Para se distanciar do Z-4, time de Castro precisa retomar bons momentos no campeonato, como o vivido diante do rival 19 rodadas atrás
O Botafogo reencontra o Flamengo neste domingo (28), às 18h, no Nilton Santos, 113 dias depois do clássico do primeiro turno em que saiu com a vitória sobre o rival em Brasília. Diante do seu torcedor, que deve lotar a casa alvinegra, o time espera retomar contra o rival a sequência positiva de que precisa para respirar mais longe do Z-4.
+ Botafogo negocia empréstimo de Erison ao Estoril, de Portugal
As 19 rodadas que separam os dois confrontos foram turbulentas para o Botafogo. Em grande parte do campeonato, o time sofreu com uma média de sete desfalques por partida, precisou improvisar um sistema de jogo que não tem a simpatia de Castro - com uma linha de três zagueiros de origem -, foi eliminado pelo América-MG da Copa do Brasil sofrendo cinco gols nos dois jogos e chega para o clássico de domingo com uma sequência de quatro jogos sem vencer.
Erison em Flamengo x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Mas também houve o que comemorar neste caminho, como boas atuações diante de Atlético-MG, Santos e Athletico-PR, consideradas as melhores do time na temporada. Os imprevistos também fizeram surgir Jeffinho, que vem sendo o melhor da equipe, mesmo que o placar não venha sendo favorável.
O antes...
Na quinta rodada, quando aconteceu o primeiro confronto, ainda pairava muita expectativa e curiosidade sobre as ideias de Luís Castro, que recém havia completado um mês à frente do comando técnico alvinegro. Agora, o projeto do treinador português está em curso há mais tempo, mas ainda oscila entre altos e baixos - o que deixa em aberto qual Botafogo entrará em campo no domingo.
+ Escalação do Botafogo: Castro pode mudar defesa para jogo com Flamengo
No primeiro clássico do Brasileirão, por exemplo, o time ainda sofria com carências por falta de opção no elenco - o que hoje, depois da segunda janela de transferências do ano, já não é mais uma realidade. Em Brasília, Kanu ainda era o titular do lado direito da zaga do Botafogo, Daniel Borges era improvisado na lateral esquerda, Oyama jogava ao lado de Tchê Tchê, e Sauer empolgava como atacante de lado.
O Botafogo de maio: Gatito; Saravia, Kanu, Cuesta e Daniel Borges; Oyama, Tchê Tchê e Lucas Fernandes; Gustavo Sauer, Victor Sá e Erison.
Aos 5 min do 2º tempo - gol de fora da área de Erison do Botafogo contra o Flamengo (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-5-min-do-2o-tempo-gol-de-fora-da-area-de-erison-do-botafogo-contra-o-flamengo-10556147.ghtml)
E o depois
Mais de três meses depois, a carência na lateral-esquerda foi suprida com a chegada de Marçal, que tomou conta da posição desde que chegou. Kanu perdeu espaço para Philipe Sampaio, que disputa posição com Adryelson, reforço da última janela. Sauer passa por longo período no departamento médico, mas sua ausência quase não é notada, dadas as boas atuações de Jeffinho.
+ Leia mais notícias do Botafogo
No meio de campo, Eduardo chegou para fazer companhia a Lucas Fernandes na movimentação e criação do time. Tchê Tchê tem jogado em uma função mais recuada, guarnecendo a defesa alvinegra. Na frente, também tem cara nova: Junior Santos, que estreou com gol na rodada passada, diante do Juventude.
O provável Botafogo deste domingo: Gatito; Saravia (Rafael), Philipe Sampaio (Adryelson), Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Eduardo e Lucas Fernandes; Jeffinho, Victor Sá e Junior Santos.
Davi Barros analisa confronto entre Botafogo x Flamengo (https://ge.globo.com/video/davi-barros-analisa-confronto-entre-botafogo-x-flamengo-10885205.ghtml)
Outro reforço - mas, neste caso, que vem do departamento médico - é a presença de Rafael. O lateral-direito havia se lesionado no primeiro jogo da temporada. Em maio, no primeiro confronto com o Flamengo, ele estava em fase inicial de recuperação. Agora, disputa com Saravia a vaga no time de Castro.
+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!
Com caras novas em todos os setores com relação à vitória sobre o Flamengo do primeiro turno, o Botafogo espera retomar bons momentos para se distanciar do Z-4. Hoje, o time tem quatro pontos a mais que o Avaí, o time que abre a zona da degola.
Para o confronto, Castro não terá o autor do gol alvinegro sobre o rival. Erison trata lesão no tornozelo esquerdo e dificilmente será relacionado. Assim, Junior Santos deve ser mantido no ataque.
Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Por Redação do ge — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!