Páginas

sábado, 20 de novembro de 2021

Escalação do Botafogo: com Carlinhos, Barreto e Warley, veja provável time contra o Brasil-RS


Equipes se enfrentam às 16h deste domingo em Pelotas, pela 37ª rodada da Série B




O Botafogo terá ao menos três mudanças para enfrentar o Brasil-RS, às 16h deste domingo, em Pelotas, pela 37ª rodada da Série B. Com Hugo, Pedro Castro e Chay fora, o técnico Enderson Moreira tende a escalar Carlinhos, Barreto e Warley como titulares.


Provável Botafogo contra o Brasil-RS: Diego Loureiro; Daniel Borges, Carli, Kanu, Carlinhos; Barreto, Luis Oyama, Marco Antonio; Warley, Diego Gonçalves e Rafael Navarro.


+ Botafogo planeja contratar até dez reforços e foca em manter base do time atual para 2022





Barreto deve voltar a ser titular neste domingo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O volante Pedro Castro sofreu uma torção no joelho direito na partida contra o Operário-PR, teve uma lesão no ligamento colateral media e não vai atuar mais nesta temporada. O meia-atacante Chay reclamou de dor em tendões fibulares da perna direita e permanecerá no Rio para tratamento e sessão de treino. Já o lateral-esquerdo Hugo sofreu trauma direto na coxa direita na última rodada e acabou perdendo sessões de treino.




Botafogo pode ser campeão da Série B contra o Brasil de Pelotas (https://ge.globo.com/video/botafogo-pode-ser-campeao-da-serie-b-contra-o-brasil-de-pelotas-10058257.ghtml)


Primeiro colocado, com 66 pontos, o Botafogo pode conquistar o título da Série B neste domingo. Para ser matematicamente campeão, precisará vencer e torcer para um tropeço do Coritiba, segundo colocado com dois pontos atrás. Em caso de empate do Botafogo e derrota do Coxa, a situação fica muito bem encaminhada porque o time paranaense precisaria tirar um saldo de pelo menos nove gols na última rodada, ou seja: ganhar de goleada e torcer para o Bota ser goleado também.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: GE/Por Davi Barros e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro e Pelotas

Botafogo planeja contratar até dez reforços e foca em manter base do time atual para 2022


Após conquistar acesso à Série A, clube entra mais firme no planejamento para a próxima temporada; renovar com jogadores que se destacaram em 2021 é a principal meta



Com o principal objetivo da temporada já alcançado, o Botafogo começa a se movimentar para planejar o ano de 2022. As decisões finais ficam para depois da Série B, já que a meta agora passou a ser o título, mas o clube já definiu a estratégia para a montagem do elenco que disputará a Série A na próxima temporada. O foco é manter como base o grupo que conquistou o acesso e fazer contratações pontuais.


+ Veja situação dos jogadores emprestados





Diretoria do Botafogo planeja temporada 2022 — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Jogadores que tiveram destaque na disputa da Série B devem permanecer, pelo menos é esse o desejo do Botafogo, que vai enfrentar a concorrência do mercado em alguns casos. As conversas por renovações já estão em andamento e algumas estão perto da definição, mas as negociações vão seguir ao fim da competição. Dois acordos foram concluídos nas últimas semanas: o lateral-direito Daniel Borges e o lateral-esquerdo Hugo já acertaram a permanência. O treinador Enderson Moreira também deve ficar.



+ Chay e Hugo desfalcam o Botafogo


Dos jogadores que tiveram papel importante na campanha do acesso, sete têm vínculos se encerrando ao fim da temporada: Gilvan, Barreto, Luis Oyama, Pedro Castro, Marco Antonio, Warley e Rafael Navarro. O caso do centroavante é o mais complicado, já que o Botafogo tenta a renovação desde o primeiro semestre e ainda não chegou a um acordo.


A última cartada do departamento de futebol será uma proposta um pouco além da realidade financeira, visando as receitas maiores que o clube terá com a volta à Série A. A excelente performance de Navarro em 2021 faz o Botafogo crer que o centroavante manterá o alto nível na próxima temporada. Outro argumento para convencer o jovem são os apelos da torcida, que não poupa elogios ao atacante. O Bota acredita ainda que o atleta pode render lá na frente um retorno financeiro maior do que o investimento que está disposto a fazer nessa última tentativa.


+ Uniforme vira gráfico da desigualdade causada pelo racismo




Botafogo enfrenta o Brasil-RS de olho no título da Série B (https://ge.globo.com/video/botafogo-busca-o-titulo-da-serie-b-contra-o-brasil-de-pelotas-10051923.ghtml)


Além das renovações, o clube tem mapeado possíveis reforços no mercado com a ajuda do departamento de análise de desempenho. A situação financeira, apesar de melhorar com o acesso, ainda exigirá bastante criatividade do Botafogo. Internamente, os dirigentes trabalham com a ideia de contratar de cinco a dez jogadores para reforçar o elenco. A intenção é ter três atletas disponíveis para cada função, com exceção da posição de goleiro, que geralmente fica com quatro opções.



Tanto nas renovações quanto nas contratações, a preocupação é manter o modelo dos contratos adotado nesta temporada e que deu maior segurança ao clube. As metas de performance (não só participação em jogos ou titularidade, mas percentual de passes certos, participação direta em gols, gols feitos, assistências, pênaltis sofridos, defesas difíceis, jogos sem tomar gols...) estão atreladas a uma futura renovação ou valorização financeira.


Em 2021, a maioria dos vínculos foi curta, visando a disputa Série B, mas as negociações futuras tendem a incluir renovação automática a depender das metas alcançadas. Para o clube isso significa proteção para não perder o atleta em caso de valorização no mercado.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Pelotas, RS