Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sub-20: Bruno Mendes pode ter chance no time



Baixo rendimento do time e necessidade de vitória antecipam mudanças na equipe


Insatisfeito com o rendimento da Seleção Brasileira que ocupa a lanterna do grupo B do torneio Sul-Americano com apenas um ponto após dois jogos, o técnico Émerson Ávila está propenso a fazer mudanças profundas no time, conforme demonstrou nos treinamentos de hoje. 

Pelo menos quatro mudanças devem ser feitas para o duelo contra a Venezuela, na próxima quarta-feira. Os jogadores Rafinha Alcântara, Marcos Júnior, Felipe Anderson e Igor Julião, devem entrar nos lugares de Adryan, Mattheus, Fred e Wallace, respectivamente. 

No meio da atividade, o atacante Bruno Mendes do Botafogo treinou no time principal, no lugar de Ademílson e pode ser aproveitado no jogo.

O Brasil treinou com Luiz Gustavo; Igor Julião, Luan, Dória e Mansur; Misael, Lucas Cândido, Rafinha e Felipe Anderson; Marcos Júnior e Ademílson (Bruno Mendes). 

O zagueiro Dória, que vem tentando marcar seu primeiro gol no torneio,  treinou cobranças de faltas após a atividade, juntamente com os companheiros Marcos Júnior, Rafinha, Mattheus, Adryan, Felipe Anderson e Fred.

Das cinco seleções do grupo, três avançam ao hexagonal final, que começa no dia 20 deste mês e será disputado em Mendoza, na Argentina. Na fase final, todas as seis seleções (três do Grupo A e três do Grupo B) jogam entre si. Os quatro primeiros garantem vaga no Mundial sub-20, que acontece entre junho e julho, na Turquia. 

Por BotafogoDePrimeira

Lateral-direito Edilson, do Grêmio, será mais um reforço do Botafogo


Jogador tem contrato com time gaúcho até fevereiro, mas já está liberado e negociação deve ser fechada nesta terça-feira



Edilson está perto do Botafogo
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
O Botafogo havia traçado planos para contratar um lateral-direito e a primeira opção seria Neto, do Bahia. Como não acertou com o jogador, outra oportunidade surgiu e o clube deve anunciar nesta terça-feira a contratação de Edilson, do Grêmio, até o fim do ano, com opção de compra de 70% dos direitos econômicos do jogador e a assinatura de um novo compromisso por mais três anos.

Com a contratatação de Edilson, de 26 anos de idade, o Botafogo passará a contar com três laterais-direitos. O técnico Oswaldo de Oliveira já tem Lucas e Gilberto no elenco. Na lateral esquerda, também são três opções: Márcio Azevedo, Lima e Julio Cesar.

Edilson tem contrato com o Grêmio até o dia 21 de fevereiro, mas já foi liberado para negociar seu futuro. Ele atuou em 12 jogos no Campeonato Brasileiro do ano passado e tem no currículo o título de campeão gaúcho em 2010. Em sua carreira, atuou por 11 clubes antes de chegar ao Botafogo, entre eles Ponte Preta, Atlético-PR e Grêmio.

Com a sua contratação, o Botafogo chega a seis reforços para esta temporada. O clube já havia contratado os zagueiros Bolívar, André Bahia e Rodrigo Defendi, o lateral-esquerdo Julio Cesar e o atacante Henrique.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Oswaldo lista virtudes de Henrique e acredita em evolução no Botafogo


Atacante tem o nome gritado pela torcida em jogo-treino, mas passa em branco em 60 minutos jogados no segundo tempo contra o Macaé



Henrique finalizou apenas uma vez no jogo-treino
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Um dos cinco reforços contratados para esta temporada, o atacante Henrique, de 21 anos, teve seu nome gritado pela torcida do Botafogo no primeiro tempo do jogo-treino com o Macaé, sábado, a cada erro de Rafael Marques, no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema. No entanto, quando teve sua chance, ele passou em branco em 60 minutos de segundo tempo.

O técnico Oswaldo de Oliveira confia no jovem e acredita que ele ainda vá desenvolver seu potencial durante a temporada. No jogo-treino, Henrique conseguiu apenas uma finalização, em cabeçada que parou nas mãos do goleiro do Macaé, já no fim do segundo tempo.

- Ele vem se empenhando muito no trabalho e há uma sobrecarga na semana que pesa. É normal que aconteça isso. Mas ele é um jogador de muita mobilidade, raça e compreensão da bola na área. Estamos trabalhando isso. É outro que vai desenvolver bem durante a temporada. Uma avaliação tem que ter início, meio e fim - disse Oswaldo.

De uma maneira geral, o técnico do Botafogo espera que os reforços contratados possam ajudar o time durante a temporada. Além de Henrique, chegaram os zagueiros Bolívar, André Bahia e Rodrigo Defendi e o lateral-esquerdo Julio Cesar.

- São apostas que a gente tem, jogadorews que podem evoluir. Trabalhamos com a realidade do clube. São as nossas possibilidades. O mercado é amplo, com variações grandes. Todos têm boas condições de chegar aqui, se firmar, fazer boas partidas e ajudar o time a ganhar jogos - comentou o treinador.

O Botafogo segue em Saquarema até quinta-feira. Na noite desta segunda-feira, Seedorf é esperado para se juntar ao grupo no CT da CBV. A estreia do time no Campeonato Carioca é contra o Duque de Caxias, domingo, no Engenhão.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Time de ‘cascudos’


Quando se lançou ao mercado da bola para 2013, o Botafogo colocou como meta a contratação de jogadores “cascudos”


Neste domingo, em campo, o time titular refletiu essa filosofia no jogo-treino contra o Macaé e não afinou. Pela primeira impressão, o Glorioso deste ano promete ser experiente e brigador, no bom sentido, características essenciais para times vencedores.

Em um tempo de 50 minutos, o time titular alvinegro derrotou a equipe principal do Macaé por 1 a 0, com gol de Fellype Gabriel, aos oito minutos. O time jogou bem, não deixou o rival respirar ao fazer uma marcação sob pressão, mas arrancou os gritos mais eufóricos da torcida quando disputou as jogadas na base de raça. Ao encarar um simples jogo-treino com tamanha disposição, a equipe deixou no ar a sensação de que os vacilos ficarão no passado.

Os cerca de 150 torcedores que escalaram o muro do CT da Confederação Brasileira de Voleibol para ver o duelo se agitaram com a zaga formada por Bolívar e Antônio Carlos. Defesa que impõe respeito e com peças motivadas para dar a volta por cima após altos e baixos durante 2012.

Antônio Carlos, de tão enérgico, quase colocou o dedo na cara de um rival. Atitude perdoável diante do fato que o jogador estava levando muito a sério o confronto. Fellype Gabriel também quase brigou ao tentar defender os companheiros de time.
Porém, como nem tudo é perfeito, o ataque alvinegro não foi tão efetivo. Rafael Marques se enrolou na frente e a torcida não perdoou, gritando o nome do reserva Henrique.

No segundo tempo, que teve 60 minutos, o Botafogo trocou todo time, pôs reservas e mostrou deficiências, como a vista pelo improviso do volante Rodrigo Dantas na lateral direita. Em uma longa temporada, ter elenco é tão importante quanto a raça anteriormente citada, que é relevante, mas não joga sozinha.

por Vinícius Perazzini/Ninguém Cala - Lancenet