Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Enderson dedica acesso à torcida e valoriza história do Botafogo: "Um dos pilares do futebol brasileiro"


Treinador fala em objetivo alcançado com vaga na Série A de 2022, quer time brigando também pelo título e exalta torcida alvinegra após vitória sobre o Operário: "Ganharam o jogo conosco"




Enderson Moreira fala sobre o acesso do Botafogo à Série A de 2022 (https://ge.globo.com/futebol/video/enderson-moreira-fala-sobre-o-acesso-do-botafogo-a-serie-a-de-2022-10043029.ghtml)


Um dos principais nomes do retorno do Botafogo à elite do futebol brasileiro, o técnico Enderson Moreira fez questão de dar uma volta olímpica no estádio Nilton Santos para saudar os torcedores nas arquibancadas após a vitória por 2 a 1 em cima do Operário, na tarde desta segunda-feira, que consolidou a volta do clube à Série A.


Ainda no gramado, o comandante alvinegro dedicou o acesso aos torcedores alvinegros, projetou o título da Série B e valorizou a importância histórica do clube.




Carli e Enderson Moreira se abraçam após acesso — Foto: Vítor Silva/Botafogo


- Estamos muito felizes. Esta torcida merece muito. É muito difícil tudo que o Botafogo passou. Nada mais justo do que agradecer o apoio. Hoje eles (torcedores) ganharam o jogo conosco, eles ganharam essa partida. O principal objetivo é o acesso, mas temos chances de ser campeões e não abrimos mão disso. O Botafogo é um dos pilares do futebol brasileiro, é referência, é muito importante esse resgate.




Jogadores e torcida do Botafogo comemoram o acesso à Série A de 2022 (https://ge.globo.com/futebol/video/jogadores-e-torcida-do-botafogo-comemoram-o-acesso-a-serie-a-de-2022-10043018.ghtml)


+ O Bota subiu: Botafogo vira sobre o Operário e garante acesso à Série A


Em entrevista coletiva após o jogo, Enderson Moreira deixou claro que o acesso é uma resposta a quem não acreditava no seu trabalho e voltou a exaltar a história alvinegra.


- Representa muito (o acesso). É duro escutar de algumas pessoas da imprensa que não fizemos bons trabalhos. Estamos pela terceira vez conseguindo um retorno para a Série A, com o Goiás, o América e agora o Botafogo. É claro que é uma dimensão maior, um clube tão tradicional. O Botafogo é um dos pilares do futebol brasileiro, um clube de destaque não só no cenário nacional, mas mundial.





Pedro Castro comemora gol em Botafogo x Operário-PR — Foto: André Durão/ge



- Eu cresci escutando histórias do Botafogo. É um prazer enorme este retorno. Como falei, a torcida sofreu muito no ano passado, muitas dúvidas para este ano. O clube precisava de novas atitudes, um novo caminho. É marcante na história do clube. É um recomeço e o clube merece, tem uma torcida apaixonada. É muito importante que o Botafogo dê uma resposta no cenário nacional com conquistas importantes. Ficamos felizes, principalmente se o Botafogo conseguir dar os próximos passos.


Enderson Moreira também não escondeu a vontade de permanecer no Botafogo em 2022 e afirmou que no que depender dele o trabalho continuará sendo feito.


- Eu não preciso falar para ninguém que estou extremamente feliz aqui no Botafogo. Claro que queremos permanecer, quando viemos para cá viemos com coisas bem definidas. Mas é importante que possamos conversar com a direção e reorganizar este trabalho. Precisamos entender bem o processo e espero que possamos nos acertar. É uma grande honra estar à frente deste grande clube. Eu desde criança ouvia falar deste clube e sempre imaginei como algo distante. Nunca imaginei estar em um clube tão gigante e participar deste retorno à Série A.


Essa foi a vitória de número 200 do Botafogo no Nilton Santos - logo a que garantiu o acesso! Desde a inauguração do estádio em 2007, o clube disputou 371 partidas, empatou 88 e perdeu 83.


O Botafogo garantiu matematicamente seu acesso nesta segunda. Com a vitória, a time de Enderson Moreira foi aos 66 pontos, retomou a liderança da Série B do Brasileirão e não pode ser mais alcançado pelo quinto colocado, que no momento é o Goiás (58 pontos). O G-4 no momento é formado por Coritiba (64), Guarani (59) e Avaí (58). Confira a classificação completa clicando aqui.





Melhores momentos: Botafogo 2 x 1 Operário-PR, pela 36ª rodada do Brasileirão Série B


Com o acesso garantido, mas com a reta final da Série B ainda pela frente, o Botafogo visita o Brasil de Pelotas no domingo, às 19h, no Bento de Freitas, pela 37ª rodada.


Confira outras respostas de Enderson Moreira na entrevista coletiva após o jogo.

Agradecimentos e mais agradecimentos

- Eu não posso começar a entrevista sem agradecer aos jogadores, comissão técnica, diretoria, grupo de apoio, todos os funcionários de uma maneira geral. Todos nos receberam de uma maneira que nunca vamos esquecer. Nos sentimos em casa aqui. Estamos adaptados. Isso é uma das coisas importantes no trabalho. Sentimos que fazemos parte do grupo. Precisamos agradecer ao torcedor. Se saímos com resultado positivo, foi mérito deles.





Jogadores do Botafogo comemoram o acesso com a torcida — Foto: André Durão


Jogo duro contra o Operário e superação para o acesso

- Fizemos um jogo tenso, de muita responsabilidade. Temos jogadores que nunca passaram por isto e tentamos deixá-los mais tranquilos. Eu acho que até com o gol do Operário acabou trazendo esse efeito. Viram que estávamos em desvantagem e se soltaram um pouco mais. Ganhamos com as substituições também. Temos que enaltecer o trabalho coletivo. É um trabalho maravilhoso de uma equipe enorme para fazer com que um gigante pudesse retornar. O desafio foi implementar nossas ideias. O grupo foi muito aberto em receber nossas orientações. Foi muito importante o grupo acreditar no projeto.


Festa surpreendente


- Talvez, não estivéssemos tão preparados para sermos tão abraçados pelo nosso torcedor. Vimos uma mobilização muito grande ontem, mas ficamos surpresos com a forma que o torcedor estava hoje. Isso acabou sendo uma coisa muito nova para muitos atletas. Sentíamos que havia uma tensão no ar. Todos querendo que o Botafogo voltasse o quanto antes. Essa ansiedade de fechar essa corrida, é sempre enorme. Percebemos um clima mais tenso que o normal. Mas eles foram extremamente competentes, até na dificuldade, para conseguirmos a vitória e entregarmos o retorno para a elite do futebol brasileiro.


Importância do título para o Botafogo

- Eu não posso falar de 2021 sem esquecer do que começou. Estive no Fortaleza no ano passado, passamos por uma reformulação enorme ali. Estávamos em um processo de aquisição de um jogo melhor. E o engraçado é que acabei sendo demitido na temporada apenas com uma derrota. Isso machuca muito a gente. Mas eu tinha uma expectativa muito boa com o Fortaleza pudesse fazer uma grande temporada.


- E a chegada no Botafogo, em um momento complicado. Eu até falo que para quem está de fora, o Botafogo passava por um momento complicado dentro de campo, mas muito complicado fora também. Que estava tudo de maneira desorganizada, as coisas não estavam funcionando. E para minha surpresa, eu encontrei um ambiente positivo, com todo mundo trabalhando e se dedicando. Todo mundo triste por não fazer o Botafogo conseguir as vitórias. Nós chegamos e ficamos espantados com a organização no dia a dia de trabalho. E esse ambiente favoreceu para conquistarmos bons resultados. E o futebol é muito confiança. O atleta confiante faz coisas extraordinárias. Temos agora a possibilidade do título e eu acho importante para encerrarmos esse cenário de Série B com expectativas para 2022.




Rafael Navarro comemora gol em Botafogo x Operário-PR — Foto: André Durão/ge


Permanência de Navarro

- Eu não gosto de falar individualmente de um atleta. Acho que o grupo todo foi merecedor da conquista. Claro que tivemos jogadores que se destacaram. O Navarro é um menino, jovem atleta, provavelmente a primeira temporada como atleta profissional. E o jovem você tem sempre essa questão do que ele pode entregar, ele pode te surpreender muito. Foi uma surpresa muito positiva. Um jogador que veio da base e sustentou isso no profissional, até com mais destaque na base. É um jogador muito dedicado, sempre foi nosso primeiro marcador. Nossa consistente defensiva se dá pelos jogadores da frente. Eu converso com ele para que a renovação aconteça. Falei com ele de forma muito clara. Falei que as coisas que parecem boas em um primeiro momento podem não ser as melhores. Espero que ele continue no Botafogo. Ele já ganhou o carinho do torcedor. Tomara que ele opte por esta renovação.



A Voz da Torcida Botafogo - Pedro Dep: "Eu prometi que voltaríamos. E nós voltamos!" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-botafogo-pedro-dep-eu-prometi-que-voltariamos-e-nos-voltamos-10043162.ghtml)


Volta olímpica após o jogo

- O que eu fiz foi simplesmente agradecer muito o torcedor, de coração mesmo. O torcedor nesta reta final em muitos jogos não foram torcedores, foram centroavantes, meias, nossos zagueiros... Eles incentivaram muito neste momento. Muitas vezes você precisa de apoio e muitas vezes em momentos que você menos merece, não está jogando tão e precisa contar com esse incentivo. E o que fiz hoje foi agradecer a todos esses torcedores. Foi um dia muito especial para todo botafoguense, mas para o Enderson também. Contamos com todos, as dificuldades serão difíceis nas próxima temporada, mas se abraçarmos este clube, podemos fazer coisas diferentes e fazer com que o clube recupere o seu espaço no cenário nacional e mundial.


Limpar o HD


- Tenho uma frase com eles (jogadores). Temos que limpar o HD. Sempre que ganhamos ou perdemos, era importante limpar o HD. Não se entusiasmar demais com as vitórias, nem ir para o fundo com derrotas difíceis. Acho que isso foi muito importante. Em uma competição de pontos corridos, o mais importante não é como começa, mas como termina. Começamos muito mal, mas tínhamos chances de terminarmos bem. Isso foi fundamental para conquistarmos o acesso com uma festa linda.


Lutar até o fim


- Eu conversei no vestiário. Falei: comemorem hoje e amanhã. Mas vocês precisam me responder. Vocês estão a fim do sacrifício para levantarmos a taça? Se vocês não estiverem a fim, vocês me avisem. Porque vai poupar o meu desgaste. Se acharem que está bom já. Mas há um comprometimento para que a gente vá até a última gota do mesmo jeito, sem mudar absolutamente nada da nossa preparação e dedicação. Então vamos lutar. Claro que não é fácil. Vamos disputar até a última gota. Se podemos ser os primeiros, porque seremos o segundo. Costumo falar que já somos campeões, a Série B tem quatro campeões. Mas temos o super campeão que é o que vamos buscar agora.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Davi Barros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Contra o Operário, Botafogo chega a 200 vitórias no Nilton Santos e garante acesso à Série A


Desde a inauguração em 2007, time alvinegro jogou 371 vezes no estádio; veja números





Melhores momentos: Botafogo 2 x 1 Operário-PR, pela 36ª rodada do Brasileirão Série B



O 2 a 1 sobre o Operário-PR, na tarde desta segunda-feira, pela 36ª rodada da Série B, foi a vitória de número 200 do Botafogo no Estádio Nilton Santos. O resultado garantiu o retorno do clube à primeira divisão do Campeonato Brasileiro a duas rodadas do fim da competição.



Desde a inauguração em 30 de junho de 2007, quando o Botafogo venceu o Fluminense por 2 a 1, o time jogou 371 vezes no estádio. Além das 200 vitórias, somou também 88 empates e 83 derrotas.


+ Enderson: "Botafogo é um dos pilares do futebol brasileiro"





Botafogo chega a 200 vitórias no Nilton Santos — Foto: André Durão/ge



Nesta temporada, o Nilton Santos foi um trunfo na campanha do acesso. Melhor mandante da Série B, o Botafogo chegou a 15 vitórias em casa no campeonato, além de um empate e duas derrotas. Só com o técnico Enderson Moreira, responsável pela arrancada do time, foram 11 triunfos.


+ Jogadores e técnico vão para a galera comemorar acesso


O jogo desta segunda teve outro sabor especial e registrou o maior público do Botafogo desde o retorno da torcida botafoguense ao Nilton Santos, contra o Sampaio Corrêa, em 26 de setembro.



A Voz da Torcida Botafogo - Pedro Dep: "Eu prometi que voltaríamos. E nós voltamos!" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-botafogo-pedro-dep-eu-prometi-que-voltariamos-e-nos-voltamos-10043162.ghtml)


Veja números do Botafogo no Nilton Santos nos últimos 15 anos:

Jogos: 371
Vitórias: 200
Empates: 88
Derrotas: 83



Relembre uma das maiores goleadas do Botafogo no Nilton Santos: 6 a 2 sobre a Cabofriense em 2020 (https://globoplay.globo.com/v/8659523/)


Maiores goleadas:

Botafogo 7x0 Macaé: 23/03/2008
Botafogo 6x2 Mesquita: 30/01/2008
Botafogo 6x2 Cabofriense: 28/06/2020

Gols marcados: 633
Gols sofridos: 368




Loco Abreu é o maior artilheiro do Botafogo no Nilton Santos — Foto: Fernando Soutello/Botafogo



Artilheiros: Loco Abreu (41 gols), Herrera (36) e Lucio Flavio (23)

Quem mais jogou: Jefferson (148 jogos), Alessandro (107) e Lucio Flavio (81)


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Pela vaga na Série A: Botafogo garante acesso se vencer o Operário


Alvinegro sobe para a elite do Brasileirão com uma simples vitória sobre o Fantasma; expectativa é de casa cheia no Estádio Nilton Santos





Botafogo está no G4 da Série B (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


Um jogo separa o Botafogo do objetivo da temporada. Nesta segunda-feira, o Alvinegro enfrenta o Operário e se garante matematicamente na elite do Campeonato Brasileiro de 2022 com uma simples vitória. O duelo, válido pela 36ª rodada da Série B do Brasileirão, será no Estádio Nilton Santos às 16h. O jogo terá transmissão em tempo real do LANCE!.


+ Além do acesso: Botafogo é favorito para vencer a Série B e pode atingir mesma pontuação de 2015


A equipe comandada por Enderson Moreira chega com um cálculo fácil e sem depender de nenhum outro clube: venceu, subiu. Se isto acontecer, o Alvinegro seria o primeiro time da competição a se garantir no próximo Brasileirão.


E vale mais: como o Coritiba derrotou o Brasil de Pelotas na noite deste domingo, o Botafogo entra em campo na vice-liderança. Os jogadores já afirmaram que o título é uma possibilidade e eles pensam nisso - ou seja, uma vitória recoloca o Alvinegro no topo da tabela.


O time terá a força vinda das arquibancadas como aliada: os torcedores, que fizeram filas para comprar ingressos durante o fim de semana, adquiriram mais de 22 mil bilhetes até este domingo. A capacidade máxima do Nilton Santos para o jogo é de 29.990 presentes.


Outro fator positivo é a campanha do Glorioso atuando dentro de casa. O time tem a chance de ser o melhor mandante de uma edição de Série B desde 2008. Tudo que cerca o Botafogo para a partida é marcado por um tom positivo e o time tem a chance de tirar este peso das costas e garantir o acesso.




Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo x Operário: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem


Tudo o que você precisa saber sobre o jogo da 36ª rodada da Série B do Brasileiro






Um jogo que envolve emoção nas duas pontas da tabela da Série B. Com objetivos diferentes, Botafogo e Operário se enfrentam nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília), no Nilton Santos, pela 36ª rodada. Enquanto o time da casa conta os dias para deixar a segundona, o lado paranaense tem o objetivo de se segurar na mesma divisão.


+ Clique aqui e acompanhe a partida em TEMPO REAL a partir de 15h



O Botafogo é o líder do campeonato, com 63 pontos. A vitória nesta tarde garante o time carioca de volta à elite do futebol brasileiro. Até o empate serve, a depender de outros resultados da rodada. Tanto é que o clima é de festa e arquibancadas lotadas, já que mais de 20 mil ingressos foram vendidos para a partida.



+ Veja a tabela detalhada da Série B


Transmissão: no Premiere, com narração de Luiz Carlos Jr. e comentários de Pedrinho e PVC.


Tempo Real: o ge acompanha o jogo lance a lance e com vídeos exclusivos.






Botafogo - técnico: Enderson Moreira


A grande notícia é o retorno de Chay. Recuperado de lesão, o camisa 14 voltou a ser relacionado e deve pintar no time titular. As outras novidades são o lateral-esquerdo Hugo e o capitão Joel Carli, que cumpriu suspensão na última rodada.



Provável escalação: Diego Loureiro; Daniel Borges, Carli, Kanu e Hugo; Oyama, Pedro Castro e Chay; Marco Antônio, Diego Gonçalves (Warley) e Navarro.


+ Mais notícias do Botafogo




Provável Botafogo contra o Operário — Foto: ge


Desfalques: ninguém.


Pendurados: Diego Loureiro, Carlinhos, Diego Gonçalves, Marco Antônio, Pedro Castro, Romildo e Ronald.


Operário - técnico Ricardo Catalá


Apesar de não estar matematicamente garantido na Série B, o Operário-PR alcançou o número mágico de 45 pontos e tem menos de 1% de chance de queda, de acordo com o Tristão Garcia, do site Infobola. O time conta com a volta de Leandro Vilela, que estava suspenso na última partida.


Provável escalação: Thiago Braga; Lucas Mendes, Fábio Alemão, Odivan e Fabiano; Leandro Vilela, Rafael Chorão e Marcelo; Thomaz, Paulo Sérgio e Felipe Garcia


+ Mais notícias do Operário




Provável Operário-PR x Botafogo — Foto: Arte/ge



Desfalques: Tomas Bastos, Leandrinho e Jean Carlo (cirurgias), Rafael, Djalma Silva e Pedro Ken (departamento médico) e Reniê (virose).


Pendurados: Rafael Chorão, Simão, Rafael Oller, Paulo Sérgio, Thomaz, Thiago Braga, Silva, Vilela e Reniê.





— Foto: Infografia


Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistente 1: Helcio Araujo Neves (PA)
Assistente 2: Luis Diego Nascimento Lopes (PA)
Quarto árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)
Árbitro de vídeo (VAR): Emerson de Almeida Ferreira (MG)


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro