocado no Campeonato Mexicano. Em 2023, o time conquistou a Copa dos Campeões da CONCACAF e disputou o Mundial de Clubes, sendo eliminado pelo Urawa Reds nas quartas de final. O clube também disputará a próxima edição da competição.


O atacante, inclusive, já se despediu nas redes sociais:


Post Diego Hernandez se despedindo do Botafogo — Foto: Reprodução Instagram



Leia mais sobre o Botafogo:

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Botafogo contesta valores, e acerto com Udinese por Matheus Martins emperra



Alvinegro reconsidera cifras por atacante após a lesão de Júnior Santos e não fecha acordo; após prazo de italianos, clube envia contraproposta



Antes bem encaminhada, a contratação de Matheus Martins pelo Botafogo tem chances de não ser confirmada. Nos últimos dias, o Alvinegro contestou os valores da operação com a Udinese, que bateu o pé por 10 milhões de Euros (R$ 60 milhões, na cotação atual) pela compra. O clube italiano deu um ultimato para o time brasileiro dar uma resposta até a quarta-feira. O Alvinegro realizou uma contraproposta com cifras que considera justas.








São Paulo 2 x 2 Botafogo | melhores momentos | 19ª Rodada | Brasileirão 2024

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Uma nova rodada de conversas entre Botafogo e Udinese acontecerá durante quinta e sexta-feira, e a negociação vai se estender por mais tempo, mas a esperança pelo final feliz já não é animadora como antes.


Inicialmente, o Alvinegro iria adquirir 90% dos direitos econômicos de Matheus. A negociação mudou e se tornou por 70%. O Botafogo considera que a operação é ruim do lado econômico e não deu o "ok" para a Udinese, que esperava a troca de minutas na segunda-feira, quando o negócio estava avançado.


Esta avaliação também aconteceu pela lesão de Júnior Santos, que fraturou a tíbia na vitória contra o Internacional no último sábado. Sem o camisa 11, a avaliação vinda da SAF é de que o Alvinegro precisa reforçar o lado direito do ataque - Matheus Martins atua preferencialmente na esquerda, mas também já apareceu pelo flanco direito durante a carreira.


A parte contratual com o jogador ainda não estava totalmente fechada, apesar de Matheus ter dado sinal verde para atuar no Botafogo nas conversas com a diretoria. O clube não tinha chegado a um acordo salarial.


+ Artur Jorge vê dificuldade do Botafogo em controlar o jogo e valoriza campanha: "Falta a outra metade"


Os clubes também se estranharam quanto ao pagamento do mecanismo de solidariedade, que vai para o Fluminense, clube formador do atleta. O Tricolor ganharia 300 mil euros (cerca de R$ 2 milhões), algo que o Alvinegro quer que saia da cota da Udinese. O time italiano, por sua vez, deseja que o clube brasileiro pague diretamente ao rival.





Matheus Martins comemora o gol marcado pelo Watford na Championship — Foto: Getty Images


Há pessoas no Botafogo que ainda lutam para que o acordo siga vivo por causa da avaliação técnica, ainda mais depois das recentes baixas no elenco por causa de lesões.


Sem Júnior Santos, Carlos Alberto, que passou o primeiro semestre emprestado ao RWD Molenbeek, voltou a ser relacionado e, inclusive, jogou contra o São Paulo nesta quarta-feira.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Cahê Mota e Sergio Santana — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo faz tempos distintos contra São Paulo, mas fecha turno animado quanto ao futuro



Empate no Morumbis é, na teoria, bom resultado, mas desempenho da equipe volta a cair na etapa final







Assista a coletiva de Artur Jorge após o empate do Botafogo contra o São Paulo (https://ge.globo.com/video/assista-a-coletiva-de-artur-jorge-apos-o-empate-do-botafogo-contra-o-sao-paulo-12784629.ghtml)



O Botafogo fez um tempo bom e um ruim contra o São Paulo. O resultado? Empate por 2 a 2 no Morumbis. Parece lógico, mas o futebol não anda por linhas certas. A equipe comandada por Artur Jorge fez boa etapa inicial e criou chances para sair até com mais de 2 a 1 de vantagem, mas recuou nos 45 minutos finais, sofreu pressão do Tricolor, levou empate e por pouco não viu o rival virar.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


O time fecha o primeiro turno do Brasileirão na liderança - apesar de o Flamengo, em 2º, ainda ter um jogo a menos. A posição é justa pela regularidade apresentada durante toda a competição: nem sempre vistoso, mas sempre competitivo, o Botafogo de Artur Jorge vende caro os resultados.


Contra o São Paulo, o primeiro tempo foi de bons lances e chances criadas. O time teve pouco a bola no pé, mas era intenso e causava problema quando estava com a posse. Apesar de ter saído atrás do placar ainda cedo, o Alvinegro correu atrás e buscou a desvantagem minutos depois, em pênalti convertido por Tiquinho.


A produção aumentou após a bola na rede do camisa 9 e o Alvinegro passou a dominar boa parte das ações. Mesmo sem ter maior parte da posse, machucava o São Paulo em jogadas criadas a partir de poucos toques e ligações diretas. Assim nasceu o gol de Cuiabano: após seis toques, o lateral apareceu livre na área para finalizar e virar.


+ Artur Jorge vê dificuldade do Botafogo em controlar o jogo e valoriza campanha: "Falta a outra metade"


Este volume parou na virada do intervalo. Há muito mérito do São Paulo, claro, que passou a pressionar alto e travou as tentativas de passes longos do Botafogo. A equipe de Artur Jorge teve dificuldade de sair jogando e se complicou nas jogadas no próprio campo.


O Alvinegro baixou as linhas e recuou na espera de um contra-ataque que não apareceu. O Tricolor insistiu e empatou. O Tricolor seguiu em cima e por pouco não virou, já que Ferreira perdeu gol em jogada que John já estava batido e praticamente fora da meta.


Foi o segundo jogo seguido que o Botafogo perdeu força na etapa complementar. Contra o Internacional, o time também caiu de produção nos 45 minutos finais. A parte física tem pesado - e a tendência é que isto se intensifique no mês de agosto, com dez jogos.





Tiquinho Soares - São Paulo x Botafogo — Foto: Marcos Ribolli


- Foi um jogo muito forte contra um rival forte. Um jogo físico. Começamos perdendo, viramos. Acho que o desgaste físico foi muito forte, eles empataram e não tivemos mais oportunidades para marcar - analisou Savarino, em entrevista na zona mista.


Mesmo com o empate, o Botafogo vive sequência de oito jogos de invencibilidade. Os 40 pontos conquistados representam o segundo melhor primeiro turno da história do clube, atrás apenas do desempenho do ano passado - o melhor da história dos pontos corridos.


A avaliação final de um empate contra o São Paulo no Morumbis é, no todo, positiva, principalmente após as perdas de Júnior Santos e Eduardo por lesão.




"Gostinho levemente amargo porque dava pra ganhar", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida 
(https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/gostinho-levemente-amargo-porque-dava-pra-ganhar-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-12784607.ghtml)

+ Leia mais notícias do Botafogo


- Não tenho que olhar para os anos anteriores. Não fazem parte do meu trajeto. Se quiserem que eu faça um balanço, eu faço um positivíssimo dessa campanha do Botafogo até esta data. E naturalmente temos ambições - afirmou Artur Jorge.


O Alvinegro volta aos gramados às 21h30 do próximo sábado para enfrentar o Cruzeiro, no Estádio Nilton Santos, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Artur Jorge vê dificuldade do Botafogo em controlar o jogo e valoriza campanha: "Falta a outra metade"



Alvinegro terminou com 40 pontos, após empate por 2 a 2 com o São Paulo



O técnico do Botafogo, Artur Jorge, valorizou o empate por 2 a 2 - gols de Tiquinho e Cuiabano para o Alvinegro - do time contra o São Paulo, no estádio do Morumbis, nesta noite de quarta-feira, na capital paulista. O resultado interrompeu sequência de cinco vitórias consecutivas, mas manteve o Alvinegro com oito jogos de invencibilidade e ainda a liderança do Brasileirão 2024 com 40 pontos no encerramento do primeiro turno.







São Paulo 2 x 2 Botafogo | melhores momentos | 19ª Rodada | Brasileirão 2024


Artur lembrou que era um jogo muito difícil contra o São Paulo, a quem classifica como postulante às primeiras posições do campeonato. Lembrou da característica que o jogo tomou com a marcação de dois pênaltis, um para cada lado, nos primeiros 10 minutos. O que dificultou o controle da partida.


- Sentimos essa dificuldade ao longo dos 90 minutos. Em alguns momentos, tivemos a capacidade de controlar melhor do que outros. Dificuldade foi ter controle sobre o jogo, até porque começa com dois pênaltis nos 10 primeiros minutos e isso impediu que tivesse mais dinâmica. Nos faltou um pouquinho disso, mais critério com bola para podermos ter algo algo mais próximo da nossa ideia de jogo e conseguirmos chegar ao gol com mais critério e qualidade. No comportamento defensivo, também tivemos dificuldades, principalmente em zonas mais altas. Mas também preciso reconhecer que o outro lado é uma equipe com bons valores individuais e coletivamente muito forte. É mais um ponto somado. É isso que vai fazer com que possamos olhar para a nossa classificação de forma a que possamos ficar satisfeitos ou não em função dos pontos que consigamos. No final, isso que conta no nosso trajeto. Terminamos este primeiro turno com 40 pontos. São 40 pontos muito importantes para aquilo que é o percurso do Botafogo. Falta a outra metade, a consistência será sempre muito importante para nós - disse o treinador do Botafogo.





Artur Jorge comanda o Botafogo no empate por 2 a 2 com o São Paulo, no Morumbis — Foto: Vitor Silva / Botafogo



O time volta a campo no próximo sábado contra o Cruzeiro, na abertura do segundo turno. A partida está marcada para as 21h30, no estádio Nilton Santos.


O treinador foi questionado sobre a marca que o Alvinegro alcançou contra o São Paulo. Com dois gols no Morumbi, na 19ª rodada, o Alvinegro se tornou o primeiro time a conseguir vazar os adversários em todas as partidas do primeiro turno.


- É um dado importante para mim. Em que nós trabalhamos inconscientemente em busca dela para ter essa capacidade ofensiva. Fazer gols em todos os jogos singnifica que a equipe tem uma direção muito bem definida e são marcas que nos vão acrescentar ao nosso trajeto - comentou Artur Jorge.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo é o primeiro time a marcar em todos os jogos do primeiro turno nos pontos corridos



O treinador chegou a ser lembrado da campanha do Alvinegro no primeiro turno de 2023 - com 47 pontos, a maior pontuação ao lado do Corinthians de 2017 -, mas refutou qualquer comparação. Preferiu se ater às questões táticas e técnicas do seu time na entrevista coletiva. Uma das questões dizia respeito ao aspecto físico do Botafogo - e a diferença do primeiro para o segundo tempo.


- Nós tivemos as trocas no meio do segundo tempo e por necessidade de dois jogadores que estavam com cartão amarelo. Por isso, mais limitados em sua disponilidade nos duelos na zona do meio-campo. Precisamos igualar, já que trabalhamos com dois volantes, e o adversário com três - Luciano como um terceiro que quando estava com a bola aparecia mais perto do atacante. Tentamos ter a capacidade de agregar linhas e termos um compromisso defensivo bom para compensar essa diferença numérica. Acrescentamos e valorizamos na parte final do jogo aquilo que seria o controle do jogo. Mudamos para Allan e Danilo, dois jogadores experientes e com qualidade, que souberam ter controle naquele momento, quando a equipe precisou deles. E isso é importante destacar, normalmente eu sei o que fica, é a questão do resultado final, mas essas pequenas coisas que fizemos. Momento em que investimos e os jogadores se comprometem e ajudam, e mudam a dinâmica do jogo. Fazem um maior controle, quando não tínhamos isso. E é importante ter esses jogadores para terminar essa primeira metade com 40 pontos, e isso só se consegue com um grande grupo de jogadores que tenham mostrado em todos os jogos entrega e seriedade com a camisa do Botafogo. Com orgulho e ambição de acrescentar valor à história do Botafogo - afirmou.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

São Paulo x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro; Premiere e sportv transmitem



São Paulo e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbis. O Premiere e o sportv transmitem. Você pode acessar/assistir no ge.globo e no globoplay. (clique aqui para seguir todos os lances).


+ Veja a tabela do Brasileirão





O São Paulo empatou com o Juventude na última rodada e perdeu lugar no G-4 do Brasileiro. Agora, é o quinto, com 31 pontos. A equipe não terá o técnico Luis Zubeldía no banco, já que o argentino está suspenso. O time será comandado pelo auxiliar Maxi Cuberas.


O Botafogo vem de cinco vitórias seguidas, a última delas sobre o Internacional no último sábado - a equipe tem uma derrota nos últimos 17 jogos disputados em todas as competições. A equipe comandada por Artur Jorge é líder do Brasileiro com 39 pontos.



Transmissão: Premiere e sportv. Você pode acessar/assistir no ge.globo e no globoplay.

Tempo real: o ge acompanha todos os lances em tempo real (clique aqui).




Estádio do Morumbi, São Paulo — Foto: Reprodução / Twitter São Paulo FC




Escalações prováveis


São Paulo - Técnico: Luis Zubeldía


O São Paulo terá a volta de seus dois laterais titulares neste jogo. Welington e Igor Vinícius, que estavam suspensos contra o Juventude, podem ser escalados. Há a expectativa também pelo retorno de Calleri, que foi desfalque no fim de semana por causa de dores na coxa.



Provável escalação: Rafael; Igor Vinícius (Rafinha), Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Lucas, Luciano e Ferreira; Calleri (André Silva).



Quem está fora: Pablo Maia (lesão no tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda), Alisson (cirurgia para correção de fratura no tornozelo direito), Luis Zubeldía (suspenso).


Pendurados: Arboleda, Galoppo, Lucas e Rodrigo Nestor.


+ Veja mais notícias do São Paulo


Botafogo - Técnico: Artur Jorge

Artur Jorge ganhou dois problemas de peso nos últimos dias: Eduardo realizou uma cirurgia no reto femoral direito e Júnior Santos teve uma fratura na tíbia. O tempo estimado de recuperação é de, respectivamente, cinco e três meses. O português ainda tem dúvidas para montar a escalação e só decidirá o onze inicial horas antes de a bola rolar.


Provável escalação:
John; Damián Suárez (Ponte), Bastos, Barboza, Cuiabano; Danilo Barbosa, Marlon Freitas; Luiz Henrique (Tchê Tchê), Savarino; Igor Jesus, Tiquinho Soares.



Quem está fora: Rafael, Eduardo, Matheus Nascimento, Jeffinho e Júnior Santos (lesionados); Pablo (transição); Thiago Almada e Gatito Fernández (convocados para as Olimpíadas).


Pendurados: Marlon Freitas, Patrick de Paula, Júnior Santos, Jeffinho, Luiz Henrique, Mateo Ponte e Lucas Halter, Damián Suárez, Cuiabano, Savarino e John.


+ Veja mais notícias do Botafogo


Arbitragem

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Árbitro Assistente 1: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Árbitro Assistente 2: Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
Quarto Árbitro: Paulo Jose Souza Mourao (MA)
Árbitro de Vídeo: Daniel Nobre Bins (FIFA-RS)



Fonte: Por Redação do ge — São Paulo

Botafogo aposta na força defensiva e é o time com mais vitórias por 1 a 0 no Brasileiro



Artur Jorge comanda time alvinegro, líder da competição e na briga pelo título brasileiro



Na liderança do Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem uma marca curiosa na competição. A equipe do técnico Artur Jorge venceu um terço das suas partidas por 1 a 0 - são seis triunfos por este placar. É o time com mais resultados positivos pelo placar mínimo no torneio.







Botafogo x Internacional - 18ª rodada - Brasileirão 2024


+ Artur Jorge diz que existiam "fantasmas" no Botafogo e revela inspiração ofensiva em Cruyff e Klopp



A quantidade de resultados magros ressalta a consistência defensiva da equipe no Brasileirão e o jargão popular do "saber sofrer" em seus jogos. Faz ainda contraponto à instabilidade apresentada pelo time no final da temporada passada, que culminou na perda do título após chegar a abrir 13 pontos de vantagem na liderança.


Com escalações variadas nos respectivos duelos, o Alvinegro somou 18 pontos dos 39 pontos vencendo pelo placar mínimo. O número de vitórias por 1 a 0 do time ainda no primeiro turno de 2024 já é maior do que toda a quantidade nos Brasileiros de 2022 e 2023.





John em Botafogo e Palmeiras — Foto: André Durão



Veja os jogos


2024 (até agora)

Botafogo 1 x 0 Atlético - GO - 2ª rodada

Corinthians 0 x 1 Botafogo - 7ª rodada

Botafogo 1 x 0 Fluminense - 8ª rodada

Vitória 0 x 1 Botafogo - 16ª rodada

Botafogo 1 x 0 Palmeiras - 17ª rodada

Botafogo 1 x 0 Internacional - 18ª rodada


2023

Botafogo 1 x 0 Fluminense - 7ª rodada

Cuiabá 0 x 1 Botafogo - 11ª rodada

Palmeiras 0 x 1 Botafogo - 12ª rodada


2022

Flamengo 0 x 1 Botafogo - 5ª rodada

Botafogo 1 x 0 São Paulo - 12ª rodada

RB Bragantino 0 x 1 Botafogo - 15ª rodada

Goiás 0 x 1 Botafogo - 28ª rodada

São Paulo 0 x 1 Botafogo - 31ª rodada


Apenas na partida de estreia do Botafogo no Brasileirão 2024, na derrota por 3 a 2 para o Cruzeiro, o time de Artur Jorge saiu na frente no placar e não ficou com a vitória.


Em entrevista ao ge, Artur Jorge explicou a filosofia de jogo. O Alvinegro é uma equipe que muitas vezes atua com quatro atacantes de ofício, mas tem bons números defensivos: com 14 gols levados, é o terceiro time menos vazado no Brasileirão.


- Precisávamos chegar e conseguir transmitir esses valores importantes, e que eu senti é que eles queriam também. Valores que mostram coragem, capacidade, ambição e saber que vamos ter momentos menos bons, mas seguir no que acreditamos, que podemos ser cada dia melhores - afirmou.


+ Artur Jorge aprova primeiros meses no Botafogo e projeta futuro no Brasil: "Anos pela frente"


Nesta quarta-feira, em busca de mais um triunfo para seguir na liderança do Brasileirão, o Botafogo encara o São Paulo às 19h30, no Morumbis. Contra o time paulista, o Alvinegro defende uma invencibilidade de cinco jogos no retrospecto do duelo.



Fonte: Por Matheus Andrade* — Rio de Janeiro

terça-feira, 23 de julho de 2024

Talento precoce e habilidade nas pontas: conheça Matheus Martins, alvo do Botafogo



Acordo com atacante criado no Fluminense está encaminhado









Ge Botafogo fala das novidades do clube na janela de transferências (https://ge.globo.com/video/ge-botafogo-fala-das-novidades-do-clube-na-janela-de-transferencias-12776106.ghtml)



O Botafogo está perto de confirmar a contratação de Matheus Martins, da Udinese. O Alvinegro negocia a compra do atacante de 21 anos por 10 milhões de euros (R$ 60 milhões, na cotação atual). Os debates sobre os bônus - que giram em torno de 2 milhões de euros (R$ 12 milhões) - são o que ainda separam a transação do final feliz.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Revelado pelo Fluminense, Matheus foi adquirido pelo time italiano mas passou as últimas duas temporadas no Watford, que pertence à mesma rede multi-clubes. Foram seis gols e duas assistências em 43 jogos na época de 2023-24.



- No passado, o Watford adquiriu dois atacantes do Fluminense que foram muito bem, João Pedro e Richarlison, mas na época o clube estava na Premier League. Eu sempre senti que Martins seria o próximo a aparecer nessa lista, mas ele chegou em um time de segunda divisão. Não foi a melhor situação para um jogador estar. Watford não foi bem, teve vários diferentes treinadores no período - analisou Adam Leventhal, setorista do Watford no "The Athletic", ao ge.





Matheus Martins no Watford — Foto: Getty Images


Matheus lidou com cinco treinadores durante o período na Inglaterra: Rob Edwards, Slaven Bilic, Chris Wilder, Valérien Ismaël e Tom Cleverley. O brasileiro não teve muito tempo de jogo em 2022, mas foi um dos mais utilizados na última temporada.


+ Vagiannidis entra em acordo com Botafogo, que negocia liberação com Panathinaikos


- Quando ele chegou foi muito animador. Atuando pelo lado direito do ataque, marcou um gol contra o Reading, mas aí perdeu o resto da temporada. Na temporada seguinte (2023-24), começou a jogar no lado esquerdo (do ataque) sempre trazendo para dentro, buscando o pé direito, o que eu acho que é a sua melhor posição. Marcou belos gols contra Coventry e West Brom. Era um jogador que os torcedores sempre queriam ver em campo, mas a minha sensação era que ele tinha a vontade de estar atuando em um nível acima - completou o inglês.


Neste período, o atacante foi convocado de forma regular para a Seleção sub-20. O atacante jogou a Copa do Mundo da categoria em 2023.




Matheus Martins comemora gol do Brasil contra a República Dominicana — Foto: Marcelo Ruiz/EFE


Revelação tricolor

Matheus Martins faz parte da "Geração dos sonhos" do Fluminense, campeão brasileiro sub-17 em 2020. Além dele, nomes como Kayky e Metinho (vendidos ao Grupo City), João Neto (hoje no CRB) e Arthur (ainda no Tricolor) eram os destaques.


Camisa 10 na base, o atacante sempre atuou pelos lados do campo e tem como principais características o drible e mobilidade nos flancos. A estreia no time principal do Tricolor aconteceu em 2021, ainda aos 18 anos.


+ Textor diz que jogadores do Botafogo manipularam uma partida no Brasileirão de 2023


- Talvez seja uma das revelações mais precoces que estrearam pelo Fluminense. Chegou a fazer alguns jogos em 2021, mas só explodiu em 2022 nas mãos de Fernando Diniz. Ele chega com uma pressão grande de substituir o Luiz Henrique, que é vendido para o Real Betis. Matheus foi alçado com uma grande expectativa de assumir o protagonismo que o Luiz tinha. Não foi bem assim. Ele era muito novo, o que gerou algumas críticas e ele ganhou apelidos pejorativos porque não conseguiu substituí-lo. Passa o tempo, ele fica no banco uma época e volta jogando muito bem. Acho que o jogo mais marcante para o torcedor é o clássico contra o Botafogo, ele sofre um pênalti e faz um gol. Nesse jogo ele deslancha, vira importante e aí é vendido. Ele começa mal e deslancha ao ponto de ser querido pelos torcedores. É habilidoso, tem um pouco de problema com a questão de físico, mas ainda é jovem e muito habilidoso - analisou Marcello Neves, setorista do Fluminense no ge.


A partida citada contra o Botafogo foi um empate em 2 a 2 no Maracanã pela 33ª rodada do Brasileiro de 2022. O Alvinegro, então comandado por Luís Castro, abriu dois gols de vantagem. Matheus saiu do banco na etapa final, sofreu um pênalti - posteriormente convertido por Ganso - aos 29 minutos. Seis minutos depois, ele balançou as redes para empatar.





Melhores momentos: Fluminense 2 x 2 Botafogo pela 33ª rodada do Brasileirão 2022


- Ofensivamente, ele é muito habilidoso. Consegue chutar de média distância, é rápido... Ele não é do nível de João Pedro e Richarlison, mas jogou em uma equipe que não tinha um nível que funcionava muito bem, especialmente na última temporada. É difícil para um jogador ter impacto assim. Para o fim da temporada, ele jogou menos e a sensação era de que ele retornaria para a Udinese. No fim, a Udinese teve lucro na transação. Em termos de negócios, foi bom. Acho que o tempo dele no Watford, e não sei qual é a opinião do jogador sobre, foi um pouco difícil. Seria bom para ele ter uma chance de jogar no Campeonato Italiano, mas chegou a boa oferta do Botafogo. Ele ainda é jovem e pode seguir a carreira - finalizou Adam.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Sergio Santana — Rio de Janeiro