Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Com G-6, Camilo promete disposição a mais para levar o Bota à Libertadores


Meia comemora o aumento de vagas na competição sul-americana, lembra luta contra queda e confessa surpresa: "A gente está mais próximo do que imaginava"



Camilo é um dos destaques do
Botafogo em 2016 (Foto: Vitor Silva
 / SSpress / Botafogo)
Com a ampliação de vagas no Campeonato Brasileiro para a Taça Libertadores, o Botafogo entrou de vez na luta por uma vaga na competição sul-americana. O Alvinegro, após a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, na Ilha do Governador, chegou aos 41 pontos e ocupa a oitava posição (com um ponto a menos que o Atlético-PR, sexto). Em participação no "Seleção SporTV", o meia Camilo destacou que o Glorioso terá motivação extra para subir na classificação.


- É uma coisa que, no início do campeonato, não era a nossa realidade. Com essa notícia agora, a gente tem mais disposição e fica mais feliz, com essa possibilidade de ir para a Libertadores no próximo ano. A gente ficou devendo muito no jogo contra o América-MG. A gente tinha que dar uma resposta para a gente mesmo. Nós fizemos um grande jogo no primeiro tempo e soubemos matar o jogo - disse o jogador.



Camilo lembra que, no início do campeonato, o Botafogo lutava contra o rebaixamento. No entanto, depois que passou a jogar no Rio de Janeiro, o Alvinegro arrancou. Agora, o meia acredita que o time precisa aproveitar todas as rodadas para ir à Libertadores.


- O Jair (Ventura, técnico) fala muito dos 46 pontos. Depois de alcançar 46 ou 47 pontos, a gente pensa em alguma coisa. A gente está agora muito mais próximo do que imaginava. Tem que almejar. A gente fez grandes jogos, contra grandes equipes. A gente faz da Ilha uma casa muito forte, a gente conhece o gramado, apesar de não ser bom. A gente tem que aproveitar cada instante, cada rodada, para subir e almejar essa vaga.


Com contrato até maio de 2018, Camilo não pensa em deixar o Alvinegro e acredita estar vivendo a melhor fase de sua carreira em General Severiano.


- Essa questão é com o Botafogo e meus representantes. Eu quero manter o foco. Estou muito feliz com tudo que está acontecendo na minha vida no Botafogo. E continuar. Agora, com essa possibilidade de Libertadores, a gente tem que se concentrar mais, para almejar coisas que vão deixar o torcedor muito feliz (...) Essa é uma oportunidade que eu sempre esperei. Sou do Rio e sempre sonhei em vestir a camisa de um grande time daqui. Tive a oportunidade de jogar no Cruzeiro e no Sport, mas uma sequência como esta eu nunca tinha vivido (...) Estou muito feliz, agradeço por estar aqui, eu dou meu máximo, para fazer meu melhor e meu futebol estar crescendo.


O Botafogo volta a campo no próximo domingo, para enfrentar o Figueirense, no Orlando Scarpelli. O Glorioso precisa ultrapassar Atlético-PR e Corinthians na classificação para chegar à zona de classificação para a Libertadores.


Fonte: GE/Por SporTV.comRio de Janeiro

Lesão não é grave, mas Diogo será reavaliado; Airton e Sassá voltam


Com leve entorse no tornozelo, lateral deixou o jogo contra o Corinthians com dores e será examinado nesta terça. Jair ganha opções para o jogo contra o Figueirense






Diogo marcou contra o Corinthians,
 mas deixou o jogo com dores
(Foto: André Durão)
A cena preocupou. Diogo Barbosa desabou no primeiro minuto do segundo tempo e pediu substituição. Mais um problema de lesão no Botafogo na reta final do Brasileiro? A princípio, o cenário não preocupa. O lateral sofreu uma leve entorse no tornozelo e será reavaliado nesta terça-feira, na reapresentação do elenco.


No primeiro tempo contra o Corinthians, Diogo Barbosa teve uma de suas melhores atuações com a camisa do Botafogo. Adiantado para fazer a armação ao lado de Camilo, o jogador deixou Vinícius Tanque na cara de Walter e ainda marcou um belo gol, o segundo do Botafogo. Certamente foi a melhor exibição do camisa 11 desde que migrou para o meio de campo, com Victor Luís assumindo a lateral.


- Infelizmente, vem acontecendo bastante essa situação (lesões) no Botafogo. Se ele ficar fora, vamos sentir. Mas vamos torcer para não ser nada mais grave. Ele vem muito bem com o Victor Luis. O nosso lado esquerdo fica muito forte com os dois - elogiou o técnico Jair Ventura.


Se Diogo Barbosa ainda é dúvida, o Botafogo terá dois importantes retornos no próximo domingo, contra o Figueirense. Após cumprir suspensão contra o Corinthians, Airton volta ao time. Recuperado de lesão muscular na coxa, Sassá é outro que está à disposição de Jair Ventura, que terá uma semana para preparar o time para o jogo em Florianópolis.


Após dois dias de folga, o Botafogo se reapresenta na tarde desta terça-feira. 


Artilheiro do Botafogo, Sassá deve reaparecer no time contra o Figueirense (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

E agora, Jair? Como tirar Sidão para o retorno de Jefferson no Botafogo?


Em lua de mel com a torcida, atual titular vive seu melhor momento ao mesmo tempo que o ídolo alvinegro se prepara para voltar: "É bom ter opções", despista treinador



Jefferson é ídolo, símbolo, titularíssimo do Botafogo e ponto final. Mas como tirar Sidão do time? É essa pergunta que torcedores e o técnico Jair Ventura se fazem com a proximidade do retorno do goleiro titular. Há mais de quatro meses sem jogar por conta de uma cirurgia no braço esquerdo, Jefferson está liberado e vai definir de sua volta aos gramados.

O cenário é o seguinte: contratado para suprir a ausência de Jefferson, Sidão rapidamente conquistou os alvinegros e tornou-se um dos destaques do time no Campeonato Brasileiro. A cena após a vitória neste sábado sobre o Corinthians comprova a lua de mel. Após o apito final, foi o nome do goleiro que a torcida gritou. Sidão, que defendeu a cobrança de pênalti de Marquinhos Gabriel, foi o último a deixar o gramado da Arena. O camisa 1 deu várias entrevistas e depois foi ovacionado ao se aproximar dos torcedores.

- O Sidão vive um bom momento. O Jefferson é nossa grande referência, nosso ídolo, nosso capitão. Queria ter sempre essa dor de cabeça. É bom ter opções. Isso é benéfico para todos, é benéfico para o Botafogo – despistou o técnico Jair Ventura.


Sidão vem suprindo à altura a ausência de Jefferson (Fotos: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)

As defesas de pênaltis contra Vitória e Corinthians foram decisivas, a imagem da bicicleta diante do Santos rodou o Brasil, mas o carisma de Sidão é outro ponto importante. Não só de grandes defesas vive o goleiro. O jeito manso, simples e sincero conquistou torcedores e o elenco. Hoje, o goleiro é uma das lideranças do Botafogo. Até por isso o clube já o procurou para estender o atual vínculo, que vai até dezembro, por mais um ano. Enquanto isso, não há pressa para o retorno de Jefferson.

- A lesão foi muito séria, ele passou por uma operação. Temos que ter calma. Não é uma lesão comum no futebol. Ninguém conhece o corpo do Jefferson como ele mesmo. Vamos no tempo dele. Quando ele estiver bem, tenho certeza que vai nos ajudar – disse Jair.


Jefferson sofreu uma ruptura parcial do tríceps do braço esquerdo em 12 de maio, no jogo contra o Juazeirense, pela Copa do Brasil. Cinco dias depois o goleiro foi operado no Rio de Janeiro. Há cerca de um mês, ele foi liberado pelo departamento médico para voltar a treinar com os companheiros. Velho conhecido de Jefferson, o preparador Flávio Tênius retornou ao Botafogo para ajudar nessa fase de transição. A data exata do retorno só o próprio Jefferson pode responder. O certo é que ela está próxima. E aí, Jair?


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

CBF anuncia que o Brasil terá mais duas vagas na próxima Libertadores


Martelo é batido durante reunião em Bogotá, e Brasileirão terá G-6 já neste ano




CBF anuncia aumento de vagas na Libertadores
 (Foto: CBF)
Confirmado: o Campeonato Brasileiro deste ano classificará seis times para a disputa da Taça Libertadores em 2017. Com as mudanças, definidas em reunião da Conmebol neste domingo em Bogotá (Colômbia), o Brasil passa a ter sete representantes na competição continental: um deles será o campeão da Copa do Brasil e os demais sairão do G-6 da Série A.


- O Brasil terá mais duas vagas na Copa Libertadores da América. As duas novas vagas no Brasileirão. Confirmação veio na reunião de hoje, em Bogotá. Futebol Brasileiro fica com 7 vagas na Libertadores: 6 no Brasileirão e 1 na Copa do Brasil - anunciou a CBF, via Twitter.


+ À la Champions: Libertadores cresce e jogos serão de fevereiro a novembro
+ Confira como está a briga pela classificação agora no Brasileirão com G-6


Fluminense e Atlético-PR seriam os principais beneficiados com as mudanças caso o Campeonato Brasileiro terminasse hoje. O time carioca e o paranaense, quinto e sexto colocados, respectivamente, herdariam as novas vagas. Mas, em teoria, Corinthians, Botafogo, Grêmio, Ponte Preta e Chapecoense ganham novo fôlego na briga pela classificação para o torneio continental.


Indefinição quanto à final em jogo único


Os brasileiros não foram os únicos beneficiados com a mudança. Chile, Colômbia e Argentina também ganharam vagas na Libertadores (diferentemente do Brasil, esses três países só ganharam uma vaga cada), e o campeão da Sul-Americana entrará direto na fase de grupos. Ou seja, serão mais seis equipes classificadas, totalizando 44.


A próxima edição do torneio vai começar já em fevereiro e só termina em novembro - vai passar das atuais 27 semanas para 42 semanas de duração. Outra possível mudança, que levantava a possibilidade de a final passar a ser disputada em jogo único, não foi confirmada.


- Está se estudando, existe a possibilidade de final única, mas ainda estamos estudando. A Conmebol quer fazer uma final com a maior visibilidade possível e que traga os maiores recursos aos clubes - disse ao Sportv Reinaldo Carneiro Bastos, representante do Brasil no Comitê Executivo da Conmebol.


O novo formato da Libertadores, entretanto, pode inviabilizar a participação dos times mexicanos na competição. Isso por conta das diferenças com o calendário do futebol local.

- Não está definido ainda, é um assunto que não interfere no formado da competição. O presidente da Conmebol está tratando pessoalmente deste assunto - disse Carneiro Bastos ao Sportv.

Presidente da Fifa, Gianni Infantino, esteve na reunião em Bogotá que definiu novas vagas (Foto: Fabricio Crepaldi/Sportv)

A Conmebol, no início da semana, já anunciara mudanças radicais a partir da próxima edição da Libertadores. Em reunião na última terça-feira, em Assunção (Paraguai), o Comitê Executivo da entidade decidiu mexer no formato do torneio, tornando-o mais parecido à Liga dos Campeões da Europa: definiu um maior mais clubes e anunciou que o torneio passará a durar o ano quase inteiro (fevereiro a novembro), além de contar com duas fases preliminares, de mata-mata, antes da definição dos grupos.


O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, esteve presente no encontro. No entanto, a entidade brasileira ainda não tinha encarado a decisão como oficial e esperava sua aprovação para anunciar as mudanças no calendário nacional, que já havia sido divulgado. Tal mudança vai exigir mudanças e, nesta semana, a CBF vai anunciar seu novo calendário.


A Copa Sul-Americana também terá mudanças, sendo disputada entre junho e dezembro, e receberá equipes eliminadas na Libertadores.


Fonte: GE/

Por GloboEsporte.comBogotá, Colômbia