Dos 49 jogos pelo Olympique de Marselha, atacante foi titular em 15
Após duas temporadas na França, Luis Henrique voltará ao Botafogo ainda precisando confirmar as qualidades promissoras que atraíram a atenção do Olympique de Marselha em 2020. O atacante tinha 18 anos quando deixou o Brasil e não conseguiu se afirmar em solo francês.
+ Botafogo acerta com volante Marlon Freitas, do Atlético-GO, para 2023
No período, o jovem marcou um gol em 49 partidas. Ele atuou em 24 jogos na primeira temporada - em sete como titular - e em 25 na segunda, quando começou oito vezes jogando. O número de assistências é um pouco mais expressivo: seis.
Luis Henrique, atacante do Olympique de Marselha — Foto: Getty Images
A reportagem de ge consultou dois jornalistas que acompanharam a trajetória de Luis Henrique no Olympique para entender por que o garoto não conseguiu se destacar. Os dois foram unânimes em um dos motivos, que seria a falta de encaixe no estilo de jogo de André Villas-Boas, treinador à época.
+ Botafogo tenta convencer clubes para contratar Ojeda e Matheus Pereira
- A chegada de Luis Henrique foi estranha. Villas-Boas não o conhecia, queria um camisa 9, e rapidamente viu que Luis não poderia ser um centroavante. Por isso o jogador foi pouco utilizado - afirmou Fabrice Lamperti, do diário La Provence, de Marselha e região.
Gol do Botafogo! Luis Henrique faz jogada individual e marca o quinto, aos 34' do 2º Tempo (https://ge.globo.com/futebol/video/gol-do-botafogo-luis-henrique-faz-jogada-individual-e-marca-o-quinto-aos-34-do-2o-tempo-8658571.ghtml)
Villas-Boas deixou o clube no meio da temporada de 2020/2021, e Luís Henrique passou a ter mais chances com o novo técnico, Jorge Sampaoli, até o fim dos campeonatos daquele período. As boas atuações fizeram as expectativas para 2021/2022 aumentarem.
+ Exames confirmam fraturas nos ossos da face de Victor Cuesta, do Botafogo
- Quando Sampaoli chegou, o Luis Henrique fez algumas entradas interessantes, pela esquerda, com várias assistências. Então pensamos que, na temporada seguinte, ele poderia desempenhar um papel importante. Mas ele era muito, muito tímido. Sem correr riscos, sem driblar, ele desapareceu rapidamente - opinou Lamperti.
+ Castro contesta pedido de mudanças no Botafogo: "Vamos usar jogadores que não estão prontos?"
- Suas atuações melhoraram com a chegada de Sampaoli, ele deu algumas assistências, seus pivôs foram bons. Uma boa promessa para o futuro. Mas acabou perdendo a confiança de Sampaoli e não foi inscrito na lista para a Conferência da Liga Europa. Os torcedores ficaram desapontados porque Luis Henrique custou 8 milhões de euros - comentou Stanislas Touchot, jornalista que cobre o Olympique pra a agência de notícias AFP.
Botafogo perde para o Cuiabá e termina a rodada em décimo (https://ge.globo.com/video/botafogo-perde-para-o-cuiaba-e-termina-a-rodada-em-decimo-10747662.ghtml)
+ Botafogo tenta convencer clubes para contratar Ojeda e Matheus Pereira
Mesmo que não tenha ido bem com os números, a expectativa de quem acompanhou o garoto de perto é que o aprendizado no período o ajude a retomar o bom futebol no Brasil:
+ Leia mais notícias do Botafogo
- Acho que Luis Henrique é muito jovem e pode ainda faltar um pouco de personalidade para se impor. A Europa às vezes pode ser difícil para brasileiros muito jovens, embora Luis Henrique parecesse feliz em Marselha. No geral, foi decepcionante a passagem dele por aqui. Ele mostrou qualidade em alguns jogos, mas não com frequência suficiente. Agora vamos acompanhá-lo no Botafogo - conclui Lamperti.
+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!
Aos 20 anos, Luis Henrique voltará ao Botafogo para ficar por um ano e meio. Seu contrato irá até o fim de 2023 e tem obrigação de compra prevista, desde que metas sejam cumpridas. Caso a compra seja exercida pelo Botafogo, o valor desembolsado na operação inteira será semelhante ao que recebeu dois anos atrás do próprio Olympique: oito milhões de euros, o equivalente a R$ 43 milhões na cotação atual.
Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Fonte: GE/Por Davi Barros e Renata de Medeiros — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!