Páginas

domingo, 10 de agosto de 2014

Atlético-PR cola no G-4 e deixa o Botafogo ainda mais ameaçado


Cléo e Douglas Coutinho marcam na Arena da Baixada, e Furacão diminui diferença para o Flu. Equipe alvinegra pode terminar a 14ª rodada no Z-4


estatística

passes errados

Foi um show de passes fora do alvo. O Atlético-PR conseguiu ser um pouco melhor, com 38 contra 53 do Botafogo. O nível técnico da partida foi ruim.

cartões

punições

Foram três amarelos para o Botafogo. Dória levou aos quatro minutos e está suspenso, assim como Sheik. Junior Cesar completa a lista.

finalizações

Marcelo
O atacante foi o que mais finalizou a gol. Ele arriscou quatro vezes, com uma boa chance na área, mas desperdiçou. No fim, pediu para ser substituído.

O Atlético-PR foi preciso quando necessário. O Botafogo não teve a mesma sorte. E apesar dos 91 passes errados, os times conseguiram deixar o jogo um pouco mais movimentado no segundo tempo, quando os rubro-negros recuaram para segurar o resultado que tinha sido construído no fim da primeira etapa, com Cléo. O Furacão ainda esperou o momento de dar o bote. Um minuto antes de o árbitro encerrar o duelo na Arena da Baixada, o contra-ataque foi mortal, e Douglas Coutinho teve tempo para driblar Jefferson e fechar o placar neste domingo: 2 a 0 (assista aos melhores momentos do confronto no vídeo acima).

Com a vitória, os paranaense encurtaram a distância para o G-4. Agora na quinta colocação, chegaram a 22 pontos, quatro a menos que o Fluminense. A situação dos cariocas ficou ainda mais preocupante. Com 13 pontos, é possível que termine a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro na zona de rebaixamento, caso o Figueirense vença a Chapecoense.

A situação na tabela não é o único problema dos alvinegros, que convivem com os salários atrasados. Além disso, viram Sheik e Dória levarem cartão amarelo e ficarem suspensos. Ao menos, o time contou com um reforço. Ramírez estreou, entrando na vaga de Carlos Alberto, vetado.

O Botafogo agora se prepara para o clássico contra o Fluminense, no próximo domingo, às 18h30, em Brasília – o clube optou por levar a partida para o Mané Garrincha. No mesmo dia e horário, o Atlético-PR visita o Sport, na Ilha do Retiro.

Natanael (à esquerda), do Atlético, foi o autor das assistências para os gols do jogo (Foto: Getty Images)
O jogo

A ausência de torcedores possibilitou que algumas instruções dos técnicos fossem ouvidas. Entre um pedido de mudança de posicionamento e outro, algumas reclamações. Era preciso corrigir mesmo. O primeiro tempo foi bem ruim. Principalmente por conta dos passes errados. O Atlético-PR chegou a 22, contra 32 do Botafogo. Mancini alertava para os cruzamentos na área, até porque Cléo já havia quase marcado de cabeça. Jefferson salvou. Mas, na segunda chance, o atacante rubro-negro abriu o placar em cruzamento de Natanael.

O número de passes errados aumentou ainda mais na etapa final: chegou a 91 (38 dos rubro-negros e 53 dos alvinegros). Com o 1 a 0 no placar, o Atlético-PR recuou e assim proporcionou mais emoção à partida. O Botafogo tentou. Por duas vezes passou perto. Só que nem o chute de Emerson, nem o de Gabriel e nem o de Zeballos entraram. Para piorar, Douglas Coutinho pegou o contra-ataque aos 47 minutos e, antes de o árbitro apitar o fim da partida, driblou Jefferson e fechou o placar.


Por GloboEsporte.com Curitiba

Mancini ainda não conseguiu repetir o sucesso do Atlético-PR, rival deste domingo


No ano passado, treinador levou o Furacão ao G4 do Brasileiro e à final da Copa do Brasil. No Botafogo, ele ainda enfrenta dificuldades por conta da crise financeira no clube



Mancini está há quatro meses no Botafogo
(Foto: Rossana Fraga/LANCE!Press)
Adversário da partida de desta tarde, o Atlético-PR foi o último clube no qual Vagner Mancini trabalhou antes de assumir o Botafogo. Mas o rápido sucesso obtido no Furacão ainda está longe de ser alcançado no Alvinegro. Quatro meses depois, ele ainda tem dificuldades, atrapalhado pela grave crise financeira do clube. Reforços pedidos não puderam ser contratados num primeiro momento e ainda há problemas causados por salários atrasados, que se agravam a cada mês.

Mancini dirigiu o Atlético-PR no ano passado. Em seis meses, tirou o time da zona do rebaixamento, levou ao G4 e foi à final da Copa do Brasil. Desempregado no fim de 2013, aceitou o convite do Botafogo, após a eliminação na Libertadores, esperando por algo parecido.

Quando chegou ao Botafogo, em abril deste ano, Mancini tinha a promessa da diretoria de que jogadores seriam contratados. Uma lista de possíveis reforços foi até apresentada por ele. Mas sem ainda uma solução para a crise financeira, com 100% das verbas penhoradas, a cúpula alvinegra já avisou que não tem condições de fazer investimentos.

Para tentar atender ao treinador, de lá para cá o Botafogo até foi ao mercado, mas apostou em empréstimos de atletas jovens ou que não gerariam custos, como João Gabriel, Yuri Mamute, Rogério e Ramírez.






Sem reclamar, Mancini ainda julga o time competitivo para brigar na parte de cima da tabela. Mas os constantes problemas no dia a dia, por conta de salários atrasados, incomodam. Nesta semana, uma nova crise aconteceu, após o grupo descobrir que apenas dois atletas (Dória e Gabriel) haviam recebido salário.

– Sabemos que o desgaste entre jogadores e diretoria existe. Neste espaço, temos de atuar. São fatos diferentes do que temos normalmente. Se o time estivesse melhor, a sobrecarga seria menor – explicou o técnico do Botafogo.

Mesmo com tantos problemas, Mancini ainda crê em uma recuperação, dentro e fora de campo:

– Temos de parar e falar sobre outras questões. Tem virado rotina, temos tentado administrar da melhor forma e temos tido êxito neste sentido. A esperança é que eles se desliguem para jogar, somar pontos e sair desta situação.

Mancini diz não ter mágoas do Atlético-PR

O técnico Vagner Mancini deixou o Atlético-PR depois de se desentender com o presidente do clube, Mário Celso Petraglia. Os dois discutiram no vestiário da equipe após a derrota para o Flamengo na final da Copa do Brasil do ano passado. Posteriormente, não teve o contrato renovado, mesmo tendo levado o time à Copa Libertadores. Apesar disso, o treinador diz não guardar mágoas da equipe paranaense.

– Não se pode levar mágoa de lugar nenhum, mas é claro que gostaria de ter dado sequência. Há muitas coisas fora de campo... O que me foi dito na época é que não ficariam comigo por ajustes financeiros – disse.

Paulo Victor Reis e Rodrigo Ciantar -  LANCENET! 

Rogério tenta deixar a timidez de lado e acelerar sua adaptação ao Bota


Atacante, de 23 anos, faz o estilo caladão, mas mostra personalidade quando entra em campo: "Tenho velocidade e habilidade"




Rogério durante treino do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Nascido em Pesqueira-PE, o atacante Rogério, de 23 anos, chegou no Rio há cerca de um mês para defender as cores do Botafogo. Uma mudança e tanto para o jogador, que antes só havia atuado em Pernambuco e por um curto período de tempo nos Emirados Árabes. O jeito tímido e o sotaque podem denunciar que ele é um "estranho no ninho", mas ele garante que está se adaptando rápido ao Rio de Janeiro e ao Glorioso.

Rogério, que chegou com moral de titular e neste domingo, contra o Atlético-PR, fará seu segundo jogo pelo Bota, disse que gosta mesmo é de ficar em casa nas horas de folga.

- Cheguei um pouco tímido, mas com o tempo tudo melhora. Quase não saio, fico mais em casa mesmo, tranquilo. Já vim jogar aqui no Rio antes por outros clubes. Já passei mais de uma semana, quase um mês de férias no Rio. Já estou adaptado – disse o ex-Náutico.

A timidez some quando Rogério entra em campo para fazer dupla de ataque com Emerson Sheik. Ele afirmou que a torcida alvinegra ainda vai poder testemunhar suas principais características, a velocidade e a habilidade.

- Sempre foi assim no Náutico e por onde passei: tenho velocidade e habilidade, mas às vezes fico mais marcado e tenho que mudar.

O atacante chegou ao Botafogo com o aval do técnico Vagner Mancini, que o comandou no Náutico. O Alvinegro entra em campo neste domingo, às 16h, na Arena da Baixada, para enfrentar o Furacão. A equipe está em 16º lugar com 13 pontos.

Por Fred HuberRio de Janeiro/GE

Clube da Rússia procura Botafogo disposto a contratar Gabriel


Diretoria alvinegra vê negociação com bons olhos e aguarda por evolução das tratativas


Gabriel é um dos mais cotados para sair do Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro/Lancepress!)
Não foi à toa que o Botafogo fez um grande esforço para pagar os salários de Dória e Gabriel e evitar perdê-los de graça. A dupla continua sendo muito cobiçada, tanto que nesta semana a diretoria alvinegra recebeu contatos de um clube russo, que estaria disposto a pagar 3 milhões de euros (pouco mais de R$ 9 milhões) pelo volante.

Apesar de o valor não ser considerado dos melhores, o Botafogo necessita vender jogadores para ter alguma saúde financeira até o fim da temporada. Por isso, vê o interesse com bons olhos e espera pela proposta oficial para, possivelmente, concretizar o negócio.

O LANCE!net entrou em contato com a diretoria do Botafogo, que confirmou ter recebido uma sondagem da Rússia e que aguarda para ver se haverá evolução. Já um dos empresários de Gabriel, Bruno Paiva, disse apenas que há "algumas possibilidades" para ele.

Nesta semana, o Botafogo pagou apenas os salários de Dória e Gabriel, enquanto o restante do grupo segue sem receber. A manobra foi feita para evitar que o clube perca os dois atletas de maior mercado do elenco atualmente, o que seria possível se entrassem com ação na Justiça pedindo rescisão, ao completar três meses sem receber.

O Glorioso chegou ao terceiro mês sem pagar salários da carteira de trabalho na quinta-feira. Mas, antes mesmo, já havia depositado um mês de salário aos dois jovens. Tal fato gerou grande revolta do restante do elenco, que cobrou explicações da diretoria antes do treino de quinta.




LANCE!TV:
> Mancini garante que rebaixamento não assusta o Botafogo

Rodrigo Ciantar - LANCENET!

Furacão revê Mancini, e Botafogo busca vitória para amenizar crise


Atlético-PR tenta reabilitação após duas derrotas consecutivas, enquanto Alvinegro tenta tirar um pouquinho o pé da lama, já que encontra-se em grave crise



Mancini no treino do Botafogo 
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
O Atlético-PR, buscando reabilitação após duas derrotas consecutivas, recebe o Botafogo, atolado em crise financeira e política. O Furacão reencontra o técnico Vagner Mancini neste domingo, na Arena da Baixada, às 16h. Antes de assumir o Alvinegro, o treinador comandou o time que foi vice-campeão da Copa do Brasil e ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro.

Também sem vencer há duas rodadas, a equipe carioca deve três meses de salário, seis de contrato de imagem e FGTS. Um alento se deu nesta sexta-feira, quando o clube, valendo-se de uma ação do Sindicato de funcionários de clubes do estado do Rio de Janeiro (Sindeclubes), conseguiu a liberação de R$ 2,5 milhões para equacionar parte das dívidas. General Severiano está em ebulição também devido à denúncia feita pelo GloboEsporte.com de que a empresa Romar Representações LTDA, propriedade do pai do presidente Maurício Assumpção, recebe 5% de comissão dos contratos firmados entre o Glorioso e a Viton 44, principal patrocinadora do Botafogo. O time tem 10 pontos e, caso não vença, pode terminar a rodada entre os quatro últimos.

O Atlético-PR joga pela terceira vez neste Brasileiro na Arena da Baixada, o penúltimo compromisso sem torcida - no próximo dia 24, contra o Bahia, a punição chega ao fim. Antes da volta para casa, fez cinco compromissos a 100 quilômetros de Curitiba. O Furacão tem 19 pontos e está na zona intermediária do nacional.

A TV Globo exibe o jogo para RJ, MG (menos Uberlândia e Ituiutaba), SP (Santos), ES, AL, PB, RN, PA (Santarém), PI, AM, RO, AC, RR e AP. O Premiere transmite o jogo para todo o Brasil.


Atlético-PR: para o confronto contra o Botafogo, o Furacão não terá a presença do lateral-direito Sueliton, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, Mário Sérgio foi o escolhido para assumir a meta atleticana. Depois de perder para o Fluminense e Atlético-MG, nas duas últimas rodadas, o técnico Doriva pode fazer mudanças no time, colocando o meia Bady ou o volante Otávio no time titular. Durante a semana, o treinador fez alguns testes, tirando o atacante Douglas Coutinho da equipe. Com isso, um provável Furacão teria: Weverton; Mario Sérgio, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, João Paulo, Bady (Otávio) e Marcos Guilherme; Marcelo e Cléo (Douglas Coutinho).

Botafogo: a equipe terá apenas uma mudança com relação à ultima partida. O volante Airton volta de suspensão e entra na vaga do argentino Bolatti. O time está escalado com Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Junior Cesar; Airton, Gabriel, Edilson e Carlos Alberto; Rogério e Emerson.




Atlético-PR: Sueliton, suspenso, não joga.

Botafogo: no departamento médico estão Ronny e Cidinho. Yuri Mamute está na seleção brasileira Sub-20.



Atlético-PR: Cleberson, Douglas Coutinho, Léo Pereira, Marcos Guilherme e Otávio.

Botafogo: Bolatti, Carlos Alberto, Dória, Edílson, Emerson, Ferreyra e Lucas.



Infos de arbitragem Rodada #14 - Jean Pierre Gonçalvez Lima (Foto: Arte / Globoesporte.com)
Por GloboEsporte.com Curitiba