Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Rafael elogia transformação do Botafogo em SAF e compara à Europa: "Bem perto do que vi lá"


Lateral deu entrevista coletiva virtual na tarde desta segunda-feira e disse que conversou com Enderson Moreira e deve começar a temporada jogando mais como lateral



Foram 14 anos de Europa e depois da chegada ao Brasil, Rafael faz a primeira pré-temporada como profissional. O contexto é algo novo para muitas pessoas no futebol daqui, mas quem tem a vivência de Manchester United, Lyon e Istanbul Basaksehir percebe quando um clube está próximo das práticas europeias. Para o lateral-direito do Botafogo, é isso que a SAF deve ser para o clube.


- Eu venho achando, sinceramente, muito interessante o que vem acontecendo. Joguei 14 anos lá fora, oito anos em uma das melhores ligas do mundo e depois fui pra França, que tem uma liga muito boa, organizada. Vejo que o que está acontecendo com o Botafogo é bem perto do que eu vi lá. É muito importante isso. Claro que tem que ter o resultado, mas é importante já ter o planejamento pra isso acontecer. E já está acontecendo aos pouquinhos.


+ Contratações 2022: veja quem chega e quem vai embora





Diferentemente do ano passado, Rafael fez a pré-temporada com o elenco do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


A estreia 2022 está chegando e a tendência é que o torcedor veja o lateral-direito mais tempo em campo. Tendo atuado pouco na temporada passada, já que chegou no segundo turno da Série B, ele mesmo reconheceu, em entrevista coletiva virtual que jogou menos do que gostaria. Até por isso a pré-temporada está sendo importante para ele, que busca pegar sequência de jogo com o Campeonato Carioca em andamento. Mas isso não quer dizer que vai ter menos cobrança por resultado.


- Joguei menos do que imaginei, até porque o Daniel (Borges) estava muito bem ano passado e já vinha numa sequência muito boa. A pré-temporada está sendo boa. É sempre bom começar igual a todo mundo e pegar uma sequência. Acho que o Carioca vai ser muito bom pra isso. A pré-temporada continua. Eu ainda tive Covid uma semana. Já fiz muitos treinos, mas esses jogos também vão servir como uma pré-temporada, mas tem que ganhar né (risos)?


+ Leia mais notícias do Botafogo




Botafogo planeja mais reforços para início da temporada (https://ge.globo.com/video/botafogo-planeja-mais-reforcos-para-inicio-da-temporada-10235787.ghtml)



Lateral de origem, Rafael já jogou como volante e até mesmo mais adiantado, como ponta. O camisa 7 do Botafogo se colocou à disposição para atuar fora da posição que o projetou para o futebol, mas diz que Enderson definiu que ele vai jogar como lateral, mesmo. Ao menos nesse início de temporada.


- Está bem definida, sim (a forma de jogar). O Enderson tem um sistema de jogo em que o lateral fica mais como um zagueiro, mas eu joguei na Inglaterra e sei bem como jogar. A gente conversou sobre isso e vou começar como lateral. Mas é importante, também posso ajudar como volante, como ponta.


O Botafogo estreia no Campeonato Carioca na noite desta terça-feira, contra o Boavista, às 21h (de Brasília), no Nilton Santos. A partida é com mando do time de Saquarema, mas optou por jogar no estádio do Bota.



Confira outros tópicos da entrevista coletiva virtual do camisa 7


O que planeja para ser relevante ao Botafogo?

- Eu planejo jogar, muito mais do que joguei no ano passado. O jogador quer jogar, mas tem que entender que outros também querem. Ano passado, eu cheguei e o Dani estava jogando muito. Todo mundo foi muito bem na reta final.


O que projeta para o Estadual

- Toda vez que você veste a camisa do Botafogo, pode até ser um amistoso e você entra para ganhar. O Enderson fala bastante isso pra gente. Temos que entender que qualquer partida ou até no treino tem que ir pra ganhar, essa é a mentalidade que o Botafogo tem que ter. Não vai ser diferente no Carioca.


Conversa com Rafael Carioca e Elkeson para virem ao Botafogo?


- Conheço o Rafael Carioca, ele é um grande jogador. Conversei com ele lá atrás um pouquinho. O Elkeson eu conheço de jogar no Botafogo, são dois grandes jogadores. Isso aí não é comigo, eu posso até ajudar, mas é com o pessoal do Botafogo, se eles querem o jogador, imagino que vão procurar e tentar contratar. Mas seriam dois grandes reforços.


Como o grupo tem reagido a esse novo Botafogo?


- Dá pra ver que o clube tá se reestruturando, o que é muito bom. Fico muito feliz com isso, os jogadores também. Acho que todos os jogadores daqui querem que o elenco esteja bom, até pra quem já está aqui trabalhar mais ainda pra poder melhorar. Vai ser muito importante, temos que pegar isso como algo positivo e tentar demonstrar dentro de campo da melhor forma possível.



Como pode colaborar com a experiência para um time tão jovem


- O ideal é mesclar. Joguei muito tempo no Manchester com o Fergunson e ele era o mestre disso, sabia bem como fazer isso e sempre falava: "Se você é bom o suficiente, você é velho o suficiente". Pra jogar, no caso. Eu converso muito com os jovens aqui. Essa transição é muito importante. Temos jovens muito bons aqui, o Juninho, o Matheus e vários outros. Esse carioca vai ser importante pra isso, pra eles jogar, terem oportunidade.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!