Alvinegro não joga bem, leva sufoco dos catarinenses, mas conquista a vitória pela primeira vez nas últimas cinco partidas
O Botafogo não convenceu, mas finalmente voltou a vencer no Brasileiro. Depois de quatro partidas sem ganhar, o Alvinegro derrotou o Figueirense por 1 a 0, neste sábado, no Engenhão, gol de Andrezinho. Com a vitória, a primeira de Seedorf com a camisa do Glorioso, a equipe carioca chega a 20 pontos, ocupando a sexta colocação. Já Figueira segue na lanterna, com oito pontos.
Confira os melhores lances da vitória do Fogão!
Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Atlético-GO, sábado que vem, às 18h30, no Serra Dourada, enquanto o Figueirense recebe a Portuguesa, no mesmo dia, mas às 21h, no Canindé.
CHANCES DOS DOIS LADOS
O lanterna do Brasileiro não se deixou intimidar no começo do jogo. A primeira jogada de real perigo foi do Figueira. Logo aos quatro minutos, Aloísio recebeu bom passe em profundidade, mas chutou para fora. Logo depois, o mesmo Aloísio perdeu uma chance ainda maior. O atacante desvencilhou-se de Fábio Ferreira, mas finalizou em cima do goleiro Jefferson.
Seedorf venceu a 1ª (Foto: Paulo Sergio) |
Os apuros alvinegros continuaram em seguida, quando Almir atacou pela esquerda, após boa descida de Guilherme Santos, mas chutou por cima. Porém, o Botafogo respondeu já na jogada seguinte: o holandês Seedorf cobrou falta da entrada da área, mas a bola passou à direita da trave.
Entre os 15 e 40 minutos, o jogo ficou feio. Os dois times erravam muitos passes e não conseguiam criar perigo. A única jogada de real perigo foi um gol anulado de Brinner, após falta de ataque. Para quem foi ao Engenhão já quase vazio, assistir à partida entre esses instantes, sem qualquer lance audacioso ou digno de nota, foi um teste para se manter acordado.
Por outro lado, o fim do primeiro tempo reservou chances claríssimas ao Botafogo. Aos 42, Seedorf deu lindo lançamento para Elkeson, que driblou Anderson Conceição e chutou rasteiro. O goleiro Ricardo espalmou de leve e a bola ainda bateu na trave. Quase o primeiro gol do jogo.
Gol esse que só não saiu logo depois porque o atacante Rafael Marques perdeu duas ótimas chances. A primeira, após furar depois de cruzamento de Seedorf, que fez grande jogada pela esquerda. Depois, em uma bola sobrada na grande área, em que o atacante, em impedimento, chutou mal. Os erros fizeram a torcida alvinegra gritar por Loco Abreu: "Uh, El Loco!"
GOL E ERROS INFANTIS
Após o intervalo, Oswaldo de Oliveira abriu mão de Rafael Marques e o esquema 4-4-2. Com a entrada de Vitor Júnior, o treinador voltou ao 4-2-3-1. Porém, o marasmo de boa parte da primeira etapa se repetiu nos primeiros minutos após o intervalo. Com muitos erros de passe e jogadas pouco objetivas, Botafogo e Figueirense não conseguiam chegar ao gol.
Aos 14, porém, o primeiro zero saiu do placar. Andrezinho conduziu bola pelo meio e chutou rasteiro. A bola desviou em Anderson Conceição e entrou: 1 a 0 Botafogo.
Animado, o Glorioso seguiu em cima dos adversários e teve chances de fazer o segundo. Seedorf fez bela jogada pelo lado esquerdo, deu um pique para evitar a saída da bola e ainda deu um lindo passe para Márcio Azevedo. Na jogada, o lateral ficou livre, mas não chutou: tentou cruzar para Vitor Júnior, que não alcançou a bola.
Dupla celebra gol (Foto: Paulo Sergio) |
O Figueirense não conseguia chegar ao ataque, raramente atravessava o meio de campo com a bola nos pés. E a missão dos sulistas de empatarem o jogo, que já era difícil, se tornou quase impossível aos 32, quando o lateral Pablo recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
A vitória já parecia algo certo para o Botafogo, mas Vitor Júnior cometeu um ato infantil logo depois de o Alvinegro conquistar sua vantagem numérica. O meia, que entrara no intervalo, já tinha visto um cartão amarelo e estava automaticamente suspenso do jogo contra o Atlético-GO. Porém, ao colocar a mão na bola propositalmente na área, voltou a ser advertido e foi também expulso. Na saída de campo, foi chamado de "burro" pelos torcedores.
No finzinho, o Figueirense quase puniu o Botafogo. Aloísio partiu livre do meio de campo e chutou, mas Jefferson defendeu mais uma vez. Na sobra, o atacante tentou novo chute, mas Brinner cortou quase em cima da linha, salvando o Bota. Ainda houve tempo para Seedorf tentar fazer o segundo gol alvinegro, mas seu chute de longe foi bem defendido pelo goleiro Ricardo.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 FIGUEIRENSE
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 28/7/2012, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Altemir Haussmann (Fifa-RS) e Marcelo Barison (RS)
Renda e público: R$ 99.350,00 / 3.401 pagantes
Cartões amarelos: Lucas, Vitor Júnior (BOT); Pablo, Ronny (FIG)
Cartões vermelhos: Pablo (FIG); Vitor Júnior (BOT)
Data/hora: 28/7/2012, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Altemir Haussmann (Fifa-RS) e Marcelo Barison (RS)
Renda e público: R$ 99.350,00 / 3.401 pagantes
Cartões amarelos: Lucas, Vitor Júnior (BOT); Pablo, Ronny (FIG)
Cartões vermelhos: Pablo (FIG); Vitor Júnior (BOT)
GOL: Andrezinho, 14'/2ºT (1-0)
BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Renato, Fellype Gabriel (Jadson, 36'/2ºT), Seedorf (Rodrigo Dantas, 47'/2ºT) e Andrezinho; Elkeson e Rafael Marques (Vitor Júnior, intervalo). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
FIGUEIRENSE: Ricardo, Pablo, Anderson Conceição, Fred e Guilherme Santos; Jackson, Túlio, Doriva (Pittoni, 20'/2ºT) e Almir (Guilherme Lazaroni, 19'/2ºT); Ronny (Deretti, 27'/2ºT) e Aloísio. Técnico: Hélio dos Anjos.
Leia mais no LANCENET!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!