Páginas

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Análise: Botafogo e Textor perdem tempo precioso com Carlos Leiria



Se Carioca é pré-temporada, Alvinegro não absorve quase nada nos primeiros jogos de 2025













]



Assista também no



Botafogo 0 x 2 Madureira | Melhores momentos | 9ª rodada | Campeonato Carioca


Se a temporada para John Textor só começa em abril, o Botafogo está jogando fora um precioso (e raro) tempo de preparação com Carlos Leiria. A derrota por 2 a 0 para o Madureira neste domingo, pela 9ª rodada do Campeonato Carioca, foi mais uma prova.


+ Leiria defende planejamento do Botafogo: "Sou o treinador e assumo a responsabilidade"


São raras as oportunidades de um bom futebol mostrado pelo Alvinegro até agora na temporada. Em Cariacica isto se repetiu: o time jogou mal, teve dificuldade de criar e foi castigado pelo Tricolor Suburbano nos contra-ataques.


O Campeonato Carioca pode importar cada vez menos em termos de competitividade para os envolvidos na SAF, mas qual é a régua para o desempenho? O jogo contra o Madureira foi com um time basicamente reserva, mas o Alvinegro já mostrou a mesma pobreza de ideias atuando com força máxima - o exemplo é a derrota para o Flamengo, na Supercopa.


Até onde a culpa é só de Carlos Leiria nisso tudo? Há uma significativa parcela de responsabilidade em um treinador que dá a impressão de que consegue extrair pouco do atual campeão brasileiro e continental. Apesar da perda de algumas peças, o elenco continua competitivo o suficiente para fazer força contra times de menor expressão do Rio de Janeiro.





Savarino em Nova Iguaçu x Botafogo pelo Campeonato Carioca — Foto: André Durão


No dia a dia, o prestígio de Leiria não é dos maiores. Muitas das decisões do treinador não são bem vistas internamente e há desânimo por causa das atuações recentes. Em Cariacica, por exemplo, boa parte das instruções vindas do banco de reservas foram de Marlon Freitas, Barboza e Gregore, jogadores que não entraram na partida.


+ Contratações do Botafogo para 2025: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

+ Vai e vem do mercado: acompanhe as últimas movimentações dos clubes


Mas não é só Carlos Leiria. Todo este contexto passa diretamente pela decisão de Textor de demorar para decidir quem será o próximo treinador. Jardine, Vasco Matos, Rafa Benítez, Roberto Mancini, Tite, Tata Martino... A lista de tentativas para o novo nome é grande e a paciência é justa, mas apenas até certo ponto em que jogadores são expostos a situações negativas dentro de campo.





Carlos Leiria, técnico interino do Botafogo no Carioca 2025 — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF


Se o Carioca faz parte da pré-temporada, os jogadores não estão absorvendo conceitos táticos e técnicos que serão usados para o restante da temporada - seja o treinador contratado Tite ou Roberto Mancini, de estilos de comando completamente diferentes.


Pode-se usar como exemplo 2024, quando o Botafogo iniciou a temporada com Tiago Nunes, passou por Fábio Matias e contratou Artur Jorge apenas em abril. A questão é que o peso de 2025 não é o mesmo da última temporada, quando o clube disputou as fases preliminares da Conmebol Libertadores. Desta vez, já houve de cara a possibilidade da conquista de dois títulos inéditos: Supercopa e Recopa Sul-Americana. Um já foi riscado da lista.


Assista também no



"Botafogo não aproveitou nada dos jogos do Carioca", analisa Pedro Dep | Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/botafogo-nao-aproveitou-nada-dos-jogos-do-carioca-analisa-pedro-dep-voz-da-torcida-13328197.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


🗞️ Leia mais notícias do Botafogo



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!