Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Gegê se vê mais amadurecido, mas sem pressa para ter o rótulo de titular


Jovem meia espera ter mais oportunidades e corresponder. Contra o Goiás, ele deve disputar vaga com Lodeiro




Gegê no treino do Botafogo desta terça-
feira
(Foto: Satiro Sodre / SSPress)
Um dos últimos revelados na base a ganhar oportunidade, o meia Gegê soube esperar seu momento. Quando ele chegou, o jogador aproveitou bem e convenceu o técnico Oswaldo de Oliveira a lhe dar uma sequência de jogos. Já são 12 este ano e dois gols marcados, um deles no clássico com o Flamengo.

Apesar do pouco tempo entre os profissionais, Gegê acredita que amadureceu bastante neste período. Sua receita para ter sucesso é se empenhar e ter ousadia em campo.

- Estou amadurecendo, nem sempre os resultados bons aparecem, então temos que ter tranquilidade para trabalhar e buscar os três pontos nas partidas seguintes. Encaro jogo por jogo, tento fazer meu melhor para continuar na equipe. Tenho que aproveitar as oportunidades e arriscar dentro de campo.

Para o jogo contra o Goiás, domingo, no Serra Dourada, há um sinal de interrogação sobre a participação de Gegê entre os titulares. No treino coletivo desta terça, ele e Lodeiro foram escalados, mas a tendência é de que um deles fique no banco, já que Seedorf foi poupado da atividade. O uruguaio, que não atravessa boa fase, foi barrado na última rodada.

- O espírito para este jogo é de final, temos que chegar lá dispostos a fazer um resultado positivo. Tenho que manter a concentração, fazer o meu. O Lodeiro é um grande jogador, aprendo muito com ele. Mas certamente vai dar a volta por cima e nos ajudar muito.

A rápida ascensão de Gegê levou muita alegria para a casa do meia, de apenas 19 anos. Mas mesmo dentro da família a cobrança é forte.

- Em casa tem sido só alegria. Todos estão confiantes, me dão palavras de motivação. Meu irmão Leírton costumar acompanhar jogos e treinos e me cobra bastante, não é mole não.

O Botafogo é o segundo colocado do Brasileiro com 53 pontos.

Por Fred HuberRio de Janeiro

Com Elias e Lodeiro de titulares, Botafogo realiza coletivo no Engenhão


Seedorf foi poupado e não treinou com a equipe. Outra novidade é a presença de André Bahia, possível substituto de Dória, que está suspenso



Lodeiro ficou no banco diante do Atlético-MG
(Foto: Ricardo Ramos/ LANCE!Press)
Com a presença do atacante Elias, recuperado de um problema muscular na coxa esquerda, o técnico Oswaldo de Oliveira comandou um treino coletivo no campo anexo do Engenhão, na manhã desta terça-feira. Lodeiro, no lugar de Seedorf, e André Bahia, na vaga de Dória, suspenso para a próxima partida, foram as novidades no time.

Oswaldo parou o treino várias vezes para acertar o posicionamento do time. Seedorf participou dos trabalhos físicos e técnicos e, em seguida, deixou o campo, descendo para os vestiários. Dória, que não enfrenta o Goiás domingo, no Serra Dourada, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, após as primeiras atividades com os companheiros, fez um treino físico ao lado de Alex, Lucas, Renan Lemos, Fabiano e Yguinho.

O atacante Sassá, que tem entrado nos últimos jogos do Botafogo, fez um treino de finalizações ao lado do campo. O time treinou com Jefferson, Edilson, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Gegê e Rafael Marques, Elias.

O Botafogo está na vice-liderança com 53 pontos, 12 atrás do primeiro colocado, o Cruzeiro, que tem 65.

Alexandre Braz - Rio de Janeiro (RJ) Lancenet

Oposição cobra transparência e prevê grave crise financeira no Botafogo


Carlos Eduardo Pereira (centro, de gravata vinho) é o principal nome da oposição do Botafogo para 2014 Reprodução/Facebook

Carlos Eduardo Pereira está longe de ser um novato quando o assunto é Botafogo. Pelo contrário. Vivendo a política do clube desde a década de 80, ele virou o principal nome da oposição desde 2011, quando acabou derrotado nas urnas para o atual presidente Maurício Assumpção. Ele ainda não confirma, mas deverá ser o nome para disputar as eleições, em novembro de 2014.

Carlos Eduardo faz críticas à gestão de Maurício Assumpção, no clube desde 2009. Segundo ele, o atual presidente cometeu erros graves e indica a falta de transparência financeira como o principal deles. Além disso, ele alega que a vontade política do mandatário entrou em conflito com os interesses do Botafogo, como no caso do Engenhão.

"A divida do Botafogo é gigantesca e as receitas são pequenas. Transparência não existe. E o pior, a maiorias das receitas já foram antecipadas. O ano de 2014 será complicado demais para o Botafogo", disse ao UOL Esporte.

E Carlos Eduardo Pereira aposta que esse ponto pese contra o candidato a ser 'escolhido' pelo presidente Maurício Assumpção, que já se reelegeu uma vez e não poderá participar do pleito de acordo com o estatuto do clube. Atualmente, três nomes são estudados para concorrem à eleição pela situação: o vice-presidente geral Paulo Mendes, o ex-vice jurídico Alberto Macedo e o ex-vice financeiro Cláudio Good.

"Por isso tudo, acredito que o Paulo Mendes sofreria, caso seja o escolhido. Ele carregaria o fardo da continuidade. O Alberto já foi testado nas urnas quando perdeu para o Bebeto, em 2002. E isso é positivo para ele. O Good tem o lado financeiro [é dono de uma financeira, que empresta dinheiro para o clube em algumas oportunidades], mas ainda não foi testado nas urnas. Portanto é difícil analisar", afirmou.

Outra crítica feita por Carlos Eduardo a Maurício Assumpção é com relação ao conflito de interesse criado a partir do desejo do presidente em seguir carreira política. Ele se filiou ao PMDB, mesmo partido do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do governador Sérgio Cabral. Segundo a oposição, isso fez com que o mandatário tivesse discurso polido e pouco eficiente.

"Tem uma confusão de política partidária com interesses do Botafogo. Maurício tem interesse numa participação na política. E atrapalhou, pois certamente não deu a desenvoltura que o clube esperava no caso do Engenhão. Deveríamos ter contratado uma empresa para defender o Botafogo e não um vice de futebol [Chico Fonseca] para acompanhar as obras. Apontar o responsável pela interdição. Se o estádio tem problemas de construção, isso é com a Prefeitura. O Botafogo está sendo prejudicado, quem deve pagar é a Prefeitura. O Botafogo está passivo nessa situação e perdendo receita", reclamou.

Por fim, Carlos Eduardo Pereira rebateu o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro, que disse que a oposição no Botafogo é fraca e praticamente inexiste. "As eleições do Botafogo começam de fato em maio, junho do ano que vem. Então ainda é cedo para firmar minha candidatura. Respeito muito o Montenegro, mas não concordo quando ele diz que a oposição do Botafogo seja fraca. Participamos da última eleição e conseguimos 30% dos votos e vaga no conselho deliberativo. Então fica claro que temos o nosso valor e sabemos disso", encerrou.


Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Julio Cesar prevê luta por vaga na Libertadores até a última rodada


Lateral-esquerdo, no entanto, considera que um resultado positivo contra o Goiás, um dos concorrentes, seria mais um bom passo rumo ao objetivo



Julio Cesar imagina longa batalha por vaga na
Libertadores (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
Depois de vencer o Atlético-MG por 1 a 0, sábado, no Maracanã, e voltar ao segundo lugar na tabela de classificação do Brasileiro, o Botafogo agora se prepara para tentar ultrapassar mais um obstáculo. No próximo domingo, a equipe vai até o Serra Dourada encarar o Goiás, que está em quinto lugar quatro pontos atrás do Bota. O lateral-esquerdoJulio Cesar acredita que o duelo será muito importante, mas aposta que briga por vaga na Libertadores só será decidida na última rodada.

- A gente sabe que a vitória seria importantíssima, o Goiás está numa sequência boa, mas não decide, não. Está muito embolado ainda, o Vitória ganhou, está chegando perto também (sexto com 47 pontos). Acho que só vai ser decidido na última rodada - disse o jogador à Rádio Brasil.

Julio Cesar vem sendo um dos jogadores mais regulares do time neste ano, mas, antes de fazer o gol da vitória sobre o Galo, chegou a ouvir algumas vaias da torcida. Ele espera que o entendimento com os alvinegros seja ainda melhor nesta reta final do Brasileiro.

- Estou conseguindo manter uma regularidade. É difícil isso no futebol brasileiro jogando domingo e quarta. É difícil atuar todos os jogos bem, mas a regularidade eu acredito que é a boa e espero cada dia mais manter. E com tempo para descansar e treinar a tendência é melhorar.

O jogador conhece bem a lateral esquerda do Serra Dourada, já que foi no rival deste domingo que ele viveu um dos melhores momentos de sua carreira e foi escolhido o melhor de sua posição no Brasileiro.

- É um clube que tenho muito carinho, tenho amigos até hoje, falo com as pessoas de lá. Lá fui eleito o melhor lateral, consegui esse feito e é um clube que tenho guardado no meu coração.

Depois de ganharem folga no domingo e na segunda, os jogadores do Botafogo se reapresentam na manhã desta terça-feira para iniciar a preparação para o jogo contra a equipe esmeraldina.

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Retorno de Elias diante do Goiás depende da resposta do jogador aos treinos


Atacante está recuperado de um desgaste muscular na coxa esquerda



Elias vivia boa fase antes de se lesionar
(Foto: Ivan Storti/LANCE!Press)
Mesmo recuperado de um desgaste muscular na coxa esquerda, o atacante Elias ainda não está confirmado na partida contra o Goiás. Apesar de já estar treinando com o elenco desde a semana passada, a escalação depende de como responderá aos treinamentos até sábado, véspera do jogo.

– Elias já vem trabalhando fisicamente com o grupo e creio que terá condições de jogo no domingo. Vai depender de como vai se comportar durante a semana – afirmou o fisiologista Altamiro Bottino, aoLANCE!Net.

Contratado após se destacar pelo Resende, no Estadual, e com um histórico de passagens por equipes pequenas do Rio de Janeiro antes de chegar ao Botafogo, o problema na coxa esquerda que tirou Elias do time em boa parte do segundo turno pode ser explicado pela maior exigência dos treinos no Alvinegro em relação ao Resende.

– Elias tem um tremendo potencial. Ele sentiu um pouco a diferença de trabalho aqui no Botafogo. A velocidade, a forma como o Oswaldo gosta de jogar além da nossa cultura de musculação e trabalho físico forte – completou Altamiro.

Caso Elias seja escalado como titular, ele entrará na vaga de Alex, que atuou no lugar de Lodeiro contra o Atlético-MG, sábado.

Alexandre Braz e Luiz Gustavo Moreira - Rio de Janeiro (RJ) Lancenet

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Após irritação por barração, Julio Cesar apoia Lodeiro: 'É importante para nós'


Lateral-esquerdo do Botafogo disse que conversou com meia uruguaio, que perdeu lugar no time titular



Lodeiro e Julio Cesar no treino do Botafogo
 (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Na opinião do lateral Julio Cesar, Lodeiro assimilou bem a perda da posição de titular no time do Botafogo. O lateral-esquerdo revelou que teve uma conversa com o uruguaio, em que procurou tranquilizá-lo depois que ele soube que ficaria no banco contra o Atlético-MG, no último sábado, no Maracanã.

- Ninguém gosta de ficar no banco. É normal ficar chateado no começo. Ele entendeu. Temos um grupo muito unido, todos se dão muito bem. Logo depois da partida ele já estava tranquilo. Ele entrou bem. Conversei com ele e disse que era importante para nós, e ele sabe disso. É bom o jogador saber da importância dele para o grupo - disse Julio à Rádio Brasil.

Com a vitória de 1 a 0 sobre o Galo, o Botafogo chegou a 53 pontos, recuperando a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Eliminado da Copa do Brasil, o time terá a semana toda para se preparar para a próxima rodada, o que na opinião de Julio Cesar será importante para Lodeiro recuperar seu melhor futebol e voltar ao time.

- Lodeiro vai voltar a ser o jogador que vinha sendo e ainda vai ajudar muito o Botafogo - opinou.

O próximo jogo da equipe acontece no domingo, às 17h, no Serra Dourada, contra o Goiás, pela 32ª rodada.

Oswaldo assume que Lodeiro se incomodou com banco
Fonte Lancenet

Jovem e fundamental, volante Gabriel comemora recuperação no Botafogo




Depois de lesão na coxa direita, jogador volta ao time já como titular na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG e deixa veterano Renato no banco






Gabriel ainda é um jovem. Com apenas 21 anos, no entanto, o volante já tem grandes responsabilidades no elenco do Botafogo, que conta com jogadores de renome na posição como Marcelo Mattos e Renato. Na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, sábado, no Maracanã, ele voltou ao time depois de seis jogos fora por causa de uma lesão na coxa direita, e como titular.

No período em que ficou ausente, Gabriel viu o time sofrer três derrotas, uma delas a de 4 a 0 para o Flamengo, que eliminou o Botafogo da Copa do Brasil. Foram ainda duas vitórias e um empate. Os resultados também ameaçaram a posição entre os quatro primeiros colocados no Campeonato Brasileiro.

O técnico Oswaldo de Oliveira não teve pudores para tratar a volta de Gabriel como fundamental. Mesmo ainda em busca de ritmo, ele deu mais consistência defensiva ao time e contribuiu com participação decisiva no lance do gol de Julio Cesar (veja o vídeo acima).

- É muito gratificante poder voltar ao time dessa forma, dando passe para gol, jogando bem e ajudando a equipe a não sofrer gols. Eu trabalhei muito para conseguir recuperar minha forma física e poder atuar o mais rapidamente possível. Por isso foi emocionante pra mim poder participar do gol da vitória. Na hora, nem pensei em comemoração, só corri para vibrar com a torcida. Foram três pontos importantíssimos para nós - disse Gabriel.

Gabriel passou por recuperação de três
 lesõeseste ano (Foto: Bernardo Eyng)
Na vitória, o jogador conseguiu duas roubadas de bola e três desarmes. Ele cometeu apenas uma falta e errou cinco dos 34 passes tentados no confronto com o Atlético-MG. Sua importância é tão grande que Renato acabou sendo barrado para a sua volta ao time.

No Campeonato Brasileiro, Gabriel sempre atuou como titular nos 20 jogos que disputou. Ele foi substituído apenas quatro vezes. Na temporada, já precisou se recuperar de três lesões musculares, sempre na coxa direita.

Na próxima rodada, o Botafogo, com Gabriel em campo, enfrenta o Goiás, no Serra Dourada. Com 53 pontos, o time está na segunda colocação, faltando sete jogos para o fim.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

domingo, 27 de outubro de 2013

Com ajuda do Coritiba, Botafogo volta a ocupar a vice-liderança do Brasileiro




Coxa derrotou o Grêmio por 4 a 0, no Couto Pereira, e Alvinegro subiu na tabela por ter mais gols do que os gaúchos no Campeonato Brasileiro




Alex ajudou a recolocar o Botafogo
 na segunda posição (Foto:
Felipe Gabriel/ LANCE!Press)
No sábado, o Botafogo fez a parte dele e derrotou o Atlético-MG por 1 a 0. O resultado tinha deixado o time na terceira colocação, com 53 pontos, igual ao vice-líder Grêmio, que tinha um saldo de gols melhor (11 a 10).

Neste domingo, porém, o time gaúcho foi goleado por 4 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira, deixando o Glorioso assumir a segunda colocação por ter feito mais gols no Brasileirão.

As campanhas de Grêmio e Botafogo são praticamente idênticas. Ambos tem 15 vitórias, oito empates e oito derrotas. Na próxima rodada, o Alvinegro enfrenta o Goiás, no Serra Dourada. Já o Tricolor Gaúcho recebe o Bahia, na Arena. As partidas serão no próximo domingo, às 17h.

Fonte Lancenet

Passado o Galo, Oswaldo já projeta jogo do Botafogo contra o Goiás


Técnico alvinegro vê chance de definição por G4 na luta diante de um adversário direto



Oswaldo espera jogo difícil contra o
 Goiás na próxima rodada
(Foto: Rossana Fraga/ LANCE!Press)
Passada a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, sábado, no Maracanã, Oswaldo de Oliveira já começa a projetar o próximo compromisso do Botafogo no Campeonato Brasileiro, com o Goiás, no domingo seguinte, no Serra Dourada. Na visão do técnico alvinegro, o confronto direto com um rival por vaga no G4 pode ser definitivo para as pretensões de sua equipe de chegar à Libertadores.

- Acho que é um jogo que define muita coisa. Se nós conseguirmos vencer, vamos chegar muito perto da Libertadores. Vamos trabalhar com muita atenção para vencer essa partida - garante.

Já sobre o Goiás, Oswaldo admite ainda não ter um grande conhecimento. Mas sabe o necessário para esperar dificuldades no jogo de domingo no Serra Dourada.

- Eu não tenho conhecimento com profundidade do Goiás. É um time que vem jogando muito bem. É organizado, aguerrido, motivado. Vem nessa batida (de Brasileiro e Copa do Brasil) e mesmo assim tem feito partidas muito boas. Não diminuo minha atenção - afirmou.

Fonte Lancenet

sábado, 26 de outubro de 2013

Atuações: Jefferson e Julio Cesar são os melhores em vitória do Botafogo


Goleiro faz boas defesas e lateral-esquerdo marca o gol da vitória simples no Maracanã. Atacante Diego Tardelli é o destaque do Atlético-MG







JEFFERSON - GOLEIRO
Ótima atuação. Fez boas defesas em momentos importantes do jogo.
Nota: 7,5

EDÍLSON - LATERAL-DIREITO
Jogou muito bem pelo lado direito. Só vacilou ao errar um passe fácil para Sassá que poderia matar o jogo para a equipe alvinegra no fim.
Nota: 7,0

BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Atuação segura. Controlando bem o jogo pelo alto e travando bom duelo com Jô.
Nota: 6,5

DÓRIA - ZAGUEIRO
Voltou a jogar bem, em sintonia com o companheiro. Conseguiu três roubadas de bola na partida.
Nota: 6,5

JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Apoiou tão bem quando Edílson, e teve mérito de fazer um bonito gol.
Nota: 7,5

MARCELO MATTOS - VOLANTE
Muita raça e esforço na marcação.
Nota: 6,5

GABRIEL - VOLANTE
A equipe sentiu sua falta nos últimos jogos. Trouxe mais dinâmica ao meio-campo alvinegro. Deu o passe para o gol de Julio Cesar.
Nota: 7,0

GEGÊ - MEIA
Jogou adiantado pelo lado esquerdo, mas foi irregular durante a partida.
Nota: 6,0

OCTÁVIO - MEIA
Entrou no fim.
Sem nota

SEEDORF - MEIA
Foi razoável tecnicamente, mas foi importante ao exercer sua liderança e comandar o posicionamento da equipe em campo.
Nota: 6,5

LODEIRO - MEIA
Entrou no lugar de Seedorf, mas ainda não foi o jogador que a torcida se acostumou a ver no primeiro semestre.
Nota: 6,0

RAFAEL MARQUES - MEIA
É muito mais jogador vindo de trás. Organizou bem a equipe desta maneira.
Nota: 7,0

ALEX - ATACANTE
Tímido no ataque. Perdeu gol feito logo no início da partida.
Nota: 5,0

SASSÁ - ATACANTE
Substituiu Alex e mostrou-se muito afoito. Desperdiçou alguns contra-ataques.
Nota: 5,0

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Com Libertadores como 'obrigação', Bota bate o Galo e reencontra a vitória


Com gol de Julio Cesar, cariocas conquistam triunfo apertado diante de cobrança da torcida. Mineiros continuam em oscilação no campeonato




estatística

finalizações

O Galo, mesmo com menos posse de bola (42%), finalizou mais: 15 contra 14 do Bota. Mas foram só cinco na direção do gol (e quatro dos cariocas).


bom retorno

Gabriel

O volante, ausente nos últimos seis jogos por lesão, voltou bem. Iniciou o jogo na vaga de Renato, deu assistência para o gol e roubou duas bolas.


termômetro


O atacante foi anulado no primeiro tempo e não concluiu a gol. No segundo, melhorou após a entrada de Guilherme e criou as principais chances.

"#Libertadores é obrigação". Três dias depois da eliminação do Botafogo na Copa do Brasil, a torcida levou o recado ao Maracanã para exigir que o time termine o Campeonato Brasileiro na zona de classificação para o principal torneio da América do Sul em 2014. E os jogadores corresponderam à expectativa. Na noite deste sábado, o Alvinegro carioca esteve longe de repetir suas melhores atuações na competição, mas derrotou o Atlético-MG por 1 a 0 e reencontrou o caminho das vitórias depois de três partidas.

Com gol de Julio Cesar, o time dormirá em terceiro lugar, com 53 pontos - provisoriamente são sete de vantagem dentro do G-4, para alegria do público de 6.472 pagantes (10.743 presentes, com renda de R$ 176.180).

- Esse grupo sabe se superar. Todo mundo cai, e é preciso saber levantar. E não demorar muito para levantar. O adversário é muito forte, foi uma vitória importante. Estamos juntos, somos todos profissionais, e cada um tem que ter consciência do que tem que fazer para ajudar o grupo. Temos a vontade de fazer história nesse clube, então vamos brigar até o final por esse lugar no G-4 - afirmou Seedorf, que foi aplaudido ao ser substituído no segundo tempo.

Assim como a torcida adversária, o Galo, cumprindo tabela no Brasileiro com 45 pontos, também está com a cabeça em outro torneio: o Mundial de clubes, que será disputado em dezembro, no Marrocos. Mas o período que serve de teste levanta uma preocupação com a oscilação: nos últimos sete jogos, foram dois empates, duas vitórias e três derrotas. Neste sábado, mesmo com Marcos Rocha, Josué, Diego Tardelli e Luan voltando de suspensão, o time foi irregular. Além disso, segue com um longo jejum diante do Botafogo no Maracanã: já são 28 anos, ou oito partidas, sem triunfo sobre o rival.

O técnico Cuca reconheceu que faltou motivação aos atleticanos no Maracanã e pediu reação:

- Foi hoje assim, mas não podemos achar que foram todos. Contra o Atlético-PR, o time foi até melhor. Contra o Flamengo foi desfigurado e jogou bem. Mas faltou algo mais, uma vontade maior de vencer o adversário. Temos que melhorar para acabar o campeonato em melhor posição e em um bom momento para o Mundial. Que a gente melhore.

Botafogo e Atlético-MG agora terão uma semana inteira para se prepararem para a próxima rodada. O Glorioso só volta a campo no outro domingo, dia 3 de novembro, quando visitará o Goiás, às 17h, no Serra Dourada. Jà o Galo joga um dia antes, no sábado, contra o já rebaixado Náutico, às 21h, no Independência.

Julio Cesar recebe um abraço de Rafael Marques na comemoração (Foto: Satiro Sodré / SSPress)

Torcidas comemoram contra o Cruzeiro

Novidade da escalação do Botafogo, Alex tentou dar ao ataque do Botafogo o que estava em falta com Lodeiro: mais movimentação. Motivado com a oportunidade de titular, o atacante ganhou divididas e tirou tinta da trave numa chance cara a cara com Victor, aos sete minutos. Mas o ritmo caiu tão rápido quanto surgiu. E o time, maior finalizador da competição antes da rodada, se via concluindo menos que o adversário num jogo aberto. Com os retornos de Diego Tardelli e Luan após cumprirem suspensão, o Atlético-MG voltou a ter velocidade de sobra à frente e deu trabalho a Jefferson.

Em duas oportunidades, o botafoguense teve que sair nos pés de Fernandinho e Tardelli para evitar as finalizações. Numa delas, o segundo conseguiu o cruzamento na área com o gol vazio, mesmo com o goleiro fechando o ângulo, mas não chegou na cabeça de Jô. O centroavante, aliás, destoou dos companheiros. Errou passes e não deu um chute sequer. E num primeiro tempo em que o mais perto que a bola chegou da rede foi numa cobrança de falta de Edílson no travessão, as duas torcidas só vibraram quanto o telão do Maracanã anunciou a virada do Criciúma sobre o líder Cruzeiro. Os alvinegros cariocas ainda sonhando com o título, e os mineiros, tirando onda com o maior rival.

Gabriel e Julio Cesar dão motivo para festa do Bota


Alex tentou, não resolveu e foi substituído logo no início da etapa final por Sassá. Mas a segunda novidade da escalação do Botafogo teve mais estrela. Gabriel, que voltou de contusão e barrou Renato, foi bem tanto na marcação quanto no ataque. Ele, que já havia servido Seedorf num chute perigoso no primeiro tempo, foi o garçom de Julio Cesar no gol. Após tabelinha, o lateral saiu cara a cara com Victor e chutou duas vezes para abrir o placar e dar um bom motivo para a torcida comemorar, já que no Mineirão o líder Cruzeiro virava sobre o Criciúma (terminou 5 a 3). O gol saiu num momento em que o Atlético-MG estava melhor em campo. E continuou.

Disperso no primeiro tempo, Jô demorou, mas entrou no jogo. Especialmente depois da entrada de Guilherme no lugar de Luan. O centroavante passou a receber mais a bola, apareceu com os pés e com a cabeça dando trabalho para Jefferson e ainda colaborou com passes para os companheiros finalizarem. Mas Fernandinho e Tardelli estavam com a mira pra lá de torta. Cuca renovou a marcação com Leandro Donizete no lugar de Josué e foi para o tudo ou nada com Neto Berola na vaga de Junior Cesar. Mas o Botafogo segurou a suada vitória. Octávio substituiu Gegê para ganhar tempo, e diferentemente da eliminação na Copa do Brasil, Seedorf deixou o campo aplaudido dessa vez para a entrada de Lodeiro. E os botafoguenses voltaram a sorrir.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Botafogo vence Atlético-MG em casa e resgata a confiança da torcida


Gol de Julio Cesar dá a vitória por 1 a 0 sobre Galo, na noite deste sábado, pelo Brasileiro. Equipe de Oswaldo de Oliveira 'dorme' no terceiro colocado e seca o Atlético-PR

Atletas do Fogão celebram gol de Julio Cesar
 (Foto: Ricardo Ramos/LANCE!Press)
Durou pouco a desconfiança da torcida do Botafogo em relação à equipe. Diante de um Atlético-MG que demorou a acordar em campo, os alvinegros cariocas venceram por 1 a 0 o duelo da noite deste sábado, no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Julio Cesar fez o gol que deixou a equipe com 53 pontos na classificação. Com isso, o time "dorme" na terceira colocação e continua a se firmar na briga pelo G4. Os atleticanos estacionam nos 45 pontos e podem cair até para o nono lugar.

Os cariocas voltarão a campo pelo Brasileirão no próximo sábado, dia 2 de novembro, diante do Goiás, no Serra Dourada, às 19h30. No mesmo dia, o Atlético-MG receberá o Náutico, no Independência, às 21h.

BOTAFOGO DOMINA FRACA ETAPA INICIAL

"Meu Botafogo não é covarde" e "Libertadores é obrigação": alguns dos reflexos da arquibancada após a eliminação do Botafogo com goleada por 4 a 0 para o Flamengo na Copa do Brasil, na quarta-feira. Em campo, o técnico Oswaldo de Oliveira mostrou que os resquícios do clássico do meio de semana foram maiores, com as barrações de Renato e Lodeiro, para as entradas de Gabriel e Alex, respectivamente.

Os primeiros minutos deixaram o torcedor otimista no Maracanã. Com mais posse de bola, os botafoguenses tiveram sua primeira chance aos sete. Gegê lançou Alex, que avançou livre, mas concluiu nos pés de Victor. O Galo respondeu em finalização rasteira de Josué rente à trave e em ótima arrancada de Diego Tardelli, que explodiu na zaga. No entanto, aos poucos, o time visitante foi esbarrando em erros de passe.

Com Seedorf apagado e a equipe pecando demais nas jogadas, o Botafogo voltou a ter oportunidades apenas na bola parada. Edílson cobrou falta que parou no travessão de Victor. Depois, em cobrança de escanteio, Bolívar concluiu para Leonardo Silva rechaçar.

JULIO CESAR DECRETA VITÓRIA

O Botafogo voltou do intervalo mandando no jogo. E, aos sete minutos, a equipe encontrou o caminho do gol. Julio Cesar encontrou uma brecha na esquerda e adentrou a área. Após tabela com Gabriel, o lateral-esquerdo tocou na saída de Victor para abrir o placar.

A vantagem mínima fez a equipe carioca recuar e "chamar" o burocrático Atlético a se lançar à frente. Após duas finalizações de Diego Tardelli por cima do travessão, Jefferson brilhou, salvando uma cabeçada e uma finalização rasteira de Jô.

A pressão da equipe de Cuca seguiu intensa - em especial após a entrada de Neto Berola no lugar do lateral-esquerda Junior Cesar - e resultou em bom chute de Leandro Donizete, salvo por Jefferson. Mas, desta vez, o Maracanã trouxe um final feliz para um jogo do Botafogo.


FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 X 0 ATLÉTICO-MG


Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e hora: 26 de outubro de 2013, às 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Público e renda: R$ 176.180,00 / 6472 pagantes
Cartão Amarelo: Dória (BOT); Emerson (ATL)
Cartão Vermelho: Nenhum
Gol: Julio Cesar, 7'/2ºT (1-0)

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória, Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Gegê (Octávio, 40'/2ºT), Seedorf (Lodeiro 23'/2ºT), Rafael Marques; Alex (Sassá, 11'/2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Emerson, Junior Cesar (Neto Berola 33'/2ºT); Pierre (Leandro Donizete 11'/2ºT), Josué, Luan (Guilherme 15'/2ºT), Diego Tardelli, Fernandinho; Jô.Técnico: Cuca.

Fonte Lancenet

Em momento delicado, Botafogo precisa evitar erros que provocaram fracassos no passado


Botafogo e Atlético-MG duelam neste
sábado (Foto: Gil Leonardi/ LANCE!Press)
O Botafogo entra em campo neste sábado, contra o Atlético-MG, às 18h30, no Maracanã, em partida que terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net com as missões de vencer e também exorcizar o fantasma dos fracassos dos últimos anos, justamente na reta final do Campeonato Brasileiro.

Ao longo desta temporada, sempre que questionado em momentos delicados, o elenco atual fazia questão de frisar que não poderia ser cobrado por resultados anteriores, já que o grupo é diferente. Mas, após o massacre sofrido diante do Flamengo, na Copa do Brasil, as dúvidas sobre a capacidade de decisão da equipe voltaram à tona. Por isso, nada mais adequado ao Alvinegro do que conquistar a vitória e ganhar um pouco de tranquilidade na busca por uma vaga na Libertadores de 2014.

Há 17 anos sem disputar a mais importante competição do continente, o Botafogo esteve próximo de terminar o Brasileirão no G4 em edições recentes, mas fracassou. Em 2007, 2010 e 2011, o Glorioso animou a torcida com boas campanhas até o fim do campeonato nacional, entretanto, vacilou na hora decisiva e acabou fora do grupo dos classificados.

Fonte Lancenet

Com objetivos distintos, Botafogo e Atlético-MG se enfrentam no Maracanã


Enquanto equipe carioca deseja manter-se no G4 e garantir a vaga na Copa Libertadores do ano que vem, o Galo segue usando o Brasileiro como preparação para o Mundial




Equipes alvinegras se enfrentam
neste sábado, às 18h30
Enquanto um vive momentos de tensão, o outro está relaxado e ansioso para que dezembro chegue. Botafogo e Atlético-MG se enfrentam neste sábado, às 18h30, no Maracanã, com pensamentos bem diferentes.

Os cariocas estão no quarto lugar do Campeonato Brasileiro, com 50 pontos, e briga para se manter no G4 e garantir a vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Enquanto isso, o clube mineiro segue usando o Brasileirão como treino de luxo para o Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Marrocos.

SONHO COM TÍTULO, APESAR DA DIFICULDADE



Atualmente, o Glorioso está com uma grande distância para o líder Cruzeiro. São 12 pontos de diferenças entre as equipes. Contudo, existe ainda quem sonhe com o título brasileiro dentro do elenco, apesar do discurso principal ser o de garantir a vaga na Libertadores o mais rápido possível.

Para o duelo, o técnico Oswaldo de Oliveira contará com o retorno do lateral-direito Edilson, um dos destaques do time no Brasileirão. Além disso, existe a chance do volante Gabriel - recuperado de uma lesão na coxa direita - voltar ao time. Caso ele seja escalado como titular, Renato vai para o banco de reservas.

- Sabemos que uma vitória nos deixa na segunda posição. Não podemos ficar esperando o São Paulo ganhar a Sul-Americana e virar um G3. Temos que pensar até o fim em título, mas sabemos da dificuldade. Terminando em segundo lugar, você não entra em pré-Libertadores e fica em boa condição para 2014. Queremos ganhar essa vaga o mais rápido possível - disse o zagueiro Bolívar, um dos líderes do elenco alvinegro.

GALO QUER RETA FINAL PERFEITA


O Atlético-MG, dentre os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro, é, provavelmente, o único que não luta por nada. Mas, para o técnico Cuca, o jogo diante do Botafogo tem grande importância, sim: para terminar bem o Brasileirão e seguir confiante para o Mundial de Clubes.

– Se tivesse o Mundial na semana que vem, dávamos alguma acelerada no processo. É seguir nessa batida, fazer bons jogos e tentar vencer todos os últimos oito jogos – disse o treinador.

Com a recuperação de Ronaldinho andando de vento em popa, e a pré-lista de 35 jogadores mandada para Fifa, o pensamento na Cidade do Galo está em Marrocos. Mas vencer o Fogão significa passar por um time que está motivado a apagar a eliminação para o rival Flamengo na Copa do Brasil.

Cuca crê em um Galo preparado para vencer o Alvinegro carioca pela primeira vez em 2013, depois de três confrontos, dois empates e uma derrota.

– Isso (eliminação do Botafogo) tem os dois lados, o lado que dá uma abalada e o outro é que resta apenas uma competição para o Botafogo, que irá com toda força e energia para isso. É engano achar que o Botafogo desanimou. Vai com toda a força para chegar na Libertadores direto. É um jogo decisivo e complicado – completou.

Fonte Lancenet

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Em reunião para aparar arestas, time pede volta do 'pai chato' Seedorf


Mais calado do que o normal nos últimos jogos, camisa 10 reclama que alguns companheiros têm reagido com hostilidade às suas cobranças




Seedorf durante treino do Botafogo no
Engenhão 
(Foto: Satiro Sodré / SSPress)
Desde que chegou ao Botafogo, Seedorfmostrou que uma de suas principais características era a liderança. Experiente, o camisa 10 cobra e gosta de orientar os jogadores tanto em treinos quanto nas partidas. Por isso, ele ficou conhecido carinhosamente como "Pai chato". Em alguns momentos, porém, quando o sangue está mais quente, a recepção não é tão amena. Nos últimos tempos, no entanto, a comissão técnica e seus companheiros sentiram o holandês mais calado e menos interativo, bem diferente daquilo que se acostumaram a ver.

Assim, nesta sexta-feira, o zagueiro Bolívar teve a iniciativa de intermediar uma longa reunião antes do treinamento com a participação de todos os jogadores. Na conversa, Seedorf argumentou que alguns estavam sendo hostis quando ele fazia cobranças, e, caso sua iniciativa estivesse criando desentendimento, preferia se calar, se fosse o melhor para o time.

Um dos casos mais recentes envolveu o craque holandês e Dória, que retrucou Seedorf de forma mais áspera. Antes, houve episódios semelhantes com o goleiro Jefferson e o zagueiro Antônio Carlos. Na conversa desta sexta-feira, o elenco tentou deixar o camisa 10 novamente à vontade para exercer sua liderança. Os atletas consideram que a força dele é importante para potencializar a qualidade de todos os outros.

 
Após a reunião, clima foi de descontração
entre os jogadores (Foto: Thales Soares)
O encontro terminou com um abraço coletivo e a sensação de que tudo ficou ajustado. Sem entrar em detalhes, Bolívar deu entrevista após o treinamento e disse que foram colocados os "pingos nos is". O zagueiro afirmou que o elenco está confiante para melhorar ainda mais a posição na tabela e assegurar uma vaga na Libertadores do ano que vem.

- Nós, depois de derrota ou vitória, sentamos e conversamos. Todos estão sentindo que temos uma possibilidade grande de encostar novamente no segundo lugar, e isso é importante depois de uma eliminação como essa. Foi uma conversa para colocar os pingos nos "is". Resolvemos tudo para ficar da melhor forma possível - disse.

O Botafogo volta a campo neste sábado, às 18h30m (de Brasília), para enfrentar o Atlético-MG, no Maracanã. O Glorioso está em quarto lugar no Brasileiro, com 50 pontos.

Por Fred Huber e Thales SoaresRio de Janeiro

Ao contrário de quinta-feira, clima no treino do Botafogo é mais animado


Com atraso de 1h30, atividade na manhã desta sexta teve um recreativo, coisa que não é usual. Seedof e Lodeiro não treinaram, mas não são dúvidas para próximo jogo



Gabriel pode ser titular no lugar de Renato
 (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Com a eliminação na Copa do Brasil com goleada para o Flamengo, o clima no treino do Botafogo na última quinta-feira foi de velório. Mas na manhã desta sexta, os jogadores já aparentam ter absorvido a desclassificação e o clima estava mais animado. O treinamento recreativo, fato rato no comando de Oswaldo de Oliveira, durou cerca de uma hora e meia.


O volante Gabriel participou normalmente da brincadeira e pode ser titular na partida do próximo sábado, às 18h30, contra o Atlético-MG, assumindo a posição de Renato. O lateral-direito Edilson, suspenso do jogo contra o Flamengo, volta ao time no lugar de Gilberto. Já os meias Lodeira e Seedorf não treinaram com o grupo em campo. Os jogadores ficaram realizando atividades na academia, mas não devem desfalcar a equipe.

A atividade desta manhã demorou 1h30 para começar. O auxiliar Jair Ventura passou um vídeo com imagens do Atlético-MG para os jogadores alvinegros. Após assistirem às imagens, o grupo subiu para o campo anexo do Engenhão.

No recreativo, quem perdesse teria de pagar uma "prenda". Assim, o time de Octávio e companhia foi derrotado e teve de fazer a coreografia de "Show das Poderosas", música da funkeira Anitta.

Fonte Lancenet

Supremacia em números


Botafogo é superior ao Atlético Mineiro no confronto entre as equipes


Crédito: Facebook Oficial do Botafogo

Botafogo e Atlético Mineiro se enfrentam pela quarta vez no ano de 2013, com dois empates e uma vitória para o Glorioso, os cariocas apostam no bom retrospecto para se manter firme na briga pela Libertadores.

Na história do confronto são 54 jogos, sendo 22 vitórias para o Alvinegro, 15 empates e 17 derrotas para o time mineiro. Além dos números positivos o Botafogo já defendeu um tabu de 12 partidas sem perder para o Galo.

A torcida alvinegra comemora quando pega o time de Belo Horizonte em competições “mata-mata”, em que já eliminaram os atleticanos em três oportunidades, duas na Copa do Brasil e uma na Sul-americana.

O jogo é válido pela trigésima primeira rodada do Campeonato Brasileiro e será disputado às 18h30, no sábado (26/10), no estádio do Maracanã.

Por: Ange Rangel/Super Rádio Tupi

Botafogo aposta em descanso e treino por volta de bom futebol e vaga no G-4




Botafogo aproveitrá eliminação para descansar, treinar e crescer de produção no Brasileiro (Satiro Sodre / SSPress)

A eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil ainda dói. O Botafogo, no entanto, trabalha incessantemente para que esse capítulo seja página virada o quanto antes. Fora da competição, o Alvinegro vê com bons olhos o fim da maratona de jogos, já que sete dois oito duelos da equipe pelo Brasileiro serão disputados no fim de semana.

E o Botafogo aposta justamente neste período em que poderá descansar e treinar para voltar a apresentar o bom futebol. Caso isso ocorra, todos no clube estão confiantes em conquistar uma vaga na próxima Libertadores.

"É claro que não gostaríamos de ter saído da Copa do Brasil, pois é um sonho nosso conquista-la, mas infelizmente não aconteceu. Agora temos que ver o ponto positivo das coisas. Teremos tempo de trabalhar e de se recuperar. Sabemos do nosso potencial e ninguém aqui sequer pensa em ficar de fora da Libertadores. Estávamos focados nas duas competições e não conseguimos conciliar. Agora é 100% no Brasileiro e esperamos um rendimento ainda melhor", disse Jefferson.

Além do descanso e treinos, o Botafogo quer manter o apoio dos torcedores nos jogos no Maracanã. Capitão da equipe, Jefferson faz elogios aos alvinegros e diz que a relação com os botafoguenses não pode estragar por causa de um jogo e os convoca para a partida deste sábado contra o Atlético-MG, em casa.

"Nem pensamos em ficar de fora do G-4. Temos que nos doar o máximo. Falta pouco e está nas nossas mãos. Não podemos deixar escapar essa vaga na Libertadores. Por isso pedimos a ajuda dos torcedores para conseguir a vaga para Libertados. Nos arrepiamos quando gritam que estão com a gente, que acreditam na gente. É nesse momento que pedimos que continuem, que estejam conosco para terminarmos o ano de 2014 de cabeça erguida", afirmou o goleiro.

"É ter alma, dar espírito. É a nossa vida. Não podemos fugir da responsabilidade. Temos oportunidade já no sábado de dar a volta por cima. Vamos ter que suar sangue e correr dobrado. Vamos chamar o torcedor para o nosso lado. Eles pedem raça e vamos dar desde o início, vamos dar a vida em campo pela vaga na Libertadores", completou.

Eliminado da Copa do Brasil, o Botafogo e terá apenas o Campeonato Brasileiro até o final do ano. O Alvinegro está na quarta colocação, com 50 pontos, com vantagem de quatro para o Goiás, primeiro time fora do G-4, que garante vaga na Libertadores-2014. O time de General Severiano volta a campo no sábado, às 18h30, quando medirá forças com o Atlético-MG, no Maracanã.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Após vexame contra o Fla, Bota tenta volta por cima contra o Galo


Juntando os cacos da goleada sofrida, Glorioso volta às atenções para o Brasileirão



Botafogo de Seedorf terá que dar a volta
 por cima (Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)
O Botafogo mal teve tempo para digerir a humilhante derrota sofrida na quarta-feira, para o Flamengo, por 4 a 0, e já tem de lidar com a obrigação de se reerguer, neste sábado, contra o Atlético-MG, às 18h30, no Maracanã, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além do time mineiro, o Alvinegro terá um outro adversário para superar: o abalo psicológico.

Com apenas quatro pontos de vantagem sobre o Goiás (50 a 46), o Glorioso precisa vencer para continuar em boa condição. No entanto, o Esmeraldino enfrenta o lanterna e já rebaixado Náutico. Na rodada seguinte, Goiás e Botafogo duelam no Serra Dourada (GO), em um jogo que promete ser decisivo. E é isso que preocupa o torcedor alvinegro.

Nos jogos de muita pressão, os principais atletas ficaram devendo. Basta lembrar que contra Cruzeiro e Flamengo o Glorioso sofreu as duas piores derrotas do ano: 3 a 0 e 4 a 0, respectivamente. Nomes consagrados como Seedorf e Renato tiveram atuações ruins.

Agora, depende do time: reage e conquista a vaga na Libertadores ou então sobrará um “Feliz 2014”.

Fonte Lancenet

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Botafogo se reapresenta em clima de velório e tem retorno de Gabriel

 
Jogadores fizeram treino coletivo e nenhuma brincadeira foi vista. Volante voltará a ser relacionado no sábado, em duelo contra o Atlético-MG, no Maracanã


Gabriel - Treino do Botafogo (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Após ter sido goleado para o Flamengo, por 4 a 0, pelas quartas de final da Copa do Brasil, o Botafogo se reapresentou nesta quinta-feira em clima de velório, no campo anexo do Engenhão. Os jogadores fizeram um treino coletivo e nenhuma brincadeira foi vista durante toda a atividade tanto por eles ou pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que apenas observou o treinamento.

Do lado positivo ficou o retorno de Gabriel. O volante treinou muito bem e voltará a se relacionado neste sábado, em partida contra o Atlético-MG. Outro que deve retornar ao time é o lateral-direito Edilson. O camisa 33 também participou bem da atividade e deve recuperar a vaga que foi ocupada por Gilberto na quarta-feira.

Fora do campo anexo ficou o atacante Elias. O atacante, que sofre com desgaste muscular, participou de um treino físico em separado, acompanhado apenas de um dos preparadores físicos. Cidinho, que volta após cirurgia no joelho direito, também treinou mais leve e deu voltas no entorno do gramado.

Em quarto lugar no Campeonato Brasileiro, o Botafogo precisa vencer o Galo para continuar na briga por uma vaga na Libertadores. Isso porque o Goiás, adversário direto e que está a quatro pontos do Glorioso, joga com o lanterna e já rebaixado Náutico e na outra semana recebe o Alvinegro, no Serra Dourada.

Walace Borges -LANCENET!

Para reanimar jogadores, Oswaldo afirma: 'Temos objetivos pela frente'


Depois de o Botafogo ser goleado pelo Flamengo, nesta quarta-feira, no Maracanã, pela Copa do Brasil, treinador disse elenco alvinegro é forte e vai reagir



Oswaldo lembra que Botafogo ainda
 tem objetivos na temporada
(Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)
Esquecer a goleada de 4 a 0 para o Flamengo, na noite de quarta-feira, no Maracanã, que eliminou o Botafogo da Copa do Brasil, e pensar exclusivamente no Campeonato Brasileiro. Esta, segundo o técnico Oswaldo de Oliveira, será, a partir desta quinta-feira, a sua meta principal no trabalho com os jogadores do alvinegros.

Na quarta posição na tabela de classificação do Brasileirão, com 50 pontos, o time precisa manter pelo menos esta posição para garantir vaga na Copa Libertadores da América de 2014. Este tem sido o objetivo do clube nos últimos anos, mas não tem sido alcançado. Faltando ainda oito rodadas para o término do campeonato, Oswaldo afirmou que esta será a motivação para seu elenco reagir, após a goleada inesperada.

- Os nossos jogadores têm se reerguido, é um grupo com muito mérito. Em princípio, fica todo mundo muito abatido, mas cabe a nós estimularmos a todos para sairmos dessa situação. Temos objetivos pela frente. Temos oito jogos no Campeonato Brasileiro. Isso nos estimula para dar continuidade. É um detalhe que vou enfocar pra que nós tenhamos uma reação o mais rápido possível - afirmou Oswaldo, destacando o poder de superação dos jogadores alvinegros.

- Já passamos por coisas muito difíceis. Temos jogadores com bastante força, com personalidade. É lógico que não tinha acontecido dessa maneira, vamos focar nos nossos objetivos até o fim da temporada.

Os jogadores se reapresentam nesta quinta-feira, no Engenhão, às 16h. No sábado, às 18h30, o time enfrenta o Atlético-MG, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 50 pontos, os alvinegros ocupam a quarta colocação na tabala de classificação.

Fonte Lancenet

Com três de Hernane, Fla engole Bota e avança à semifinal


Atacante chega à marca de 31 gols na temporada e comanda a goleada por 4 a 0 sobre o Botafogo, no Maracanã. Aniversariante do dia, Léo Moura também deixa sua marca


Hernane tem noite iluminada no
Maracanã e marca três vezes
(Foto: Ricardo Ramos/ LANCE!Press)
Em uma noite mais do que inspirada, Hernane fez três vezes na goleada por 4 a 0 no clássico contra o Botafogo, no Maracanã, e classificou o Flamengo para a semifinal da Copa do Brasil. Léo Moura, que completou 35 anos nesta quarta-feira, também marcou e completou o presente para a torcida rubro-negra. O Rubro-Negro precisava de uma vitória simples para seguir na competição. O Alvinegro pouco soube fazer nos 90 minutos da partida e apenas viu a atuação do Fla.

Com os três gols no clássico, o camisa 9 chegou à marca de 31 gols na temporada e incríveis 14 tentos no Maracana, além de ser o artilheiro do ano, ao lado de Magno Alves, do Ceará.


O Rubro-Negro encara Vasco ou Goiás, que enfrentam-se nesta quinta-feira. Porém, o primeiro duelo pelas semifinais ainda não tem data para ocorrer. Inicialmente, a CBF marcou os duelos para os dias 30 de outubro e 06 de novembro.


PRIMEIRO TEMPO DO BROCADOR


O jogo, pela importância que tinha para ambas as equipe, não poderia ter um panorama diferente. A partida começou elétrica, com os dois times partindo pra cima, mas a primeira chance mais clara de gol veio nos pés de Paulinho. A investida rubro-negra deu um ânimo maior ao Botafogo, movimentando ainda mais o clássico.


A partir disso, o Alvinegro começou a ter mais domínio do jogo, a ficar mais no ataque do Fla, forçando o time de Jayme de Almeida a explorar os contra-ataques. Em uma dessas saídas, Paulinho achou Carlos Eduardo sozinho na área. Displicente, o camisa 20 poderia se redimir com a torcida, mas a função de artilheiro ficou mesmo com Hernane, que estava em noite inspirada.

Aos 20 minutos, o Brocador, em uma jogada de oportunismo abriu o placar. Depois do gol o Botafogo se acanhou e ele de novo, aos 33 minutos ampliou o placar. A maioria das jogadas rubro-negra originaram-se nas costas de Gilberto, lateral-direito do Botafogo, que ficou perdido na marcanção de Paulinho.


O DIA ERA MESMO DO BROCADOR


O panorama no segundo tempo não alterou muito. O Flamengo não tomou conhecimento da vantagem e continuou indo pra cima, e a retaguarda de Gilberto continuou desguarnecida. Só aos dez minutos que o Alvinegro conseguiu pressionar o Flamengo no campo de defesa. Mas a noite dos dia 23 de outubro tinha nome e sobrenome. Hernane Vidal de Souza. Em um lindo cruzamento de André Santos, o Brocador não disperdiçou, enfraquecendo ainda mais o time de Oswaldo, que estava muito perdido em campo.


Em um contra-ataque rápido, Carlos Eduardo achou Hernane livre, sempre ele, que recebeu sozinho em velocidade na intermediária, e dentro da área, Dória chegou travando e foi expulso. Seria o quarto do Brocador, mas o presente veio para Léo Moura, aniversariante do dia. 4 a 0 sem esforço.


FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 4 X 0 BOTAFOGO

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 23/10/2013 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Fabio Pereira (TO)
Renda/público: R$ 2.975.555,00 / Presentes 59.848 / Pagantes 50.505
Cartões amarelos: Dória (BOT); Hernane e Elias (FLA)
Cartão vermelho: Dória, 24'/2ºT (BOT)


Gols: Hernane, 20'/1ºT (1-0), Hernane, 33'/1ºT (2-0); Hernane, 12'/2ºT (3-0) e Léo Moura, 26'/2ºT (4-0)


FLAMENGO: Felipe, Léo Moura (Rafinha, 43'/2ºT), Chicão, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo (Adryan, 40'/2ºT); Paulinho (Bruninho, 40'/2ºT) e Hernane. Técnico:Jayme de Almeida.

BOTAFOGO: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Sasá, intervalo), Renato (Lucas Zen, 40'/2ºT), Gegê, Lodeiro e Seedorf (Dankler, 27'/2ºT); Rafael Marques. Técnico:Oswaldo de Oliveira.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Setores mistos esgotam e apenas ingressos para o Bota seguem à venda


Torcedores do Flamengo tiveram intensa movimentação na véspera do clássico, enquanto alvinegros apareceram em maior número horas antes de a bola rolar



Torcida de Botafogo e Flamengo irão
 comparecer ao Maracanã
Devido a uma intensa procura por ingressos para o duelo entre Flamengo e Botafogo, nesta quarta-feira, restam apenas bilhetes destinados ao Setor Sul do Maracanã (torcida do Glorioso). Na tarde desta quarta-feira, esgotaram os ingressos para os Setores Leste e Oeste (mistos).

Devido à grande movimentação que acontecerá horas antes da partida, a distribuição das gratuidades será realizada a partir da abertura dos portões, às 18h50, nas catracas dos respectivos acessos, até o limite de capacidade de cada setor.

APELO AOS TORCEDORES


Preocupado com a grande movimentação de torcedores no entorno do Maracanã, o Maracanã S.A. fez um apelo aos torcedores que forem acompanhar o clássico de perto. Por meio do vice-presidente de operações do estádio, Sinval Andrade, o consórcio pediu para que botafoguenses e flamenguistas cheguem cedo ao local. Vale lembrar que os portões abrem às 18h50.


- Devido ao grande público esperado para a partida desta quarta-feira, recomendamos que o torcedor antecipe a sua chegada ao estádio, para maior conforto e tranquilidade. Outro ponto importante é que as gratuidades garantidas por lei serão distribuídas apenas nas entradas do estádio, no momento do acesso, e são limitadas pela capacidade física de cada setor. Assim, é possível que o torcedor que chegue em cima da hora do jogo não consiga mais retirar estas gratuidades – explicou.


Ingressos à venda

Cadeira Inferior e Superior Sul (Botafogo)

R$ 80 (inteira) /R$ 40 (meia) / R$ 20 (sócios)

PONTOS DE VENDA

Bilheteria 1 (Maracanãzinho)

RETIRADA DOS INGRESSOS DA VENDA ON-LINE

Torcida do Flamengo

Bilheteria 4 do Maracanã (Júlio Delamare)

Torcida do Botafogo

Bilheteria 1 do Maracanã (Maracanãzinho)

Retirada de ingressos comprados pela Internet

É preciso apresentar, no ato da retirada dos ingressos, o comprovante de compra on-line e documento de identidade do titular da compra com foto. Caso o ingresso seja retirado por terceiros, além destes documentos, é preciso também levar comprovante de identidade do portador.

ENTRADAS

Os portões abrem às 18h50 horas e fecham no início do segundo tempo.

Rivalidade de alcance nacional: Fla e Bota duelam por vaga na semifinal



Após virar rotina em estaduais, rubro-negros e botafoguenses têm decisão para ver quem segue na Copa do Brasil. Empate leva decisão aos pênaltis





A rivalidade mais aflorada e equilibrada dos últimos anos no Rio de Janeiro ganha nesta quarta-feira, 21 anos depois da final do Brasileirão de 1992, mais um capítulo decisivo em âmbito nacional. E desta vez, não adianta Flamengo e Botafogo repetirem a sina de empates que os tem marcado. Um terá que deixar o Maracanã como vencedor. Rivais em quatro das últimas sete finais de Carioca - e com encontro em outras duas semifinais -, rubro-negros e botafoguenses medem forças a partir das 21h50m (de Brasília), por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. A primeira partida, realizada no fim de setembro, terminou em igualdade: 1 a 1.

Empatar, por sinal, virou rotina desde quando a dupla iniciou a série de encontros decisivos, no Carioca de 2007. De lá para cá, foram 35 jogos, e 20 terminaram sem vencedor - o Fla levou a melhor em nove, e o Bota, em seis. Desta vez, porém, a igualdade leva para os pênaltis a decisão de quem encara Vasco ou Goiás na disputa por um lugar na final. Como as duas partidas acontecem no Maracanã, não é levado em conta o critério do gol fora de casa no confronto.

Em 11º no Brasileirão, o Flamengo já não sofre tanto com o risco do rebaixamento, mas nem por isso entra em campo menos pressionado. Em uma temporada marcada pela promessa de reconstrução administrativa pela nova gestão, a Copa do Brasil surge como única esperança de título após um Carioca em que sequer chegou a final de turno. Até por isso, a empolgação do torcedor é tão grande: o setor destinado aos rubro-negros teve os ingressos esgotados na última segunda-feira. Internamente, o clube também já trata a competição como prioridade, e Jayme de Almeida poupou Léo Moura, Elias e Paulinho da partida contra o Atlético-MG, domingo, já visando ao clássico.

A esperança no Botafogo está no bom retrospecto em clássicos na temporada, com uma série de 11 sem perder. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, o time venceu três e empatou três. Além disso, o técnico Oswaldo de Oliveira deu um descanso para a maioria de seus titulares, incluindo Seedorf e Rafael Marques, dois dos principais nomes do elenco.

Paulo Cesar de Oliveira (SP) apita a partida, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Fabio Pereira (TO). A Globo transmite a partida para RJ, MG (menos Uberlândia e Ituiutaba), ES, GO, TO, MS (Corumbá), BA, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O SporTV exibe o jogo para todo o Brasil, e o PremiereFC Internacional para os telespectadores de fora do país. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real e com vídeos.
Flamengo: sem João Paulo, Jayme de Almeida começará a partida com André Santos na lateral esquerda. Com isso, Luiz Antonio entra no meio-campo e se torna a única novidade na escalação tida como ideal pelo treinador. O Flamengo deve encarar o Botafogo com Felipe, Léo Moura, Chicão, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.

Botafogo: Oswaldo de Oliveira ainda espera para avaliar as condições físicas de Lodeiro e Gegê antes de confirmar o time para o clássico. As mudanças serão mínimas e pontuais. A única surpresa pode ser a escalação de um atacante, com Rafael Marques atuando mais recuado. A formação deve ser a seguinte: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Lodeiro, Gegê (Sassá) e Seedorf; Rafael Marques.Flamengo: um problema no joelho direito tirou João Paulo da partida decisiva. O lateral-esquerdo sofreu a lesão ainda nos minutos iniciais da vitória sobre o Bahia, há uma semana, e desde então fez tratamento intensivo. Apesar de liberado pelo departamento médico na última segunda-feira, não tem condições de jogo e está descartado. Outras ausências são o zagueiro Samir, que se recupera de um problema no abdômen, o volante Cáceres, que vai operar uma hérnia na região da virilha, e o meia Gabriel, com uma lesão no joelho. Já Marcelo Moreno, que deixou o recreativo de terça-feira queixando-se de dores também no joelho, é dúvida.

Botafogo: o lateral-direito Lucas e o meia Cidinho estão se recuperando fisicamente depois de passarem por cirurgias. Edílson está suspenso e Elias, além de uma lesão na coxa esquerda, também não pode atuar por já ter defendido o Resende na Copa do Brasil. Recuperado de uma lesão na coxa direita, Gabriel está sendo preparado para o confronto com o Atlético-MG, sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.


Flamengo: André Santos.

Botafogo: Alex, Dória, Gabriel e Lodeiro.


Apesar dos anos de tradição do clássico carioca, Flamengo e Botafogo se enfrentaram pela Copa do Brasil apenas uma vez, justamente na partida de ida das quartas de final da edição deste ano, e empataram em 1 a 1. 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Já não assusta! Após quebrar tabus, Botafogo mostra confiança contra o Fla


Glorioso venceu o rival pela primeira vez no Engenhão e ainda quebrou jejum de 13 anos sem derrotar o Rubro-Negro pelo Campeonato Brasileiro



Rafael Marques decidiu contra o Flamengo
 (Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)
Durante alguns anos a torcida do Botafogo ficou com o Flamengo atravessado na garganta. Mesmo com a conquista do Carioca de 2010, o rival era uma pedra no sapato do Glorioso. Mas neste ano tem sido diferente. Além de ter perdido apenas um dos cinco clássicos para o Rubro-negro, o time comandado por Oswaldo de Oliveira conseguiu quebrar dois incômodos tabus. Pois é, a história mudou.

– Acho que não teremos surpresa alguma amanhã (quarta). Mas temos de confirmar muita coisa que são nossas virtudes e que o nosso rival ainda não interceptou. Por isso essa busca pela perfeição tem que existir sempre. É um clássico como os outros que já foram disputados até agora – afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.

A última partida entre Flamengo e Botafogo, ocorrida há pouco mais de duas semanas, terminou com vantagem por 2 a 1 do Glorioso. Se o placar se repetir hoje, Seedorf e companhia avançam à semifinal da Copa do Brasil e pegam Goiás ou Vasco, que jogam amanhã. Em caso de empate por qualquer placar, a vaga será decidida nos pênaltis.

– Vencemos o time deles no Campeonato Carioca e no Brasileiro. Curiosamente, isso não ocorria, infelizmente. Quebramos o tabu e agora isso é coisa do passado. Na Copa do Brasil é diferente, sabemos muito bem disso. Já jogamos muito contra eles, os dois times se conhecem bem e tenho certeza que, para vencer, teremos de errar menos do que o Flamengo. Vai ser um jogo de xadrez – disse o volante Renato.

O fato de o Botafogo não ter mais o que temer quando enfrenta o Flamengo não quer dizer que ele sairá do Maracanã classificado para a semifinal da Copa do Brasil. Mas a presença de Rafael Marques, que já marcou dois gols em quatro jogos, deixa Oswaldo ainda mais confiante:

– Rafael tem uma personalidade muito forte. Um cara muito determinado e sabe onde tem os pés. Isso combinado com uma delicadeza que não é usual. É um cara sensacional. Teve de resistir a uma avalanche de contrariedades e até mesmo abusos. É um cara valente e muito educado.

Alexandre Braz e Walace Borges - Lancenet

Após classificação do sub-20, presidente elogia trabalho da base


Mauricio Assumpção afirmou que desde o seu primeiro mandato percebeu que era preciso investir na formação dos jovens



Assumpção elogiou trabalho da base
(Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Depois de o Botafogo garantir vaga na semifinal da Copa do Brasil sub-20, com um novo empate em 1 a 1 com o Grêmio, e em seguida, derrotar os gaúchos nos pênaltis, nesta terça-feira, na Arena Alviazul, em Lajeado (RS), o presidente Mauricio Assumpção voltou a enaltecer, o que para ele, é uma do seu mandato: o trabalho nas divisões de base.

- O Botafogo aprendeu que não poderia abrir mão disso. Infelizmente o Botafogo tinha esquecido isso e desde 2009 fizemos um trabalho. Nós entendemos que isso é bom para o clube - disse Asumpção à ESPN Brasil.

Atualmente, no elenco profissional, o Botafogo conta com 17 jogadores formados nas categorias de base em seu elenco profissional. Para que as revelações possam se firmar no time principal, Assumpção afirmou que é necessário ter no grupo jogadores experientes que ajudem os jovens no processo de adaptação.

- Temos de qualificar o time principal e dar força para os garotos subirem. Os mais velhos dão consistência para a garotada subir. Também não dá para colocá-los na fogueira - disse Mauricio, elogiando a performance do time que eliminou o Grêmio:

- Essa é uma nova geração que está vindo aí. Eles sabem que tem de vencer jogos e tem pressão. Jogar no Botafogo não interessa se é juniores, mas tem de ter competência para estar aqui.

Botafogo e Grêmio haviam empatado em 1 a 1 na semana passada no Rio. Com o novo empate pelo mesmo placar, o time comandado por Eduardo Húngaro venceu por 4 a 3 nas penalidades máximas. Na semifinal, o Botafogo enfrenta o vencedor do confronto entre Criciúma e Remo.

Fonte Lancenet

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Botafogo bate o Grêmio nos pênaltis e avança na Copa do Brasil Sub-20

 

Na próxima fase, Alvinegro enfrenta o vencedor do confronto entre Remo e Criciúma

 
Vinicius marcou o gol alvinegro (Foto: Divulgação/ Botafogo)Em jogo eletrizante, o Botafogo se classificou para a semifinal da Copa do Brasil Sub-20 na noite desta terça-feira, ao bater o Grêmio nos pênaltis, por 4 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo normal, no jogo de volta das quartas de final da competição, realizado na Arena Alviazul, em Lajeado (RS).

Em uma partida muito disputada, o Tricolor Gaúcho saiu na frente com gol de Marcos Paulo, mas o Glorioso buscou o empate na segunda etapa, com Vinicius, que também já tinha marcado o gol alvinegro no empate de 1 a 1 no Rio. Nos pênaltis, o Glorioso foi mais eficiente, convertendo quatro das cinco cobranças (Daniel, Dil, Vinicius e Erick), enquanto o Grêmio desperdiçou dois pênaltis. 
Na semifinal, o Botafogo enfrenta o vencedor do confronto entre Criciúma e Remo, em partida que será realizada na noite desta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Olímpico do Pará.

Nas oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20, o Glorioso já havia eliminado o Paraná também nos pênaltis.


Leia mais no LANCENET!

Flamengo e Botafogo se enfrentam pela Copa do Brasil no 'jogo do ano'

 

Vaga para as semifinais sairá após confronto desta quarta-feira, no Maracanã. Jogo de ida entre as equipes terminou empatado em 1 a 1

 
Apresentação Copa do Brasil Flamengo x BotafogoO clássico entre Flamengo e Botafogo, às 21h50 desta quarta-feira, no Maracanã, pode ser considerado o jogo mais importante da temporada para os envolvidos. Válida pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, a partida definirá qual time ficará com a vaga na semifinal.

Vale lembrar que o jogo de ida terminou empatado em 1 a 1. Pela volta acontecer no mesmo estádio, qualquer empate levará a disputa da vaga para os pênaltis. Uma vitória simples, para Flamengo ou Botafogo, também garantirá a classificação.

RETORNO DE POUPADOS NO FLAMENGO

O técnico Jayme de Almeida contará com o retorno dos jogadores que foram poupados na partida diante do Atlético-MG, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro: Léo Moura, Paulinho e Elias. O comandante do Flamengo optou por isto justamente para ter o time titular mais disposto na "decisão" contra o Botafogo desta quarta-feira.
- Deu para dar uma boa descansada porque aquele jogo (contra o Bahia) foi muito desgastante. A maratona de jogos que estamos passando é bastante intensa - afirmou o lateral-direito Léo Moura na coletiva após o treino desta terça-feira no Ninho do Urubu.

Para o confronto, Jayme de Almeida não poderá contar com o lateral-esquerdo João Paulo, que ainda se recupera de lesão e não foi relacionado. Já Marcelo Moreno sentiu durante o rachão em uma dividida com Val e será reavaliado pelo departamento médico do Flamengo horas antes de entrar em campo contra o Botafogo.

HORA DA VERDADE NO BOTAFOGO

Após poupar sete titulares para o jogo diante do Vasco, no domingo, o Botafogo colocou ainda mais pressão para a partida desta quarta-feira, contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. Não à toa, o técnico Oswaldo de Oliveira terá todos os jogadores titulares à disposição.

- Não faço mistério. O time está escalado e vocês conhecem. É claro que eu tenho de ver essa questão de Gegê e Lodeiro e vou acompanhar até amanhã (quarta-feira). Esses dois jogadores iniciaram e terminaram o último jogo. Eles vêm fazendo isso com frequência. Só vou ter uma confirmação se vão poder jogar horas antes do jogo.

Para o confronto, o Botafogo não poderá contar com o lateral-direito Edilson, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Com isso, o jovem Gilberto assume o posto de titular, já que Lucas ainda se recupera de cirurgia no tornozelo esquerdo.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X BOTAFOGO
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 23/10/2013 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Fabio Pereira (TO)

FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Chicão, González e André Santos (Frauches); Amaral, Luiz Antonio (André Santos), Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.

BOTAFOGO: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Lodeiro, Seedorf e Gegê; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.


Leia mais no LANCENET!

Fla x Bota: após rivais esgotarem setor, alvinegros fazem fila em sede


Movimentação é grande nesta terça-feira em General Severiano. Engenhão registra baixa procura de ambos os lados




Após um dia de baixa procura por ingressos para as quartas de final da Copa do Brasil, quarta-feira, contra o Flamengo, a torcida do Botafogo fez fila em General Severiano no início da tarde desta terça-feira. Além da sede alvinegra, os bilhetes também estão à venda no Maracanã, na Gávea, sede rubro-negra, e no Engenhão, onde a movimentação é fraca em ambos os lados.

Na sede alvinegra, onde cerca de 150 pessoas tentavam comprar ingressos por volta de 13h, a grande procura causou alguns contratempos. Os torcedores reclamaram da longa espera e também de falhas no sistema.

- São muitos problemas. O sistema não funciona bem, não reconheceu meu nome como sócio. Tive de entrar na sede para resolver. Além disso, comprei o meu em uma fila e precisei ir para outra comprar o do meu pai, que não é sócio - reclamou o estudante Eduardo César Moraes, de 19 anos.

Alvinegros enfrentam longas filas por ingressos em General Severiano (Foto: Thiago Benevenutte)

Na segunda-feira, a procura por bilhetes foi maior do lado rubro-negro, tanto que as entradas do setor Norte se esgotaram. Foram colocadas 71.131 entradas à disposição para o confronto, e cerca de 35 mil haviam sido vendidas até o fim da tarde de segunda. A venda começou na sexta-feira, via internet.

Os sócios-torcedores do programa "Sou Botafogo" têm direito a 50% de desconto na compra do ingresso. Há meia-entrada para estudantes, professores da rede municipal e adultos entre 60 e 64 anos.

No dia da partida, os pontos de troca e venda funcionarão das 10h às 14h.

Engenhão registra baixa procura por ingressos por parte das duas torcidas nesta terça (Foto: Thales soares)

No jogo de ida, houve empate em 1 a 1 e, neste confronto, o gol como visitante não conta como critério de desempate. No Campeonato Brasileiro, o Botafogo está na quarta colocação, com 50 pontos, dez à frente do Flamengo, 11º colocado.

Confira os preços:

Superior Norte nível 2 - Flamengo (esgotado)

Torcedor comum: R$ 80
Sócios: R$ 40

Inferior Norte - Flamengo (esgotado)

Torcedor comum: R$ 80
Sócios: R$ 50

Superior Sul - Botafogo

R$ 80 (meia R$ 40)

Inferior Sul - Botafogo
R$ 80 (meia R$ 40)

Superior Leste - setor misto
Torcedor comum: R$ 100
Sócios: R$ 50

Inferior Leste - setor misto
Torcedor comum: R$ 140
Sócios: R$ 70

Maracanã Mais (com R$ 40 de taxa de serviço inclusa) - setor misto
Torcedor comum: R$ 200
Sócios: R$ 120

Pontos de troca e venda para os torcedores do Flamengo:

Maracanã (bilheteria 4)
Gávea
Engenhão (bilheteria Sul)

Pontos de venda e troca para sócios do Flamengo:

Maracanã (container ao lado do Portão E)
Gávea
Espaço Rubro-Negro
Fla Boutique
www.flamengo.com.br (até 22h do dia 22/10)

Pontos de troca e venda para os torcedores do Botafogo:

Maracanã (bilheteria 1)
Engenhão (bilheteria Norte)
General Severiano

Por GLOBOESPORTE.COM *Rio de Janeiro* Por Thiago Benevenutte, sob a supervisão de Luciano Mello.


Fla x Bota: mais velhos, Léo Moura e Seedorf atuaram em todos os jogos




Dupla esteve em campo nos cinco confrontos entre os rivais este ano. Felipe, Wallace, João Paulo, Carlos Eduardo e Julio Cesar completam lista





O confronto pelas quartas de final da Copa do Brasil aumentou a rivalidade entre Flamengo e Botafogo. Os dois times se enfrentam pela sexta vez em 2013, nesta quarta-feira, no Maracanã. Será o último encontro entre os rivais na temporada, decidindo uma vaga na semifinal da competição.

Nos cinco encontros anteriores, o Flamengo utilizou 26 jogadores, contra 33 do Botafogo. Apenas sete, juntando os dois times, estiveram em campo em todos. Entre eles, Seedorf, de 37 anos, e Léo Moura, que completa 35, quarta-feira, os dois mais velhos. Os outros são Felipe, Wallace, João Paulo, Carlos Eduardo e Julio Cesar. Destes, apenas João Paulo é dúvida.

O Botafogo, no entanto, teve apenas o técnico Oswaldo de Oliveira no comando do time. Já o Flamengo foi dirigido por Dorival Júnior, nos dois primeiros, Jayme de Almeida, nos dois últimos, e Mano Menezes.

- É um jogo muito importante para nós. Sabemos da dificuldade, os dois times se conhecem, nos enfrentamos bastante esse ano. Quem estiver mais certinho e errar menos vai conseguir a vitória - disse o zagueiro Dória, que atuou em quatro clássicos com o Flamengo em 2013.

Resultado                          Competição          Local 
Botafogo 2 x 1 Flamengo  Brasileiro          Maracanã
Botafogo 1 x 1 Flamengo  Copa do Brasil   Maracanã
Flamengo 1 x 1 Botafogo  Brasileiro          Maracanã
Flamengo 0 x 2 Botafogo  Carioca             Engenhão
Flamengo 1 x 0 Botafogo  Carioca             Engenhão


Na intensa rivalidade, Hernane e Rafael Marques são os artilheiros do ano no clássico, com dois gols cada. Rafael Marques, inclusive, fez o gol da vitória do Botafogo por 2 a 1 (veja o vídeo), que encerrou uma escrita de 13 anos sem vencer o Flamengo em campeonatos brasileiros. Agora, inverteu a situação e ostenta uma série de quatro jogos sem perder para o rival, com duas vitórias e dois empates.



- Sempre tinha o tema. Vencemos no Carioca e no Brasileiro não ocorria. Já que se quebrou, está no passado. Agora é a Copa do Brasil. Já nos enfrentamos bastante esse ano, nos conhecemos bem. Quem errar menos vai sair vitorioso - comentou Renato, presente em dois jogos este ano.

No jogo de ida, no Maracanã, houve empate em 1 a 1. Como os dois encontros serão realizados no mesmo estádio, o gol como visitante não é critério de desempate. Com isso, o vencedor do confronto garante vaga na semifinal da Copa do Brasil. Novo empate leva a decisão para as cobranças de pênaltis.


- Cada jogo é uma história, encarado de uma forma diferente. Na Copa do Brasil, a primeira partida costuma ser mais estudada. Na segunda, dependendo, pode ser diferente. Estamos sempre motivados e sabendo o que queremos - afirmou Dória.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro