Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2022

CBF divulga áudio do VAR de pênalti marcado em Inter x Botafogo: "Se a bola passa, seria gol"



Orientado por Rafael Traci a ver o lance na cabine, Savio Pereira Sampaio decidiu marcar a penalidade e expulsar o zagueiro alvinegro Philipe Sampaio; ouça o diálogo







Veja e ouça as imagens do VAR do momento do pênalti e da expulsão (https://ge.globo.com/video/cbf-divulga-audio-de-var-e-savio-pereira-sampaio-em-expulsao-e-penalti-em-internacional-x-10693285.ghtml)



A CBF divulgou, na tarde desta quarta (22), os áudios do VAR da polêmica atuação do árbitro Savio Pereira Sampaio na vitória do Botafogo sobre o Internacional por 3 a 2, no último domingo, no Beira-Rio, pelo Brasileirão.


+ CBF admite problemas e decide traçar linhas de impedimento do VAR ao vivo na transmissão


No primeiro lance perigoso do jogo, logo aos 2 minutos, o assistente de vídeo Rafael Traci orientou Savio Pereira Sampaio a ver na cabine um possível pênalti cometido pelo zagueiro alvinegro Philipe Sampaio. Inicialmente, o juiz de campo não havia marcado a penalidade.


- Bate no peito e bate no braço aberto. Não tem ninguém atrás. Savio, é o Traci. Te recomendo a revisão por possível pênalti - diz no áudio Rafael Traci, que, devido à polêmica de domingo, foi retirado da escala do clássico entre São Paulo e Palmeiras, marcado para o dia seguinte.


+ CBF anuncia nova equipe de comissão de arbitragem





Savio Pereira Sampaio observa as imagens no monitor do VAR no Beira-Rio — Foto: Pedro H. Tesch/AGIF


Na sequência, Savio se dirige ao monitor à beira do campo e pede outros ângulos da imagem. Ao observar as câmeras e a jogada em câmera lenta e velocidade normal, ele faz perguntas que não são respondidas e logo depois toma sua decisão.


- Ela tem mudança drástica de direção ou ela ia passar? Se ela continua, depois de bater no peito, ela vai para a meta? Se ela passa, seria gol, correto? Vou voltar, marcar tiro penal e expulsão por impedir oportunidade clara de gol - conclui Savio.





Jogo entre Inter e Botafogo acabou em confusão generalizada — Foto: Pedro H. Tesch/AGIF



Na Central do Apito, PC Oliveira discordou da marcação do pênalti e da expulsão de Phillipe Sampaio:


- Ele está com um braço até numa posição esperada, a bola bate na barriga, bate no braço, mas ele não teve movimento adicional. Quando a bola bate no corpo, o jogador está com o braço muito aberto e depois bate no braço, pode ser marcado. Mas para mim já está numa posição normal, ela bate no corpo e vai no braço, para mim não foi pênalti - disse PC Oliveira.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!




Veja e ouça as imagens do VAR no lance que o árbitro assinalou impedimento (https://ge.globo.com/video/em-audio-var-aponta-impedimento-em-lance-em-que-time-do-inter-pede-penalti-10693331.ghtml)


O outro áudio do jogo divulgado pela CBF nesta quarta diz respeito a uma intervenção para marcar um segundo pênalti para o Internacional. No entanto, a jogada foi invalidada por impedimento no lance anterior.


- Savio, tem um possível pênalti na área, onde eles reclamam. Porém, no início da jogada, tem impedimento - aciona Traci.


O Inter abriu 2 a 0 nos primeiros minutos do jogo, mas, mesmo com a menos, o Botafogo virou e conquistou a vitória aos 55 minutos do segundo tempo.




Melhores momentos: Internacional 2 x 3 Botafogo, pela 13ª rodada do Brasileirão <iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/MkyQ8vsa0m0" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>




Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


- Você considerou penal ou não? - questiona Sávio.

- Sim, penal - respondeu Trassi.

Após avaliação no VAR, Sávio conclui:

- Impedido, impedido!


A partida, válida pela 13ª rodada do Brasileirão, terminou com vitória do Botafogo por 3 a 2, de virada, no Beira-Rio.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Formação ajuda Carli a voltar ao Botafogo, e comentaristas analisam impacto do argentino


Escalado com três zagueiros nas últimas duas partidas, time de Luís Castro contou com a presença do "capitán" e teve que se virar após expulsão de Philipe Sampaio




Nas últimas duas partidas Luís Castro mudou o jeito do Botafogo de jogar. Com três zagueiros escalados na formação inicial, o técnico português promoveu a volta de Joel Carli, que até o jogo contra o São Paulo só havia participado da partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Ceilândia. Agora, titular duas vezes seguidas, o argentino frequenta novamente a lista dos 11 iniciais alvinegro.


Nos dois jogos que teve em campo, Carli só pôde mostrar a importância para a nova formação tática do time no duelo com o São Paulo. Isso porque Philipe Sampaio foi expulso logo no início do jogo com o Internacional e mal deu para ver como seria a participação do argentino novamente com três zagueiros.


Ainda assim, foi possível perceber a mudança de comportamento que Luís Castro apresentou para o time. A ideia de jogar com a linha de defesa mais perto do próprio gol facilita para o capitão, que não tem na velocidade seu ponto forte. O bom posicionamento de Carli na defesa é essencial para evitar gols em cruzamentos, já que tem boa leitura e se antecipa muito bem. É mais ou menos o que pensa o comentarista Carlos Eduardo Mansur.


+ Após vitória contra o Inter, veja outras sete viradas marcantes do Botafogo no século 21





Carli foi soberano no alto nos jogos contra São Paulo e Internacional — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Textor cita Botafogo e alfineta rival na primeira coletiva no Lyon: "Não gosto de projetos como o do PSG"



Para ele, a escolha pelo argentino também parece ter a ver com o momento turbulento que o time vivia, com quatro derrotas seguidas e cinco jogos em sequência sem vencer. Segundo Mansur, a experiência, liderança e o que Carli representa para o time também tiveram impacto, mas não só a questão extracampo é levada em consideração.


- Acho que junta essas duas coisas: o momento que vinha sendo de pressão e a mudança não só de sistema tático, com três zagueiros centrais, mas fundamentalmente na mudança da forma de o time jogar, defendendo mais atrás, obrigando menos o defensor a correr para trás e cobrir um espaço de campo muito grande. Isso não acontece tanto nesse modelo. Antes o time tentava construir, avançar e jogar com as linhas um pouco mais avançadas. Aí é mais difícil, como é difícil para o Cuesta também, que não é veloz, quando ele precisa correr para trás.


Em entrevista coletiva depois do jogo contra o São Paulo, Luís Castro explicou um pouco sobre a escalação do zagueiro como titular. Para o técnico, não era possível atribuir a vitória a um jogador apenas, apesar do destaque do argentino. Mas ressaltou a necessidade de seus comandados estarem na ponta dos cascos em quatro dimensões de rendimento: tática, técnica, física e psicológica.


+ Gol na virada contra o Inter faz Erison encerrar maior jejum pelo Botafogo




Torcida faz festa na chegada do Botafogo ao Rio após virada épica, e equipe se prepara para enfrentar o Fluminense (https://ge.globo.com/video/torcida-faz-festa-na-chegada-do-botafogo-ao-rio-apos-virada-epica-e-equipe-se-prepara-para-enfrentar-o-fluminense-10687700.ghtml)


+ Confira a tabela da Série A


- Posso ter um jogador muito bom técnica e taticamente, mas que não está no seu melhor em termos psicológicos. É um jogador que não poderá dar o melhor. Entre as quatro dimensões, o rendimento do Carli tem o mais alto nível neste momento e por isso ele foi pra dentro de campo e junto com mais 10. Atribuir a vitória ao Carli, Kayque, Gatito ou Erison é uma falta de respeito por um time que deu tudo dele e deu muito. Carli foi mais um dos elementos que lutou para a vitória do Botafogo hoje. Parabéns ao Carli, como também a todos os outros.


Assim como no início da passagem de Enderson Moreira, Carli não parecia muito ser uma opção para estar entre os titulares. Ainda pode ser precipitado, mas dadas as boas exibições nos últimos jogos, parece que se Castro mantiver a ideia de três zagueiros para dar solidez defensiva pode ser o caminho para continuar com o argentino no time titular.


Mas não só de bom posicionamento e liderança vive Joel Carli. Para PC Vasconcellos, o capitão também tem qualidade com a bola nos pés e sabe sair jogando se necessário. A característica típica dos zagueiros argentinos, segundo o comentarista, também ajuda na hora de construir a chegada ao ataque alvinegro.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Botafogo faz partida heroica e vence Inter de virada: "Jogo épico", diz Rizek (https://ge.globo.com/sportv/programas/selecao-sportv/video/botafogo-faz-partida-heroica-e-vence-inter-de-virada-jogo-epico-diz-rizek-10683707.ghtml)



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


- É um zagueiro que, para essa montagem de equipe, funciona muito bem. Porque é incrível o tempo de bola. Você observa que dificilmente ele perde uma bola pelo alto. Ele tem uma boa leitura na antecipação. Não tem velocidade, mas se transforma num ser soberano dentro da grande área exatamente pelo conhecimento que tem sobre as trajetórias que a bola vai fazer e sobre as movimentações dos adversários. Além de qualificar a saída de bola com os passes de média distância.


- Quanto ao aspecto da liderança, esse já há muito tempo se afirma. Por ser um jogador de personalidade, e que a arbitragem ouve, no mínimo, pode até advertir com o cartão amarelo, mas ouve, e por se impor em relação aos adversários, Joel Carli também tem sua importância nesse aspecto. O elenco do Botafogo tem muitos jogadores que não disputaram Série A ainda e com outros que estão pela primeira vez no futebol brasileiro.


Com as voltas de Kanu e Cuesta (suspensos contra o Inter) e a expulsão de Philipe Sampaio, Luís Castro pode repetir a zaga que venceu e passou ilesa diante do São Paulo. O Botafogo volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Fluminense, às 16h (de Brasília), no Nilton Santos, pela 14ª rodada do Brasileirão. O Bota é o sétimo colocado, enquanto o Flu está em sexto. Ambos têm os mesmos 18 pontos, mas estão separados por uma diferença de três gols de saldo.