Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Botafogo assume estratégia de não falar sobre Palmeiras na busca pelo Brasileiro



Internamente, Artur Jorge reitera que foco precisa ser no Alvinegro e ignora fatores externos











Podcast ge Botafogo analisa atuação de Tiquinho contra Grêmio: "Está ficando para trás" (https://ge.globo.com/podcasts/video/podcast-ge-botafogo-analisa-atuacao-de-tiquinho-contra-gremio-esta-ficando-para-tras-12964284.ghtml)



O Botafogo viu a distância na liderança do Brasileirão em relação ao Palmeiras diminuir para um ponto após o fechamento da 28ª rodada. O Alvinegro empatou sem gols com o Grêmio, enquanto o clube paulista superou o Atlético-MG - o Fortaleza, 3º colocado, tem dois pontos a menos.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



E como isso afeta o Botafogo? Internamente, em nada. A estratégia de Artur Jorge para com os jogadores é não citar os rivais que também disputam o título nacional.


— Todos nós a esta altura queríamos estar na frente do Brasileirão, na semifinal da Libertadores, da Copa... As equipes grandes querem isso, querem chegar às decisões. Nós temos duas competições. O foco tem que ser em nós, não tenho o hábito de falar muito do adversário, ao contrário de quem fala muito do Botafogo. Eu me preocupo em falar muito dos meus jogadores, daquilo que eu consigo controlar. Vamos procurar manter a consistência para continuar na frente do Brasileirão e atacar bem a semifinal da Libertadores. São momentos, será um novo ciclo dentro de uma temporada de grande exigência que vamos atacar a partir da próxima semana - afirmou o treinador após o duelo no Mané Garrincha.


+ Torcida do Botafogo provoca São Paulo com cartaz em avião no litoral: "Te buscamos em casa"


Artur não gostou da atuação da equipe diante do Grêmio, principalmente no sentido de criação de jogadas. Mesmo com a aproximação dos rivais, o recado passado em discursos no vestiário é o mesmo: foco no Botafogo. O elenco recebeu dois dias de descanso e volta a trabalhar na terça-feira.


Restam dez rodadas para o fim do campeonato. Abaixo, veja os compromissos restantes de Botafogo, Palmeiras e Fortaleza.





Artur Jorge, técnico do Botafogo — Foto: Wagner Meier/Getty Images









+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

domingo, 29 de setembro de 2024

Análise: reservas vão mal, e tropeço do Botafogo não pode ficar na conta do cansaço



Alvinegro faz primeiro tempo abaixo contra Grêmio e vê Palmeiras se aproximar na briga pelo título do Brasileirão




Confira na íntegra a coletiva de Artur Jorge após empate do Botafogo com o Grêmio (https://ge.globo.com/video/confira-na-integra-a-coletiva-de-artur-jorge-apos-empate-do-botafogo-com-o-gremio-12963787.ghtml)



Era natural pensar em um Botafogo com mudanças para enfrentar o Grêmio. Afinal, o time passou por um teste físico e psicológico acima da conta apenas dois dias antes ao eliminar o São Paulo nas quartas de final da Conmebol Libertadores. Mas o empate sem gols no Mané Garrincha, em Brasília, não pode ficar carimbado pelo desgaste físico.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



O Alvinegro jogou mal. Ponto. A equipe comandada por Artur Jorge não foi capaz de superar um Grêmio que, por vezes, se defendeu com seis jogadores na primeira linha defensiva - mas foi perigoso em contra-ataques.


O português optou por cinco mudanças: Igor Jesus, Alex Telles, Savarino, Gregore e Marlon Freitas foram para o banco. A dupla de volantes foi a que mais fez falta.


Danilo Barbosa e Tchê Tchê, escolhidos para ocuparem os lugares no meio-campo, fizeram partidas tímidas e não souberam suprir a intensidade que a dupla titular coloca. Gregore e Marlon, além de contenção, são responsáveis por fazer o Botafogo chegar ao campo de ataque com três ou quatro toques.


+ Artur Jorge admite baixa produção em empate do Botafogo: "Não foi um bom dia para nós"


— A análise é em função do resultado, não estamos satisfeitos. Temos que admitir que não tivemos um dia muito bom, a verdade é essa. No jogo todo, criamos poucas situações de gol e finalizamos poucas jogadas, tivemos posse de bola muito passiva, com pouco ataque à baliza. Há dias assim, temos que admitir que não foi um bom dia para nós hoje. Temos que virar a página rapidamente porque essa não é a identidade desse Botafogo — disse Artur Jorge.


Por vezes, principalmente no primeiro tempo, o zagueiro Alexander Barboza foi quem tentou levar a bola da defesa ao ataque. O argentino, muitas vezes sem uma opção confiável para passar, praticamente se livrava da bola com uma tentativa de chute ou lançamento mais apurado.




Tiquinho Soares lamenta lance em Grêmio x Botafogo — Foto: Kayan Mendes/AGIF


Foi um time lento, de passes simples de serem previstos e ataque pouco móvel. Neste último tópico, há um novo assunto que é importante ser citado: Tiquinho Soares. O camisa 9 passou mais tempo se envolvendo em empurra-empurra em buscas de espaços com Kannemann do que ajudando na troca de passes.


O atacante, que perdeu a vaga de titular para Igor Jesus, viu o 99 entrar no segundo tempo e melhorar a dinâmica do setor em poucos minutos. Júnior Santos, que voltara aos gramados após dois meses afastados de lesão, deu a assistência para o gol anulado de Bastos.


+ Leia mais notícias do Botafogo



O empate mantém o Botafogo na liderança isolada do Brasileirão, mas o Palmeiras cortou a distância para um ponto após a vitória sobre o Atlético-MG. O Alvinegro volta aos gramados no próximo sábado para enfrentar o Athletico-PR na Ligga Arena enquanto que o rival paulista enfrenta o RB Bragantino no Nabi Abi Chedid.




Sergio Santana analisa empate do Botafogo contra o Grêmio. (https://ge.globo.com/video/sergio-santana-analisa-empate-do-botafogo-contra-o-gremio-12963760.ghtml)


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte Por Sergio Santana — Brasília

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

"Não há história sem coragem": a frase que virou o mantra do Botafogo na busca por títulos



Alvinegro está na semifinal da Libertadores e lidera o Brasileirão






Artur Jorge comemora vaga do Botafogo: "Disse aos jogadores que não há história sem coragem" (https://ge.globo.com/video/artur-jorge-comemora-vaga-do-botafogo-disse-aos-jogadores-que-nao-ha-historia-sem-coragem-12955187.ghtml)



- Não há história sem coragem.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Essa foi uma das frases de Artur Jorge na entrevista coletiva para valorizar a classificação do Botafogo sobre o São Paulo, no Morumbis, pelas quartas de final da Conmebol Libertadores. A citação não foi coincidência: ela se tornou um mantra do Alvinegro na reta final da temporada e é repetido com frequência pelo treinador.


Artur Jorge tem repetido esta frase em todas as concentrações do elenco antes de treinamentos e jogos.


"Coragem" é um dos sete princípios do Botafogo na Era SAF, como o ge mostrou em matéria meses atrás. A palavra está estampada em praticamente todos os corredores do Espaço Lonier, CT do clube, e no vestiário do Estádio Nilton Santos.


+ Luiz Henrique, do Botafogo, recebe alta hospitalar após passar mal em jogo da Libertadores





Artur Jorge, do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


A frase foi usada por Artur Jorge na preleção do duelo no Morumbis. Ao invés de apenas os jogadores falarem, como tradicionalmente acontece, membros do estafe e funcionários do dia a dia foram chamados e também deram depoimentos na rodinha dos atletas antes de um período de orações. O discurso, claro, foi encerrado com "não há história sem coragem".



- (A frase) Representa união. É uma frase muito forte. Nos dá força para acreditar até o final - afirmou Bastos em entrevista ao ge após o jogo.


O zagueiro Alexander Barboza comemorou a classificação com uma postagem nas redes sociais com uma variação parecida da frase na legenda.


+ Árbitro relata soco de Gatito, do Botafogo, em auxiliar do São Paulo; veja possível punição na Libertadores



O Alvinegro também disputa o título do Brasileirão. É o atual líder com 53 pontos e enfrenta o Grêmio, sábado, em Brasília.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte|: Por Giba Perez e Sergio Santana, Redação do ge — Rio de Janeiro

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Luiz Henrique, do Botafogo, recebe alta hospitalar após passar mal em jogo da Libertadores



Atacante teve uma indisposição, precisou ficar em São Paulo para realizar exames e foi liberado




O atacante Luiz Henrique teve alta do hospital, na noite desta quinta-feira, após sentir mal no jogo contra o São Paulo, que classificou o Botafogo para a semifinal da Conmebol Libertadores. O jogador deixou o Morumbis de ambulância, ficou quase 20 horas no hospital e passou por uma série de exames. Sem alteração nos resultados, o atleta se reapresenta nesta sexta, no Espaço Lonier, no Rio.



O atacante não retornou ao Rio de Janeiro com a delegação, que chegou por volta de 5h no Galeão.

Luiz Henrique foi titular no empate em 1 a 1 - o Alvinegro venceu por 5 a 4 nos pênaltis, e teve uma atuação discreta. Cansado, pediu substituição os 24 minutos do segundo tempo. Ele, inclusive, protagonizou uma cena inusitada durante o jogo ao abraçar um jogador do São Paulo após Lucas Moura perder um pênalti no tempo regulamentar.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Veja a nota oficial do clube

O atleta Luiz Henrique finalizou os exames protocolares e recebeu alta hospitalar no início da noite de hoje. O atleta se reapresentará amanhã no Espaço Lonier, CT do Botafogo, visando a partida diante do Grêmio.




Luiz Henrique, do Botafogo, no jogo contra o São Paulo — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Marçal, do Botafogo, alfineta Rafinha por briga em fim do jogo: "Ganhou tempo para nós"



O Botafogo tem compromisso já no próximo sábado, contra o Grêmio, em Brasília, pela 28ª rodada do Brasileirão.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo controla os nervos e se mostra pronto pra conquistar a América



Equipe exibe faceta copeira contra o São Paulo para ir à semifinal





São Paulo 1 (4) x (5) 1 Botafogo | Melhores Momentos | Quartas de Final | CONMEBOL Libertadores (https://ge.globo.com/futebol/libertadores/video/sao-paulo-1-4-x-5-1-botafogo-melhores-momentos-quartas-de-final-conmebol-libertadores-12955156.ghtml)



O Botafogo cumpriu uma das missões mais árduas do continente ao buscar uma classificação para a semifinal da Conmebol Libertadores dentro do Morumbis lotado contra o São Paulo. O empate em 1 a 1 no tempo normal levou a partida para a disputa de pênaltis, vencida pelo alvinegro em 5 a 4.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



O resultado iguala a melhor campanha do clube na história da competição continental, algo que aconteceu duas vezes em 1963 e 1973. Mas não foi sem sofrimento.


Artur Jorge repetiu a formação inicial que utilizou no jogo de ida e podemos dizer que a postura também. O Glorioso foi dominante nos primeiros 30 minutos de partida e soube aproveitar uma oportunidade que teve. Almada aos 14, completou boa jogada de Savarino.



Se o cenário não foi de um amasso como na partida anterior, o domínio se manteve, em todos os aspectos: físico, técnico e tático. Gregore e Marlon Freitas anulavam completamente Lucas Moura, enquanto, pela ponta-direita, William Gomes não conseguia ameaçar Alex Telles.




Comemoração dos jogadores do Botafogo após a classificação contra o São Paulo — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF


Bastos e Barboza dominavam Calleri sem dificuldades. Sempre ganhando as disputas físicas, ficando com a segunda bola e atacando com velocidade e intensidade.


Isso forçou o técnico são-paulino Luís Zubeldía e fazer uma alteração, colocando Luciano para jogar por dentro e abrindo Lucas. O reserva deu mais pegada no meio e o time melhorou nos minutos finais antes do intervalo.


John foi um mero espectador na primeira etapa, até mesmo quando o São Paulo teve a melhor chance. Lucas perdeu cobrança de pênalti no fim da primeira etapa sem que o goleiro precisasse tocar na bola, acertando o travessão.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Atuações do Botafogo: decisivos, John e Almada são os melhores em classificação; dê suas notas

+ Artur Jorge exalta atitude do Botafogo e vibra com vaga: "Não há história sem coragem"



Queda, pressão e nervos de aço

O Botafogo voltou pior para a segunda etapa, aos poucos foi dando espaços e viu o São Paulo finalizar sete vezes em pouco mais de 18 minutos, com direito a Calleri perdendo um gol embaixo da trave sem goleiro e uma defesaça de John em chute de Lucas Moura.


Vendo o time sofrer, Artur Jorge sacou Savarino e colocou Tchê Tchê, passando a uma trinca de volantes no meio como forma de controlar melhor a partida mesmo sem a bola. E deu resultado. Ainda que não tenha ameaçado muito o adversário, passou proporcionar menos chances na defesa.




"Somos candidatíssimos a ganhar esse título!", comemora Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/somos-candidatissimos-a-ganhar-esse-titulo-comemora-pedro-dep-a-voz-da-torcida-12955205.ghtml)



Mas a falta de agressividade cobrou o preço. Em um momento que os paulistas já não conseguiam fazer uma pressão como no começo da segunda etapa, André Silva escapou livre na ponta esquerda e fez cruzamento preciso. Calleri subiu sem marcação entre Bastos e Marçal para empatar aos 40.


Nestor ainda deu um chute perigoso na sequência. Logo depois uma confusão em campo entre Zubeldía, Rafinha, Marçal e Gatito paralisou o jogo por um longo período. Isso esfriou o ímpeto são-paulino e praticamente matou o tempo regulamentar.


O drama seria resolvido na disputa de pênaltis. O Botafogo tinha o peso emocional de ter sofrido a virada no fim, de não chegar à semifinal há mais de 50 anos, além de toda a ânsia de uma torcida gigante que quer voltar a comemorar títulos do primeiro escalão. Pela frente, um tricampeão do torneio. O único brasileiro tricampeão mundial de clubes.


Mesmo sob tudo isso, os botafoguenses deram outra demonstração de algo que é importante para conquistar a copa: força mental. O símbolo disso é Thiago Almada. O jovem de 23 anos recebeu a missão de cobrar o 5º pênalti, depois de o São Paulo ter convertido. Se errasse, seria a eliminação. A batida foi perfeita, na gaveta (veja no vídeo abaixo).




Thiago Almada acerta gol e converte para o Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/libertadores/video/thiago-almada-acerta-gol-e-converte-para-o-botafogo-12955147.ghtml)


John aproveitou o momento e voou no canto esquerdo baixo defender a cobrança de Rodrigo Nestor. A vaga para as semifinais estava nos pés de Matheus Martins. 20 anos e uma categoria enorme. Deslocou Rafael, colocou na rede e correu para comemorar.


Naquele momento ficou claro que o Botafogo está pronto. Pronto para qualquer situação, para qualquer adversário. Não importa a condição, a torcida adversária, ou mesmo o cansaço. Essa equipe parece destinada à Glória Eterna.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

São Paulo x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo de volta das quartas de final da Libertadores; Globo transmite



São Paulo e Botafogo se enfrentam nesta quarta, às 21h30 (de Brasília), no jogo de volta das quartas de final da Conmebol Libertadores, no Morumbis. A Globo transmite. Você pode acessar/assistir no ge.globo e no globoplay (clique aqui para seguir todos os lances).




Depois de um 0 a 0 no jogo de ida, há uma semana, no Rio de Janeiro, quem vencer o duelo desta noite avança para as semifinais. Se o confronto terminar com novo empate, a definição será nos pênaltis.



O São Paulo descansou a maioria dos titulares no fim de semana, contra o Inter, pelo Brasileirão - Lucas e Bobadilla foram os únicos que iniciaram a partida. O time não tem desfalques por suspensão, e conta com o estádio lotado para pressionar o Botafogo - são esperadas mais de 60 mil pessoas.




Zubeldía quer ver estádio explodir contra o Botafogo (https://ge.globo.com/video/desde-chegada-de-artur-jorge-botafogo-so-nao-fez-gol-em-6-jogos-12949905.ghtml)



Líder isolado do Brasileirão, o Botafogo poupou cinco titulares no clássico contra o Fluminense e conseguiu mais uma vitória na competição nacional. Agora, volta suas atenções para buscar a vaga na semifinal da Libertadores. Artur Jorge terá força máxima no Morumbis e vai repetir o time da ida.




Desde chegada de Artur Jorge, Botafogo só não fez gol em 6 jogos (https://ge.globo.com/video/desde-chegada-de-artur-jorge-botafogo-so-nao-fez-gol-em-6-jogos-12949905.ghtml)



Transmissão: Globo, ESPN e Disney+. Você pode acessar/assistir no ge.globo e no globoplay.

Tempo real: o ge acompanha todos os lances em tempo real (clique aqui).




Morumbis — Foto: Miguel Schincariol / São Paulo FC



Escalações prováveis


São Paulo - Técnico: Luis Zubeldía

Depois de poupar quase todos os seus titulares na derrota para o Inter, no domingo, Zubeldía deve escalar um time mais próximo daquele que encarou o Botafogo no Rio de Janeiro. Uma mudança pode ser a volta de Wellington Rato ao setor ofensivo, com a saída de Sabino da zaga - que voltaria a ter Arboleda e Alan Franco, apenas. Uma novidade pode ser o retorno de Ferreirinha entre os relacionados. O atacante, que se lesionou há pouco mais de um mês, tem chance de ficar no banco.


Provável escalação:
Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Wellington Rato, Lucas e William Gomes (Luciano); Calleri.



Quem está fora: Pablo Maia (cirurgia na coxa esquerda), Alisson (cirurgia no tornozelo direito), Patryck (fratura na clavícula direita).


Pendurados: Arboleda e Luiz Gustavo.


+ Veja mais notícias do São Paulo



Botafogo - Técnico: Artur Jorge

O Botafogo não deve ter mudanças no time que enfrenta o São Paulo. O treinador português vai repetir os 11 iniciais que estiveram em campo no jogo de ida. O lateral-direito Vitinho, o zagueiro Bastos, o lateral-esquerdo Alex Telles, o meia Thiago Almada e o atacante Igor Jesus foram poupados do jogo contra o Fluminense, mas voltam contra o time paulista. O volante Marlon Freitas cumpriu suspensão no Brasileirão e, consequentemente, teve descanso no último fim de semana.




Provável escalação: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus.


Quem está fora: Rafael (lesionado), Júnior Santos, Jeffinho, Eduardo e Cuiabano (transição), Carlos Alberto (não-inscrito).


Pendurados: ninguém.


+ Veja mais notícias do Botafogo



Arbitragem

Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Árbitro Assistente 1: Ezequiel Brailosky (ARG)
Árbitro Assistente 2: Cristian Navarro (ARG)
Quarto Árbitro: Maximiliano Ramirez (ARG)

Árbitro de Vídeo: Mauro Vigliano (ARG)



Fonte: Por Redação do ge — São Paulo

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Escalação do Botafogo: Artur Jorge repetirá time da ida; Cuiabano, Eduardo e Junior Santos não viajam



Veja provável equipe que enfrentará o São Paulo por um vaga na semifinal da Libertadores



O Botafogo repetirá o time da ida contra o São Paulo nesta quarta-feira, no Morumbis, em duelo que vale vaga na semifinal da Conmebol Libertadores. Para avançar, o time de Artur Jorge precisa vencer o confronto, que terminou empatado sem gols no Nilton Santos, na última semana.







Giba Perez atualiza informação de São Paulo x Botafogo direto do Morumbis (https://ge.globo.com/video/giba-perez-atualiza-informacao-de-sao-paulo-x-botafogo-direto-do-morumbis-12947551.ghtml)


O treinador português poupou cinco titulares na vitória contra o Fluminense, no último sábado, pelo Brasileirão. O lateral-direito Vitinho, o zagueiro Bastos, o lateral-esquerdo Alex Telles, o meia Thiago Almada e o atacante Igor Jesus ficaram no banco, mas retornam ao time para buscar a classificação.



Marlon Freitas cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo no Brasileirão, também teve um descanso e volta ao meio para fazer dupla com Gregore.





Igor Jesus e Marlon Freitas em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


O último treino foi na tarde desta quarta-feira, no Espaço Lonier, e definiu quem viaja para o jogo. Em transição para o campo em processo recuperativo de lesão, o lateral-esquerdo Cuiabano, o meia Eduardo e o atacante Júnior Santos treinaram em separado e não vão para São Paulo.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Provável escalação do Botafogo:
John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus.




Leia mais sobre o Botafogo:

+ Com Matheus Nascimento e Yarlen, Botafogo define elenco para o Brasileiro de Aspirantes



Botafogo e São Paulo se enfrentam às 21h30 no Morumbis. O vencedor do confronto enfrenta quem avançar no duelo entre Peñarol e Flamengo, que acontece que será na quinta-feira, às 19h. Se houver empate, a decisão será nos pênaltis.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Cinco vezes em que o Botafogo venceu decidindo um mata-mata fora de casa



Clube tenta feito nesta quarta-feira contra o São Paulo na Conmebol Libertadores





Giba Perez atualiza informação de São Paulo x Botafogo direto do Morumbis (https://ge.globo.com/video/giba-perez-atualiza-informacao-de-sao-paulo-x-botafogo-direto-do-morumbis-12947551.ghtml)



O Botafogo tem nesta quarta-feira a missão de buscar uma classificação para a semifinal da Conmebol Libertadores contra o São Paulo. A vaga não será fácil graças ao dificultador de a partida decisiva ser no Morumbis, estádio do rival. A bola rola às 21h30 com transmissão da TV Globo para todo o Brasil.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



O 0 a 0 da ida, no Estádio Nilton Santos, deixa as duas equipes em pé de igualdade quando se enfrentarem na volta. Enquanto um clube centenário, o Glorioso já se viu em situação de ter que decidir uma eliminatória fora de casa inúmeras vezes. O ge reuniu cinco marcantes recentemente:


Campeonato Brasileiro de 1995




Melhores momentos de Santos 1 x 1 Botafogo pela final do Campeonato Brasileiro de 1995 (https://ge.globo.com/video/melhores-momentos-de-santos-1-x-1-botafogo-pela-final-do-campeonato-brasileiro-de-1995-8609341.ghtml)



A primeira boa lembrança para o torcedor botafoguense terminou em taça: o Brasileirão de 1995. Comandados por Paulo Autuori, os alvinegros fizeram a finalíssima no Pacaembu contra o Santos, de Giovanni.


Depois de vencer o confronto de ida por 2 a 1, os cariocas precisavam apenas de um empate para ser campeões e foi o que conseguiram com um 1 a 1, gols de Túlio Maravilha e Marcelo Passos.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Igor Jesus e John, do Botafogo, se juntam a Luiz Henrique em pré-lista da Seleção

+ Trio do Botafogo avança em recuperação e volta a treinar com bola




Em 1998, Botafogo conquista a Taça Rio-SP contra o São Paulo (https://ge.globo.com/video/em-1998-botafogo-conquista-a-taca-rio-sp-contra-o-sao-paulo-12932628.ghtml)



Assim como é no momento atual, o Botafogo viajou para a cidade de São Paulo com um empate em 0 a 0 com o Santos na ida da semifinal do Torneio Rio-São Paulo de 1998. O time de Bebeto precisava vencer no Pacaembu para se garantir direto, mas a vaga veio com mais sofrimento.


Túlio abriu o placar para os botafoguenses, e Djair fez 2 a 0 aos 16 minutos do segundo tempo. Quando parecia que seria uma vitória tranquila, os santistas buscaram o empate em um espaço de três minutos com Marcos Assunção e Ronaldão, aos 19 e 22, respectivamente.


A decisão foi para a disputa de pênaltis e terminou em vitória do Glorioso por 4 a 3. O clube terminou campeão ao bater o São Paulo na final.


Copa do Brasil de 2014




Em 2014, Botafogo virou para cima do Ceará por 4 a 3 pela Copa do Brasil (https://ge.globo.com/video/em-2014-botafogo-virou-para-cima-do-ceara-por-4-a-3-pela-copa-do-brasil-11657567.ghtml)


Botafogo e Ceará protagonizaram uma eliminatória dramática nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2014. Depois de vencer por 2 a 1 no Rio de Janeiro, os cearenses só precisavam de um empate em casa ou até uma derrota por 1 a 0 para avançar (os gols fora de casa ainda eram critério de desempate).


A segunda partida, no Castelão, começou com Edilson abrindo o placar para o Glorioso. Os donos da casa viraram o jogo para 2 a 1, com Bill e Magno Alves. Yuri Mamute buscou nova igualdade, mas Bill respondeu fazendo 3 a 2 aos 21 do segundo tempo.


A vaga botafoguense foi conquistada de forma épica. Ramirez empatou novamente o jogo aos 50 do segundo tempo, e André Bahia garantiu a classificação aos 51.


Libertadores 2017




Gatito Fernández brilha e Botafogo, heroico, se classifica nos pênaltis na Libertadores (https://ge.globo.com/video/gatito-fernandez-brilha-e-botafogo-heroico-se-classifica-nos-penaltis-na-libertadores-5676624.ghtml)


Decisão fora de casa na Libertadores traz rapidamente o nome de Gatito Fernandez à mente do torcedor botafoguense. Foi graças a três defesas de pênalti do goleiro paraguaio, em 2017, que o Botafogo deixou para trás o Olimpia nas fases preliminares.


A equipe, à época treinada por Jair Ventura, viajou à Assunção com uma vantagem de 1 a 0 depois de vencer a ida com gol de Rodrigo Pimpão. Depois de sofrer gol de Brian Montenegro aos 35 do segundo tempo no Defensores del Chaco, coube a Fernandez evitar que a vaga escapasse.


Libertadores 2024




Palmeiras 2 x 2 Botafogo | Melhores momentos | Oitavas de final | Libertadores 2024 (https://ge.globo.com/futebol/libertadores/video/palmeiras-2-x-2-botafogo-melhores-momentos-oitavas-de-final-libertadores-2024-12843392.ghtml)


O time atual já provou que também consegue fazer e foi justamente na Libertadores. Foi até o Allianz Parque enfrentar o Palmeiras. Diferente do que vive no momento contra o São Paulo, os comandados de Artur Jorge conseguiram uma vitória por 2 a 1 na primeira partida que possibilitou um empate para seguirem vivos.


Chegaram a fazer 2 a 0, com Igor Jesus e Savarino, mas levaram o empate e quase a virada. O gol do 3 a 2, marcado por Gustavo Gomez, foi anulado por toque de mão após revisão no VAR.




Jogadores do Botafogo comemoram classificação contra o Palmeiras — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Luiz Henrique se consolida como homem-gol e vira vice-artilheiro do Botafogo na temporada



Atacante chegou a nove gols ao marcar no clássico contra o Fluminense







Aos 50 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Luiz Henrique do Botafogo contra o Fluminense (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-50-min-do-2o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-luiz-henrique-do-botafogo-contra-o-fluminense-12943767.ghtml)



Luiz Henrique vive um momento especial no Botafogo. Convocado por Dorival Júnior para a seleção brasileira, ele se tornou vice-artilheiro da equipe na temporada ao colocar a bola na rede que decidiu o clássico com o Fluminense em 1 a 0.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Contratado no começo de 2024, o camisa sete tem nove gols marcados em 41 jogos com a camisa alvinegra, superando Savarino, Tiquinho Soares e Eduardo no posto de segundo maior marcador, todos com oito.


Desde que voltou da Data Fifa, em que disputou dois jogos pelo Brasil, ele marcou dois gols em três partidas disputadas, garantindo vitórias importantes sobre Corinthians e Fluminense. O desempenho no clássico, no entanto, rendeu um alerta de Artur Jorge.



— Hoje o Luiz Henrique teve sorte porque eu estava quase a tirá-lo no intervalo. Achei que a primeira parte dele foi abaixo do que ele é capaz de fazer. Ele é um jogador de Seleção, tal como outros que temos, mas não foi o jogador que estávamos habituados, que precisamos e queremos. O Luiz quando tem, aquilo que fez na segunda parte, dentro daquilo que é o seu melhor, temos um Luiz Henrique totalmente diferente. E tivemos na segunda parte. Precisamos chamar atenção para o que estava acontecendo.




“Nunca vou comemorar, sempre vou respeitar a instituição Fluminense”, diz Luiz Henrique, do Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/nunca-vou-comemorar-sempre-vou-respeitar-a-instituicao-fluminense-diz-luiz-henrique-do-botafogo-12943809.ghtml)


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Análise: Botafogo mostra espírito de luta em vitória de campeão



O único jogador que tem mais gols marcados que Luiz Henrique na temporada é o atacante Júnior Santos, que tem 18 somando todas as competições, sendo nove deles na Libertadores, que o fazem artilheiro da competição.


O Botafogo tem uma peculiaridade desde que Artur Jorge assumiu o comando, que é a participação de vários jogadores em gols. São 19 ao todo, e isso faz com que o time não tenha um grande artilheiro.


Considerando apenas o período em que o português assumiu o comando técnico, é justamente o camisa 7 quem mais vezes marcou. Isso porque 13 dos 18 gols de Júnior Santos foram anteriores à contratação do português.





Luiz Henrique comemora a vitória do Botafogo sobre o Fluminense — Foto: Vitor Silva/Botafogo



O Botafogo vai precisar de gols se quiser seguir vivo na Libertadores sem precisar de disputa de pênaltis. Após o empate em 0 a 0 no Rio de Janeiro, qualquer vitória sobre o São Paulo no Morumbis na próxima quarta-feira (25), às 21h30, garante a vaga na semifinal. Momento crucial para Luiz Henrique seguir decidindo.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

domingo, 22 de setembro de 2024

Análise: Botafogo mostra espírito de luta em vitória de campeão



Em clássico muito equilibrado, equipe encontra forma de vencer no fim





Fluminense 0 x 1 Botafogo | Melhores momentos | 27ª rodada | Brasileirão 2024



O Botafogo venceu o Fluminense por 1 a 0, gol do atacante Luiz Henrique, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um triunfo de um time que, mesmo não estando na tarde mais inspirada, encontrou uma forma de vencer.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



A partida no Maracanã marcou a sexta vitória consecutiva sobre o rival, e inclusive foi motivo de provocação nas redes sociais por parte do clube e do americano John Textor, dono da SAF. Um jogo de persistência e também um pouco de sorte.


De olho na partida de volta das quartas de final da Conmebol Libertadores, na próxima quarta-feira, Artur Jorge optou por mudar algumas peças do time considerado titular. Foram para o banco Vitinho, Bastos, Alex Telles, Almada e Igor Jesus. Além de Marlon Freitas, que cumpriu suspensão.


Em um primeiro momento, as mudanças não pareceram ter impacto no time. O Botafogo começou o jogo tentando acelerar pelas pontas e teve sucesso. Foi assim que criou duas boas chances em 20 minutos, uma com Matheus Martins e outra com Savarino.


O rival respondeu e dominou o jogo dali para frente até o intervalo. Foram pelo menos três boas intervenções do goleiro John para manter o 0 a 0 no placar. Especialmente no meio-campo, em que não conseguia gerar a superioridade como normalmente faz.




“Para ser campeão, também tem que ter um pouquinho de sorte”, diz Pedro | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/para-ser-campeao-tambem-tem-que-ter-um-pouquinho-de-sorte-diz-pedro-a-voz-da-torcida-12943900.ghtml)



Parte disso também pela escalação. Matheus Martins, na ponta-esquerda, é um jogador que dá mais profundidade do que faz Almada, que costuma se movimentar para dentro e jogar ao lado de Savarino. Foi por ali que o rival conseguiu pressionar, recuperar bolas e criar boas oportunidades.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Artur Jorge exalta vitória do Botafogo e chama atenção de Luiz Henrique: "Quase o tirei no intervalo"



O começo do segundo tempo foi de maior alternância, mas de poucas oportunidades. Em uma delas, Luiz Henrique saiu cara a cara com Fábio, tentou cavar, mas parou no goleiro tricolor. Do outro lado, John voltou a evitar um gol ao pegar chute de German Cano.


As mudanças de Artur Jorge voltaram a equilibrar o jogo e pouco aconteceu até a reta final. Com a entrada de Igor Jesus, pelo lado alvinegro, e a saída de Marcelo, pelo lado tricolor, os comandados de Artur Jorge voltaram a encontrar oportunidades pelo lado direito com Luiz Henrique.


O jogo esfriou após a contusão de Nonato e parecia caminhar para um empate, quando Gregore apareceu para pressionar Felipe Melo, roubar a bola e servir LH para o gol da vitória.


Em um jogo duro, o Botafogo superou uma tarde sem grande inspiração para encontrar uma forma de vencer e seguir à frente do Brasileirão. Se tem uma coisa em comum aos campeões, é justamente isso. Vencer e somar pontos, mesmo quando não tem os melhores dias.





Luiz Henrique faz o gol do Botafogo contra o Fluminense — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF


O Glorioso chega a 53 pontos somados, abre seis de vantagem e aguarda o resultado de Vasco x Palmeiras para saber o tamanho da vantagem construída. Faltam 11 rodadas e o sonho é cada vez mais vivo.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

sábado, 21 de setembro de 2024

Atuações do Botafogo: Gregore é o melhor em campo na vitória no clássico; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal contra o Fluminense






Ranking de Atuação

Ordenar por:





John - GOL

nota ge 6.5
público 8.2


Fez pelo menos duas boas defesas em chutes de fora da área na primeira etapa.



Mateo Ponte - LAT

nota ge 6.0
público 6.6


Ganhou todas as divididas contra Serna no primeiro tempo. Boa atuação. Saiu no começo do segundo tempo.



Allan - MEI

nota ge 5.5
público 7.3


Entrou para ajudar a povoar o meio-campo, setor em que o Fluminense levou a melhor em boa parte do duelo.



Adryelson - ZAG

nota ge 6.5
público 7.4


Em sua reestreia, teve boa atuação, ganhando disputas pelo alto e pelo chão. Saiu para dar lugar a Bastos.



Bastos - ZAG

nota ge 5.5
público 5.5


Entrou no fim e foi seguro como sempre.


Alexander Barboza - ZAG

nota ge 6.5
público 8.6


Bem posicionado, ganhou a maior parte das disputas pelo alto e não deu oportunidades aos atacantes rivais.



Marçal - LAT

nota ge 5.0
público 7.0


Teve dificuldade para conter Arias por seu lado, mas conseguiu seis desarmes na partida. Saiu no lucro por não ter levado cartão em nenhuma das cinco faltas que cometeu.



Gregore - MEI

nota ge 8.0
público 9.4


Incansável no meio-campo alvinegro. Sua entrega rendeu frutos já nos acréscimos do segundo tempo, quando roubou a bola de Felipe Melo e tocou para Luiz Henrique rolar para o gol vazio.



Tchê Tchê - MEI

nota ge 7.0
público 8.0


Boa atuação no meio-campo. Caiu de produção quando foi para a lateral depois da entrada de Allan no lugar de Ponte.


10º
Luiz Henrique - ATA

nota ge 7.0
público 7.8


Teve dificuldades enquanto Marcelo esteve em campo. No início da segunda etapa, perdeu gol feito. Na reta final da partida, cresceu de produção, fez boas jogadas pela direita e marcou o gol da vitória.


11º
Savarino - MEI

nota ge 5.5
público 7.2


Movimentou-se bastante na primeira etapa e criou uma das melhores chances pela ponta direita, mas esteve abaixo do nível que demonstrou nos últimos jogos. Saiu logo no começo da segunda.


12º
Almada - MEI

nota ge 5.5
público 5.5


Entrou e pouco participou do jogo. Em seu melhor lance, deu bom passe para Igor Jesus finalizar com perigo.


13º
Matheus Martins - ATA

nota ge 5.0
público 6.0


Teve a melhor chance alvinegra nos pés na etapa inicial, mas parou em Fábio. Cometeu dois erros no começo do segundo tempo que fizeram a torcida chiar.


14º
Carlos Alberto - ATA

nota ge 5.0
público 6.1


Entrou para dar novo fôlego, mas não conseguiu construir muitas oportunidades. Perdeu boa chance.


15º
Tiquinho Soares - ATA

nota ge 5.0
público 6.3


Não conseguiu prender as bolas longas como normalmente faz com qualidade. Saiu para entrada de Igor Jesus.


16º
Igor Jesus - ATA

nota ge 7.0
público 7.0


Entrou bem, levando perigo à defesa adversária. Mostrou por que é titular nos principais jogos deste segundo semestre.


17º
Artur Jorge - TEC

nota ge 6.0
público 8.1


O time não teve grande atuação, especialmente com dificuldades no meio-campo, mas encontrou uma forma de vencer e somar os três pontos.



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro