Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

PRÉ-JOGO>Fla x Bota: camisas 10 de diferentes gerações se enfrentam no Engenhão


Rubro-Negro estreia Carlos Eduardo, que tenta retomar a carreira e sonha com a Copa. Artilheiro do time, veterano Seedorf conduz o Alvinegro


As 36 anos, Seedorf tem a história que Carlos Eduardo, de 25, sonha escrever. O holandês, craque do Botafogo, é uma referência no futebol mundial e coleciona admiradores. Um deles é o principal reforço do Flamengo neste início de temporada. Neste domingo, eles se encontrarão pela primeira vez no clássico, válido pela sétima rodada da Taça Guanabra, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Será um confronto inédito, de dois jogadores de gerações distintas, mas talentosas. Mais jovem, Carlos Eduardo sabe do que Seedorf é capaz.

- Não o enfrentei em nenhum momento na Europa. É conhecido mundialmente, tem uma qualidade técnica muito alta, faz o Botafogo jogar. Não podemos deixá-lo livre - disse o meia-atacante rubro-negro.

Quase nove meses depois da saída de Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo volta a ter um camisa 10. Carlos Eduardo chega com a responsabilidade de conduzir o reformulado time rubro-negro. Um jovem que ainda acumula planos e que espera estar na Copa do Mundo do ano que vem. Depois de dois anos de poucos jogos no futebol europeu, CE10 vai estrear. O técnico Dorival Júnior ainda não decidiu se ele começará. O jogo pode garantir a classificação da equipe: para isso, basta vencer, pois chegaria a 19 pontos e não seria mais alcançada.

O camisa 10 do Botafogo é gabaritado. Seedorf é multicampeão e construiu uma carreira brilhante na Europa por alguns dos principais clubes do mundo, jogou a Copa de 1998 e desde a chegada ao Brasil, no segundo semestre do ano passado, encanta pelo talento e pelo profissionalismo. No Carioca de 2013, participou de quatro jogos, sendo que começou um no banco. Foram quatro gols e duas assistências. É o artilheiro e o pilar do time.

Com 14 pontos no Grupo A, o Botafogo também garante o primeiro lugar de sua chave se vencer o clássico. A motivação tanto do Rubro-Negro como do Glorioso é grande para garantir o primeiro lugar geral da fase inicial daTaça Guanabara. Quem conseguir isso joga pelo empate tanto na semifinal como numa eventual decisão.

Rodrigo Nunes de Sá apita a partida. O Premiere exibe o jogo ao vivo para todo o Brasil através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.




Flamengo: Dorival Júnior não divulgou a escalação. Ele garante que Carlos Eduardo vai estrear, mas não antecipou se será como titular. Se não for, Cleber Santana entra no meio-campo, e o esquema passará do 4-3-3 para o 4-4-2. Outra dúvida do técnico: Cáceres ou Amaral. A provável formação: Felipe, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Cáceres (Amaral), Ibson e Elias; Carlos Eduardo (Cleber Santana), Hernane e Rafinha.

Botafogo: com a confirmação do veto a Marcelo Mattos, o técnico Oswaldo de Oliveira vai escalar o lateral-esquerdo Julio Cesar, ex-Flamengo, na posição, já que Lucas Zen e Gabriel ainda não estão em condições de jogo. Com isso, a formação será: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Bolívar e Márcio Azevedo; Julio Cesar, Fellype Gabriel, Seedorf, Lodeiro e Vitinho; Bruno Mendes.




Flamengo: Thomás, com lesão no tornozelo direito, e Nixon e Gabriel, que fazem reforço muscular, não jogam. Mattheus não será relacionado. Segundo Dorival, ele está atrás de Renato, Cleber Santana e Rodolfo na fila de meias.

Botafogo: Gabriel participou de um coletivo depois de uma série de lesões na coxa direita, mas não tem condições de jogar. Lucas Zen, Renato e Andrezinho estão entregues à preparação física, mas apenas o terceiro pode participar do clássico, ficando no banco de reservas. Já Marcelo Mattos, com uma torção no tornozelo direito, e Gilberto, com uma lesão na coxa direita, estão vetados.



Flamengo: Carlos Eduardo não disputa uma partida oficial desde 6 de dezembro e nos dois últimos anos esteve apagado no futebol europeu. Mas a hora de retomar os planos chegou. Neste domingo, ele entrará em campo com a camisa 10 rubro-negra pela primeira vez.

Botafogo: cada vez mais firme na posição de titular, Vitinho é uma das grandes atrações do time neste começo de temporada. O jogador ainda está em busca de seu primeiro gol no ano.




Dorival Júnior, técnico do Flamengo: “Que a equipe mantenha a postura que vem apresentando, que jogue com o comprometimento que vem tendo, fazendo com que os resultados aconteçam. Novamente um clássico, certeza de grande jogo, duas equipes brigando pelo resultado. Vamos aguardar. Espero que o Flamengo esteja preparado para fazer um grande jogo”.

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Cada jogo tem sua importância, e esse é decisivo. Não há a menor dúvida da força que a vitória sobre o Flamengo pode exercer no time. Provavelmente, ambos vão se classificar e ainda podem se encontrar numa fase mais avançada da competição".




* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Os últimos cinco jogos disputados entre Flamengo e Botafogo terminaram empatados: 0 a 0 e 1 a 1 no Brasileiro de 2011; 0 a 0 no Carioca de 2012; e 0 a 0 e 2 a 2 no Brasileiro de 2012.

* O Botafogo nunca venceu o Flamengo no Engenhão. As duas equipes já se enfrentaram em dez oportunidades no estádio, com duas vitórias do Flamengo e oito empates.

* Apesar de toda a tradição do clássico, Flamengo e Botafogo decidiram apenas cinco vezes o Campeonato Carioca, com três conquistas do Rubro-Negro e duas do Alvinegro.




Flamengo e Botafogo se enfrentaram em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, no dia 1º de dezembro. O clássico pouco valia, mas acabou marcado por muita luta e empenho. Os garotos Sassá e Nixon marcaram os primeiros gols da partida para suas equipes. Vitor Júnior e Vagner Love completaram o placar, que ficou no 2 a 2. O Flamengo entrou em campo com: Paulo Victor, Wellington Silva, Renato Santos, González e Ramon; Amaral, Cáceres, Mattheus (Hernane) e Adryan (Wellington Bruno); Vagner Love e Nixon (Paulo Sérgio). Já o time alvinegro foi formado por: Renan; Lennon (Cidinho), Brinner, Fábio Ferreira e Lima; Jadson, Gabriel (Renato), Fellype Gabriel, Seedorf (Vitor Júnior) e Lodeiro; Sassá.
Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!