Time é superior em todo o jogo, mas acumula erros de finalizações e esbarra, mais uma vez, em duelo contra adversário que joga para se defender
Botafogo 0 x 0 Cuiabá | Melhores Momentos | 33ª Rodada | Brasileirão 2024
O Botafogo deixou de vencer o Cuiabá na tarde do último sábado, no Nilton Santos, e empatou sem gols em duelo válido pela 32ª rodada do Brasileirão. O time de Artur Jorge entrou em campo com força máxima, foi superior na maior parte do jogo, mas esbarrou na falta de capricho para converter o alto índice de chances criadas em gols.
A equipe teve 70% de posse de bola e finalizou 27 vezes, mas metade delas foram direto para fora - o Cuiabá chutou apenas quatro vezes em gol. Com o resultado, o Alvinegro mantém a liderança, agora com quatro pontos para o segundo colocado que é o Palmeiras.
Escalação inicial do Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
Time domina, mas para em Walter e na trave
Assim como em todo o jogo, os primeiros 45 minutos do duelo tiveram domínio do Alvinegro. O time chegou ao ataque investindo em cruzamentos pelo alto, chutes da entrada da área e na individualidade, porém, as tentativas esbarram na defesa numerosa do Cuiabá, que na maioria das vezes tinha seis homens próximo ao gol.
As primeiras investidas partiram da individualidade de Luiz Henrique, que duas vezes colocou a bola na área, mas que ninguém conseguiu chegar. A primeira finalização só foi acontecer aos 20 minutos, depois de Savarino arriscar um chute da intermediária, a bola explodir na defesa e sobrar para Barboza chutar desajeitado, mas com perigo (vídeo abaixo).
Aos 20 min do 1º tempo -chute defendido de Savarino do Botafogo contra o Cuiabá (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-20-min-do-1o-tempo-chute-defendido-de-savarino-do-botafogo-contra-o-cuiaba-13087000.ghtml)
O Cuiabá, apesar de ser o vice-lanterna do campeonato, respondia com rápida transição ofensiva, na velocidade de Derik Lacerda e Clayson, mas sem se impor por muito tempo.
Para tentar ter mais força e número na frente, o time se remontou na saída de bola, com Gregore - apesar de já fazer a função - aparecendo com mais frequência na linha de três. Isso fez com que os laterais avançassem mais, e inusitadamente Barboza surgisse como elemento surpresa no último terço.
Aos 31, o Botafogo parecia nervoso com a dificuldade de entrar na área na troca de passes e viu o Cuiabá, que mais se defendia, quase abrir o placar. Marlon Freitas afastou uma bola em cobrança de escanteio de Clayson, que Marllon desviou na segunda trave. O pé providencial do volante impediu o que seria injusto naquele momento pelo pouco volume criado pelo visitante.
As melhores chances alvinegras foram já no fim do primeiro tempo, quando Thiago Almada recebeu passe de Vitinho na entrada da área e chutou forte obrigando Walter a fazer uma bela defesa. Dois minutos depois, Igor Jesus desperdiçou boa chance ao cabecear para fora, apesar de muito perto, e logo na sequência Savarino cobrou falta, que Walter defendeu. Mas o ápice da etapa inicial foi o chute forte de Marlon Freitas na intermediária. A bola venceu o goleiro, mas bateu na trave e a defesa afastou na sequência.
Aos 51 min do 1º tempo - chute de fora da área na trave de Marlon Freitas do Botafogo contra o Cuiabá (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-51-min-do-1o-tempo-chute-de-fora-da-area-na-trave-de-marlon-freitas-do-botafogo-contra-o-cuiaba-13087055.ghtml)
+ Artur Jorge lamenta empate do Botafogo, reclama de cera e questiona fair play: "Eu não gosto"
+ Atuações: Igor Jesus é o pior em empate do Botafogo; dê suas notas
Mudanças no segundo tempo e falta de capricho
O time voltou para o segundo tempo sem mudanças inicialmente e manteve o repertório dos primeiros 45 minutos. A construção com a bola no pé em direção ao gol dava lugar às tentativas de bolas alçadas na área e chutes de fora na tentativa de furar a defesa adversária esforçada.
Aos 16 min do 2º tempo - cabeceio para fora de Bastos do Botafogo contra o Cuiabá (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-16-min-do-2o-tempo-cabeceio-para-fora-de-bastos-do-botafogo-contra-o-cuiaba-13087111.ghtml)
Foi então que Artur Jorge realizou as primeiras modificações, tirando Thiago Almada e Alex Telles para as entrada de Júnior Santos e Cuiabano, respectivamente. Depois, colocou Eduardo e tirou Vitinho.
As mudanças, além de dar novo fôlego, também trocou a formatação tática do time, com uma linha de três defensiva ainda mais definida na saída de bola. A tentativa parecia pontencializar um dos lados, com o lateral-esquerdo mais avançado e Júnior Santos próximo. Eduardo passou a ser o construtor fazendo dupla com Marlon, agora mais recuado.
Apesar da intenção ter sido rechear o último terço de jogadores com mais poder de finalização, a falta de entrosamento também foi um dificultador. Mas, a calibragem baixa da pontaria do dia foi determinante para que o time não conseguisse chegar ao gol.
Aos 28 minutos, Luiz Henrique chutou colocado, mas a bola foi direto para fora. Depois, Igor Jesus, Savarino e Barboza emendaram uma sequência de novas tentativas, que não entraram. Aos 37 foi a vez de Júnior Santos perder a chance mais clara da etapa complementar, depois de jogada de Marlon Freitas, que encontrou Igor Jesus em profundidade. O atacante cruzou para Júnior Santos na entrada da pequena área, livre para fazer o gol. Ele chutou de primeira, mas a defesa afastou (vídeo abaixo).
Aos 37 min do 2º tempo - chute de dentro da área defendido de Júnior Santos do Botafogo contra o Cuiabá (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-37-min-do-2o-tempo-chute-de-dentro-da-area-defendido-de-junior-santos-do-botafogo-contra-o-cuiaba-13087153.ghtml)
- Tivemos algum demérito também em algumas finalizações, mas temos que saber lidar com isso de uma forma natural, ainda que não possamos estar satisfeitos, porque não estou satisfeito, obviamente, com o resultado. Um ponto aqui hoje foi curto para aquilo que a equipe produziu e não estou satisfeito com o desempenho - avaliou Artur Jorge em coletiva de imprensa após o jogo.
O Botafogo foi, mais uma vez, dominante, mas tropeçou diante dos próprios erros e de um Cuiabá que viajou até o Rio de Janeiro para se defender. Agora, o elenco terá 10 dias para focar na reta final em busca do título do Campeonato Brasileiro e da Libertadores. A "prévia" da final continental é o próximo compromisso do Alvinegro, que enfrenta o Atlético-MG na retomada após a Data Fifa, no dia 20 de novembro, em Belo Horizonte.
+ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!