Páginas

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Após tentativas frustradas, Botafogo e Rafael Moura selam união em contrato com metas


A questão física foi fator de debate no clube, mas os números de 2020 dão confiança de que o centroavante de 38 anos tem qualidade e fôlego para disputar a Série B



Foram quatro tentativas ao longo dos últimos cinco anos. Agora, enfim, o Botafogo acertou a contratação de Rafael Moura. Aos 38 anos e credenciado pela última temporada, o centroavante chega ao clube para ser o principal homem de referência do time de Marcelo Chamusca.


Contudo, também há espaço para incertezas. O He-Man estava no radar da diretoria desde o início da temporada, mas a idade mais avançada em relação a concorrentes jogava contra o atacante. Tanto que a primeira opção foi Anselmo Ramon, de 32 anos, que preferiu ficar na Chapecoense.


A questão física foi fator de debate no Botafogo, mas os números de 2020 dão confiança de que o jogador tem qualidade e fôlego para disputar a Série B. Com a aprovação nas análises, o clube amarrou o contrato com metas a serem atingidas e acredita que a dupla de garotos Rafael Navarro e Matheus Nascimento também pode contribuir.





Último clube de Rafael Moura foi o Goiás: 24 gols em 68 partidas — Foto: Rosiron Rodrigues



Como chega o He-Man?


Se os 38 anos dão margem para dúvida sobre o rendimento do centroavante, os números jogam a favor. Rafael fez 12 gols em 2019, quando chegou ao Goiás, e outros 12 na última temporada, antes de deixar o clube esmeraldino. Isso com uma média de mais de 40 partidas disputadas que ele mantém desde 2014, período em que também passou por Internacional, Figueirense, Atlético-MG e América-MG.


A média de gols compete com os dois centroavantes do Botafogo em 2020, Pedro Raul e Matheus Babi. Pedro marcou 12 vezes, enquanto Babi fez 11 na última temporada. O número também é maior comparado aos artilheiros do clube nos últimos anos. Só Roger, em 2017, foi melhor ao conseguir 17.


He-Man jogou 31 das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2020 e marcou nove gols. No time do Goiás, ele esteve entre os cinco jogadores com mais minutos em campo no torneio.





Veja os gols de Rafael Moura no Brasileirão 2020 (https://globoesporte.globo.com/video/veja-os-gols-de-rafael-moura-no-brasileirao-2020-9567636.ghtml)



Negociações frustradas

A primeira vez que o Botafogo foi atrás de He-Man foi em 2016. No início daquela temporada, os cariocas entraram na briga com o Atlético-MG para contar com o centroavante. Rafael estava em processo de rescisão com o Internacional, clube que havia defendido entre 2012 e 2015.



O Botafogo estava à procura de um camisa 9 desde a saída do uruguaio Álvaro Navarro, mas não foi daquela vez que Rafael Moura pintou em General Severiano. O centroavante se acertou mesmo com o Galo e acabou emprestado ao Figueirense em 2016.


Rafael Moura pelo Internacional (2012-2015): 121 jogos e 29 gols
Rafael Moura pelo Figueirense (2016): 40 jogos e 14 gols
Rafael Moura pelo Atlético-MG (2017): 49 jogos e 10 gols


Antes de o Botafogo tentar a contratação do jogador, He-Man havia passado por Vitória, Paysandu, Corinthians, Fluminense, Lorient (França), Athletico-PR e Goiás. No rival tricolor, Rafael Moura teve destaque ao marcar 27 gols em 68 jogos, nas temporadas 2011 e 2012.


Com a "derrota" para o Atlético-MG, o Botafogo voltou à carga por Rafael Moura para a temporada 2018. O nome foi avaliado ainda em dezembro de 2017, quando buscava um substituto para Roger. O salário alto afastou He-Man do clube carioca. O atleta tinha a preferência pela renovação com o Atlético-MG, mas acabou indo para o América-MG, onde marcou nove gols em 40 jogos.


+ Rafael Moura explica recusas ao Botafogo





Em primeira tentativa por Rafael Moura, Botafogo esbarrou em negociação do atacante com o Atlético-MG — Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG


Mas o Botafogo não desistiu. Com o fim do contrato com o Coelho, Rafael Moura admitiu negociar com a equipe alvinegra para a temporada 2019. Mais uma vez, o negócio não aconteceu e He-Man foi para o Goiás, clube que defendeu nas temporadas 2019 e 2020, com 24 gols em 68 partidas.



A insistência teve final feliz só em 2021. Após conversas nas últimas semanas, Rafael Moura já esteve no Estádio Nilton Santos e realizou exames médicos para assinar com o Botafogo. A tendência é que o contrato com o centroavante vá até o fim de 2021, mas com cláusula de renovação.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!