Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2019

Período de repouso é prolongado, e Biro Biro, do Botafogo, só passará por exames na próxima semana


Duas semanas após ser internado com suspeita de arritmia cardíaca, jogador se isola em casa e conta com carinho da família antes de novos exames. Consulta ainda será marcada


Fora de ação desde o último dia 16, quando sofreu síncope durante treinamento do Botafogo no Nilton Santos, o atacante Biro Biro terá seu período de repouso prolongado. A previsão inicial era de que passaria por estudo eletrofisiológico, realizado para identificar a causa da síncope, nesta semana. Mas o novo exame só será marcado a partir do dia 5 de agosto.


O cardiologista Eduardo Saad, que realizou ablação (cauterização do cateter que causa a arritmia cardíaca) no atleta em 2018, recomendou 15 dias de repouso, mas, como está fora do Brasil, esticou o descanso do atleta do Botafogo. Biro Biro tem ficado em casa nos últimos dias, sem qualquer atividade esportiva, conforme recomendações médicas.



Biro Biro e a bola, um encontro ainda sem data marcada para acontecer de novo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Rotina caseira

Biro Biro recebeu alguns pedidos de entrevista nos últimos dias - assim como representantes do jogador. Mas o momento é de isolamento e de muito carinho dentro de casa. Ele tem nas visitantes constantes da mãe, Nelcimar, conforto para seguir a recuperação. O jogador mantém uma rotina caseira, bastante apegado à família. Um traço da personalidade do jogador já identificado pelos médicos.


O jogador de 24 mora perto da mãe, na Zona Oeste do Rio, e não desgruda de Nelcimar e de seus xodós. Os três sobrinhos, filho de sua irmã, Dandara, e do cachorrinho Lucky.


Biro Biro, apesar de ter se tornado uma pessoa ansiosa após o primeiro problema na China, está de cabeça boa e manifesta muita vontade de voltar a jogar futebol.



Biro Biro em casa com os sobrinhos: remédio caseiro antes de passar por novos exames — Foto: Arquivo Pessoal


Exames mais recentes nada apontaram

No ano passado, o cardiologista Nabil Ghorayeb recebeu Biro Biro e seu empresário Jorge Moraes na clínica em São Paulo. Na China, o jogador levou um susto e veio se consultar no Brasil. À época, houve indicação até para o jogador fazer exames no cérebro - suspeitava-se de moyamoya (doença cérebro vascular oclusiva crônica mais comum na Ásia), algo logo descartado. Um representante do clube chinês participou de um dos encontros, preocupado com a recuperação plena do atleta.


- Fizemos algumas avaliações clínicas, exames e concluímos que era para fazer a ablação, que ele fez no Rio de Janeiro. Depois, em janeiro, antes de ir para o São Paulo, fizemos novo check-up, sem novidade. Acompanhamos mais um tempo e nenhuma alteração indicava qualquer risco. Apenas questões digestivas, refluxo e gastrite - contou o cardiologista Nabil, que examina o coração de jogadores em São Paulo.


Após reunião de uma junta médica, com pessoal do São Paulo e Nabil Ghorayeb, Biro Biro ainda usou ferramenta chamada looper durante 10 dias - um aparelho que mediu os batimentos do atleta treinando e jogando normalmente. Novamente, nada de novo.



Fonte: GE/Por Fred Gomes e Raphael Zarko — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!