Páginas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Contratações do Botafogo preenchem lacunas em setores estratégicos


Seis reforços trazidos pelo Alvinegro buscam melhorar efetividade de áreas que não funcionaram na temporada de 2019 e suprir a ausência de atletas que deixaram o clube 



Fotos: Reprodução; Divulgação; Divulgação; Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians; Matheus Dias/FFC; Geraldo Bubniak | Paraná Clube


O Botafogo iniciou o ano como o clube carioca que mais se movimentou no mercado de contratações. Mesmo diante de um cenário de crise financeira até a conclusão do projeto S/A e a chegada de investidores, o Alvinegro conseguiu acertar com seis jogadores: o meia Bruno Nazário, os atacantes Alexander Lecaros e Pedro Raul, o volante Thiaguinho, o zagueiro Ruan Renato e o lateral-esquerdo Guilherme Santos. Os novos nomes chegam para preencher espaços abertos com a reformulação do elenco em setores apontados como estratégicos pelo Comitê Gestor do futebol.

Último a ter a contratação encaminhada, o meia Bruno Nazário, ex-Athletico-PR chega com chances de ser titular e com o potencial de ser o camisa 10 há tempos buscado pela diretoria. O chileno Léo Valencia, antecessor na função, não rendeu o esperado em quase três anos no clube. Nazário foi pouco aproveitado no Furacão, em 2019, em razão de lesões no joelho direito, mas agora recuperado, tem chances de voltar a mostrar um bom futebol. Apostando nisso, o Botafogo fixou opção de compra no valor de 1,2 milhões de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) ao término do prazo de empréstimo no final do ano.

O peruano Alexander Lecaros é uma das apostas alvinegras para melhorar os números do setor ofensivo, que deixaram a desejar em 2019. Aos 20 anos, o atacante atua como ponta esquerdo, é considerado habilidoso, veloz e especialista em deixar os companheiros na cara do gol.

No ataque, o clube também trouxe Pedro Raul, o camisa nove há tempos exigido pelos torcedores e pela comissão técnica. Destaque do Atlético-GO na Série B, ele chega para ser uma referência dentro da área para fazer o pivô e concluir as jogadas de bola aérea, do alto de seus 1,93m de altura.

O lateral-esquerdo Guilherme Santos, por sua vez, vem para ocupar o espaço deixado pelas saídas de Gilson e Yuri, os dois atletas que mais atuaram na posição na temporada passada e não tiveram os contratos renovados. Aos 31 anos, Guilherme se destaca pelo aspecto físico e por gostar do jogo ofensivo. Vai disputar a titularidade com Lucas Barros e pode fazer uma dobradinha a ser observada com atenção com Lecaros, pelo lado esquerdo.

E MAIS:
Gringos no Brasil: Seedorf e sua experiência no time da Estrela Solitária
Após vitória na estreia, Botafogo visa liderança do Grupo 4 na Copinha
Botafogo acerta empréstimo do meia Bruno Nazário
Lateral-direito Fernando entra na mira de clubes ingleses
Além de Luís Henrique: os detalhes da parceria entre Botafogo e TAC

Lacunas preenchidas no setor defensivo

Outro nome anunciado para 2020, o volante Thiaguinho vem para reforçar a marcação no meio-campo, após as saídas de jogadores com características semelhantes, como Jean e Alan Santos. O atleta de 22 anos atuou pelo Oeste-SP e é apontado como um jovem promissor e um volante moderno,que defende bem, mas também se aproxima da área adversária para finalizar.

Para o setor defensivo, Alvinegro também trouxe o zagueiro Ruan Renato, ex- Figueirense. Em 2019, a dupla de zaga titular ideal do Glorioso oi formada por Joel Carli e Gabriel. Os dois, no entanto podem deixar General Severiano. O primeiro, em razão do teto salarial estipulado pelos dirigentes e o segundo, por exigência de retorno de empréstimo feita pelo Atlético-MG. O Botafogo ainda conversa com ambos e promete uma definição essa semana. Ruan Renato é canhoto e chega justamente para ocupar a eventual lacuna deixada pelo ex-camisa 2. Vai brigar pela vaga no time titular com Kanu, jogador formado na base alvinegra.

As contratações não devem parar por aí. O Botafogo monitora as situações do meia chileno Ignacio Jara, ex-Cobreloa (CHI) e do lateral-direito Warley, que pertence ao Santa Cruz e atuou pelo CSA, por empréstimo na temporada passada.

O ex-presidente Carlos Augusto Montenegro, um dos responsáveis pelas decisões do futebol também vai se reunir nesta segunda-feira com o empresário que representa o meias Cícero e o atacante Diego Souza, para definir a permanência ou saída da dupla. Os dois têm salários que extrapolam o teto fixado pela direção, mas podem ficar, caso os valores sejam reduzidos e se encaixem na realidade do clube.


Fonte: LANCE!Rio de Janeiro (RJ)

Caio Alexandre sonha com 1ª chance no Botafogo: "Nilton Santos cheio e torcida gritando meu nome"


Considerado uma das promessas da base alvinegra, volante de 18 anos foi integrado ao time profissional em setembro de 2019, mas ainda não teve oportunidades



Quando um novo ano tem início é comum que as pessoas façam pedidos. Caio Alexandre já fez o dele: um 2020 com mais oportunidades no Botafogo e estreia com direito a Nilton Santos lotado. Em 2019, um objetivo foi alcançado: o volante de 18 anos foi integrado ao time profissional no segundo semestre, mas terminou a temporada sem chances.


- A experiência foi a melhor possível, o ano de 2019 foi maravilhoso para mim. Pude realizar o sonho de estar integrado ao elenco profissional do Botafogo, que era um dos meus primeiros objetivos. Então a experiência foi incrível, desde a base trabalhei muito para chegar nesse momento e, em 2020, vou trabalhar ainda mais para conquistar coisas grandes.


"A gente sempre sonha, né? Com o Nilton Santos lotado, fazendo gols na estreia, torcida gritando meu nome, mas acho que é tudo no tempo de Deus. Sei que tudo vai acontecer naturalmente, mas não deixo de sonhar".




Caio Alexandre foi integrado ao time profissional do Botafogo em setembro de 2019 — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Caio Alexandre é considerado uma das promessas da base alvinegra. Com personalidade, bom passe e bom chute de fora da área, o volante foi alvo de interesse do Corinthians no fim de 2018, mas o Botafogo optou por segurá-lo no Rio de Janeiro. Também em 2018, o jovem foi convidado por Tite para completar os treinamentos da Seleção na Granja Comary.



Emanuelle Ribeiro
✔@RRemanuelle



Gol de Pimpão com assistência de Caio Alexandre. #gebota




O volante aproveitou a folga de fim de ano para realizar um jogo beneficente em prol de arrecadar alimentos para famílias carentes na comunidade onde foi criado. Na próxima quarta-feira, Caio se reapresenta junto com o restante do elenco alvinegro e, no dia 12, segue com o grupo para a pré-temporada no CT do Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, no Espírito Santo.



- Sempre que posso, eu procuro ajudar as pessoas na minha comunidade. Fizemos um futebol beneficente e conseguimos arrecadar muitos alimentos, podendo fazer o fim de ano de 16 famílias um pouco melhor com a doação de cestas básicas. Vi nos olhos deles o quanto ficaram felizes. Com o pouco que têm estão com o sorriso no rosto, enquanto muita gente com muito reclama. Sempre fazer o bem deixa o nosso coração em paz.


"Espero que seja um ano maravilhoso para mim e para o Botafogo, que possamos conquistar títulos e alcançar coisas grandes. Que seja um ano de vitórias, de muito sucesso com a camisa do Fogão".



Caio Alexandre@CaioAlexandre05



Fala galera!! Ontem foi a entrega dos alimentos aqui na comunidade e queria agradecer a todos que nos ajudaram nesse projeto. Nunca reclame da situação que você está, pois tem gente em situação pior e com um sorriso enorme no rosto!!Abençoados sejam aqueles que agem com amor



Falta de oportunidades em 2019

- Período de transição é complicado, infelizmente não tive a oportunidade de jogar ano passado, mas já vou começar trabalhando forte na pré-temporada, me entregar ao máximo para aproveitar a oportunidade quando ela chegar.


Relação com Valentim

- A relação com o Valentim é muito boa, ele é um grande treinador, aprendo muito com ele todos os dias. Sempre procuro estar atento ao que ele está falando para aprender. Minha relação com todos foi boa, me receberam muito bem, procuro sempre escutar os conselhos dos mais velhos, daqueles que querem o meu bem.


O que esperar do Botafogo?

- É um grupo muito trabalhador e qualificado, que se dedica muito todos os dias para conquistar grandes coisas. A entrega, dedicação e vontade de vencer não vão faltar.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro