Páginas

domingo, 31 de março de 2024

Com a conquista da Taça Rio, Botafogo garante vaga na Copa do Brasil de 2025



Alvinegro venceu o Boavista neste domingo por 2 a 0




A vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, neste domingo, no Nilton Santos, deu ao Botafogo o troféu da Taça Rio. A conquista, de teor até simbólico por ser um campeonato entre os 5º a 8º colocados da fase inicial do Campeonato Carioca, vale mais pelo prêmio final: o Alvinegro garantiu vaga na Copa do Brasil de 2025.



Botafogo 2 X 0 Boavista | Melhores Momentos | Campeonato Carioca 2024


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



A equipe comandada por Fábio Matias superou o Boavista na final. Após golear o rival no jogo de ida por 4 a0, na última quarta-feira, as equipes voltaram a se enfrentar neste domingo no Estádio Nilton Santos.





Botafogo vence o Boavista — Foto: André Durão


Pelo novo regulamento da CBF, a classificação para a Copa do Brasil se dá pelo desempenho no Campeonato Estadual - além, claro, de futuras classificações à Libertadores. O Carioca dá direito a cinco vagas: aos quatro semifinalistas e ao campeão da Taça Rio.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Artur Jorge evita falar sobre Botafogo em coletiva antes de último jogo pelo Braga

+ Maior contratação da história do Botafogo, Luiz Henrique assume a camisa 7 do clube


Para não depender do decorrer da temporada e ser "obrigado" a se classificar para a Libertadores via Brasileirão, Copa do Brasil ou até mesmo pela própria competição internacional, o Botafogo já tem a vaga na competição mata-mata garantida para o ano que vem.


Foi a segunda conquista consecutiva do Alvinegro de Taça Rio. O clube volta aos gramados às 19h desta quarta-feira para estrear na fase de grupos da Conmebol Libertadores contra o Junior Barranquilla, da Colômbia.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro


Artur Jorge evita falar sobre Botafogo em coletiva e adia adeus ao Braga



Técnico português pede foco no jogo de segunda-feira, contra o Portimonense: "Depois, se houver necessidade, falaremos sobre o meu futuro"




Técnico do Braga, Artur Jorge falou com a imprensa neste domingo pela primeira vez desde a notícia do seu acerto com o Botafogo, mas evitou comentar o assunto. Ele pediu foco total no jogo de segunda-feira, contra o Portimonense, pelo Campeonato Português.


+ Botafogo x Boavista: onde assistir ao vivo, horário e escalações



- A minha realidade, neste momento, é o Braga. Queremos fazer um jogo bem feito em Portimão e, depois, se houver necessidade, falaremos sobre o meu futuro - afirmou.




Veja o perfil de Artur Jorge, técnico do Braga que está na mira do Botafogo (https://ge.globo.com/video/veja-o-perfil-de-artur-jorge-tecnico-do-braga-que-esta-na-mira-do-botafogo-12477540.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Artur Jorge não confirmou o acerto com o Botafogo na coletiva e adiou seu adeus ao Braga.


"Vocês têm muita informação. Sei de tudo o que se se passa em relação ao meu futuro imediato. Creio que em parte já vou responder a essa questão. Olharemos para o futuro depois do jogo de Portimão", disse.





Artur Jorge, técnico do Braga — Foto: Pedro Loureiro/Eurasia Sport Images/Getty Images


+ Leia mais notícias do Botafogo


Em outro momento da entrevista, o treinador de 52 anos foi perguntado se conhecia o Botafogo e respondeu o seguinte:


- Conheço muita coisa, não só do Botafogo, mas também do Campeonato Brasileiro, da própria cidade (Rio de Janeiro), porque sou um homem do futebol e tenho que estar preparado para poder conhecer todas as realidades - concluiu.


Acertado com o Botafogo, a tendência é de que Artur Jorge chegue ao Rio de Janeiro na próxima terça-feira.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo x Boavista: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da partida válida pela Taça Rio




Botafogo e Boavista decidem o título da Taça Rio neste domingo, às 18h30, no Estádio Nilton Santos. O Alvinegro tem ampla vantagem, já que venceu o duelo de ida por 4 a 0. O ge acompanha todos os lances da partida em tempo real (CLIQUE AQUI).






Sergio Santana dá detalhes sobre a contratação de Artur Jorge (https://ge.globo.com/podcasts/video/sergio-santana-da-detalhes-sobre-a-contratacao-de-artur-jorge-12479889.ghtml)


O Glorioso goleou o Boavista no jogo de ida e tem ampla vantagem para conquistar pela segunda vez consecutiva a Taça Rio - o que pode dar ao Alvinegro a vaga na Copa do Brasil em 2025. Mas o foco está integralmente na Libertadores. Por isso, o time será reserva, com titulares poupados para o duelo deste domingo. Na próxima quarta-feira, no dia 3 de abril, o time do interino Fábio Matias entra em campo na fase de grupos contra o Junior Barranquilla, também no Nilton Santos.


Sexto colocado na Taça Guanabara, o Boavista chegou à decisão após partida polêmica contra a Portuguesa que terminou em confusão no gramado do Elcyrzão. Comandado por José Quadros, o time tem 14 jogos, com seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas - a última para o adversário deste domingo. O time de Saquarema tem o terceiro artilheiro do Carioca: Matheus Lucas, com sete gols - atrás de Pedro, do Flamengo, e Carlinhos, do Nova Iguaçu.





Leia mais sobre o Botafogo:

+ Depois de 400 dias, Patrick de Paula é relacionado no Botafogo; veja a lista

+ Bom gestor e adepto do futebol ofensivo: conheça Artur Jorge, novo técnico do Botafogo



Onde assistir

Tempo real: o ge acompanha todos os lances da partida (clique aqui para acompanhar)
Transmissão: Bandsports e Goat


+ Leia mais notícias do Botafogo



Escalações prováveis


Botafogo - técnico: Fábio Matias (interino)

Com bom resultado no jogo de ida e às vésperas de enfrentar o Junior Barranquilla na Conmebol Libertadores, Matias vai mandar time reserva para o jogo. Titulares foram poupados, mas jogadores importantes estão entre os relacionados, como Patrick de Paula, após 400 dias de recuperação de grave lesão no joelho, e os atacantes Jeffinho e Luiz Henrique, que estavam em tratamento há cerca de um mês.



Provável escalação: Igo Gabriel; Damián Suárez (Rafael), Bastos, Kawan e Devid; Tchê Tchê, Kauê e Diego Hernández; Raí, Sapata (Emerson Urso) e Janderson.



Desfalques: goleiro John e zagueiro Pablo (em transição), Mateo Ponte e Marçal (em recuperação de lesão)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Boavista - Técnico: José Quadros

Sem suspensos, a tendência é que equipe de Saquarema repita o time do jogo de ida. Com isso, deverá repetir o trio defensivo com Sheldon, Gabriel Almeida e Pablo Maldini.


Provável escalação: André Luiz; Sheldon, Gabriel Almeida e Pablo Maldini; Mateus Ludke, William Oliveira, Ryan Guilherme, Crystopher e Alyson; Jeffinho e Matheus Lucas



Desfalques: Ary, Léo Oliveira e Berê (lesionados).



Arbitragem

Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz
Assistente 1: Gustavo Mota Correia
Assistente 2: Hugo Filemon Soares Pinto
4º Árbitro: João Marcos Gonçalves Fernandes
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
AVAR: Daniel do Espírito Santo Parro


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

sábado, 30 de março de 2024

Depois de 400 dias, Patrick de Paula é relacionado no Botafogo; veja a lista



Volante está recuperado de grave lesão no joelho ocorrida há mais de um ano



O Botafogo tem uma importante novidade na lista dos relacionados para o duelo deste domingo, contra o Boavista, pela jogo de volta da final da Taça Rio. Trata-se do retorno do volante Patrick de Paula, que estava em recuperação de grave lesão desde o dia 25 de fevereiro de 2023.





Patrick de Paula divide bola com Bastos em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


O meio-campista lesionou o ligamento colateral lateral, o cruzado, os dois meniscos (medial e lateral) e o côndilo femoral, e nos dois primeiros meses chegou a ficar sem colocar o pé no chão. Ele teve que passar por cirurgia e um longo período de tratamento até este sábado, quando voltou à lista de um jogo do Alvinegro.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp




Patrick de Paula lembra momento de grave lesão pelo Botafogo (https://ge.globo.com/video/patrick-de-paula-lembra-momento-de-grave-lesao-pelo-botafogo-12210805.ghtml)


Além de PK, o atacante Luiz Henrique também volta à ficar à disposição depois de 45 dias, assim como Jeffinho, que estava fora há quase dois meses. Ao todo, são quatro jogadores voltando do departamento médico: o meia Jacob Montes e o zagueiro paraguaio Luis Segovia também foram chamados para o jogo.





Luiz Henrique também está à disposição para o jogo contra o Boavista — Foto: Vitor Silva / Botafogo



+ Bom gestor e adepto do futebol ofensivo: conheça Artur Jorge, novo técnico do Botafogo

+ Contratação de Artur Jorge pelo Botafogo é destaque em Portugal: "Aguardado com expectativa"



Veja a lista completa abaixo:


Goleiros: Igo Gabriel e Raul

Laterais: Damián Suárez, Devid e Rafael

Zagueiros: Bastos, Kawan, Luís Segovia e Serafim

Volantes: Breno, Kauê, Newton, Tchê Tchê e Patrick de Paula

Meias: Raí, Jacob Montes e Diego Hernández

Atacantes: Luiz Henrique, Emerson Urso, Janderson, Jeffinho, Matheus Nascimento e Sapata


+ Leia mais notícias do Botafogo


O Botafogo venceu o jogo de ida na última quarta-feira por 4 a 0, e tem ampla vantagem para ganhar pela segunda vez seguida a Taça Rio neste domingo - que é disputada pelos clubes classificados entre a quinta e oitava colocação da primeira fase do Campeonato Carioca. O jogo está marcado para às 18h30, no Estádio Nilton Santos.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Escalação do Botafogo: com vantagem sobre o Boavista e foco na Libertadores, titulares serão poupados



Fábio Matias deve dar minutagem para jogadores que estavam no departamento médico



Antes de iniciar a fase de grupos da Libertadores, na próxima quarta-feira, o Botafogo tem compromisso neste domingo. O time de Fábio Matias entra em campo contra o Boavista, às 18h30, no Estádio Nilton Santos, em jogo de volta da final da Taça Rio.




Botafogo contrata técnico português Arthur Jorge, ex-Braga (https://globoplay.globo.com/v/12479584/)


Com o resultado bem encaminhado, após golear o time de Saquarema por 4 a 0, o treinador interino colocará em campo uma equipe reserva - os titulares serão poupados em função do jogo da principal competição sul-americana.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp





Tchê Tchê estará em campo neste domingo contra o Boavista — Foto: Vitor Silva / Botafogo



Com isso, todo time titular será poupado. A única exceção será o lateral-direito Damián Suárez, já que Rafael, o único outro jogador da posição à disposição, está retornando de lesão aos poucos. O uruguaio também vai cumprir suspensão na Libertadores porque foi expulso na terceira fase contra o Bragantino.


Para o duelo deste domingo, jogadores como Jeffinho e Luiz Henrique, que estão recuperados de lesão, devem receber minutagem. O volante Patrick de Paula também pode ganhar algum tempo em campo, depois de mais de um ano em tratamento de grave lesão no joelho.





Jeffinho em treino do Botafogo durante a semana — Foto: Vitor Silva / Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo



Provável escalação: Raul (Igo Gabriel); Damián Suárez (Rafael), Bastos, Kawan e Devid; Tchê Tchê, Kauê e Diego Hernández; Raí, Sapata (Emerson Urso) e Janderson.


+ Contratação de Artur Jorge pelo Botafogo é destaque em Portugal: "Aguardado com expectativa"

+ Bom gestor e adepto do futebol ofensivo: conheça Artur Jorge, novo técnico do Botafogo


O jogo entre Botafogo e Boavista é neste domingo, às 18h30, pela final da Taça Rio. O duelo encerra a participação dos dois clubes no Carioca em 2024. Quem vencer, garante vaga na Copa do Brasil em 2025.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Bom gestor e adepto do futebol ofensivo: conheça Artur Jorge, novo técnico do Botafogo



Português fez carreira no Braga e deixou boa impressão com quem trabalhou




Sem curvas para falar com jogadores, de boa gestão de elenco, "resenha" nos momentos certos para descontrair e estimulador de diferentes dinâmicas ofensivas . Assim o treinador português Artur Jorge, de 52 anos, é definido por quem trabalhou com ele. Ele foi o nome escolhido por John Textor para assumir o Botafogo após mais de um mês de procura pelo novo técnico.






Jogadores comemoram título do Braga com Artur Jorge (https://ge.globo.com/video/jogadores-comemoram-titulo-do-braga-com-artur-jorge-12478289.ghtml)


O ex-jogador de futebol fez carreira como zagueiro entre 1984 e 2005, foi formado pelas categorias de base do Braga e fez 12 temporadas pelo clube do extremo norte de Portugal. Após se aposentar, em 2005, investiu na carreira de treinador e deu os primeiros passos na base dos Guerreiros do Minho, onde permanecia desde 2019.




Artur Jorge com a Taça da Liga — Foto: Braga


Desde então construiu sua própria personalidade com treinador, baseado nas experiências que teve como jogador. Um dos pilares da relação interna é a boa gestão do elenco, sabendo os atalhos para se relacionar com os atletas. Segundo um companheiro de clube, "é um cara que gosta da resenha antes do treino, mas é muito sério quando o trabalho começa", além de saber levar o grupo que é responsável.


Um ponto de destaque é a forma direta como conversa com um jogador quando se trata de trabalho. Ele vai direto ao ponto e se tem algo a dizer para o atleta, ele fala sem meias palavras.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Dinâmicas e variações ofensivas

Artur foi responsável pela melhor campanha da história do Braga na Liga Portuguesa na temporada 2022/2023, com maior número de vitórias, pontos e gols. Isso pode-se creditar ao foco no setor ofensivo.


O português, que somou experiência ao marcar atacantes europeus em sua carreira como atleta, costuma criar muitas dinâmicas de ataque. Não existe uma forma específica para jogadas ofensivas, mas diferentes variações como estratégias para enfrentar diferentes adversários.


+ Botafogo acerta a contratação do técnico português Artur Jorge

+ Jeffinho faz gol em jogo-treino do Botafogo, mas ainda é dúvida contra o Boavista; Patrick também volta


No Braga, as variações também passam pelos esquemas. Atualmente, ele opta pelo 4-4-2, mas já usou outras opções - passando por uma primeira linha de cinco, também com quatro homens no meio-campo, ou com apenas um atacante de referência na frente, no 4-2-3-1.





Artur Jorge comemora título com jogadores — Foto: Braga



A ofensividade desejada pelo português é pauta quase que diária dos treinos, e vai ao encontro das ideias do treinador interino Fábio Matias. O paranaense insistiu na teoria da combatividade, que transformou em resultados positivos nos oito jogos que esteve à frente do Botafogo.


Em fevereiro, Artur Jorge atingiu a marca de 100 jogos pelo Braga como treinador, com 62 vitórias, 14 empates, 24 derrotas. Foram 204 gols marcados, 122 sofridos e um título da Liga.



Família do futebol

O treinador é pai do zagueiro homônimo: Artur Jorge, defensor de 29 anos do Farense, que também foi formado nas categorias de base do Braga. No dia 17 de fevereiro, inclusive, enfrentou o time do pai, mas foi derrotado por 2 a 1, em jogo pela 22ª rodada da Liga de Portugal.





Pai e filho se cumprimentam em duelo entre Farense e Braga — Foto: Reprodução



Mas a linhagem do futebol não para por aí. O treinador do Botafogo é filho de um multicampeão português, que atuava como atacante. Artur Jorge faleceu no dia 22 de fevereiro, aos 78 anos em Lisboa, vítima de doença prolongada.





Artur Jorge (pai) com seu filho na época de jogador do Braga — Foto: Reprodução


Natural do Porto, Artur Jorge tornou-se um nome importante do futebol português ao se tornar o primeiro treinador do país campeão europeu de clubes, quando o Porto conquistou a principal competição de clubes da UEFA, com a vitória sobre o Bayern de Munique, em 1987.





Pai de Artur Jorge fez nome no futebol português — Foto: Reprodução



Artur Jorge tinha contrato até o meio de 2025 com o Braga e multa de 10 milhões de euros (R$ 53,9 milhões, na cotação atual). Este valor, porém, não será cobrado: o comandante já sairia da equipe no fim da temporada de qualquer jeito - o Braga tem acordo encaminhado com Daniel Sousa, do Arouca.


A tendência é que o comandante chegue ao Rio de Janeiro na próxima terça-feira.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

sexta-feira, 29 de março de 2024

Botafogo se aproxima da contratação de Artur Jorge, técnico do Braga



Português de 52 anos é o escolhido de John Textor para assumir o Alvinegro



O Botafogo está perto de anunciar a contratação de Artur Jorge, treinador do Braga, de Portugal. O comandante de 52 anos foi o escolhido de John Textor para assumir o Alvinegro após a demissão de Tiago Nunes, desligado do cargo há mais de um mês. O atual interino Fábio Matias ainda treina a equipe até a estreia na Libertadores.






Durcesio Mello afirma que Botafogo "vai brigar por títulos" e elogia gestão de John Textor (https://ge.globo.com/podcasts/video/durcesio-mello-afirma-que-botafogo-vai-brigar-por-titulos-e-elogia-gestao-de-john-textor-12473489.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Por causa do tempo hábil, Fábio Matias comandará o time na partida contra o Junior Barranquilla, na próxima quarta-feira, na estreia da fase de grupos da Conmebol Libertadores. Artur Jorge é esperado no Brasil nos próximos dias para oficializar o acordo.


As negociações pelo novo treinador foram tocadas diretamente por John Textor, que buscou um perfil de liderança e um treinador de conteúdo ofensivo. Artur Jorge, que fez 45 jogos com o Braga na atual temporada, foi o nome considerado ideal.


O norte-americano se encontrou pessoalmente com o profissional em Porto na última segunda-feira, durante a pausa dos clubes para a Data Fifa, para apresentá-lo sobre o projeto. Desde então, as negociações foram focadas em convencer o Braga a liberá-lo.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Óscar Romero x Eduardo: meia paraguaio cobiça titularidade no Botafogo; compare jogadores


Artur fez a carreira praticamente inteira no Braga. Começou no time sub-19 dos Guerreiros do Minho em 2019, passou pelo time B, mas saiu em 2013 para treinar a equipe profissional do Tirsense, nas divisões inferiores de Portugal. Retornou ao Braga, para comandar a equipe sub-15, em 2017. De lá, foi subindo degrau por degrau até chegar no time principal em 2022.


O Braga é o atual 4º colocado no Campeonato Português, com 53 pontos - cinco atrás do Porto, em 3º. O time jogou a Liga dos Campeões nesta temporada, mas ficou em terceiro em um grupo com Real Madrid e Napoli e foi para a Liga Europa, onde foi eliminado pelo Qarabag na primeira fase mata-mata.



Ele foi campeão da Taça da Liga de Portugal essa temporada, o principal título da carreira de Artur - na campanha, ganhou do Estoril na final nos pênaltis e eliminou o Benfica na semifinal nos pênaltis também.





Artur Jorge, técnico do Braga — Foto: Gualter Fatia/Getty Images


Outros nomes, como o espanhol Quique Setién e o português Pedro Martins, foram cogitados por John Textor, mas Artur Jorge levou a melhor na disputa. O Alvinegro pagará uma multa para tirar o profissional do Braga.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Raphael Zarko — Rio de Janeiro

Óscar Romero x Eduardo: meia paraguaio cobiça titularidade no Botafogo; compare jogadores



Recém-contratado disse que chega ao Brasil para lutar por um lugar no time



Com a última contratação, o Botafogo ganhou importante reforço no meio-campo. Óscar Romero, de 31 anos, chega para ser opção ao meia Eduardo, titular absoluto no time desde que foi contratado.





Óscar Romero faz primeiros treinos pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


Essa era uma posição prioritária entre as contratações do clube, mas que só se confirmou na reta final da janela deste início de ano. Óscar chega para ser opção ao brasileiro, que teve altos em baixos em 2023, e tenta evitar sofrer mais uma vez com o desgaste físico ao longo de 2024.




Óscar Romero fala sobre a disputa de posição no time titular do Botafogo (https://ge.globo.com/video/oscar-romero-fala-sobre-a-disputa-de-posicao-no-time-titular-do-botafogo-12473539.ghtml)



Apesar do camisa 33 ter lugar praticamente certo no time, o paraguaio mostrou personalidade ao dizer que não veio ao Brasil para compor o elenco e que vai buscar seu lugar entre os 11.


- Venho para lutar por uma posição, creio que tenho experiência suficiente para poder ganhar meu lugar, respeitando todos os meus companheiros, mas quem vem ao clube tem o propósito de poder jogar. Meu caso não é exceção, venho para lutar por um lugar e tratar de ajudar o Botafogo onde eu possa, mas com a mentalidade de poder jogar - disse, em sua apresentação na última quinta-feira.




Eduardo comemora gol do Botafogo contra o Vasco — Foto: André Durão



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


O ge detalhou os números do jogador nas últimas temporadas e traçou um paralelo com Eduardo. Veja abaixo.


Óscar Romero

A temporada em que o meia mais atuou foi em 2014, quando estava no Cerro Porteño, clube em que foi formado. Foram 54 jogos, três assistências e nove gols marcados - mas balançar as redes não é a principal função do jogador. Óscar tem como principais características a boa visão do jogo e passe longo refinado, que quebra as linhas de marcação.





Óscar Romero — Foto: Marcelo Endelli/Getty Images


Foi assim que ele se destacou ao longo da carreira - principalmente no Boca Juniors. Vestindo a camisa 10, ele foi o principal jogador construtor, algumas vezes com início com dribles, e responsável das cobranças de bolas paradas, além de servir os companheiros do ataque.



2014 - Cerro Porteño: 54 jogos e 9 gols

2022 - Boca Juniors: 45 jogos e 2 gols

2013 - Cerro Porteño: 36 jogos e 6 gols

2021 - San Lorenzo: 32 jogos e 4 gols

2020 - San Lorenzo: 23 jogos e 6 gols

2015 - Racing: 23 jogos e 4 gols


+ Com a camisa 70 do Botafogo, Óscar Romero é apresentado: "10 vezes Garrincha"

+ Presidente do Botafogo, Durcesio revela que contato por Cuca em 2023 foi um pedido de Textor



Eduardo

Já o meia brasileiro teve o auge em números de partidas na última temporada, justamente quando oscilou na reta final pelo Botafogo - foram 49 jogos, 12 gols e sete assistências. Os números mostram que o camisa 33 é mais eficiente no ataque marcando gols - principalmente pela dinâmica que faz com Tiquinho Soares ao inverter posição.





Eduardo - Botafogo x César Vallejo — Foto: Vitor Silva/BFR



Eduardo elucida as jogadas do Alvinegro com velocidade, passes curtos e mudança de direção rápida, além de jogar com a bola no pé, o que o diferencia do paraguaio. Ele tem sido importante no modelo atual de pressionar a saída de bola do adversário.


2023 - Botafogo: 49 jogos e 12 gols

2020/2021 - Al Ahli: 41 jogos e 13 gols

2018/2019 - Al Hilal: 36 jogos e 14 gols

2016/2017 - Al Hilal: 35 jogos e 16 gols

2012/2013 - Estoril Praia: 34 jogos e 4 gols




Aos 36 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Eduardo do Botafogo contra o Bragantino (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-36-min-do-1o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-eduardo-do-botafogo-contra-o-bragantino-12107744.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

quinta-feira, 28 de março de 2024

Júnior Santos, do Botafogo, iguala temporada mais artilheira da carreira



Gol contra o Boavista na final da Taça Rio é o 13º do camisa 11 no ano; média de gols por jogo em 2024 é superior à de 2020, quando atuava pelo Yokohama Marinos, do Japão



Destaque na goleada do Botafogo por 4 a 0 sobre o Boavista, na ida da final da Taça Rio, Júnior Santos fez mais do que "apenas" dar duas assistências. Autor do terceiro gol do Glorioso em Bacaxá, o camisa 11 igualou sua temporada mais artilheira na carreira, chegando ao 13º gol anotado em 2024.






"Goleada em Bacaxá!", comemora Pedro Dep após vitória do Botafogo | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/goleada-em-bacaxa-comemora-pedro-dep-apos-vitoria-do-botafogo-a-voz-da-torcida-12472413.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



A marca é a mesma de quatro anos atrás, quando Júnior Santos atuava pelo Yokohama Marinos. Em 2020, foram 13 gols em 24 jogos pelo clube japonês, com média de 0,54 por partida. Neste ano, ele chegou ao mesmo número de gols em 16 partidas, subindo a média de bolas na rede para 0,81 por jogo.


+ Fábio Matias despista sobre busca por treinador no Botafogo: "Não olho redes sociais há 15 dias"


Oito dos 13 gols foram marcados nas primeiras fases da Libertadores - competição em que já é o maior artilheiro do Botafogo na história. Destaque para o duelo de volta contra o Aurora, em que marcou quatro dos seis gols do Botafogo, e do jogo de ida contra o Bragantino, quando foi fez os dois gols da vitória por 2 a 1.


Os outros cinco gols de Júnior Santos foram marcados em partidas do Campeonato Carioca. O primeiro foi contra o Bangu, ainda em janeiro. O camisa 11 também balançou as redes contra Sampaio Corrêa (três vezes, na Taça Guanabara e na semifinal da Taça Rio) e Volta Redonda. Nesta quarta-feira, ele ampliou a lista sobre o Boavista.


+ Atuações do Botafogo: Júnior Santos e Tiquinho são os melhores em goleada; dê suas notas





Júnior Santos - Botafogo x Boavista — Foto: VItor Silva / Botafogo



Todas as partidas em que Júnior Santos marcou em 2024:


Botafogo 2 x 0 Bangu - 20/01 - Campeonato Carioca

Botafogo 2 x 0 Sampaio Corrêa - 27/01 - Campeonato Carioca

Volta Redonda 0 x 3 Botafogo - 14/02 - Campeonato Carioca

Aurora 1 x 1 Botafogo - 21/02 - Libertadores

Botafogo 6 x 0 Aurora - 28/02 - Libertadores

Botafogo 2 x 1 Bragantino - 06/03 - Libertadores

Bragantino 1 x 1 Botafogo - 13/03 - Libertadores

Botafogo 2 x 1 Sampaio Corrêa - 17/03 - Taça Rio

Boavista 0 x 4 Botafogo - 27/03 - Taça Rio


+ Rafael volta a jogar após oito meses e dá assistência em goleada do Botafogo


O Botafogo volta a campo neste domingo, às 18h30, para encarar o Boavista pelo jogo de volta da final da Taça Rio. Depois da decisão, o Glorioso terá pela frente a estreia na Libertadores contra o Junior Barranquilla (COL) - também em casa - na quarta-feira, às 19h.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Análise: retomada da confiança de Tiquinho é a melhor notícia para o Botafogo antes da Libertadores



Em ritmo de treino, Botafogo passa fácil pelo Boavista no jogo de ida da final da Taça Rio




A final da Taça Rio, por si só, não atrai muitas atenções. Com justiça: é um torneio entre os 5º e 8º colocados do Campeonato Carioca que tem como maior prêmio uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Como o Botafogo, então, pode tirar algo de um contexto negativo? Ao encarar o duelo como forma de passar confiança para jogadores.





Boavista 0 x 4 Botafogo | Melhores momentos | Jogo de ida - Final da Taça Rio



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



E assim foi a goleada por 4 a 0 em cima do Boavista, nesta quarta-feira, em Bacaxá. O segundo jogo, que será no próximo domingo no Estádio Nilton Santos, está praticamente resolvido - o Alvinegro levará o troféu para casa até se perder por três gols de diferença.


Em ritmo de treino, a equipe de Fábio Matias venceu e, mais importante, trouxe à tona uma boa atuação de Tiquinho Soares, que faz temporada irregular em 2024. O camisa 9 marcou dois gols em uma mesma partida pela primeira vez desde junho do ano passado e mostrou bons minutos.


A uma semana da partida contra o Junior Barranquilla, na estreia da fase de grupos da Conmebol Libertadores, ter o atacante de volta ao caminho do gol é a melhor notícia possível para o Botafogo, que conseguiu fazer uma limonada de um limão.


- Tem que respeitar o indivíduo. É equidade e igualdade. Igualdade é dar oportunidade para todos, equidade é respeitar o momento de cada um. Quando se tem jogos em sequência, você precisa que o atleta precisa se recuperar, você recupera ele; quando você vê que o atleta precisa de sequência, você dá sequência. A gente tem respeitado muito. Temos conversado muito sobre ajustes de posicionamento, temos abordado muito individualmente os atletas e isso reflete dentro do campo. Os atletas estão aptos para receberem informação, não há uma barreira. Isso é legal - afirmou Fábio Matias sobre Tiquinho.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Fábio Matias despista sobre busca por treinador no Botafogo: "Não olho redes sociais há 15 dias"

+ Rafael volta a jogar após oito meses e dá assistência em goleada do Botafogo





Tiquinho Soares em Boavista x Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Em campo, o Botafogo mostrou novos posicionamentos, principalmente no que diz sentido às movimentações dos jogadores de ataque. Tiquinho ficou mais posicionado ao lado esquerdo, do lado da área, enquanto Marlon Freitas, auxiliado por um meio-campo povoado por Kauê e Gregore, pisava mais à área pela faixa central. Júnior Santos, como sempre, dava trabalho no corredor direito.


Raí, que jogou pelo flanco esquerdo, auxiliava o time e por vezes fechava o meio para auxiliar Kauê e Marlon Freitas. A superioridade técnica do Alvinegro sobre o Boavista foi gritante, mas o time também teve boas movimentações no sentido tático e até criou para fazer mais gols.


+ Leia mais notícias do Botafogo


A defesa ainda dá alguns sustos, principalmente em lances de lançamentos longos visando as costas dos marcadores, mas estes foram apartados.


De qualquer forma, o que se tira de bom de um campeonato de pouco oferece é trazer de volta a confiança de um dos melhores jogadores do elenco. E assim o Botafogo vai a menos de uma semana para a estreia da fase de grupos da Libertadores.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

quarta-feira, 27 de março de 2024

Fábio Matias despista sobre busca de treinador no Botafogo: "Não olho redes sociais há 15 dias"



Técnico interino comanda o Glorioso desde 22 de fevereiro; Botafogo goleou o Boavista por 4 a 0 nesta quarta-feira e abriu vantagem na final da Taça Rio



A data Fifa chegou ao fim com Fábio Matias no comando interino do Botafogo, contrariando as expectativas do clube - que esperava ter uma contratação, ou ao menos um avanço significativo, até esta terça-feira. Depois da goleada por 4 a 0 sobre o Boavista, no jogo de ida da final da Taça Rio, o comandante falou sobre como tem fugido das notícias sobre o assunto.







Boavista 0 x 4 Botafogo | Melhores momentos | Jogo de ida - Final da Taça Rio


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



- Não olho Instagram e redes sociais há 15 dias para não gerar comentários. Sou funcionário do Botafogo dentro do processo de construção caso o clube opte em trazer alguém. Isso é um comentário que eu faço para os atletas: "Enquanto eu estiver à frente, vamos trabalhar e pensar dessa forma". E os atletas comparam isso, quando se tem essa via de duas mãos a gente dá continuidade a esse processo - disse Fábio Matias, acrescentando:


- Não tenho visto redes sociais, porque elas podem poluir um pouco a nossa mente. Tenho trabalho para dar o melhor para o Botafogo. Se vier, ótimo, estaremos aqui para ajudar e oferecer o melhor. Se quiserem fixar, hoje a determinação é do clube. John é um cara acima da média, um gestor com uma mentalidade muito acima. Vamos focar, a estreia da Libertadores é fundamental.


+ Botafogo goleia o Boavista e sai na frente em final da Taça Rio





Fabio Matias em Botafogo x Aurora — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF


O treinador também falou sobre como a goleada gera confiança no elenco do Glorioso. O Botafogo estreia na Conmebol Libertadores na próxima quarta-feira, 3 de abril, contra o Junior Barranquilla (COL).


- Ajuda por uma questão de convicção nesse curto período na Data Fifa. Tivemos um período de treinos e é importante essa questão de confiança. Também era importante ganhar hoje para a gente criar uma estratégia para domingo visando a partida da Libertadores. Não está ganho (a final), é importante dizer, o Boavista tem jogadores que já foram em clubes grandes. Mas para nós foi fundamental esse resultado para montar as melhores estratégias para os próximos dois jogos - completou.


+ Atuações do Botafogo: Júnior Santos e Tiquinho são os melhores em goleada; dê suas notas




Junior Santos, Tiquinho e Lucas Halter — Foto: Vitor Silva / Botafogo


O Botafogo volta a campo neste domingo, às 18h30, pelo jogo de volta da final da Taça Rio. O duelo com o Boavista será no estádio Nilton Santos.


Outros tópicos da entrevista de Fábio Matias:


- Planejamento do Botafogo:

"Tudo depende do contexto. Estamos com um grupo muito qualificado, temos atletas que estão voltando de lesão. Nosso planejamento é dar uma equilibrada na questão de minutagem dos atletas e a gente tem conseguido fazer isso bem. Mas vamos planejar com calma e consciência. Ainda temos treinos para organizar melhor as ideias."


- Importância da data Fifa:

"Temos o retorno de atletas, mas temos que tomar cuidados quanto ao retorno rápido deles. Estamos preparando para que eles estejam em melhores condições, só aí eles terão minutagens. A Data Fifa foi muito boa para zerar a carga, tivemos que exigir muito dos atletas nos jogos contra o Red Bull. Vamos escalar os jogadores respeitando todas as características dos jogadores."


- Júnior Santos:

"Tem algumas coisas que são muito pessoais e são dos indivíduos. Júnior é um cara muito acima da média, que absorve e escuta informações. Está sempre querendo melhorar e evoluir. Tem vários nesse grupo que são dessa forma. Mas tudo vai de cada atleta, o Júnior tem aproveitado os feedbacks. Outros atletas também têm um crescimento muito grande, e isso vai do quanto o jogador está apto a receber informações."


+ Rafael volta a jogar após oito meses e dá assistência em goleada do Botafogo





Júnior Santos - Botafogo x Boavista — Foto: VItor Silva / Botafogo


- Retorno de Rafael:

"Acabei ficando um período como auxiliar permanente, então dei alguns treinos para o Rafael. Trocamos algumas ideias. A partir do momento que virei interino, conversei e falei com ele que as coisas tem que ser feitas com calma para o atelta estar mentalmente bem consigo. Bem focado e equilibrado, para que consiga ter confiança. Fico feliz pelo feedback do Rafael. Essa é parte integrante. As vezes esquecemos do lado humano no futebol, ficamos tão competitivos que esquecemos que esse é o principal. É do individual para o coletivo, assim que construímos uma grande equipe."


- Tiquinho Soares:

"Tem que respeitar o indivíduo. É equidade e igualdade. Igualdade é dar oportunidade para todos, equidade é respeitar o momento de cada um. Quando se tem jogos em sequência, você precisa que o atleta precisa se recuperar, você recupera ele; quando você vê que o atleta precisa de sequência, você dá sequência. A gente tem respeitado muito. Temos conversado muito sobre ajustes de posicionamento, temos abordado muito individualmente os atletas e isso reflete dentro do campo. Os atletas estão aptos para receberem informação, não há uma barreira. Isso é legal."



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Saquarema, Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Júnior Santos e Tiquinho são os melhores em goleada; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal na vitória sobre o Boavista pela Taça Rio






Ranking de Atuação


Ordenar por:




Gatito Fernández - GOL
nota ge7.0
público8.6

Fez apenas uma defesa difícil durante todo o jogo, mas se destacou mais por lindo lançamento que deu para Júnior Santos, em passe que gerou o segundo gol do Botafogo.



Damián Suárez - LAT
nota ge5.5
público6.8

Teve dificuldade nas transições, levando bolas nas costas com alguma frequência. Até conseguiu se recuperar com frequência, mas correu para trás quase sempre.



Rafael - LAT
nota ge7.0
público8.6

Voltou aos gramados após oito meses por causa de uma lesão. Foi seguro e ainda deu uma assistência para o gol de Yarlen.



Lucas Halter - ZAG
nota ge6.0
público6.3

Atuação que vai de altos e baixos. Vai bem na cobertura pelo chão, mas ainda peca no um contra um contra os atacantes.



Alexander Barboza - ZAG
nota ge7.0
público8.3

Iniciou a jogada do primeiro gol com um grande lançamento vindo do campo defensivo para Júnior Santos. Foi bem nos desarmes e disputas aéreas.



Marçal - LAT
nota ge6.0
público6.7

Bem defensivamente, mas deixou a desejar no ataque, errando cruzamentos com frequência.



Hugo - LAT
nota ge6.0
público7.6


Atuação segura. Não falhou na marcação e nem foi espetacular no ataque.



Gregore - MEI
nota ge6.5
público7.3

Seguro na defesa. Pouco se aventurou ao ataque, ficando responsável por cobrir espaços para Kauê e Marlon Freitas poderem avançar.



Kauê - MEI
nota ge7.0
público8.1

Se movimentou muito bem no ataque e na defesa. Apareceu bem e deu dois chutes perigosos, além de ter auxiliado na pressão do meio-campo.


10º
Breno - MEI
nota ge6.5
público7.3

Mesmo com pouco tempo em campo, conseguiu dar bons passes no meio-campo.


11º
Marlon Freitas - MEI
nota ge7.5
público8.2

Motorzinho. Joga e faz o time jogar. Mais solto no meio-campo, foi mais dinâmico no setor, pisou mais na área e foi um elemento surpresa no último terço.


12º
Raí - MEI
nota ge6.0
público6.9

Deslocado na ponta, apareceu mais justamente quando apareceu pelo meio do que quando atuava pelos lados. Levou um cartão amarelo bobo.
13º
Yarlen - ATA
nota ge7.0
público8.6

Entrou e colocou ainda mais correria, dando perigo nos contra-ataques. O garoto marcou um bonito gol de perna direita nos minutos finais.


14º
Júnior Santos - ATA
nota ge8.5
público9.4

Iluminado. Fez um belo gol e deu duas assistências precisas para os gols de Tiquinho Soares. Foi bem para arrastar a marcação pelos lados do campo.


15º
Tiquinho Soares - ATA
nota ge8.0
público8.9

Foi bem nas disputas de pivôs e jogo físico contra os defensores do Boavista, criando chances a partir disso. Marcou dois gols em lances de oportunismo, aparecendo na área para finalizar com apenas um toque.


16º
Janderson - ATA
nota ge6.5
público6.8

Deu um calor na marcação do Boavista, entrando quase que como um ponta pela esquerda. Deu chutes e dribles perigosos.


17º
Fábio Matias - TEC
nota ge8.0
público9.3

Soube dosar o time e mesmo assim manter a equipe competitiva. O Botafogo fez um bom primeiro tempo e uma etapa final regular, mas, mesmo assim, a equipe foi superior tecnicamente e soube se impor pela qualidade.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro