Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2013

Acostumado a decisões, Botafogo estreia contra o Sobradinho na Copa do Brasil



Campeão da Taça Guanabara, o Glorioso terá pela frente o embalado time candango, mas precisa eliminar o jogo de volta para ficar com a cabeça mais tranquila




Apresentação Sobradinho x Botafogo

Pode até ser a estreia na Copa do Brasil, mas o Botafogo já vai enfrentar mais uma final na temporada, nesta quarta-feira. Os comandados de Oswaldo de Oliveira enfrentam o Sobradinho (DF), às 19h30, no Bezerrão, com transmissão em tempo real pelo LANCE!Net. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, o Glorioso elimina o jogo de volta e está classificado à segunda fase.

Do outro lado, a motivação para eliminar um dos grandes times do futebol brasileiro é grande. Para o time candango, a perspectiva principal é manter o duelo vivo para o Rio de Janeiro, ou até conseguir uma vitória inesperada dentro de casa.

PARA FAZER HISTÓRIA

Aproveitar a boa fase no Campeonato Candango para surpreender o Botafogo. Essa é a grande aposta do técnico, João Carlos Cavalo, na estreia do Sobradinho pela Copa do Brasil. Apesar de lamentar a ausência do experiente zagueiro Fabão, ex-Flamengo, São Paulo e Santos, lesionado, e reconhecer a superioridade da equipe carioca, o comandante projeta exibição no nível que a equipe vem apresentando no Estadual.

- Precisamos aproveitar a empolgação do Estadual e o mando de campo para fazer bem o nosso jogo. O Sobradinho é uma equipe com grande comprometimento tático e a expectativa para a estreia é a melhor possível.

Se Fabão não terá condições de jogo, o Sobradinho ainda conta com dois jogadores bem conhecidos, principalmente do futebol carioca: Zé Carlos e Túlio, ambos ex-Botafogo, adversário desta quarta.

O Sobradinho se garantiu na Copa do Brasil após terminar o Candangão 2012 na terceira colocação. A boa campanha se repete nesta temporada. O time chegou à semifinal no primeiro turno e já está classificado para a semi no returno com uma rodada de antecedência.

MAIS UMA HORA DECISIVA

Em alta, o Botafogo dará mais um passo importante na temporada, contra o Sobradinho. O time comandado por Oswaldo de Oliveira terá a chance de iniciar a competição com pé direito, podendo até eliminar o jogo de volta caso vença por dois ou mais gols de diferença.

- A Copa do Brasil é acima de tudo um ensinamento. É muito difícil de ser jogada. As equipes mais atentas conseguem se dividr em duas direções, com duas preocupações. É difícil, mas vamos tentar - comentou o treinador.

Para o duelo, Oswaldo não contará com a dupla de volante que foi titular diante do Nova Iguaçu: Gabriel e Renato. Assim, Marcelo Mattos volta ao time e Fellype Gabriel deve atuar como o segundo volante. Além disto, o lateral-direito Lucas está suspenso por expulsão contra o Vitória, na Copa do Brasil do ano passado, e dará lugar a Edilson.

- O Sobradinho é um time de jogadores de boa expressão. Tem um jogador campeão do mundo, o Fabão e muita gente com vontande de vencer. Atuam de forma compacta, tocam bem a bola e ten atacantes de mobilidade. Temos de estar preparados - completou Oswaldo.

FICHA TÉCNICA

SOBRADINHO (DF) X BOTAFOGO

Local: Estádio Bezerrão, em Gama (DF)
Data/Hora: 17/4/2013 - 19h30 (de Brasília)
Árbrito: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Edilson Frasao Pereira (TO) e Francisco Casimiro de Sousa (TO)

SOBRADINHO: DonizetiPatrickCauêAlysson e Zé Carlos; RamonTúlio, Ítalo e Mário Lúcio; Edinho e Laércio - Técnico: João Carlos Cavalo.

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.


Leia mais no LANCENET! 

Mais de 100 torcedores recepcionam o Botafogo no Aeroporto de Brasília


Delegação desembarca na capital federal por volta das 18h (de Brasília) para enfrentar o Sobradinho-DF, quarta-feira, pela Copa do Brasil



A torcida do Botafogo demonstrou seu apoio ao grupo nesta terça-feira, quando lotou o Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek para receber os jogadores que enfrentam o Sobradinho-DF, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), pela primeira fase da Copa do Brasil. Entre os torcedores, estava o ex-jogador Mendonça, que cumprimentou o técnico Oswaldo de Oliveira em sua chegada, que aconteceu por volta das 18h (de Brasília).

Jefferson chega ao saguão (Foto: Thales Soares)
O mais festejado pelos torcedores foi Seedorf, que mal conseguiu andar e precisou da ajuda dos seguranças para chegar ao ônibus. O goleiro Jefferson, o atacante Vitinho e Fellype Gabriel também foram cercados.

O Botafogo volta ao Rio na manhã de quinta-feira. Depois do confronto pela Copa do Brasil, o time entra em campo domingo, contra o Volta Redonda, pela última rodada da Taça Rio, já classificado para a semifinal da competição.

Torcida aguarda o desembarque alvinegro (Foto: Thales Soares)
Por Thales Soares Rio de Janeiro

Roque Santa Cruz negocia com o Botafogo e reunião aproxima atacante


Diretoria alvinegra, representantes do jogador e o pai dele estiveram juntos em General Severiano na última sexta-feira; Partes caminharam lado a lado em diálogo e acerto é viável




Roque Cruz (Foto: Ander Gillenea/AFP)
Roque Santa Cruz está no Málaga]
 desde agosto de 2012
(Foto: Ander Gillenea/AFP)
Ex-integrante da seleção do Paraguai e atualmente no Málaga (ESP), o atacante Roque Santa Cruz está negociando a ida dele para atuar pelo Botafogo e as tratativas se encontram em estágio avançado. Uma reunião entre a diretoria alvinegra, representantes do jogador e o pai de Roque, Aproniano Santa Cruz, aconteceu em General Severiano na última sexta-feira e as partes caminharam para um acordo.

O pai do jogador se mostrou encantado com o projeto apresentado pelo Botafogo e está muito animado com a proposta do Glorioso. Roque Santa Cruz quer jogar no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, e está inclinado a acertar com o Alvinegro. O LANCE!Net apurou que o clube teria que arcar apenas com os salários, que giram em torno de R$ 450 mil mensais, pois o contrato do paraguaio com o Manchester City (ING) - dono dos direitos econômicos dele - se encerra em 30 de junho.

O jogador de 31 anos está emprestado ao Málaga até 30 de junho. No clube espanhol, ele fez 40 jogos na temporada, marcando dez gols. Inclusive, foi dele o gol que classificou o time às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

- O jogador foi oferecido e tivemos uma conversa inicial com os representantes dele. Mas ainda é um começo, foi mais para saber mais da situação do jogador - afirmou Aníbal Rouxinol, gerente executivo do Botafogo.

Na reunião em General Severiano estavam presentes dois representantes do atacante: o agente europeu e o empresário que representa o jogador no Brasil, Robson Lima. Em entrevista ao LANCE!Net, Robson Lima confirmou o diálogo na sede do Botafogo, mas preferiu não entrar em detalhes sobre a negociação.

- Foi uma conversa boa, o Botafogo é um clube muito sério. Por parte do jogador, ele está animado com essa possibilidade. Negociamos com o Botafogo e foi isso o que aconteceu. Agora, se a transação vai dar certo no fim, é outra história - disse Robson Lima.

Representantes do Flamengo também se interessaram por Roque Santa Cruz, porém atualmente a chance de ida para o Rubro-Negro é pequena.


Luiz Gustavo Moreira e Vinícius Perazzini - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET! 

Perto de garantir vantagem, Botafogo fica a dois empates do título carioca


Time dificilmente será ultrapassado pelo Resende, que precisaria torcer para o Glorioso perder, vencer e tirar uma diferença de 12 gols de saldo



Oswaldo de Oliveira: na prática, a dois empates
do título carioca (Foto: Fábio Castro / Agif)
Depois de levar a Taça Guanabara, o Botafogo não deixou o ritmo cair e segue em vantagem sobre os rivais na corrida pelo título do Carioca, que deve ir para General Severiano mesmo se o Alvinegro empatar na semifinal e final da Taça Rio. Isto porque, para deixar escapar a vantagem na reta final, a equipe teria que perder para o Volta Redonda na última rodada e o Resende vencer e tirar uma diferença de 12 gols de saldo em cima do Boavista, em Bacaxá.

Com 18 pontos, o Bota já garantiu vantagem sobre o Fluminense, o outro grande ainda na disputa, que somou 13 pontos. Se por acaso o Tricolor for o campeão da Taça Rio, o Alvinegro terá a vantagem do empate também na decisão, já que tem melhor campanha no geral (atualmente 33 pontos contra 29 do Flu).

Apesar de tudo, a ordem é ter cautela e evitar o otimismo exagerado. Lodeiro acredita que relaxar pode ser um erro perigoso para as pretensões do Botafogo.

- É bom, mas sabemos que ainda não conquistamos nada. Temos que continuar a fazer o que estamos fazendo. Precisamos ter concentração, não pensamos em vantagem agora. Queremos ir jogo a jogo. Cada partida é difícil, seja contra time grande ou pequeno - disse o artilheiro do time, com sete gols.

Precisamos ter concentração, não pensamos em vantagem agora"
Lodeiro

Antônio Carlos também acredita que não é positivo entrar em campo com o pensamento de empatar. O zagueiro espera que, caso o Bota decida o título com o Fluminense, a história seja diferente do ano passado, quando o Tricolor levou a melhor.

- Não é muito bom entrar para empatar, temos que entrar para ganhar. Claro que, se acontecer o empate, podemos aproveitar. Nos últimos anos estamos enfrentando eles (Flu) bastante. Ano passado, a experiência na final não foi boa. Estamos em um momento diferente, em uma crescente, ganhando vários jogos. Esperamos fazer diferente neste ano.

O Botafogo encerra sua participação na fase de classificação da Taça Rio no domingo, contra o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira. Antes, na quarta-feira, contra o Sobradinho-DF, no estádio Bezerrão, a equipe faz sua estreia na Copa do Brasil.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Fellype Gabriel é o escolhido para a vaga de Gabriel



Para a estreia na Copa do Brasil, contra o Sobradinho, nesta quarta, treinador não terá Gabriel, além de Renato. Com isso, Fellype Gabriel será recuado para segundo volante 





Fellype Gabriel - Treino do Botafogo (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Fellype Gabriel joga na quarta-feria
 como segundo volante
(Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Apesar de não ter confirmado o substituto de Gabriel, que devido a dores na coxa esquerda está fora da estreia do Botafogo na Copa do Brasil, nesta quarta, no Distrito Federal, contra o Sobradinho, o treinador Oswaldo de Oliveira já escolheu Fellype Gabriel para desempenhar a função de marcação ao lado de Marcelo Mattos, como já fez outras vezes na temporada.

Outra opção de Oswaldo para a função seria Renato, mas o volante, que voltou a ser titular no último domingo contra o Nova Iguaçu depois de quase três meses se recuperando de uma lesão na coxa esquerda, treinou com os companheiros nesta terça, no campo anexo do Engenhão, mas com dores no abdômen, não viaja para a partida.

Na entrevista coletiva após o treino, ao ser questionado sobre o substituto de Gabriel, Oswaldo de Oliveira despistou e disse que foi surpreendido com as ausências dos dois jogadores, apontando Lucas Zen e Jadson, como sendo os jogadores que disputariam a vaga no meio campo.

- Infelizmente não vamos poder contar com eles. São jogadores importantes. Ainda não decidi quem vai entrar. Tenho o Jadson e o Lucas Zen, que está se recuperando. Não pude fazer experiência, então, vou arrastar um pouco mais para decidir - disse Oswaldo.

Ao ser indagado sobre a possibilidade de Fellype Gabriel entrar como volante, Oswaldo mais uma vez não apresentou a sua definição.
- O Fellype já atuou ali e pode ser uma das opções. vamos ver o que vou decidir - disse.

Já meia uruguaio Lodeiro, não treinou nesta manhã, mas viaja com a delegação para Brasília e está confirmado para a partida.

Além de Gabriel e Renato o Botafogo não terá Lucas, suspenso, contra o Sobradinho. Edilson será o seu substituto. Com isso, o time que entra em campo nesta quarta, às 19h30, no Bezerrão será: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Lodeiro, Vitinho e Seedorf; Rafael Marques.


Alexandre Braz Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!