Páginas

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Com três desfalques, Botafogo encara o Olaria para se distanciar na tabela

Jefferson e Dória, convocados para a Seleção, e Seedorf, poupado por conta de dores musculares, não enfrentam o Alvianil da Leopoldina, no domingo, pela Taça Rio

 
 
 
Apresentação Botafogo x OlariaCampeão da Taça Guanabara e invicto na Taça Rio, o Botafogo enfrenta o lanterna da competição, Olaria, neste domingo. O jogo, que começa às 16h, no Raulino de Oliveira, e terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net, será uma prova de fogo para o elenco alvinegro. Sem Seedorf, Jefferson e Dória, Oswaldo de Oliveira terá de quebrar a cabeça para manter o bom momento.

Do outro lado, o Alvianil da Leopoldina sabe que um bom resultado contra o Botafogo poderá alçar o time a outro patamar e fortalecê-lo na briga contra o rebaixamento. O problema, porém, é pelo fato do time comandado Luiz Antônio Ferreira não contar com o artilheiro Zé do Gol, que teve passagem de destaque pelo Botafogo.

PROVA REAL DO ELENCO

Embalado após a vitória no clássico contra o Vasco, o Botafogo enfrentará o Olaria com três desfalques importantes. Além de Jefferson e Dória, convocados para a Seleção Brasileira, o Alvinegro também não irá contar com Seedorf. O holandês ainda se recupera de dores musculares e será poupado do confronto.

Com isso, Oswaldo de Oliveira deve manter a formação com dois atacantes (Rafael Marques e Bruno Mendes). Além disto, o jovem Renan assume a meta alvinegra, enquanto André Bahia é o favorito para entrar na vaga do zagueiro Dória.

- Não tenho que mostrar felicidade com um ou outro que vai entrar no time. Quem decide isso é o chefe, não me preocupo com isso. Temos vários jogadores com qualidade. O Jefferson, por exemplo, vai fazer falta. Mas o Renan também é um excelente goleiro e o gol estará em boas mãos.

Outra dúvida fica pelo capitão do time. Jefferson, que ocupa o posto, o cederá pela primeira vez neste ano. Como completa 100 jogos pelo Alvinegro no domingo, o favorito para usar a braçadeira é o volante Marcelo Mattos.

PARA CIMA DO BOTAFOGO

Lanterna na classificação geral do Carioca, com oito pontos em 12 jogos, o Olaria luta para escapar do rebaixamento e o técnico Luiz Antônio Ferreira crê até o fim na salvação do Alvianil. Tanto é que a escalação contra o Botafogo será muito planejada para que o time não sofra com baixas para a reta final da competição.

O capitão da equipe, o lateral-esquerdo Calisto, pode ser poupado do jogo contra o Botafogo por conta de estar pendurado. Erik é o possível substituto para a posição. Na frente, o experiente atacante Zé Carlos, o Zé do Gol, é baixa certa por conta de lesão na coxa direita. O jogador não vai para o sacrifício e será preparado para os últimos dois jogos na Taça Rio.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X OLARIA

Local: Raulino de Oliveira, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 07/04/2013, domingo
Árbitro: Rodrigo Carvalhães de Miranda
Auxiliares: Silbert Faria Sisquim e Eduardo de Souza Couto

BOTAFOGO: Renan, Lucas, Bolívar, André Bahia (Antônio Carlos) e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro e Fellype Gabriel. Rafael Marques e Bruno Mendes - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

OLARIA: Rafael Moreno, Lucas, Rafael, Tiago Campos e Erik (Calisto); Assis, Victor, Marco Aurélio e Erick; Waldir e Leandrão - Técnico: Luiz Antônio Ferreira.

Leia mais no LANCENET!

Marcelo Mattos recebe homenagem e fala de sua identificação com o Bota

Volante, que completa 100 jogos pelo clube no próximo domingo, relembra momentos difíceis, explica falta de gols e evita pensar em aposentadoria

 
 
                      


marcelo mattos botafogo (Foto: Thales Soares)
Marcelo Mattos se exercita no Bota: em 99 jogos,
ele marcou apenas um gol (Foto: Thales Soares)
Marcelo Mattos, que irá completar 100 jogos pelo Botafogo no próximo domingo, foi homenageado após o treino da manhã desta sexta-feira, no Engenhão. Ao chegar à sala de coletiva, o jogador recebeu do companheiro Gabriel e do vice de futebol, Chico Fonseca, um quadro feito pelo departamento de marketing do clube. As palavras de carinho do jovem, de 20 anos, retratam a importância de Mattos para o grupo.- É uma grande honra entregar para ele nesse momento que passamos juntos. Tem me ajudado bastante, passou pela minha fase de garoto, sabe a importância que tem no Botafogo. É um prazer e domingo será uma data importante tanto para ele como para todos nós no clube – declarou Gabriel.

Emocionado, Marcelo Mattos falou do carinho e respeito que tem pelo Glorioso, durante esses dois anos e meio em General Severiano, e elegeu seus jogos mais marcantes pelo clube.

- Aprendi a gostar do Botafogo e, a cada dia, o respeito pelo clube aumenta. Quanto mais partidas você joga, mais se identifica. Lembro do jogo com o Grêmio, quando fiz meu único gol, e com o São Paulo, que foi um jogo antes de eu ir viajar para a Grécia para tentar resolver minha situação com o Panathinaikos (da Grécia). Ali, eu senti o carinho do torcedor e toda a briga da diretoria para eu continuar – relembrou.
Tenho muita lenha para queimar. Quero continuar, buscar conquistas"
 
Marcelo Mattos, volante do Botafogo
 
O jogador confessou que esperava ter alcançado essa marca bem antes, mas foi impossibilitado devido a duas cirurgias no púbis que o deixou afastado de, praticamente, todo o segundo turno do Campeonato Brasileiro do ano passado. Recuperado, Mattos garante que se apegou no duro começo de carreira para nunca pensar em desistir durante o momento delicado.

- A família é muito importante e é onde pude me agarrar. Saí de casa muito cedo, aos 15 anos, larguei meu pai e minha mãe, e não seria uma lesão de púbis que me tiraria do futebol – afirmou.

Aos 29 anos, a palavra aposentadoria nem passa na cabeça do atleta que ainda quer fixar seu nome na história do clube com muitos títulos.


Marcelo Mattos treino Botafogo (Foto: Fábio Castro / Agif)
Volante alcançará marca histórica pelo Glorioso, diante do Olaria, no domingo (Foto: Fábio Castro / Agif)
- Tenho muita lenha para queimar. Quero continuar, buscar conquistas e fazer de tudo para que isso aconteça – contou o jogador, que conquistou com o Botafogo uma Taça Rio em 2012 e uma Taça Guanabara neste ano.

Em 99 partidas, o paulista de Indiaporã só marcou um gol com a camisa alvinegra, fato bem diferente da sua passagem pelo Corinthians, onde em 159 jogos marcou 20 vezes.
- No Corinthians, eu batia pênalti, fazia gol de cabeça, ficava no rebote. Aqui arrisco menos. Não vou abrir mão da defesa para fazer o gol - explicou.

Sonhador, Marcelo Mattos confessa o que espera que aconteça no embate de domingo diante do Olaria, em Moça Bonita.

- Sonho para caramba, volante sonha em fazer gols. Poderia sobrar uma bolinha lá na frente para fazer um – brincou o jogador.

Por Fabio LemeRio de Janeiro
 

Botafogo consegue redução do valor das penhoras em execuções fiscais


Antes de 100%, desconto agora será de apenas 5% das receitas de transmissão dos jogos. Clube também regulariza situação na Timemania



Maurício Assumpção explica a situação
financeirado Botafogo (Foto: Thales Soares)
O Botafogo conseguiu no fim de março uma vitória na Justiça. O clube conseguiu reunir 10 execuções fiscais que estabeleceram a penhora de 100% das receitas de transmissão de jogos, limitando o valor a 5% do total. Com isso, a diretoria consegue respirar e os jogadores devem ter mais tranquilamente para receber os seus salários.

Esse valor será descontado mensalmente dos cofres do Botafogo, mas o fato não garante a liberação das certidões negativas de débito. O clube ainda conseguiu regularizar a situação com a Timemania e prepara um novo acordo com o Tribunal Regional do Trabalho.

- Houve uma decisão importante, limitando a penhora em 5%. Não é a solução, mas melhora a nossa situação. Além disso, vamos renovar o ato com o TRT dentro de uma nova proposta. O juiz responsável entendeu a questão e, em breve, devemos ter uma boa notícia - disse o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção.

Outras receitas do Botafogo também estão penhoradas pela Justiça. Entre elas, o contrato de patrocínio master com a Viton 44. O clube ainda conta com embargos para evitar as execuções.

A boa notícia em relação ao lado financeiro aconteceu quase que simultaneamente ao fechamento do Engenhão. O estádio foi interditado no dia 26 de março, por causa de um problema na cobertura.
Por Fabio Leme e Thales SoaresRio de Janeiro

Contra o Olaria, Botafogo não terá Seedorf pelo segundo jogo seguido



Depois de cumprir suspensão no clássico com o Vasco, holandês está fora do confronto com o Olaria, mesmo recuperado das dores nas duas coxas



 

 

Seedorf treina sozinho no campo anexo do
Engenhão (Foto: Fábio Castro / Agif)
Mesmo recuperado de dores musculares nas duas coxas, que fez com que não participasse dos últimos treinamentos, o holandês Seedorf está fora do jogo com o Olaria, domingo, em Volta Redonda. Ele já havia desfalcado o Botafogo no clássico com o Vasco, quarta-feira, quando estava suspenso, e não treinou com o grupo nesta sexta-feira. Apenas depois de terminada a atividade de todos os jogadores, foi para o campo anexo fazer um trabalho físico.

Seedorf iniciou a pré-temporada depois de seus companheiros e ficou fora dos dois primeiros jogos do Campeonato Carioca. Depois disso, emplacou uma sequência de 10 jogos, a maior com a camisa do Botafogo, até ser expulso contra o Madureira e suspenso do clássico com o Vasco.

A intenção do departamento médico, em conjunto com Seedorf, é dar a ele ainda mais condições de suportar toda a temporada. O fato pode se repetir em outros momentos, dependendo da sequência de jogos. Como já havia ficado fora do clássico, a decisão foi aproveitar o tempo para esse trabalho.

- A nossa proposta foi aproveitar a suspensão para dar continuidade ao planejamento físico do atleta, de modo que na próxima semana ele esteja melhor em outros componentes. Implementamos uma ação integrada em todas as áreas do departamento médico para que fique ainda melhor condicionado para suportar os próximos jogos - destacou o médico Gustavo Magliocca, em entrevista ao site oficial do Botafogo.

Na terça-feira, Seedorf será julgado pela expulsão no Tribunal de Justiça Desportiva. Ele pode pegar até 12 jogos de suspensão.

Por Fabio Leme e Thales SoaresRio de Janeiro

VÍDEO Top 5: os problemas e as soluções para o Engenhão


Bota processará Prefeitura e prevê reabertura do Engenhão no Brasileiro


Botafogo prevê que Engenhão será utilizado já neste Campeonato Brasileiro
Sacudido por polêmicas e incertezas em relação ao estádio em que mandava as suas partidas desde 2007, o Botafogo decidiu reagir. O presidente Maurício Assumpção afirmou nesta sexta-feira que o clube acionará a Prefeitura do Rio de Janeiro na Justiça por causa da interdição do Engenhão. Segundo o dirigente, o prefeito Eduardo Paes já foi avisado sobre a medida - para o Alvinegro, esta é a única solução para amenizar os prejuízos por causa das portas fechadas. O mandatário prevê a reabertura do estádio durante o Campeonato Brasileiro deste ano.

A prefeitura será acionada já que o Botafogo quer ser indenizado por causa das perdas financeiras já definidas com a interdição do Engenhão. Segundo Assumpção, o prefeito Eduardo Paes estuda a possibilidade de processar o consórcio construtor – formado por OAS e Odebrecht –, pois entende que a culpa não é da cidade do Rio de Janeiro.


Jogadores fazem 'Harlem Shake' no estádio Engenhão Reuters/Botafogo Soccer Club/Handout
“O Botafogo não tem outra alternativa a não ser processar a Prefeitura, que é quem tem contrato com o clube. Se a Prefeitura vai processar a construtora, é uma decisão que passa pelo prefeito. Se ele [prefeito] entender que a conta não é dele, outro terá que pagar. Isso é com ele. O que entendemos é que o Botafogo não pode pagar isso”, disse.

Engenhão no Brasileiro

Apesar do tom firme sobre a atual situação do estádio, Maurício Assumpção demonstrou otimismo e afirmou que o Engenhão voltará a ser utilizado já durante o Campeonato Brasileiro desta temporada. Segundo o dirigente, o fato de o estádio estar nos planos das Olimpíadas-2016 irá acelerar o processo de reforma. Isso porque o local deverá estar totalmente pronto com dois anos de antecedência, de acordo com o caderno de encargos da competição.

“Para o equipamento [Engenhão] ser dado com pronto deve estar tudo pronto dois anos antes das Olimpíadas. Existe um caderno de encargos que é pesado e o prefeito sabe disso. Tenho certeza que utilizaremos o estádio muito antes do que se imaginava. O Engenhão será utilizado neste Campeonato Brasileiro, estaremos jogando aqui. Fiquei impressionado com a torcida sobre esse assunto nas redes sociais. Ninguém quer devolver. Quando entendeu que poderia perdê-lo, ela abraçou o estádio. Isso foi maravilhoso”, afirmou.

O período exato, no entanto, não foi determinado pelo dirigente. O Brasileiro tem seu início marcado para maio e será disputado até dezembro. Na próxima terça-feira, Assumpção e Paes terão nova reunião com o objetivo de alinhar a forma de o Botafogo ser ressarcido pelos prejuízos obtidos com a interdição do Engenhão. Também está previsto para a próxima semana o resultado do laudo do consórcio construtor sobre o tempo e quais obras serão feitas no estádio.

O Engenhão foi interditado há mais de uma semana por causa de problemas na cobertura. Uma empresa alemã foi contratada pelas construtoras do estádio e aconselhou o fechamento imediato, já que havia risco de desabamento com ventos acima de 63 km/h. Atualmente, o Botafogo permanece treinando no campo principal e anexo, além de utilizar vestiário e sala de imprensa do local.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Enquanto rivais têm problemas, Botafogo segue 'livre' rumo ao título



Glorioso pode ser campeão carioca sem ter de disputar clássicos durante a reta final



Botafogo conquistou a Taça Guanabara 2013. (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Clube levou a Taça GB e pode
 ser campeão sem finalíssima
(Foto: Cleber Mendes)
Campeão da Taça Guanabara e 100% na Taça Rio, o Botafogo se aproxima a passos largos do título estadual por méritos próprios e ainda vê os adversários passarem pelas mais inúmeras dificuldades nesta reta final de Estadual. Se tudo correr como espera a torcida alvinegra, faltam apenas seis jogos para a conquista e tudo se desenha para um sucesso do Glorioso.

O cenário é o mais animador possível. Com Flamengo e Vasco quase fora da disputa, há a possibilidade de o Alvinegro levantar o caneco sem disputar mais clássicos. Para isso, bastaria o Fluminense tropeçar na outra semifinal, hoje projetada contra o Volta Redonda.

Segundo colocado - atrás do Resende - na chave oposta, o Grupo B, o Fluminense ainda tem como prioridade a Libertadores, não o Estadual, e vai encarar dois jogos de vida ou morte na competição continental: desgaste a mais para o Tricolor.

Os próximos quatro jogos alvinegros na fase de grupos serão contra Olaria, Friburguense, Nova Iguaçu e o atual líder do Grupo A, o Volta Redonda. Nada mau para quem está invicto contra os clubes de menor investimento no Campeonato Carioca, com seis vitórias e dois empates.

O Botafogo depende apenas das próprias pernas para assegurar o primeiro lugar geral na Taça Rio e, depois, ter a vantagem de poder jogar por dois empates na semi e na final. Em resumo: o título é logo ali.

- Com a vitória sobre o Vasco (por 3 a 0), sabemos que a partir de agora somos o time a ser batido. Já goleamos o Quissamã e o Vasco. É claro que todos vão olhar para a gente. Não digo que somos os favoritos, mas hoje todo mundo quer ganhar do Botafogo - disse Rafael Marques.

Glorioso é a principal peça no Carioca

Botafogo
Pode ser campeão carioca sem ter de disputar clássicos nesta reta final de competição e vive momento de muita confiança.

Fluminense
Clube grande com mais chance de incomodar o Botafogo, mas segue focado na Libertadores, na qual ainda terá dois jogos.

Volta Redonda
Ainda pega o Botafogo na última rodada da da Taça Rio. Tem saldo de gols menor do que o Glorioso (oito contra quatro).

Resende
Ainda terá o Fluminense pela frente, no sábado. Segue na Copa do Brasil e terá desgaste com jogo no Rio Grande do Sul.

Flamengo
Virtualmente eliminado, precisa vencer os três jogos da chave, entre eles um clássico contra o Fluminense, para se classificar.

Vasco
Lanterna do Grupo A, não faz gols há cinco jogos e vive crise. Praticamente eliminado, tem o pior saldo de gols da Taça Rio.


Leia mais no LANCENET!  

Cobertor curto: com a Seleção, Dória abre espaço para retorno de ex-titular


Feliz pela convocação, zagueiro só pensa em agradar Felipão, mesmo dando brecha para possível volta de Antônio Carlos ao time



Após a vitória diante do Vasco, na última quarta-feira, o pensamento do menino Dória está na seleção brasileira, que enfrenta a Bolívia, no próximo sábado, em Santa Cruz de la Sierra. O jogador só pensa em mostrar serviço ao técnico Luiz Felipe Scolari na sua primeira vez com a amarelinha pelo time principal - já jogou nas categorias de base. Só que como a vida de profissional da bola é muito concorrida, nem mesmo a presença do zagueiro na lista do Brasil garante sua titularidade no próprio clube. Quando retornar, provavelmente verá seu companheiro Antônio Carlos de volta ao time, após 42 dias afastado se recuperando de um estiramento na coxa esquerda.

Dória não esconde a empolgação com a primeira oportunidade na seleção brasileira (Foto: Fabio Leme)
A famosa história do cobertor curto, de que você puxa para um lado e descobre do outro, não assusta a promessa, que confessou nem mesmo ter parado para pensar no assunto.

- Agora não sei nem o que falar. Vou pensar na Seleção e quando voltar tenho que mostrar que posso ser titular. Mas a escolha é do Oswaldo, pois nós temos um elenco muito forte em todas as posições - avaliou o jogador.

Na sua curta carreira como profissional, Dória viveu sua semana mais especial. Além da primeira convocação para o time principal brasileiro, o jogador ajudou o Botafogo a vencer o rival Vasco e, mais uma vez, sem sofrer gol.

- Realmente, a semana está sendo muito especial para mim e minha família, pois é uma coisa importante na carreira. Ainda mais especial por essa vitória sobre o Vasco, que nos ajudou bastante - contou o zagueiro, que espera fechar a semana com chave de ouro pela seleção.

Brasil e Bolívia se enfrentam em amistoso neste sábado, às 16h30m (de Brasília), em Santa Cruz de la Sierra.

Por Fabio Leme Rio de Janeiro