Páginas

domingo, 17 de agosto de 2014

Mancini exalta o Bota movido a bom clima: "Jogou pelo futebol brasileiro"


Técnico destaca reflexo de pagamento de salários para tranquilidade do grupo e comemora boa atuação em vitória sobre o Fluminense




O Botafogo conseguiu neste domingo uma importante vitória sobre o Fluminense, em clássico disputado no Mané Garrincha, em Brasília. O triunfo por 2 a 0 tirou a equipe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e trouxe tranquilidade ao clube, após uma semana em que houve o pagamento de um mês de salários, amenizando o clima ruim que havia internamente. Depois da partida, o técnico Vagner Mancini ressaltou a qualidade de seu grupo e disse já esperar há algum tempo uma atuação como a deste domingo.

Mancini também afirmou que a vitória num clássico após o pagamento de salário foi importante para que ficasse comprovada a relevância de um bom ambiente para o desempenho da equipe dentro de campo. Segundo o treinador, o que ocorreu neste domingo, em Brasília, foi uma espécie de lição para o futebol brasileiro.

- Lógico que o treinador sabe o potencial da sua equipe. Eu vinha dizendo que havia necessidade de um ajuste melhor, uma equipe mais equilibrada em campo. Hoje o que vimos foi isso, do primeiro minuto até o final. Uma equipe que marcou bem, jogou bem, teve posse, finalizou mais. Menos nos cinco minutos finais, que o Fluminense se lançou à frente. Mas eu sabia que cedo ou tarde faríamos um jogo desse. Jogar contra o Fluminense é ser testado os 90 minutos. o Fluminense é uma equipe muito boa. O Botafogo teve que ter um sistema de jogo inteligente, marcou mais à frente. E teve êxito em função da atitude dos atletas, de que seria possível desde que todos dessem o máximo possível de cada um.

Confira outros trechos da entrevista coletiva do treinador:


Vagner Mancini gesticula no Estádio Mané
Garrincha (Foto: Agência Getty Images)
Vitória após semana de boa notícia financeira

- As últimas semanas foram difíceis em função dos fatos que todos já sabem. Pedi aos atletas que entrassem jogando com alma. Além de ser fundamental para sair da zona de rebaixamento, a vitória teria uma repercussão ainda maior porque seria um bem para o futebol brasileiro. Os clubes com salários atrasados devem entender que todo mundo é ser humano e deve receber o que é de direito Hoje o Botafogo não jogou somente por 11 atletas ou por uma nação enorme, mas também jogou pelo futebol brasileiro. Foi importante para que todos enxerguem a necessidade de uma reformulação geral no futebol brasileiro. Foi bom para alertar que a partir do momento em que houve a promessa de um acerto, todos tiveram uma mudança na autoestima e puderem desenvolver aquilo que foi pedido.

Efeito do pagamento de salário na atuação

- Não foi o fato de ter recebido ou não, mas o fato de não ter de se preocupar com esse tipo de coisa. Durante a semana você passa instruções e existe a necessidade de que todos se concentrem. Quando há algum problema, o grupo não assimila da melhor maneira. Nesse sentido, óbvio que nos tiraram um peso das costas e fizeram com que a alegria voltasse ao nosso ambiente. Assim, conseguimos tirar mais dos atletas nos últimos dias.

Qualidades que precisam ser mantidas


- O Botafogo teve hoje a estratégia de anular o Fluminense marcando mais à frente. Cada jogo tem sua postura dentro de campo, até porque as equipes não jogam igual. Então é preciso fazer ajustes. A determinação foi o ponto alto, e isso tem que ser mantido em alto nível. Isso faz com que todos os detalhes sejam favoráveis à sua equipe, que ganha as divididas, a bola bate no adversário e sobra... Sem determinação e vontade, nada acontece.

Tanque Ferreyra

- Ele é um exemplo de que o atleta não pode desanimar e tem que mostrar dentro de campo o que é capaz. Teve um papel fundamental, porque além de dividir as bolas no alto e ajudar a defesa, deu o passe para o segundo gol. Com humildade mostrou que pode ser útil. Com ele o time reteve mais a bola no ataque e pressionou a saída do Fluminense. Agora é mais uma opção para o nosso ataque.

A quase substituição de Zeballos
- Por volta de 15 minutos do segundo tempo, o Zeballos começou a perder algumas bolas, e nesse caso a gente sempre sabe que vai estourar lá atrás. Mas ele disse que estava bem no jogo e que poderia render mais. Pedi para o Rogério ficar ali do meu lado para olhar o jogo, pois a substituição aconteceria em cinco minutos. Depois o Zeballos perdeu outra bola, e eu pensei em fazer a substituição. Mas logo depois deu o passe para o Daniel fazer o gol. Então pediu para ficar mais tempo porque disse que ia resolver o jogo. Foi lá e fez o gol.

Apoio da torcida e renda de clássico em Brasília

- Agora, depois do jogo, achamos que jogar aqui em Brasília foi acertado. Talvez este seja o melhor campo do Brasil, o que dá ao time a chance de jogar um bom futebol. Jogar diante de uma torcida que seja a maior dos times do Rio fora do estado, nos ajudou muito. Não sei dizer qual torcida estava maior, mas ouvimos o canto do Botafogo várias vezes. Essa lua de mel aconteceu aqui e aconteceria no Maracanã se a torcida do Rio visse a atuação de hoje. Ninguém gosta de ver o time com uma atuação que não é a correta. Então com certeza sairíamos aplaudidos no Rio se jogássemos assim. Quanto ao dinheiro, espero que seja bem encaminhado para sanar algumas dívidas.

Retorno de Dória e Emerson Sheik

- Ainda estou vivendo o jogo de hoje. São atletas importantes, que têm peso no grupo. O futebol tem que ser analisado dia a dia. Ninguém é absoluto em time nenhum. O que foi visto hoje vai ser analisado, e até quarta-feira temos tempo para decidir.

Por Gustavo Rotstein*Brasília*GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!