LANCE! mostra como atacante do Botafogo marcou e se posicionou para marcar gols pelo Olympiacos, último clube antes de chegar ao Alvinegro; estreia deve ser contra o Fortaleza
Tiquinho Soares é atacante do Botafogo (Foto: Vítor Silva; Arte: Anderson Martins / Lance!)
Está chegando a hora. Tiquinho Soares treinou normalmente, se recuperou de um problema muscular que o acompanhou da Grécia e deve ser relacionado pelo Botafogo para a partida contra o Fortaleza, neste domingo, pelo Brasileirão.
+ Botafogo tem mês decisivo e 'oito ou oitenta' para espantar fantasma no Brasileirão
O atacante chega com a expectativa de liderar o ataque do Botafogo e ser um expoente técnico na equipe de Luís Castro. O time passa por dificuldades para encontrar o caminho das redes e o novo camisa 9, com carreira construída basicamente na Europa, tem um peso a mais neste sentido.
Mas o que Tiquinho pode realmente oferecer? O LANCE! analisou de perto todos os 14 gols marcados pelo atacante de 31 anos no Olympiacos, clube que defendeu antes de chegar ao Botafogo, na última temporada.
Alguns padrões já são facilmente notados: apesar de não ser aquele atacante 'estático' e gostar de se movimentar no setor ofensivo, a gritante maioria dos gols de Tiquinho sai em regiões perto da meta adversária. Apenas um tento foi feito de fora da área.
Existem duas 'preferências' do camisa 9 no que diz respeito à forma de marcar: perna direita e cabeça. Mais de 78% dos gols marcados por Tiquinho na Grécia saíram por uma dessas formas.
Justamente por ter o jogo aéreo como uma virtude, Tiquinho era muito visado em cruzamentos. Uma das principais movimentações do camisa 9 se dá em sair do centro da área - entre os dois zagueiros - e ficar atrás do último defensor em relação ao lado do jogador que está cruzando, com a intenção de pegar a defesa de costas. No Olympiacos, a maior parte desses passes vinham do lado direito.
E MAIS: Rafael vive expectativa de ser titular do Botafogo pela primeira vez no Brasileirão
Botafogo fecha a renovação de Jefinho, lateral do sub-20
Botafogo renova com Reydson, capitão do time sub-20
Tchê Tchê acredita em Luís Castro no Botafogo
Victor Cuesta, do Botafogo, anuncia naturalização brasileira
RAIO-X DOS GOLS DE TIQUINHO SOARES
FORMA
Perna direita: 6
Cabeça: 5
Perna esquerda: 2
Peito: 1
POSIÇÃO
Grande área: 7
Pequena área: 6
Fora da área: 1
SETOR
Central: 11
Esquerdo: 3
TIPO DE GOL
Aproveitando rebote de algum chute: 3
Finalização de primeira após cruzamento: 3
Oportunismo: 3
Cobrança de escanteio: 2
Mano a mano com goleiro: 1
Jogada individual: 1
Pênalti: 1
Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)
Vamos.jogodor
ResponderExcluirÉ primeiro jogo