Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Artur Jorge analisa vitória do Botafogo sobre o Universitario: "Fomos claramente superiores"



Botafogo conquistou sua primeira vitória nesta edição da Libertadores




A vitória por 3 a 1 sobre o Universitario colocou o Botafogo de volta na briga para avançar na Libertadores, essa é a opinião do técnico Artur Jorge, que ficou bem contente com o desempenho de seus jogadores, nesta quarta-feira, no estádio Nilton Santos.




Botafogo 3 x 1 Universitario | Gols | 3ª rodada | Taça CONMEBOL Libertadores 2024


- Tivemos um arranque em falso na fase de grupo, era importante vencer hoje. Estou muito contente por vencer meu primeiro jogo da Libertadores num ano que ganhei jogos de Champions. Do ponto de vista pessoal, é extraordinário. Mas neste momento o Importante foi ter ganhado três pontos de forma muito justa. Não foi ganhar só por ganhar, ganhamos com um bom desempenho. Fomos claramente superiores - afirmou o técnico.


Nos bastidores do Botafogo, esse jogo era visto como decisivo para a permanência da equipe no torneio continental. O Alvinegro havia perdido os dois primeiros jogos e via os rivais do Grupo D se afastarem na tabela.




Artur Jorge - Botafogo x Universitario — Foto: André Durão


Depois de um início negativo, Artur Jorge pavimentou a última semana com duas vitórias no Brasileiro, sob Atlético-GO e Juventude, para conseguir vencer na Libertadores.


- Não vejo como alívio. Foi uma consequência do trabalho. Fizemos coletivamente um jogo interessante. Foi consequência do bom jogo dos atletas, numa partida difícil. Foi importante vencer para entrarmos novamente nas contas deste grupo da Libertadores.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


O Botafogo só volta a jogar na Libertadores em 8 de maio, quando terá pela frente a LDU. Com o intervalo, o foco vai para o Brasileirão e domingo é dia de clássico, diante do Flamengo, no Maracanã.



Veja outras respostas do treinador:


Sobre saídas de Tiquinho e Bastos

- Neste momento, o que é possível falar sobre o Tiquinho é que é uma baixa e tanto. Se confirmar, e falo assim porque espero o resultado clínico. Fizemos sim por opção a substituição do Bastos, porque estava desgastado e acusando cansaço. Queria continuar, mas percebemos que era mais prudente tirá-lo do jogo.


Sobre clássico contra o Flamengo

- Vou começar a falar sobre a expectativa porque sou bem mais positivo do que você. Ganhamos três jogos e é isso que me alimenta. Teremos um jogo muito difícil contra um dos candidatos ao título, é uma equipe de grande qualidade técnica. Tentaremos estar preparados. Ninguém ganha os jogos antecipadamente, tentaremos nos preparar para estar preparados.


Análise do jogo

- Nós tivemos um jogo muito equilibrado. A grande diferença do primeiro tempo para o segundo foi corrigir o jogo posicional ofensivo, estar mais próximo do gol ofensivo e atacar o gol contrário. Tivemos o controle da partida e controle emocional. Foi uma equipe que defendeu perto da sua área, mas fomos paciente. A diferença é que na segunda metade fomos mais assertivos. Do ponto de visto de qualidade, foi muito igual durante 90 minutos e um igual de muita qualidade. Diria que hoje foi a entrega que os atletas colocaram em campo que foi o diferencial.


Calendário

- Eu não quero fazer parte da polêmica, mas é de fato um calendário muito apertado, não só em relação à performance mas também de lesões. Como acontece em outros clubes, mas também no Botafogo. Isso é agravante, como no meu caso, quando pego um elenco com 22 partidas para trás. O que nós não controlamos dificulta, mas estamos disponíveis para melhorar e minimizar. Os jogos estão lá e teremos que fazer. É difícil para os atletas que têm nível alto para poder corresponder o nível alto das competições.


Apoio da torcida

- Quero demonstrar minha gratidão, mas também de todo o elenco, para a torcida. Foi o primeiro espetáculo que tivemos em campo. É impossível hoje não termos ganhado por causa da atmosfera. Eles elevaram nossa adrenalina e motivação. A torcida nos acolheu de uma forma muito importante. Sei que a intimidade comigo vai depender dos resultados, mas estarei aqui para fazer o meu melhor. A torcida é uma peça fundamental para o sucesso do Botafogo, estou muito satisfeito.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Bastidores: Botafogo vê provocação da CBF ao escalar Raphael Claus para clássico



Anúncio da decisão foi feito em meio a depoimento de John Textor; Abrafut solta nota e rebate o clube




A rusga entre Botafogo e a CBF ganhou um novo capítulo na última terça-feira, quando o clube enviou um ofício solicitando que Raphael Claus não apite o clássico com o Flamengo. A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) rebateu em nota oficial (veja no fim da matéria).






Voz do Setorista: como o Botafogo chega na terceira rodada da Libertadores (http://globotv.globo.com/globocom/voz-do-setorista/v/voz-do-setorista-como-o-botafogo-chega-na-terceira-rodada-da-libertadores/12542672/)



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Pessoas ligadas à diretoria do clube acreditam que a decisão foi uma provocação direta da entidade, uma demonstração de que não serão influenciados pelas acusações de John Textor. A escala foi anunciada enquanto o americano prestava depoimento à CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas.





Botafogo 1 x 2 Flamengo - Gols - 22ª rodada do Brasileirão 2023


O entendimento é que Claus é um dos pivôs da denúncia apresentada por Textor ao STJD. Ele foi árbitro justamente do clássico contra o Flamengo no segundo turno vencido pelo rival por 2 a 1. O Botafogo contesta os dois gols rubro-negros, um por impedimento outro por falta na origem do lance.


Leia mais sobre o Botafogo:



Durante o depoimento, Textor apontou supostos erros de Claus como suspeitas de manipulação, entre eles os no clássico contra o Flamengo.



Árbitro Raphael Claus — Foto: Cesar Greco/Palmeiras


+ Leia mais notícias do Botafogo


Internamente, pessoas ligadas ao Botafogo acreditam ser um conflito de interesse ter Raphael Claus apitando o clássico. O entendimento é que foi um desafio claro às acusações feitas por John Textor publicamente e na CPI.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


A direção alvinegra fez recentemente algumas tentativas de se reunir com dirigentes da CBF, entre eles o agente de integridade Eduardo Gussem. Nenhum dos contatos teve resposta por parte da entidade.



Abrafut rebate Botafogo

Após a divulgação do ofício, a Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) divulgou uma nota oficial rebatendo a postura da direção alvinegra no caso. Veja abaixo:


"Face a veiculação de notícias envolvendo o nome do árbitro Raphael Claus e a árbitra Daiane Muniz, ambos associados desta entidade, a ABRAFUT vem a público se manifestar com as seguintes considerações:


1. A ABRAFUT é a entidade que representa 492 (quatrocentos e noventa e dois) árbitros do quadro da CBF, sendo a única entidade reconhecida pela CBF e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), para representação dos árbitros;


2. As graves e reiteradas ilações proferidas pelo Sr. John Charles Textor, Diretor da SAF BOTAFOGO, que vêm ocorrendo desde o ano passado, envolvendo a suposta existência de manipulação de resultados no futebol brasileiro, ainda não foram alicerçadas e corroboradas por qualquer prova, seja ela qual fosse.


Mesmo sendo o citado diretor intimado, pelo Superior Tribunal Desportivo do Futebol, a entregar qualquer tipo de documento que pudesse justificar as graves ilações e acusações proferidas;


3. O citado diretor permanece manipulando os amantes do futebol e as pessoas que trabalham nele, utilizando a imprensa para reiterar frases de efeito, colocando em xeque a todo momento a idoneidade das pessoas que trabalham de maneira honesta e honrada no futebol.


Não é demais lembrar que a equipe que dirige teve inúmeras oportunidades esportivas para alcançar seus objetivos, que contaram inclusive com falhas nos padrões normais de desempenho de atletas profissionais de sua própria equipe, situações que ocorrem no âmbito esportivo e humano, afinal, ninguém consegue ser perfeito todo o tempo. O ser humano está sujeito a falhas e equívocos involuntários e indesejáveis, e nem por isso deve ser suspeito de ato ilícito premeditado;


4. Ao citar - sem o mínimo de responsabilidade ou prova, apenas por opinião pessoal baseada em subjetividades - dois dos mais respeitados árbitros do Brasil, América do Sul e do mundo, com vastos currículos internacionais, incluindo Copas do Mundo masculina e feminina em diversas categorias, dezenas de finais, selecionados para Olimpíada de Paris (Daiane Muniz) e no projeto para a Copa do Mundo de 2026 (Raphael Claus), o citado dirigente assume uma postura totalmente contrária ao que se espera de uma pessoa com o mínimo de responsabilidade com a carreira de um profissional e a história ilibada de um ser humano.


Ambos profissionais são exemplos de dedicação à arbitragem, exemplos como seres humanos, são profissionais do mais alto nível, a capacidade e seriedade com que tratam o futebol servem de referência para varias gerações de árbitros, em vários países.


5. A ABRAFUT repudia de forma veemente as colocações do citado dirigente, repudia inclusive os pedidos de suspensão de ambos das atividades como árbitros, já que não há nada, reitera-se, nada, que desabone a conduta dos profissionais citados;


6. Em relação a escala do associado Raphael Claus no jogo Flamengo (RJ) x Botafogo (RJ), a ABRAFUT mostra que, conforme calendário das audiências públicas para designações dos árbitros da Comissão de Arbitragem da CBF, informado no site da CBF, no dia 20/04/2024 (domingo) às 16h27, a audiência para designação do citado jogo da equipe do Botafogo fora marcada para o dia 22/04/2024 (segunda-feira) às 17h.


Assim, a designação do árbitro para a partida de 28/04/2024, contestada pelo citado diretor, ocorreu antes da publicidade das ilações envolvendo ambos associados citados;


7. A ABRAFUT reitera o apoio aos dois exemplares profissionais da arbitragem citados, reitera o apoio ao Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sr Wilson Seneme, e o apoio ao presidente da CBF, Sr Ednaldo Rodrigues Gomes.


8. Espera ainda que as autoridades brasileiras cobrem do Sr. John Charles Textor a apresentação de alguma prova, das graves acusações e ilações reiteradamente proferidas, sob pena de responder por esta conduta nociva e reiterada".



Fonte: Por Giba Perez, Jéssica Maldonado e Sergio Santana — Rio de Janeiro

Botafogo x Universitario: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da partida válida pela Libertadores




O Botafogo recebe o Universitario (PER) pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. A bola rola no Estádio Nilton Santos às 19h desta quarta-feira. Você acompanha todos os lances em tempo real no ge clicando aqui.






Voz do Setorista: Botafogo já tinha um reforço em casa para a zaga? (http://globotv.globo.com/globocom/voz-do-setorista/v/voz-do-setorista-botafogo-ja-tinha-um-reforco-em-casa-para-a-zaga/12539146/)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


De volta ao Nilton Santos, o Botafogo tenta se manter vivo na competição continental depois de um começo terrível. Foram duas derrotas nas duas primeiras rodadas. Para chegar às oitavas, vai precisar de um aproveitamento quase perfeito nos últimos quatro jogos.


O Universitario ocupa atualmente a segunda colocação do Grupo D com quatro pontos somados. Para os peruanos, o empate pode ser um bom cenário, que manteria a vantagem sobre o Glorioso tendo duas partidas em casa pela frente.





Onde assistir

Tempo real: CLIQUE AQUI e acompanhe todos os lances
Transmissão: ESPN.


Prováveis escalações


Botafogo - técnico: Artur Jorge

O português firmou um time titular com uma goleada sobre o Juventude por 5 a 1. A tendência é que Luiz Henrique volte ao time titular, assim como Marlon Freitas. Na ponta esquerda, Savarino disputa com Jeffinho.


Escalação provável: Gatito Fernández; Mateo Ponte, Lucas Halter, Bastos e Hugo; Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas, Luiz Henrique e Savarino (Jeffinho); Júnior Santos e Tiquinho Soares.



Desfalques: Marçal, Rafael e Matheus Nascimento (lesionados).
Pendurados: ninguém.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo envia ofício à CBF pedindo que Raphael Claus não apite clássico com o Flamengo




Universitario - técnico: Fabián Bustos


O "U" é segundo colocado no Campeonato Peruano, um ponto atrás do Sporting Cristal. A equipe deve ter a mesma estrutura que venceu a LDU na primeira rodada da fase de grupos.


Escalação provável: Sebastián Britos; Aldo Corzo, Williams Riveros, Marco Saravia; Andy Polo, Rodrigo Ureña, Jorge Murrugarra, Martín Pérez, Segundo Portocarrero; Edison Flores e Alex Valera




Desfalques: Christofer Gonzáles e José Rivera (lesionados).
Pendurados: ninguém.


Arbitragem





Sampaoli toma uma chamada do árbitro Jesús Valenzuela em Racing x Flamengo — Foto: Fred Gomes


Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistente 1: Jorge Urrego (VEN)
Assistente 2: Alberto Ponte (VEN)
4º Árbitro: Jose Uzcategui (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
AVAR: Carlos Lopez (VEN)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro