Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Após trabalho impactante no Botafogo, Enderson quer garantias: "Não é ficar de qualquer forma"


Treinador comenta momentos marcantes da campanha campeã e projeta futuro no clube: "A gente não pode vir pra cá com boas ideias se não desenvolvermos porque não tem recurso"


Enderson Moreira quer ficar no Botafogo, e o Botafogo quer que Enderson fique. O contrato, inclusive, previa a renovação automática caso o treinador conquistasse o acesso. E ele foi além: liderou arrancada histórica para ficar com o título da Série B. Mas isso não basta para a permanência. O professor quer garantias de que terá condições de dar sequência ao trabalho que considera como um dos mais impactantes da carreira.


- A renovação já é uma coisa prevista, mas eu preciso ter uma conversa muito clara, determinante pra aquilo que o Botafogo quer também. Qual é o caminho agora? Não é ficar de qualquer forma. Eu quero ficar com um projeto, com alinhamento de ideias, sabendo pra onde a gente vai, o que a gente vai poder fazer, quero participar efetivamente da construção dessa nova equipe.



- Não existe nada de questão financeira, isso está em cláusulas já definidas caso viesse o acesso. O importante é esse alinhamento de ideias. Eu só conheci o Freeland aqui, e a gente tem uma convergência de ideias muito interessante. Então é preciso fortalecer cada vez mais esse pensamento, saber o que o clube pode nos proporcionar, até aonde a gente pode ir para que a gente possa fazer um trabalho de excelência. A gente não pode vir pra cá com boas ideias se não desenvolvermos porque não tem recurso, porque o recurso não vai ser liberado agora.


+ Base seguirá em alta no Botafogo para 2022





Enderson Moreira quer garantias para ficar no Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O técnico recebeu o ge e o Globo Esporte para um papo de longa duração no Nilton Santos. Falou sobre o encontro raro que teve com o Botafogo na temporada, comentou os momentos marcantes da campanha campeã da Série B e contou o que não abre mão para seguir no clube.


Apesar do aumento das receitas com o retorno para a Série A, o Botafogo ainda vai sofrer financeiramente em 2022. A maior parte desse recurso vem das cotas de televisão e só será liberada perto do Campeonato Brasileiro. Mas até lá o clube precisa encontrar soluções para investir no elenco que disputará a temporada. A diretoria estuda formas de liberar a verba para o departamento de futebol, e essa é uma das expectativas de Enderson Moreira.



- Por mais que a gente mantenha uma base é necessário fazer algumas contratações. A competição que nós vamos disputar é muito mais difícil e vai requisitar de todos nós muito mais trabalho, jogadores de ótima qualidade, acostumados. Os jogadores que nós temos são ótimos, mas a gente precisa também mesclar com jogadores com uma certa experiência em Série A.


- A gente tem que pensar muito pra nesse primeiro momento já sair com uma equipe mais fortalecida, porque o nível de exigência vai ser muito maior do que foi essa temporada. Acredito que muito rapidamente a gente tenha esse fechamento. Eu quero permanecer e espero que o Botafogo queira que eu permaneça.


+ Contratações para 2022: veja quem chega, fica e sai


Na reportagem que vai ar também nesta sexta-feira no Globo Esporte, Enderson recebeu o carinho de jogadores, familiares e torcedores. Assista a partir de 13h na Globo. Abaixo a entrevista completa com o treinador:


ge: Quais devem ser as prioridades do Botafogo no mercado? Até onde o time pode chegar em 2022?


Enderson: Eu já fiz uma lista boa pro Freeland (risos). Eu preciso entender qual é a realidade do clube, temos algumas posições que eu prefiro não falar pra não criar uma expectativa, mas a gente vai buscar algumas peças que possam realmente contribuir com essa formatação de equipe que já temos aqui. É muito difícil falar até onde o Botafogo pode chegar, eu acho que a gente tem como tornar excelente o que já é forte, torná-lo mais competitivo ainda. A gente precisa aproveitar as oportunidades pra não perder o atleta, ser um pouco mais maleável nisso e não ficar em função de esperar um mês, de um orçamento que estoura um pouquinho agora, mas que vai ser diluído lá pra frente pra não perder essas oportunidades.



- É isso que eu falo de alinhamento. Oportunidade no futebol você não perde. Apareceu um atleta numa condição favorável nesse momento, a gente tem que fazer um esforço. Eu sempre sonho fazer um trabalho no longo prazo. Quanto mais você fica no clube, mais conhece a essência do clube, mais você conhece os jogadores e você tem mais chances de acertar. Nós tivemos um grupo fantástico em 2021, mas os desafios da próxima temporada são ainda maiores e a gente precisa de atletas que possam nos ajudar nessa caminhada.





Enderson Moreira liderou Botafogo em arrancada rumo ao título da Série B — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Você chegou num clube em reestruturação e com um modelo diferenciado de administração. Como é a relação com o CEO Jorge Braga, e qual a interferência dele no futebol?

- A gente teve poucos contatos, meu contato direto é o Freeland mesmo. Não sei até que ponto houve algum tipo de limitação, é claro que o departamento de futebol precisa ter um orçamento para que o diretor de futebol possa ter autonomia de trabalhar com esse orçamento. Porque queira ou não queira, são pessoas que estão há mais tempo no futebol, com uma visão mais treinada nesse aspecto, mas a gente sabe que é muito importante a figura dele no sentido de pensar o clube de uma maneira muito mais ampla.


- Que ele nos ajude liberando a verba que possa ser realmente o máximo possível pra montarmos um bom time, porque se o resultado de campo não acontece atrapalha toda a estrutura do clube. A visibilidade numa Série B é bem menor, a receita é muito menor, os patrocínios tendem a cair muito, então é importante que a gente possa ter sempre um consenso nesse aspecto.


O trabalho no Botafogo pode ser considerado o melhor da sua carreira?

- Foi um encontro muito bacana com o Botafogo, foi uma arrancada muito especial, talvez a gente não tivesse a noção que fosse possível quando a gente chegou aqui. O nosso objetivo era muito claro, de estar no G-4, de conquistar a vaga do acesso, mas chegar como nós chegamos foi muito gratificante. Eu coloco esse trabalho como um dos mais impressionantes, com certeza um dos melhores que eu fiz em termos de resultado. Tanto América-MG quanto Goiás (times que subiram com Enderson), a gente iniciou o campeonato, esteve à frente durante toda a competição, já aqui tinha passado de um terço. Foi muito impactante essa evolução. Mas eu tenho muito orgulho de outros trabalhos também que foram vencedores em cima daquilo que era o objetivo principal.




Jogadores do Botafogo comemoram título da Série B com Enderson Moreira — Foto: Vitor Silva/Botafogo


- É uma série de variantes que pode atrapalhar no trabalho. A primeira dificuldade é o grupo de jogadores. Você chega com ideias às vezes um pouco diferentes daquilo que eles estão acostumados, demanda um tempo pra que eles possam abraçar ideia de jogo, mas aqui isso foi rápido. Outra coisa é o ambiente de trabalho, muita gente desconfia até conhecer também, e aqui no Botafogo foi tudo muito imediato, foi uma uma sinergia muito bacana.



Enderson comenta os momentos mais marcantes da temporada:


Jogo da estreia: Confiança 0x1 Botafogo



Melhores momentos de Confiança 0 x 1 Botafogo, pela 14ª rodada da Série B (https://ge.globo.com/futebol/video/melhores-momentos-confianca-0-x-1-botafogo-pela-14a-rodada-do-brasileirao-serie-b-9715061.ghtml)



- O resultado foi muito melhor do que o rendimento, a gente sofreu muito nesse jogo, a coisa não estava encaixada, eu estava conhecendo alguns atletas ainda, e a gente estava com alguns desfalques importantes. O Confiança teve boas oportunidades. Uma coisa que foi muito ruim foi a questão da arbitragem no sentido disciplinar. Eu conversei com o quarto árbitro que o árbitro principal estava deixando o jogo correr com algumas entradas muito duras, e ele falou que o equipamento de comunicação deles não estava funcionando.


- Eu achei um descaso absurdo porque a gente se prepara tanto, e às vezes eles não levam uma bateria, uma pilha... Um erro de arbitragem pode finalizar um trabalho, eu já fui demitido muitas vezes com esses erros. A gente merece minimamente o cuidado da equipe de arbitragem, porque é muito difícil arbitrar, principalmente com a conduta dos jogadores brasileiros, que muitas vezes simulam situações ali no campo.


Importância da primeira vitória


- Toda vez que você consegue bons resultados, mesmo que as atuações não sejam tão satisfatórias, é importante no aspecto anímico mesmo, para o jogador ter mais confiança. À medida que você consegue bons resultados tudo vai se transformando, foi muito importante nesse aspecto, de conquistar uma vitória fora de casa que o Botafogo não tinha conquistado ainda, ter a oportunidade de fazer uma sequência de jogos em casa em função de um jogo adiado na tabela...



Enderson foi expulso na estreia pelo Botafogo após discussão com o quarto árbitro — Foto: Reprodução


- O ambiente interno do Botafogo era bom, eu imaginei que eu fosse encontrar aqui formatação de pequenos grupos, todo mundo com problemas e não, encontrei todo mundo trabalhando muito bem, muito integrado, às vezes o Botafogo passa uma imagem muito mais negativa do que é o clube realmente. Acho que as coisas funcionam muito bem. Achei que teria muita coisa pra resolver fora das quatro linhas e nada disso, o clube redondo nesse aspecto, lógico que tem a dificuldade do dinheiro, que não sobra de forma alguma, mas o andamento no dia a dia é formidável.



Impacto da primeira derrota - Operário-PR 1x0 Botafogo



No dia do aniversário, Botafogo perde para o Operário pela Série B (https://ge.globo.com/video/no-dia-do-aniversario-botafogo-perde-para-o-operario-pela-serie-b-9766551.ghtml)


- A gente fez um bom jogo, sofremos um gol muito rápido, mas foi um jogo que se a gente compara com o do Confiança, talvez a gente merecesse mais esse resultado do que contra o Confiança. O que eu sempre falo com os atletas é pra gente não somatizar demais, é a mesma coisa da gente não achar que está tudo bem na vitória, e quando tem a derrota a gente não achar que está tudo ruim também. Eu tenho uma frase com eles, já falei algumas vezes, que é limpar o HD, "acabou? Limpa o HD". Vai pro próximo jogo como se nada tivesse acontecido. O que já passou, passou, a gente não vai conseguir tirar mais nada depois que a avaliação for feita.


Teste de fogo - Coritiba 0x1 Botafogo




Botafogo vence o Coritiba e sobe para quarto lugar na Série B (https://ge.globo.com/video/botafogo-vence-o-coritiba-e-sobe-para-quarto-lugar-na-serie-b-9809375.ghtml)


- Foi nesse jogo que eu tive muita convicção, uma certeza interna que a gente ia subir. A gente foi enfrentar o líder do campeonato jogando nos seus domínios, com o friozinho que é sempre mais difícil pra gente do Rio de Janeiro, e a gente faz um baita jogo, controlando o tempo todo, com inteligência, dando poucas oportunidades pro Curitiba. Nesse dia eu falei "a gente vai subir". Internamente só, porque pra eles eu sempre falei que era difícil. Só falei que eles tiveram um jogo de quem realmente estava querendo subir.


Discussão com torcedores - Avaí 2x1 Botafogo




Depois de discutir com torcedores, Enderson Moreira pede apoio (https://ge.globo.com/video/depois-de-discutir-com-torcedores-enderson-moreira-pede-apoio-ao-botafogo-contra-o-crb-9923364.ghtml)


- É claro que quando temos atitudes assim, a gente pensa que poderia ter feito de forma diferente. Mas será que eu, Enderson, naquela mesma situação, tomaria uma decisão diferente? Nós tínhamos dez minutos de jogo, a gente ganhou oito jogos seguidos dentro de casa, estávamos enfrentando um time que subiu, jogo difícil, muito equilibrado, e alguns torcedores vaiando alguns jogadores, eu achei uma injustiça absurda. O torcedor não pode tudo no estádio porque pagou ingresso. O limite do torcedor vai até onde começa o direito do outro.


- Eu pedi pra eles justamente apoio depois do jogo, do jeito que foi ali foi muito pesado com os jogadores. Doeu. Um time para o treinador é como se fosse filho da gente, ele quer proteger. Eu nunca fiz uma crítica individual a um jogador, mesmo que seja um erro individual. Internamente a gente faz as cobranças que são necessárias. Eu fiquei muito chateado esse dia, achei uma grande injustiça com tudo aquilo que a gente tinha feito, uma arrancada espetacular e no primeiro momento de dificuldade a gente não tem o apoio do nosso torcedor?



- Tanto é que pra frente houve uma mudança muito bacana e significativa do nosso torcedor. Em dois jogos com certeza nós só conseguimos vencer porque o nosso torcedor empurrou o time, ele foi o centroavante, foi o meia, o lateral, o volante, o zagueiro, o goleiro, ele foi mais um jogador ali, que fez com que nosso time acreditasse.



Certeza de título em Vasco 0x4 Botafogo?




Botafogo vira líder da Série B goleando o Vasco, que não deve subir (https://ge.globo.com/video/botafogo-vira-lider-da-serie-b-goleando-o-vasco-que-nao-deve-subir-10020603.ghtml)


- Não digo certeza, mas quando a gente ganha esse jogo a gente muda um pouquinho a nossa conversa, deixamos de falar no acesso e começamos a focar que era possível ser campeão. Eu falo pra eles: "acho que a gente vai conquistar o acesso, mas a gente vai querer continuar a mobilização toda pra buscar algo mais?". E a resposta deles foi muito positiva, que iriam continuar do mesmo jeito pra buscar o título se fosse possível.



- É um grande rival, jogando na casa deles, foi um resultado maravilhoso. A gente jogou com muito respeito, sem fazer graça, nós jogamos futebol, com as precauções que eram necessárias. Não precisamos ser tão mais agressivos com a vantagem e um jogador a mais, então a gente teve muita tranquilidade pra poder fazer o jogo que precisava ser feito, tanto que a gente consegue mais um gol e teve mais chances pra poder fazer um placar maior.



Jogo do acesso - Botafogo 2x1 Operário-PR



Enderson Moreira fala sobre o acesso do Botafogo à Série A de 2022 (https://ge.globo.com/futebol/video/enderson-moreira-fala-sobre-o-acesso-do-botafogo-a-serie-a-de-2022-10043029.ghtml)



- Esse foi um jogo muito tenso, nosso time não estava jogando bem até em função dessa responsabilidade de ter que ganhar. Mas quando saiu o gol deles demos uma relaxada e voltamos a jogar, era uma questão só de fazer o primeiro gol que eu tinha muita expectativa que a gente fosse virar. Foi uma festa linda, que eu nunca mais vou esquecer, não só da da torcida, mas dos jogadores, foi um momento muito especial.



- Fiquei muito emocionado, foi um ano muito difícil pra mim. Tive um momento de reconstrução lá no Fortaleza, tive só uma derrota lá na temporada e o trabalho foi interrompido. Depois disso tive covid e acabei sofrendo um infarto. As coisas dão aquela escapada, fiquei mais receoso. Teve uma certa desconfiança também pela minha parte física, pela saúde. Eu não me cansaria de agradecer aos torcedores porque eles foram demais. Esse foi um jogo que eles ganharam pra gente, porque quando a gente tomou o gol começou um movimento de acreditar, e foram determinantes pra que a gente pudesse conquistar esse acesso.


Conquista do título - Brasil de Pelotas 0x1 Botafogo


Botafogo confirma o título da Série B de 2021 (https://globoplay.globo.com/v/10063142/)


- A série B tem quatro campeões, porque todo mundo comemora da mesma forma o acesso, como se fosse um título mesmo. Mas ficar na frente de todo mundo foi especial. A gente já tinha comemorado o acesso e fazer um jogo lá contra o Brasil é uma logística difícil. Depois daquele êxtase você mobilizar esses caras todos novamente não é fácil, e mostrando que era importante porque era considerado um título com uma rodada de antecedência. A gente comemorou muito, viajamos praticamente a noite toda, de Pelotas pra Porto Alegre e depois pro Rio. Eles não dormiram hora nenhuma, fazendo festa, cantando.


- É a maior Série B em termos de representatividade, eram cinco campeões brasileiros, times de um peso enorme. A gente percebeu que era uma competição muito difícil, com menos recursos, a redução enorme em termos de receita dá uma equilibrada maior. É muito mais difícil ganhar hoje, e o Botafogo fez movimentos muito inteligentes, buscou um novo caminho.


Festa da torcida - Botafogo 2x2 Guarani




Em jogo com entrega da taça da Série B, Botafogo empata com Guarani (https://ge.globo.com/video/em-jogo-com-entrega-da-taca-da-serie-b-botafogo-empata-com-guarani-no-nilton-santos-10083329.ghtml)



- Nós gastamos 45 minutos, quase uma hora, pra andar 800 metros. Foi uma festa maravilhosa e tinha um jogo ainda. Falar com o jogador sobre o jogo depois de tudo que aconteceu não foi fácil, já tinha conquistado o acesso, já era campeão e só restava fazer um jogo bacana pro nosso torcedor. A festa foi a coisa mais linda. A gente precisa cultivar isso, fazer com que isso possa acontecer mais vezes, e para isso a gente tem que dar uma resposta boa dentro e fora de campo também. O Botafogo precisa continuar dando esse passo em termos de organização, de buscar um caminho de mais consciência, de saber até onde pode ir.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: GE/ Por Emanuelle Ribeiro, Richard Souza e Rodrigo Cerqueira — Rio de Janeiro