Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Botafogo tem três reforços garantidos para as oitavas da Libertadores



Com Cuiabano, Allan e Igor Jesus, clube ainda tem duas vagas em aberto para o mata-mata




Um Botafogo diferente estará em campo nas oitavas de final da Conmebol Libertadores, em agosto. O Alvinegro já tem, no mínimo, três reforços para a fase mata-mata. O adversário será definido em sorteio na próxima segunda-feira, em Luque, no Paraguai.







Pedro Dep explica expulsão da torcida do Botafogo no estádio em Barranquilla (https://ge.globo.com/podcasts/video/pedro-dep-explica-expulsao-da-torcida-do-botafogo-no-estadio-em-barranquilla-12634290.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



A Conmebol permite que um clube faça cinco alterações na lista dos 50 jogadores inscritos na fase de grupos para as oitavas de final. Deste número, três já estão ocupados: o lateral Cuiabano, o volante Allan e o atacante Igor Jesus.


Cuiabano foi contratado pelo Alvinegro na reta final da janela, mas não pôde jogar a Libertadores porque foi inscrito - e chegou a entrar em uma partida - pelo Grêmio na fase de grupos. A Conmebol permite que um jogador atue por mais de um clube na mesma edição, e o camisa 66 poderá ingressar na lista.


Igor Jesus e Allan, com pré-contratos assinados, chegam ao Alvinegro a partir do dia 1º de julho.


+ Botafogo anuncia pagamento de R$ 130 milhões de dívidas cíveis do clube associativo





Inscritos do Botafogo na Conmebol Libertadores — Foto: Divulgação


Da lista inicial de inscritos do Botafogo na Libertadores, Victor Sá, Emerson Urso, Newton, Janderson, Igo Gabriel, Kayque e Raí deixaram o clube.



O que vem mais?

A tendência é que uma das duas vagas de inscrição restantes para a fase mata-mata seja ocupada por um zagueiro. A posição é a prioridade do Botafogo na janela do meio do ano e nomes para o setor já foram mapeados.


O "quinto nome" está em aberto. Vale ressaltar que o Alvinegro tem jogadores retornando de empréstimo, como Carlos Alberto e Matías Segovia, que estavam no RWD Molenbeek, clube de John Textor, mas o martelo sobre o futuro da dupla ainda não foi batido.


+ Yarlen tenta dar lambreta, e lance termina em confusão em jogo do Botafogo: "Vou fazer de novo"





Allan no Everton — Foto: Tony McArdle/Everton FC via Getty Images


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Análise: Botafogo cria para vencer Junior, mas Artur Jorge vira refém da escolha por time misto



Time joga bem, mas esbarra na falta de eficiência



Empate com gosto de derrota. Afinal de contas, uma igualdade ou revés na situação que o Botafogo estava significariam, na prática, a mesma coisa: com os mesmos pontos que o Junior Barranquilla, mas atrás no saldo de gols, apenas uma vitória colocaria o Alvinegro na liderança do Grupo D da Conmebol Libertadores. O 0 a 0 no Estadio Metropolitano deixou o clube carioca em 2º na chave.








Junior Barranquilla 0 X 0 Botafogo | Melhores Momentos | 6ª rodada | CONMEBOL Libertadores 2024


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



O empate pode ser analisado de duas formas. O primeiro tempo foi praticamente de domínio alvinegro. Soberano na partida, o time brasileiro criou as melhores chances. A etapa final se desenrolava da mesma maneira até a expulsão de Diego Hernández aos 15 minutos. Daí em diante, o time recuou e pouco fez.


Neste contexto, Artur Jorge é, consequentemente, um refém das escolhas que fez. O português optou por um time misto: seis jogadores frequentemente titulares começaram no banco e uma equipe repleta de surpresas entrou em campo - o jovem Yarlen, por exemplo, recebeu chance.


Romero e Tchê Tchê passaram perto de marcar, enquanto Gatito foi mero espectador enquanto a partida estava em 11 contra 11 jogadores. O Alvinegro era dono da posse de bola, mas tinha dificuldade em finalizar as jogadas.


+ Polícia retira torcedores do Botafogo antes do fim do jogo contra o Junior; clube cita "desrespeito"


Futebol é um meio resultadista. E não há como não pensar no que poderia ter sido em uma oportunidade clara que o Botafogo poderia se beneficiar diretamente com um resultado positivo. Apesar do time misto, a equipe foi superior ao Junior Barranquilla no primeiro tempo. Na etapa final, a postura mudou a partir da expulsão de Diego Hernández. Mesmo com um a menos, o Alvinegro se arriscou pouco, não assustou e o duelo virou confortável para os colombianos.





Junior Barranquilla x Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



+ Artur Jorge, do Botafogo, defende escolha por time misto contra o Junior: "A prova foi o que fizemos"


Jogar com dez atletas é difícil, mas fica ainda pior quando a postura muda. O Alvinegro naturalmente ficou menos tempo com a bola, mas praticamente não agrediu o Junior sem a bola. Em alguns momentos, até fez cera e segurou a posse em lances de tiro de meta - mesmo precisando fazer gol.


+ Leia mais notícias do Botafogo


No fim das contas, a análise da classificação é positiva. Afinal de contas, o Botafogo partiu de duas derrotas nos dois primeiros jogos na fase de grupos e fez uma campanha de recuperação. O time sai maior do que começou nesta campanha, mesmo com a 2ª colocação na chave.


Se ter sido vice-líder foi bom ou ruim, apenas o sorteio dos confrontos, na próxima segunda-feira, vai responder. O fato é que o Alvinegro teve a chance de terminar na liderança - e criou para isto em campo -, mas não logrou êxito.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

terça-feira, 28 de maio de 2024

Artur Jorge, do Botafogo, defende escolha por time misto contra o Junior: "A prova foi o que fizemos"



Alvinegro terminou na vice-liderança do Grupo D da Libertadores




O Botafogo finalizou a fase de grupos da Conmebol Libertadores na 2ª posição da Chave D após o empate sem gols com o Junior Barranquilla na noite desta terça-feira, na Colômbia. O Alvinegro, que começara a campanha com duas derrotas em dois jogos, se superou para conquistar a classificação às oitavas com uma rodada de antecedência - o time, porém, perdeu a chance de terminar na liderança ao deixar de vencer. Em entrevista coletiva, Artur Jorge valorizou o esforço do elenco.



Junior Barranquilla 0 X 0 Botafogo | Melhores Momentos | 6ª rodada | CONMEBOL Libertadores 2024


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



- Para os nossos torcedores que eu mais falo e me preocupo passar a mensagem porque eles fazem parte da família. Quero que estejam orgulhosos daquilo que fizemos nessa fase de grupos. A forma como conseguimos a classificação não dependendo desse jogo e a forma como hoje aqui vimos uma equipe de bravos atletas até o último minuto. Fomos dominadores durante 70 minutos e depois, faça o contexto, condicionados porque queríamos ir atrás dessa vitória - afirmou.





Artur Jorge em Junior Barranquilla x Botafogo — Foto: LUIS ACOSTA / AFP


Artur Jorge surpreendeu na escalação, poupando seis titulares e colocando um time misto em campo. O Alvinegro criou as duas melhores chances no primeiro tempo, mas sofreu com a expulsão de Diego Hernández aos 15 minutos da etapa final.


- Foi uma equipe que garante rendimento e a prova foi o que fizemos. É um sinal muito claro que todos têm que estar prontos para jogar, todos os jogadores fazem parte desse elenco, todos precisam de oportunidade. Não podemos nunca baixar a guarda. Hoje tivemos uma equipe que, mesmo com algumas alterações, teve um comportamento de grande nível. Só não resulta no pleno porque não vencemos, e é claro que a expulsão condicionou e mudou a estratégia do jogo para a parte final. Ficamos menos fortes para chegar ao gol adversário porque tivemos menos um. Não negociamos a ambição, hoje tivemos uma equipe extremamente determinada. Tivemos 10 pontos, não nos deu o primeiro lugar, mas deu a classificação, que era o objetivo principal. Vamos ver o sorteio para ver se o primeiro lugar fará diferença ou não - analisou.


Com a vice-liderança, o Botafogo jogará contra um time que terminou na liderança da respectiva chave da Libertadores nas oitavas de final. Por regulamento, o Alvinegro fará o último confronto fora de casa. Os jogos serão decididos por sorteio que ainda não tem data marcada.


Mais declarações de Artur Jorge


Diferença da Libertadores em relação a Champions

- São duas competições muito semelhantes. Eu tive oportunidade já este ano de jogar também uma fase de grupos da Liga dos Campeões. São duas competições muito semelhantes, tendo em conta aquilo que é a dificuldade de cada um dos partidos, aquilo que é a qualidade de cada um dos grupos, são equipas todas elas muito boas, de grande intensidade, de grande nível. Aqui jogamos com contextos ligeiramente diferentes, temos a ver com a questão das viagens, da altitude, muitas vezes também com condições climatéricas muito diferentes de país para país. É uma competição que nos está a dar imenso prazer de participar porque temos visto que é uma competição de muito bom nível naquilo que é o jogo jogado em relação as equipes que disputam esta competição. E, portanto, nesta altura, nós estamos satisfeitos por aquilo que fizemos até ao momento. Sabemos que começamos mal esta competição, mas fizemos um grande trabalho de trás para a frente e terminar hoje esta fase de grupos com os mesmos pontos do primeiro classificado. É um sinal de crescimento, um crescimento que nós queremos que possa ser sustentado, em busca de melhora e é nesse sentido que trabalharemos diariamente para conseguir.



Nova competição nas oitavas

- Para nós começou desde o primeiro jogo, porque tivemos que correr atrás daquilo que fizemos nos dois jogos. É uma competição que já exigiu de nós muito, uma competição que teve que fazer com que todo o elenco se superasse para conseguir esta qualificação. Obviamente que tendo aquilo que é o objetivo alcançado pensaremos em fazer coisas melhores no futuro próximo e portanto iremos ficar de uma forma natural também. O crescimento desta equipe vai se fazendo diariamente, o crescimento é feito em cima de jogos e nós seguramente quando tivermos a oportunidade dos oitavas de final vamos estar melhores, vamos estar mais fortes, vamos tentar obter esse protagonismo, mas acima de tudo também temos a consciência de que vamos ter uma competição muito difícil e, portanto, quanto mais nós conseguimos controlar as expectativas mas nunca diminuirmos.



Critérios de arbitragem distintos entre Libertadores x Brasileiro

- A verdade é que os critérios são exatamente isso, são tomadas de decisão por quem decide. Eu também achei muito pouco três minutos de acréscimos em uma segunda metade, quando nós tivemos uma expulsão, onde nós fizemos todas as nossas cinco substituições, utilizamos as três paragens, achei pouco, confesso, mas é uma questão que a mim ter que deixar de lado, porque eu não controlo, portanto é uma situação que eu não controlando, não vou me desgastar, não vou perder energia com essa situação e eu não quero. Quero perder energia a trabalhar, quero perder energia orientando os meus atletas em busca de vitórias, em busca de sucessos, é dessa forma que eu vejo a minha forma de passar no futebol. Percebo a questão, poderíamos estar aqui a discutir muito daquilo que são critérios, mas neste momento aquilo que fica para mim é o resultado, mas é também a grande entrega dos meus jogadores, a grande entrega da minha equipe, o grande trabalho que hoje o Botafogo aqui fez, e também sendo este um espelho daquilo que foi o trabalho muito bem conseguido nesta fase de grupos, para conseguirmos a qualificação, poderemos desfrutar dela quando oitavas.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Barranquilla, Colômbia

Saiba o que vale o jogo do Botafogo contra o Junior Barranquilla na Libertadores



Premiação, mando nas oitavas e moral estão em jogo no último jogo da fase de grupos




O Botafogo entra em campo contra o Junior Barranquilla, nesta terça-feira, às 19h, pela última rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. A partida será no Estádio Metropolitano e tem a liderança do Grupo D em jogo.


+ Veja a classificação da Libertadores








Voz do Setorista: O que vale o 1º lugar do grupo? Botafogo duela com o Junior Barranquilla (https://ge.globo.com/video/voz-do-setorista-o-que-vale-o-1o-lugar-do-grupo-botafogo-duela-com-o-junior-barranquilla-12629846.ghtml)


Já classificado, o time de Artur Jorge vai com o que tem de melhor, apesar de nove baixas por lesão, para buscar o topo da tabela depois de ficar as três primeiras rodadas da lanterna. A partida determinará o futuro do Alvinegro na competição. Veja o que está em disputa:




Liderança e mando de campo nas oitavas


É importante que o Botafogo vença o duelo para garantir a decisão em casa do jogo de volta das oitavas de final. O regulamento prevê que os primeiros colocados enfrentem os que ficaram na segunda posição, com mando do segundo jogo. E o Alvinegro só depende de si para que isso aconteça: basta uma vitória simples para ultrapassar o Junior Barranquilla na classificação.





Gol de Junior Santos, Botafogo x LDU — Foto: André Durão / ge


O time colombiano é o líder do Grupo D desde o começo da fase: são nove pontos, com duas vitórias, três empates e saldo de três gols. O Botafogo também tem nove pontos, mas saldo inferior, de apenas um gol. Por isso, precisa vencer para garantir o primeiro lugar. Em caso de empate ou derrota, a equipe carioca avança em segundo.




Botafogo terá volta de Tiquinho contra o Júnior Barranquilla (https://ge.globo.com/video/botafogo-tera-volta-de-tiquinho-contra-o-junior-barranquilla-12628387.ghtml)


A Conmebol definirá os confrontos das oitavas em sorteio. Os primeiros colocados de cada chave enfrentam obrigatoriamente os segundos lugares.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Mais dinheiro na conta

Com a classificação às oitavas de final, o Alvinegro já garantiu mais R$ 6,5 milhões aos cofres. Mas Libertadores também premia os times por vitória na fase de grupos.


O time de Artur Jorge já venceu três vezes nesta fase e embolsou até agora R$ 5,1 milhões pelos triunfos. Se vencer nesta terça, o valor pode chegar a R$ 6,8 milhões - a entidade paga R$ 1,7 milhão por vitória.



Ge Botafogo debate situação contratual de Júnior Santos (https://ge.globo.com/podcasts/video/ge-botafogo-debate-situacao-contratual-de-junior-santos-12627876.ghtml)




Revanche do primeiro jogo

Ainda que classificado antecipadamente para as oitavas de final, o primeiro jogo da fase de grupos está entalado. Foi justamente contra o Junior Barranquilla - o Botafogo também perdeu o segundo jogo, mas na estreia de Artur Jorge e em meio a mudanças no time.


No dia 3 de abril, pela 1ª rodada do Grupo D, os comandados interinamente por Fábio Matias perderam por 3 a 1. O primeiro tempo foi de erros da defesa do Botafogo, e Bacca (duas vezes, uma de pênalti) e Fuentes aproveitaram para balançar as redes no Nilton Santos - Hugo ainda descontou. Agora mais ajustada, a equipe tem a oportunidade de dar resposta contra o mesmo time.




Botafogo 1 x 3 Junior Barranquilla - Melhores momentos - 1ª rodada da Fase de Grupos da CONMEBOL Libertadores 2024 (https://ge.globo.com/video/botafogo-1-x-3-junior-barranquilla-melhores-momentos-1a-rodada-da-fase-de-grupos-da-conmebol-libertadores-2024-12490315.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Junior Barranquilla x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da partida válida pela Conmebol Libertadores




O Botafogo faz o último jogo da fase de grupos da Conmebol Libertadores às 19h desta quarta-feira. O Alvinegro enfrenta o Junior Barranquilla, na Colômbia, no Estádio Metropolitano, em partida que apontará o primeiro colocado do Grupo D. Você acompanha os lances da partida em tempo real clicando aqui.






Voz do Setorista: O que vale o 1º lugar do grupo? Botafogo duela com o Junior Barranquilla (https://ge.globo.com/video/voz-do-setorista-o-que-vale-o-1o-lugar-do-grupo-botafogo-duela-com-o-junior-barranquilla-12629846.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Atual campeão colombiano, o Junior é o líder do Grupo D da Conmebol Libertadores com nove pontos, mesma pontuação do Botafogo - as duas equipes já estão classificadas às oitavas. O Junior está invicto com três empates e duas vitórias - uma delas sobre o Alvinegro, no 3 a 1 no Nilton Santos, na estreia dos brasileiros na fase de grupos. O time comandado por Arturo Reyes venceu o Atlético Bucaramanga por 1 a 0 no último sábado e ocupa o sétimo lugar no Campeonato Colombiano.


O Botafogo chega embalado com duas classificações em dois jogos seguidos - ao vencer o Universitario, avançou antecipadamente às oitavas, assim como contra o Vitória, na Copa do Brasil. O objetivo do time de Artur Jorge é vencer para ficar com o primeiro lugar no grupo.




Onde assistir

Tempo real: CLIQUE AQUI e acompanhe todos os lances no ge
Transmissão: ESPN e Star+


+ Leia mais notícias do Botafogo





Estádio Metropolitano Barranquilla — Foto: Bruno Cassucci


Prováveis escalações


Junior Barranquilla - técnico: Arturo Reyes

O time da casa vai com o que tem de melhor e repetirá a escalação que venceu a LDU por 1 a 0 na última rodada.


Escalação provável: Mele; Walmer Pacheco, Emanuel Olivera, Jermein Peña e Gabriel Fuentes; Didier Moreno e Víctor Cantillo; José Enamorado, Yimmi Chará e Deiber Caicedo; Carlos Bacca.



Desfalques: Bryan Castrillón (dores no tornozelo direito), Omar Albornoz lesão na mão); Rafael Pérez - Defensor (fratura da fíbula e subluxação da tíbia pé direito); Leider Berdugo - Mediocampista (reabilitação após cirurgia no joelho direito) e Sebastián Araujo (não inscrito, e em reabilitação de uma hérnia de disco).


Pendurados: Walmer Pacheco


Botafogo - técnico: Artur Jorge

O treinador português tem uma boa notícia para o jogo: o retorno do atacante Tiquinho Soares, que está recuperado de uma lesão muscular na coxa. No entanto, são nove baixas no Botafogo, duas no time titular. O volante Danilo Barbosa cumprirá suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo e Savarino foi poupado por fadiga muscular. A tendência é que Gregore e Tchê Tchê sejam os substitutos, respectativamente.


Escalação provável: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Hugo; Gregore, Marlon Freitas, Tchê Tchê (Óscar Romero) e Luiz Henrique; Tiquinho Soares, Júnior Santos.



Desfalques: Rafael, Marçal, Jeffinho, Eduardo, Matheus Nascimento (lesionados); Pablo (transição); Savarino (poupado); Danilo Barbosa (suspenso); Cuiabano (não está inscrito na fase de grupos).


Pendurados: ninguém


+ Artur Jorge teve ao menos três desfalques em todos os jogos que fez no Botafogo; veja balanço



Arbitragem

Árbitro: Jesus Noel Valenzuela Saez (VEN)
Assistente 1: Jorge Eliecer Urrego Martinez (VEN)
Assistente 2: Tulio Enrique Moreno Cedeño (VEN)
VAR: German Raul Delfino (ARG)
Assistente do VAR: Hernan Carlos Mastrangelo (ARG)


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Barranquilla

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Tiquinho Soares supera previsão, se recupera de lesão e retorna ao Botafogo para sequência decisiva



Tempo estimado para retorno do atacante por lesão na coxa direita era em julho



Tiquinho Soares superou as expectativas iniciais quanto à recuperação de uma lesão sofrida na coxa direita no mês passado. A previsão era de que o atacante voltaria ao Botafogo apenas no começo de junho, mas o camisa 9, já recuperado, treina normalmente e está à disposição de Artur Jorge para o jogo contra o Junior Barranquilla, na próxima terça-feira, pela Conmebol Libertadores.




Tiquinho sente dores na perna direita e pede substituição, contra o Universitario (https://ge.globo.com/futebol/libertadores/video/tiquinho-sente-dores-na-perna-direita-e-pede-substituicao-contra-o-universitario-12546156.ghtml)



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



O atacante se machucou contra o Universitario, no dia 24 de abril. O clube divulgou que a previsão de retorno era de seis semanas, mas o atacante conseguiu adiantá-la. Voltará com uma semana de antecedência.


O camisa 9 vem treinando com bola há praticamente duas semanas. Havia até mesmo a chance de ele ser relacionado para o jogo contra o Vitória, na última quarta-feira, mas a posição do Departamento Médico junto com a comissão técnica foi de colocá-lo disponível apenas quando ele estivesse 100% fisicamente.


Neste período, o atacante chegou a tratar da lesão em até três períodos, acompanhado, além da equipe do clube, de médicos particulares.


+ Mosaico do Futebol Solidário, no Maracanã, foi feito pela torcida do Botafogo





Tiquinho Soares - Botafogo x Juventude — Foto: André Durão


Tiquinho treinou sem limitações nos últimos dias e está relacionado para enfrentar o Junior. Em Barranquilla, a equipe comandada por Artur Jorge precisará vencer o time colombiano para terminar na liderança do Grupo D da Libertadores - qualquer tropeço deixa a ponta com o rival.



+ Leia mais notícias do Botafogo


Desta forma, o português ganha um reforço caseiro também para o retorno do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro enfrenta o Corinthians no sábado, na Neo Química Arena, e o Fluminense na terça, no Estádio Nilton Santos.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧

]

Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

domingo, 26 de maio de 2024

Pablo se recupera de nova lesão muscular e volta a treinar no Botafogo

 


Zagueiro contratado do Flamengo jogou apenas 28 minutos desde que chegou ao clube




O zagueiro Pablo está recuperado de nova lesão muscular, já trabalha com bola e é um dos jogadores mais avançados em recuperação dos que estavam no Departamento Médico. O defensor de 32 anos já havia sofrido lesão muscular na coxa nos primeiros dias no Botafogo, em fevereiro, mas voltou a sentir o problema e fazia tratamento há um mês.





Pablo trabalha no campo do CT do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O ano de 2024 começou desafiador para ele. Contratado pelo Alvinegro em fevereiro como um dos principais nomes para a defesa, sofreu uma lesão muscular logo no quinto dia de treino e precisou parar por dois meses.



Recuperado, foi apresentado pelo Botafogo às vésperas do primeiro jogo que foi relacionado - contra o Atlético-GO, em 18 de abril. Na ocasião, revelou ter sido um momento muito difícil da carreira.



Botafogo adota nova mentalidade e classifica mais uma vez (https://ge.globo.com/podcasts/video/botafogo-adota-nova-mentalidade-e-classifica-mais-uma-vez-12619254.ghtml


- Uma lesão muscular grave que me deixou dois meses parado. Acho que é a lesão muscular mais grave que tive na carreira - disse, na única coletiva desde sua chegada ao clube.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Apesar de ter sido relacionado, ele só fez a estreia no jogo seguinte, contra o Juventude. Ele entrou aos 17 minutos do segundo tempo, mas sentiu na reta final de jogo e deixou o campo - o Botafogo terminou o jogo com um a menos.





Pablo do Botafogo se recupera de nova lesão — Foto: Vitor Silva / Botafogo



+ Veja as soluções que Artur Jorge encontrou para mudar o Botafogo de patamar


Há um mês, ele voltou a tratar o problema na coxa e ficou apto nos últimos dias. Ele já treina com o elenco e é o jogador mais perto de estar apto a jogar entre os lesionados recentes do clube - Marçal, Eduardo e Jeffinho seguem sem ir ao campo.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

sábado, 25 de maio de 2024

Veja as soluções que Artur Jorge encontrou para mudar o Botafogo de patamar



Time passou por Tiago Nunes, quem montou o elenco com a diretoria, e o interino Fábio Matias até a chegada do português; mudanças passam por escolhas de nomes e mentalidade



O Botafogo voltou a viver bons momentos ao se classificar para às oitavas da Conmebol Libertadores e da Copa Brasil nos últimos dias. O time também está está entre os primeiros colocados no Brasileirão, mas até mudar o patamar da temporada alguns problemas tiveram que ser resolvidos.






Botafogo recusa proposta do Cruzeiro por Júnior Santos (https://ge.globo.com/video/botafogo-recusa-proposta-do-cruzeiro-por-junior-santos-12622615.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



E isso passou pela chegada de Artur Jorge, que tem 12 jogos pelo time e vai completar dois meses no Rio de Janeiro no próximo dia 3. A confiança não era um sentimento comum entre os torcedores no início temporada, já que o time deixou escapar o título do Brasileirão ano passado e ainda sofria com viradas ou empates no fim.


Com Tiago Nunes, que começou a temporada 2024, Botafogo fez 10 jogos, com quatro vitórias, três empates e três derrotas, ficou fora das finais do Campeonato Carioca e empatou o primeiro jogo da fase preliminar da Libertadores contra o Aurora.


Fábio Matias assumiu e o novo comando teve resposta imediata - depois de uma vitória no Carioca, o time goleou o Aurora por 6 a 0 e conseguiu avançar à terceira fase da Libertadores. Foi dele também a responsabilidade técnica na conquista da vaga para a fase de grupos, após superar o duelo brasileiro com o Bragantino. Foram 10 jogos, com oito vitórias, um empate e uma derrota.


+ Caso Paquetá: entenda como está situação de Luiz Henrique, do Botafogo, que chegou a ser investigado


Com os bons resultados, John Textor, dono da SAF Botafogo, teve tempo para a escolha de Artur Jorge. Apesar do início com mudanças táticas repentinas e derrotas nos dois primeiros jogos, o português encontrou soluções para alguns problemas que se arrastavam no time.


+ Leia mais notícias do Botafogo



Foco no ataque e mentalidade vencedora

Tão importante quanto conseguir os resultados, o treinador ofertou no discurso a motivação mesmo em meio às derrotas iniciais, e a virada de página para a perda do título em 2023. A cada coletiva, ele protegia o elenco e elogiava a entrega. Enérgico na beira do gramado, insiste na ofensividade do time, algo que prega desde o jogo de estreia contra a LDU, quando o time entrou em campo pela primeira vez com quatro atacantes de origem.




Artur Jorge comemora vitória do Botafogo sobre o Flamengo — Foto: Vitor Silva / Botafogo



Mudança tática para explorar melhor o elenco

Artur fez o Botafogo jogar em um esquema 4-4-2, diferente do 4-2-3-1 que estava habituado. A mudança parecia expor a defesa nos primeiros jogos, mas aos poucos ele treinou a ideia de povoar o meio com jogadores que antes jogavam pelos lados do campo.


Um bom exemplo foi o uso de Júnior Santos e Luiz Henrique juntos, que poderiam disputar posição no esquema anterior, já que têm características semelhantes. O camisa 7 e Savarino atuam na segunda linha de quatro e dão mais alternativa na criação.



Mudança de alguns jogadores

Em relação ao último jogo sob o comando de Fábio Matias, Artur promoveu o goleiro John, o zagueiro Bastos e, mais recentemente, optou pela entrada de Cuiabano na lateral-esquerda. Há, também, uma rotatividade no meio-campo com quatro jogadores jogando com características semelhantes - Marlon Freitas e Tchê Tchê; Danilo Barbosa e Gregore.


As mudanças da defesa permitiram ao time avançar as linhas, com John atuando como líbero e jogando com os pés, além de corresponder com boas intervenções com as mãos. Bastos também deu mais consistência na defesa, sendo o líder em afastar bolas em boa parte dos jogos recentes.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


O Botafogo volta a jogar na próxima terça-feira, contra o Junior Barranquilla, às 19h, na Colômbia.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Júnior Santos honra raízes baianas, dedica gol à filha e decide para o Botafogo na Copa do Brasil



Atacante é mais uma vez decisivo e se consolida como destaque na temporada



Não há lugar como o nosso lar. Clichê ou não, a frase serve diretamente para Júnior Santos, que voltou para a Bahia após mais de um ano e honrou as raízes que possui. Nascido em Conceição do Jacuípe, no interior do estado, o atacante marcou o segundo gol do Botafogo na vitória por 2 a 1 sobre o Vitória, nesta quinta-feira, no Barradão. O placar garantiu a classificação do Alvinegro às oitavas da Copa do Brasil.








Vitória 1 x 2 Botafogo | Melhores Momentos | 3ª Fase | Copa do Brasil 2024


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



O ge foi até o Recôncavo Baiano, 98km distante da capital Salvador, para conhecer as origens do artilheiro do Botafogo. Você conhece essa história clicando aqui.



Júnior iniciou a carreira nos campinhos de terra em Conceição de Jacuípe e foi jogador de "baba" - palavra comummente usada pelos baianos para racha ou pelada -, ganhando até R$ 300 por partida até virar profissional. No retorno à Bahia, ele honrou as raízes ao marcar um gol digno do futebol de rua: antes de completar para o fundo das redes, deixou Wagner Leonardo no chão com um drible.


+ Artur Jorge não dá prazo para volta de Hernández e Romero ao Botafogo: "Assunto entregue à direção"





Júnior Santos em Vitória x Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


O atacante comemorou o gol fazendo um "S" com as mãos. O gesto foi uma homenagem à Sofia, filha do atacante que esteve no Barradão acompanhando o pai de perto.


O brilho em terras baianas não é novidade. Em abril do ano passado, o camisa 11 marcou um golaço contra o Bahia na Arena Fonte Nova pelo Brasileirão (veja abaixo). Na ocasião, pagou um ônibus para levar 50 familiares até o estádio e preencherem o setor visitante e torcerem por ele.



Aos 28 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Júnior Santos do Botafogo contra o Bahia (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-28-min-do-1o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-junior-santos-do-botafogo-contra-o-bahia-11562455.ghtml)


O mesmo aconteceu desta vez. Júnior mais uma vez levou familiares ao jogo e as arquibancadas do Barradão ficaram lotadas de "torcedores particulares" do atacante. O jogador foi um dos mais aplaudidos no fim da partida.


- É um momento muito especial, é segunda vez que venho aqui na Bahia para jogar e consigo fazer gol, com essa energia maravilhosa. Sou daqui, são duas grandes torcidas aqui, Bahia e Vitória, fico feliz pela classificação. Prometi dar a camisa para a minha irmã, ela veio prestigiar o jogo - afirmou.



+ Ex-joia do Botafogo, Luís Henrique admite erro em saída e tenta recomeço na 4ª divisão da Itália



Fase estrelar

O "Raio" é o jogador da Série A com mais participações em gols na Série A na temporada. Júnior tem 21 envolvimentos diretos (16 gols e 5 assistências). Ele está empatado com Shaylon no topo da lista. Os dados são do Espião Estatístico, do ge.





Júnior Santos e a filha Sofia — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Jogadores da Série A com mais participações em gols no ano



Júnior Santos (Botafogo) - 21 [16 gols + 5 assistências]

Shaylon (Atlético-GO)- 21 [9 gols + 12 assistências]

Pedro (Flamengo) - 20 [18 gols + 2 assistências]

Luiz Fernando (Atlético-GO) - 18 [14 gols + 4 assistências]

Lucero (Fortaleza) - 15 [13 gols + 2 assistências]

Flaco López (Palmeiras) - 15 [11 gols + 4 assistências]

Deyverson (Cuiabá) - 15 [8 gols + 7 assistências]


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez e Sergio Santana — Salvador

Análise: Botafogo supera pressão, mostra veia copeira e avança na Copa do Brasil



Equipe de Artur Jorge sofre, mas consegue cumprir a missão




O triunfo do Botafogo sobre o Vitória por 2 a 1, gols de Luiz Henrique e Júnior Santos, com Daniel Júnior descontando, foi mais uma amostra da veia copeira construída pela equipe neste momento da temporada.




Vitória 1 x 2 Botafogo | Melhores Momentos | 3ª Fase | Copa do Brasil 2024


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



O placar pode fazer parecer que o Glorioso foi mais uma vez dominante, como aconteceu no Rio de Janeiro, mas não foi exatamente isso que aconteceu. A equipe sofreu, especialmente no começo dos dois tempos, e soube matar a partida quando teve a oportunidade para isso.


Com nove desfalques, entre lesionados e afastados, e muitos problemas no ataque, Artur Jorge apostou na manutenção do esquema que garantiu a vaga nas oitavas da Conmebol Libertadores na última semana, com três volantes no meio.


A única mudança promovida pelo português foi a entrada de Cuiabano no lugar de Hugo na lateral-esquerda. Esse movimento acabou sendo protagonista da partida tanto para o bem quanto para o mal.



"Vitória tranquila do Botafogo", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/vitoria-tranquila-do-botafogo-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-12618179.ghtml)


Pelo lado direito do ataque, Janderson atacou a marcação do lateral com velocidade e muita força física e conseguiu produzir boas jogadas. O Vitória se aproveitou do fator casa para tentar exercer uma pressão no Botafogo desde os primeiros minutos e o fez com bastante sucesso.


Porém a equipe parou sempre no mesmo obstáculo: o goleiro John. O camisa 12 teve uma das melhores partidas embaixo das traves desde que virou titular, com grandes intervenções no primeiro e no segundo tempo. O goleiro fez também muita cera na partida e tirou os rivais do sério, artifício comum aos times "copeiros" na América do Sul.


Aos poucos o volume do Vitória baixou e o Botafogo começou a encontrar espaços para criar. Luiz Henrique demorou a chutar depois de bonito corta-luz de Tchê Tchê e desperdiçou boa oportunidade, que já era um sinal do que vinha pela frente.


Aos 47 do primeiro tempo, Marlon Freitas recuperou a bola no campo de ataque, o time trabalhou a jogada com paciência até Cuiabano receber livre na ponta-esquerda. Ele cruzou, e Luiz Henrique completou para a rede na segunda trave.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Atuações do Botafogo: John, Cuiabano e Savarino são os melhores em classificação; dê suas notas



O Vitória se lançou para cima já com pouca coisa a perder depois de a desvantagem ser ampliada e novamente conseguiu boas oportunidades. Foi aí que o raio caiu para resolver a classificação.


Contra-ataque iniciada por Cuiabano, que Savarino recebeu o passe e lançou Júnior Santos. O camisa 11 deixou Wagner Leonardo no chão e completou para a rede, fazendo 2 a 0 no placar e 3 a 0 no agregado.





Júnior Santos deixa Wagner Leonardo no chão e marca para o Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



O gol de Daniel Júnior até acendeu uma faísca de reação na equipe de Thiago Carpini, mas aí já era tarde demais. O Botafogo soube controlar tanto os ânimos quanto o jogo nos minutos finais para garantir a segunda classificação fora de casa em uma semana.


Os jogadores trazem para casa a moral e a valiosa premiação da Copa do Brasil. Já os torcedores, a esperança de que os dias melhores estão em fim às portas.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Atuações do Botafogo: John, Cuiabano e Savarino são os melhores em classificação; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal contra o Vitória, pela Copa do Brasil




Ranking de Atuação




Ordenar por:




John Victor - GOL

nota ge 7.0
público 8.1

Bem posicionado, foi importante para o time segurar a pressão do Vitória nos primeiros minutos com duas boas defesas. Teve grande em cabeçada de Bruno Uvini no segundo tempo. Fez cera e irritou o Vitória durante todo o jogo.



Damián Suárez - LAT

nota ge 6.5
público 7.1

O Vitória criou boas alternativas pelo lado dele, mas o uruguaio sobre controla-las. Foi bem principalmente chegando ao ataque e com jogadas pelos lados, seja em toques curtos ou cruzamentos.



Mateo Ponte - LAT

nota ge 6.0
público 6.6

Entrou no fim da partida porque Damián Suárez estava exausto. Não comprometeu e tampouco se destacou. Cumpriu o papel.



Lucas Halter - ZAG

nota ge 6.0
público 6.8

Seguro na maior parte da partida. Bem na cobertura a Iury Castilho e Luiz Adriano, que fechavam mais na área.



Bastos - ZAG

nota ge 5.5
público  7.7

Salvou gol de Luiz Adriano com uma travada providencial quando a partida ainda estava 0 a 0, mas pecou em saídas de bola principalmente no começo do jogo. Além disso, também levou drible de Daniel Júnior no gol do Vitória.



Cuiabano - LAT

nota ge 7.0
público 8.0

Sofreu demais com Janderson caindo pelo lado dele no início do jogo, mas melhorou com o passar do tempo. Deu assistência para o primeiro gol e iniciou a jogada do segundo.



Hugo - LAT

nota ge 4.5
público 4.5

Levou drible desconcertante de Daniel Júnior no lance do gol do Vitória e ainda tomou cartão amarelo em lance bobo.



Danilo Barbosa - MEI

nota ge 5.0
público 6.6

Vitória teve muito espaço na entrada da área, especialmente com Matheuzinho criando no setor de Danilo.



Gregore - MEI

nota ge 5.5
público 6.1

Foi mais um jogador driblado por Daniel Júnior em confusão dentro da área que resultou no gol do Vitória. Tirando este lance, melhorou a marcação do Alvinegro no meio-campo.


10º
Marlon Freitas - MEI

nota ge 6.5
público 7.5

Teve dificuldades na saída de bola no começo da partida, aos poucos foi melhorando na partida. Recuperou a bola que iniciou o lance do primeiro gol.


11º
Tchê Tchê - MEI

nota ge 6.0
público 7.1

Se movimentou muito, caindo mais pelo lado esquerdo algumas vezes. Melhorou depois que foi colocado mais para o centro do meio. Fez bom corta-luz para Luiz Henrique que quase virou o primeiro gol.


12º
Patrick de Paula - MEI

nota ge 6.0
público 6.3

Mais um que entrou nos minutos finais do jogo. Teve função de manter a marcação no meio-campo e não comprometeu.


13º
Luiz Henrique - ATA

nota ge 6.5
público 6.8

Perdeu boa oportunidade no começo do primeiro tempo, depois foi oportunista para abrir o placar.


14º
Savarino - ATA

nota ge 7.0
público 8.2

Se movimentou e tentou ser o construtor no primeiro tempo. Passou a ser a principal opção de passes do Botafogo no segundo tempo e criou a jogada do segundo gol com bom passe para Júnior Santos.


15º
Fabiano - ATA

nota ge 5.5
público 6.6

O jovem de 18 anos estreou pelo Botafogo, mas não mostrou muita coisa em um cenário tenso de jogo.


16º
Júnior Santos - ATA

nota ge 6.5
público 8.6

Ficou isolado no primeiro tempo, mas melhorou na etapa final. Marcou um gol em bom drible sobre Wagner Leonardo e quase balançou as redes de novo.


17º
Artur Jorge - TEC

nota ge 6.0
público 8.1


O Botafogo sofreu com a pressão inicial do Vitória. A equipe melhorou quando o português tirou Tchê Tchê de meia esquerda e o colocou como volante, equilibrando a partida no meio. Apesar do gol adversário no fim, o Alvinegro criou para vencer.



Fonte: Por Redação do ge — Salvador