Páginas

terça-feira, 25 de abril de 2023

Análise: Botafogo ainda não impressiona, mas é cirúrgico e vai bem no que importa



Time comandado por Luís Castro não tem lá atuação de impressionar contra o Bahia, mas sai de Salvador com vitória e segue série invicta




O Botafogo não teve uma atuação de encher os olhos contra o Bahia, na noite desta segunda-feira em jogo válido pela 2ª rodada do Brasileirão, mas venceu por 2 a 1 na Arena Fonte Nova. E isso fica em segundo plano diante do placar. No atual contexto vivido pelo time comandado por Luís Castro, o resultado era o mais importante.





Bahia 1 x 2 Botafogo - Gols - 2ª rodada do Brasileirão 2023


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Atuações do Botafogo: Júnior Santos é o melhor em vitória sobre o Bahia



É começo de Brasileirão e o time vem de um Campeonato Carioca de campanha ruim, com eliminação na Taça Guanabara. Resultados positivos são sempre importantes no cenário de pressão no futebol brasileiro, mas, diante do contexto irregular que o Botafogo viveu antes da competição nacional, os placares ganham peso extra.


Ganhou, mas não jogou tão bem. E daí? A fase de resultados do time segue positiva, com, agora, cinco vitórias consecutivas. Luís Castro igualou uma série de Enderson Moreira durante a disputa da Série B de 2021 com dez jogos sem perder


Mas nem tudo é terra arrasada no Botafogo. Na partida, o time aproveitou os espaços que o Bahia deu nas pontas. Foi assim que Júnior Santos marcou o primeiro gol da noite - com o campo livre para arrancar, ele correu e deu nove toques na bola sem nenhum marcador lhe alcançar antes de tabelar com Tiquinho Soares para balançar as redes.


A intenção do Alvinegro em "alargar" o campo era justa, já que os dois alas do Bahia - Vítor Jacaré e Jhoanner Chávez - apareciam com frequência ao ataque. O problema foi que Tiquinho e Eduardo, os responsáveis por auxiliar o jogo no meio e dar o suporte no passe, ficaram encaixotados na marcação e não contribuíram tanto.


O camisa 9, na única vez que conseguiu confundir a defesa tricolor no segundo tempo, deixou Gabriel Xavier para trás e achou Tchê Tchê, que acertou belo chute de fora da área.





Marlon Freitas, Adryelson e Danilo Barbosa comemoram vitória do Botafogo diante do Bahia — Foto: Vítor Silva/Botafogo



O camisa 6, que, além do gol, entrou bem no jogo por ajudar o Botafogo a ter mais presença física no meio-campo - característica ressaltada também por Marlon Freitas. Diante da tentativa do Bahia em sempre buscar as pontas, a vitalidade da dupla na cobertura de espaços foi essencial para o Alvinegro não sofrer na tentativa de pressão do adversário nos minutos finais diante do 2 a 1.


O fator negativo fica, novamente, pelas laterais. No primeiro tempo, a equipe passou sufoco para segurar as bolas longas do Bahia nos flancos - setor que o gol tricolor nasceu, inclusive.


Ainda há - muito - para ser corrigido, mas os resultados estão aparecendo e o Botafogo mostra fatores positivos dentro de campo. O clube vai, aos poucos, buscando conforto e estabilidade para seguir em 2023.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

James Rodríguez recusa proposta do Botafogo; John Textor acena com nova oferta



Colombiano rejeita primeira oferta por achar salário fixo baixo; proprietário da SAF alvinegra pretende nova investida



A busca do Botafogo por James Rodríguez é complicada. O colombiano recusou a primeira proposta feita pelo clube, que manifestou interesse por meio de John Textor. O proprietário da SAF alvinegra vê o meio-campista como um "sonho de consumo" para o projeto e já acenou aos intermediários da negociação que vai fazer uma nova oferta nos próximos dias.





James Rodriguez: será o torcedor botafoguense aprova? (https://ge.globo.com/video/james-rodriguez-sera-o-torcedor-botafoguense-aprova-11554115.ghtml)


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Análise: Botafogo ainda não impressiona, mas é cirúrgico e vai bem no que importa

+ Botafogo tem melhor início de Campeonato Brasileiro em 11 anos



O estafe de James Rodríguez recusou a oferta feita pelo clube carioca por achar o salário fixo oferecido baixo. A proposta do Botafogo foi de um valor definitivo por mês e variáveis no contrato pelo desempenho em campo - participações em gols e jogos disputados -, o que aumentaria o vencimento mensal de acordo com o que colombiano mostrasse em campo.





Colombiano James Rodríguez — Foto: Getty Images


O intermediário que toca a negociação entre Botafogo e James Rodríguez é Marcos Leite, empresário que participou das negociações de Keisuke Honda e Yaya Touré com o clube em 2020.


John Textor, que toca inteiramente as negociações, avisou aos intermediários que fará uma segunda oferta como novos termos financeiros. O norte-americano sabe que um desfecho positivo é complicado, mas ainda fará mais uma tentativa.


James Rodríguez tem, pelo menos, mais duas propostas - uma de um clube do México e outra de uma equipe da Arábia Saudita. Ele está livre no mercado desde que deixou o Olympiacos, da Grécia, no começo do mês.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro