Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Após reunião com irmãos Moreira Salles, empresa apresentará projeto ao Botafogo na sexta


Ernst & Young apresentou estudo a Walter e João em reunião nesta quarta-feira, e o conteúdo será exposto a Mufarrej nesta semana



A tão esperada reunião entre Botafogo e os irmãos Moreira Salles acontecerá na próxima sexta-feira. Walter e João Moreira Salles se reuniram nesta quarta com a Ernst & Young, empresa que contrataram para fazer um estudo a respeito das finanças do clube. A informação foi divulgada pela Rádio Botafogo, e confirmada pelo GloboEsporte.com.


O encontro entre os irmãos e a EY foi postergado porque Walter, que estava fora do Brasil, voltou apenas na semana passada. Na sexta-feira, o estudo será apresentado pela EY a Nelson Mufarrej, presidente do Botafogo, e outros diretores.



João Moreira Salles e seu irmão Walter pretendem ajudar o futebol alvinegro — Foto: Reprodução


Apaixonados pelo Botafogo e sócios do Itaú Unibanco, João e Walter Moreira Salles já haviam ajudado o clube recentemente ao comprarem o Espaço Lonier, na Zona Oeste do Rio e área onde o Alvinegro fará seu centro de treinamentos.


O processo teve duração de cinco meses. Agora Walter e João vão expor ao Botafogo de que maneira pretendem a ajudar o futebol alvinegro diante da asfixia financeira à qual está submetida o clube.


Jogadores estão com a folha de junho em atraso, bem como a imagem referente ao mesmo mês. Na semana passada, o Alvinegro teve de recorrer a ilustres para quitar parte do débito.


Veja nota divulgada pela Ernst & Young:


"Em 24 de julho, a EY e a Trengrouse Advogados apresentaram a um grupo multidisciplinar de 20 executivos botafoguenses o resultado do Diagnóstico Financeiro do BFR em conjunto com estudo complementar de avaliação de opções para recuperação financeira do clube.


Esse estudo visa identificar alternativas que permitam (i) recuperação da capacidade financeira do clube para equilíbrio do fluxo de caixa no futebol e em todas as suas demais atividades sociais e esportivas (ii) introduzir boas práticas de gestão corporativa que permitam o crescimento das fontes de receitas e otimização dos custos e (iii) como resultante, voltar a ser capaz de reinvestir no futebol e em todas as suas demais atividades, tanto esportivas quanto sociais.


O estudo, junto com o modelo sugerido, foi analisado em conjunto pelos participantes e agora será apresentado aos dirigentes do BRF.


Essa apresentação deve ser realizada nos próximos dias e somente depois disso poderão ser divulgados os principais pontos do estudo e modelo proposto, bem como eventuais próximos passos".


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá e Fred Gomes — Rio de Janeiro

Análise: falha individual, mexidas erradas e expulsão tola mostram que ficou barato para o Botafogo


Marcelo Benevenuto vacila feio no gol, Carli toma atitude inexplicável em lance do cartão vermelho, e João Paulo, que estava bem, é substituído no intervalo; linha alta deixa brechas


"No final, o resultado acabou não ficando tão ruim porque o confronto não se definiu hoje". Assim Eduardo Barroca resumiu a derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, nesta quarta-feira, no Nilton Santos. E foi coerente. Ficou muito barato para o Botafogo. Ricardo Oliveira perdeu duas chances incríveis, Chará, outra, e ainda houve um gol bem anulado do Galo. Graves erros individuais, substituições que não deram certo e um ataque inoperante marcaram o revés alvinegro.



Vinícius bate para marcar o gol do jogo — Foto: REUTERS/Ricardo Moraes


Mais - e más - finalizações e falha feia de Benevenuto

É verdade que o time de Barroca jogou para ganhar, com a linha de defesa adiantada e conseguiu praticamente dobrar a baixíssima média de finalizações que tem apresentado no Brasileiro - 8,73 por jogo. Contra o Galo, foram 15. Na direção do gol, porém, foram apenas duas.


O jogo era equilibrado até o único gol do duelo, marcado aos 34 minutos da etapa final. Mas o erro foi para desanimar qualquer um. Gatito demorou a sair jogando com os pés e optou por Marcelo Benevenuto, que, em vez de fazer o simples, tentou passe por elevação para Gilson, Elias roubou e tocou de peito para Vinícius marcar.


O Botafogo também apresentou problemas com a linha avançada. Patric e Fábio Santos surgiam frequentemente nas costas dos laterais alvinegros, que pelo menos no um contra um não comprometiam. Mais contidos em outros jogos, Marcinho e Gilson, de acordo com o que o jogo pedia, subiram, mas deram brechas.


Os cariocas foram para o intervalo com mais posse de bola (54%) e finalizações do que o rival: 10 a 8. Seis não tomaram a direção do gol. A mais perigosa, num chute de Alex Santana, raspou o travessão de Cleiton.


Ataque em péssimo dia e substituições equivocadas

É bom destacar o quanto jogaram mal Erik, Luiz Fernando e Diego Souza. O primeiro se apresentava para todos os contra-ataques, mas errava tudo que tentava. Luiz foi figura apagada, tanto que saiu no intervalo, e Diego, sem mobilidade, pouco contribuiu também.


Barroca resolveu fazer duas mexidas no intervalo, mas tirou João Paulo, um dos dois melhores jogadores do time. João e Alex Santana se destacavam e combinavam boas jogadas, mas o treinador trocou o primeiro por Bochecha, que pouco fez. Também sacou - acertadamente - Luiz Fernando. Igor Cássio, seu substituto, não funcionou pelas pontas.


O Botafogo piorou bastante. Só levou perigo em ótima jogada de Alex Santana, que colocou Gilson dentro da área. O lateral, sem ângulo, chutou para fora.


Expulsão tola que causa estrago

O número de finalizações caiu pela metade, cinco apenas na etapa final. Alex era a única figura criativa, e os atacantes não se entendiam. Para piorar, Carli, numa atitude inexplicável, deixou os pés no rosto de Papagaio e foi expulso aos 35 minutos do segundo tempo. Aí virou uma bagunça de vez.


Fred Gomes✔@fredgomes1985

Claus consulta VAR, depois expulsa Carli, que é consolado pelo ex-companheiro Igor Rabello.


Fred Gomes's other Tweets

Cícero virou zagueiro, Alex Santana foi para a esquerda, mas no fim do jogo enfiou-se no meio da área atleticana. Diego Souza recuou, tornou-se praticamente um primeiro volante, sua função no início de carreira, e nada dava certo.


Carli, um dos principais líderes do elenco, errou gravemente ao não pensar antes de fazer o que fez. Deixou o Botafogo, por falha de planejamento do departamento de futebol e pela irresponsabilidade do argentino, com apenas um zagueiro para a partida de volta, marcada para a próxima quarta-feira, no Mineirão.


O clube, que emprestou Helerson recentemente para o Estoril-POR, não pagará a multa avaliada em R$ 1 milhão para utilizar Gabriel, emprestado pelo Galo. Marcelo Benevenuto é o único jogador da posição disponível para a Copa Sul-Americana.


O Botafogo que animava seu torcedor antes da parada da Copa América hoje é motivo de preocupação. Está em jejum há quatro jogos, pouco finaliza na direção do gol e não controla o jogo com a mesma facilidade. O alvinegro, desanimado, volta para casa aliviado por ter ficado apenas no 1 a 0. Cabia mais.



Todos os números utilizados na reportagem foram tirados do site sofascore.com/pt — Foto: sofascore.com/pt


*Todos os números utilizados na reportagem foram tirados do site sofascore.com/pt



Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro

Após derrota no Rio, Erik admite má fase no Botafogo: "Buscar me cobrar onde eu estou errando"


Equipe sofreu o único gol da partida após falha na saída de bola e precisa vencer em Belo Horizonte para se classificar


O Atlético-MG saiu na frente na busca pela vaga nas quartas de final da Sul-Americana e derrotou o Botafogo por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos. Após a partida, o atacante Erik lamentou o resultado negativo no Rio de Janeiro e admitiu que não vem tendo boas atuações com a camisa do Glorioso nos últimos jogos.


- Buscar me cobrar onde eu estou errando para buscar aquela alegria, aquele bom futebol. Com certeza não estou vivendo um grande momento e é nesse momento que o jogador tem que crescer e buscar onde está errando - disse o camisa 11.


- A gente não está vivendo um grande momento, mas tenho certeza que na hora certa as coisas vão acontecer para retomar aquela confiança que a gente vinha tendo - afirmou.



Erik concedeu entrevista na zona mista após a partida contra o Atlético-MG — Foto: Fred Gomes


O gol da partida foi marcado pelo meia Vinícius, após erro de Marcelo Benevenuto na saída de bola. Para o atacante, no entanto, o resultado negativo não pode abalar o grupo, que já tem um clássico importante contra o Flamengo, no domingo, pelo Brasileirão.


- Uma derrota dolorosa, mas temos que continuar com a cabeça erguida e já pensar no próximo desafio, que é contra o Flamengo. Estou bastante chateado, mas agora temos que seguir em frente, é pensar no Flamengo e depois a gente pensa nesse jogo - completou Erik.


Erik diz que momento é de se cobrar dentro do Botafogo e afirma que não se esconde em fases ruins. #gebota pic.twitter.com/rQII0626fKJuly 25, 2019


Erik fala em derrota dolorosa e reafirma mau momento coletivo do Botafogo. #gebota pic.twitter.com/MloYosRDugJuly 25, 2019



Erik repete que é preciso botar a cara na dificuldade, insiste que não está bem e afirma que espera voltar com sorriso no rosto. #gebotapic.twitter.com/nPlX8orc2GJuly 25, 2019


O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira, às 21h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Por causa do gol qualificado, o Botafogo precisa de uma vitória por qualquer placar diferente de 1 a 0 para se classificar. Caso devolva o placar, a decisão será nos pênaltis.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá e Fred Gomes — Rio de Janeiro

Após nova derrota, Barroca dá o tom da fase do Botafogo: ''Hora de calar a boca e trabalhar''


Botafogo perdeu por 1 a 0 para o Atlético-MG nas oitavas da Sul-Americana. Time também vem de derrota no Brasileiro




O Botafogo perdeu para o Atlético-MG por 1 a 0 pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, no Estádio Nilton Santos. O gol foi marcado pelo meia Vinícius ainda no primeiro tempo, após erro do zagueiro Marcelo Benevenuto na saída de bola. O resultado desta quarta-feira dá a vantagem do empate para o time mineiro na luta por uma vaga nas quartas de final.



Barroca no banco de reservas durante Botafogo x Atlético-MG — Foto: André Durão


Após a partida, o técnico Eduardo Barroca concedeu entrevista coletiva e planejou o duelo de volta. Para ele, o Botafogo ficou no lucro por não ter perdido por placar mais elástico. O time teve o zagueiro Carli expulso na segunda etapa.


- No final, o resultado acabou não ficando tão ruim porque o confronto não se definiu hoje. Estávamos perdendo, com um a menos, momento emocional favorável adversário... Foi quando conseguimos nos fechar e não sofrer mais gols. Tivemos chance, chutamos de fora, bola de escanteio, mas não é hora de falar. Os resultados não são adequados. Temos que calar a bola a boca e trabalhar.

A partida de volta será na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena Independência, em Belo Horizonte. Qualquer vitória do Botafogo diferente de 1 a 0 classifica a equipe. Caso o Glorioso devolva o placar, a decisão será nos pênaltis. Antes, no domingo, o Botafogo enfrenta o Flamengo pelo Brasileiro, às 16h, no Maracanã.

Assim como fez após a derrota para o Santos, Barroca assumiu a responsabilidade por mais um resultado negativo. Já são quatro jogos sem vitória e sem marcar gols.

- Vamos pensar jogo a jogo. É importante virar a chave novamente. Amanhã já vamos pensar no Flamengo. A solução é trabalhar, observar os erros, entender o que podemos melhorar no pouco tempo de treino, fazer escolhas, cobrar. E trabalhar. Não é momento de falar. Temos que trabalhar e resolver internamente. Volto a frisar que o principal responsável sou eu como treinador. Não é uma situação cômoda - disse.


Outras respostas de Barroca:

Barroca, sobre a falta de zagueiros para o jogo de volta:
- Vamos ter que encontrar uma solução interna. Temos no grupo alguns jogadores que podem fazer essa função mesmo sem serem zagueiros de origem. Agora vamos pensar no Flamengo para fazer um grande jogo. O Brasileiro também é muito importante para a gente. Só vamos pensar no jogo de volta depois de domingo.


O jogo
Temos que continuar trabalhando todas as alternativas de definição. Foi o que mais enfatizei nessa parada de Copa América. Precisamos aumentar a possibilidade de fazer gol. Hoje tentamos, chutamos de fora, Marcelo cabeceou uma bola em escanteio, Gilson fez boa infiltração no segundo tempo, mas não foi suficiente.


Cobranças

Tenho um grupo que está trabalhando, se dedicando, muito acomodado com essa situação. Vejo eles inconformados, receptivos às cobranças. Precisamos assumir as responsabilidade e nos preparar bem par ao clássico. É uma chance para reverter essa situação.


Guinada
Nesse momento, os jogadores precisam ter no treinador confiança, tranquilidade para fazer o que fizeram em muitas partidas. É natural que sem os resultados o jogador se sinta inseguro. Da minha parte eles tem confiança para jogar com personalidade. Dessa forma que vamos conseguir buscar as vitórias. Cabe a mim dar estímulo, segurança e confiança.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá e Fred Gomes — Rio de Janeiro