Páginas

domingo, 10 de setembro de 2023

Comparados ao Botafogo, como estavam Arsenal e Napoli na 22ª rodada?



Clubes europeus são frequentemente usados como exemplos para a arrancada do líder do Brasileirão




Desde o início da arrancada do Botafogo no Campeonato Brasileiro, que somou 51 pontos em 66 possíveis e uma vantagem de 10 pontos sobre o segundo colocado, atualmente o Palmeiras, comparações são feitas nas redes sociais. Os rivais usam o Arsenal, vice-campeão inglês, como exemplo para dizer que o Glorioso pode terminar sem a taça. Já os torcedores se espelham no Napoli, campeão italiano com desempenho inicial semelhante.




Líder do Brasileirão, Botafogo volta aos treinos hoje (https://ge.globo.com/video/lider-do-brasileirao-botafogo-volta-aos-treinos-hoje-11930888.ghtml)



De olho nos exemplos, seja positivo ou negativo, o ge levantou como era a campanha dos dois times na 22ª rodada, mesmo momento que vive o Brasileirão agora.


Na Premier League, os Gunners tinham uma pontuação bem semelhante à do Glorioso, eram 53 no total, mas a vantagem era consideravelmente menor. Apenas cinco pontos para o segundo colocado, ninguém menos que o Manchester City, que terminou campeão.


A maior vantagem que os londrinos conseguiram abrir para os Citizens foi de oito, na 18ª rodada. O Botafogo já teve 13 sobre o principal rival direto, mas pode ver essa diferença cair para nove se o Grêmio vencer a partida que tem atrasada.


No Italiano, o Napoli tinha campanha ainda mais espetacular do que o Glorioso. Após 22 partidas, a equipe do sul da Itália tinha 59 pontos, com 19 vitórias, dois empates e só uma derrota. A diferença para o perseguidor imediato, então a Inter de Milão, já era de 15 pontos.


A equipe napolitana terminou o campeonato com 90 pontos e 16 de vantagem sobre o vice-campeão, que foi a Lazio. Foram somente quatro derrotas em toda a competição. O Arsenal fechou a Premier League com 84, mas ficou cinco atrás do City, que foi o vencedor com 89.


Vale ressaltar, o parâmetro de pontuação do Brasileirão é diferente dos campeonatos europeus por conta do equilíbrio. Os 84 feitos pelos Gunners dariam o título em 18 das 19 edições do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos com 20 times. Só o Flamengo, em 2019, superou a marca terminando com 90.




Bruno Lage, Botafogo — Foto: André Durão/ge



O Botafogo volta à campo no dia 16 de setembro, às 21h, contra o Atlético-MG na Arena MRV, em Belo Horizonte. O jogo é valido pela 23ª rodada do Brasileiro e terá transmissão em 4K do sportv para todo o Brasil.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro