Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Botafogo recebe proposta de clube português por Erison e abre negociação



Estoril Praia procura Botafogo com interesse em empréstimo do camisa 89; Botafogo abre conversas oficiais pela negociação





Erison em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



A reta final do futebol europeu pode trazer surpresas no Botafogo. O clube recebeu uma proposta por Erison do Estoril, time português que disputa a primeira divisão.


+ Efeito Textor? Botafogo compra Jeffinho com facilidade e evita dramas do passado


Os contatos iniciais já foram feitos e os clubes já estão em conversas oficiais pela possível transação. O clube da Praia de Portugal, que possui fortes relações com o Grupo City, tem interesse em contratar o atacante por empréstimo.


O martelo ainda não foi batido, mas as partes conversam de forma oficial. Erison vinha até então sendo titular do Alvinegro, mas o clube se reforçou com Tiquinho Soares e Junior Santos para o ataque na última janela.

Erison chegou ao Glorioso no começo do ano ainda antes do clube virar SAF. Com o rápido destaque, o Alvinegro o adquiriu em definitivo em julho e possui a maior parte dos direitos econômicos da 'fatia' do jogador.

O camisa 89 não atuará contra o Flamengo, neste domingo, no clássico pelo Brasileirão, por ter um problema no tornozelo. As dores são leves e o problema não é grave - o que não atrapalharia um possível prosseguimento da negociação.


E MAIS: Jacob Montes entra no BID e pode estrear pelo Botafogo
Jeffinho vibra após renovação com o Botafogo: 'Espero ficar marcado na história'
Botafogo confirma compra e anuncia novo contrato de Jeffinho
Marçal valoriza o Botafogo antes de enfrentar Flamengo: 'Olhar para baixo é bobagem'



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo anuncia contratação de Jeffinho



Clube compra do Resende 60% dos direitos econômicos do atacante por R$ 1,5 milhão



O Botafogo anunciou nesta sexta-feira a contratação em definitivo do atacante Jeffinho. Antes emprestado pelo Resende, o jogador de 22 anos assinou com o clube carioca contrato de três anos, renovável por mais um.


+ Erison e Matheus devem ficar fora contra o Flamengo


A compra corresponde a 60% dos direitos econômicos do jogador. Por esta fatia, o Botafogo pagou R$ 1,5 milhão. Os 40% restantes continuam com o clube do Sul Fluminense. Agora, Jeffinho também receberá uma valorização salarial. Os papéis foram assinados na noite da última quinta-feira.


+ Reforço do time B cumpriu promessa a amigo que morreu ao assinar com o Bota





Jeffinho comemora seu gol em Botafogo x Athletico-PR — Foto: André Durão / ge


Jeffinho tem 22 anos e chegou ao Botafogo para defender o time B. A sequência de lesões no grupo principal, no entanto, fizeram Luís Castro buscar "reforços" na equipe de baixo. Um dos chamados foi o atacante, que despontou nos treinos, ganhou oportunidade como titular e logo caiu nas graças da torcida.


+ Jeffinho quase desistiu do futebol antes de ajuda de ex-Botafogo





Jeffinho comemora renovação de contrato com o Botafogo (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/cr5sHpWj4sQ" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)



Em dois meses, o garoto saiu da segunda equipe para virar titular absoluto do time principal do Botafogo. Desde a estreia, contra o Internacional, em 19 de junho, o atacante só não foi utilizado por Castro em uma partida. Ele emenda seis rodadas seguidas entre os 11 iniciais do treinador português.




Aos 8 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Jeffinho do Botafogo contra o Athletico-PR (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-8-min-do-2o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-jeffinho-do-botafogo-contra-o-athletico-pr-10787187.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Escalação do Botafogo: Castro pode mudar defesa para jogo com Flamengo


Técnico tem a possibilidade de contar com o retorno de Philipe Sampaio, que volta de suspensão



O Botafogo pode ter novidades na defesa para o clássico com o Flamengo. O zagueiro Philipe Sampaio volta de suspensão e tem a possibilidade de atuar na vaga de Adryelson e ao lado de Victor Cuesta. Outra possível mudança na equipe é a entrada de Rafael na vaga do argentino Saravia. O camisa 7 entrou na volta do intervalo do empate com o Juventude pela primeira vez após a lesão no tendão de Aquiles.


Provável escalação: Gatito Fernández; Saravia (Rafael); Sampaio (Adryelson), Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Eduardo e Lucas Fernandes; Jeffinho, Victor Sá e Júnior Santos.


+ Lesionados, Erison e Matheus devem ficar fora de Botafogo x Flamengo





Philipe Sampaio volta de suspensão e pode retornar ao time titular de Luís Castro — Foto: Vitor Silva/Botafogo



+ Botafogo anuncia contratação de Jeffinho


Por mais que tenha a volta de Philipe Sampaio, o Botafogo não deve contar com dois centroavantes: Erison e Matheus Nascimento. Eles não treinaram com o elenco que esteve em campo no Espaço Lonier nesta sexta-feira. Uma nova ausência é a do lateral-esquerdo Hugo. Quem treinou no lugar dele foi o jovem DG, que costuma participar das atividades com o time B do Botafogo. Além dele, outra novidade no treino de sexta foi o atacante Daniel Cruz.


Desde que o futebol mudou de comando, o Botafogo parou de dar ou confirmar informações sobre lesões dos atletas. Nesse período, exceções foram feitas apenas em casos mais graves, como cirurgias.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Botafogo põe mira em dia antes de enfrentar o Flamengo; veja o treino (https://ge.globo.com/video/botafogo-poe-mira-em-dia-antes-de-enfrentar-o-flamengo-veja-o-treino-10883789.ghtml)



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Quem voltou a treinar com a equipe nesta semana foi o meia Lucas Piazon. Fora desde o último dia 30, na primeira rodada do returno, ele trabalhou junto do elenco alvinegro e pode ser relacionado para o clássico.


Botafogo e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 18h (de Brasília), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Nilton Santos. O Bota é o 14º colocado, com 27 pontos e está a quatro na frente do 17º. Já o Fla é o terceiro, com 40.


Marçal se apega a lado positivo de fase do Botafogo antes do clássico



Lateral espera jogo aberto contra o Flamengo: "Os dois times jogam um bom futebol"




Sair da má fase depende dos pés, mas também da cabeça. É assim que o lateral-esquerdo Marçal resume o discurso do Botafogo, que não vence há três jogos, mas também não perde. Antes do clássico contra o Flamengo, o defensor pregou pensamento positivo, além de bom futebol, para voltar a somar três pontos no Brasileirão.





Marçal em entrevista coletiva no Botafogo — Foto: Davi Barros/ge


- Eu gosto de pegar as coisas positivas. No jogo contra o Santos, fizemos uma grande partida, não merecia ter perdido o jogo. O jogo seguinte, ganhamos. Contra o Corinthians, perdemos jogadores no início. Depois, foram três empates. Tento me apegar ao lado positivo para seguir em frente. Mas é claro que queremos ganhar, incomoda não ganhar - disse.


- Nossa pressão é ganhar jogos. Estamos no Botafogo, precisamos ganhar. Estamos felizes em não perder, isso é um ponto positivo. Estamos com três jogos sem derrota, em crescimento, e vamos nos apegar isso. Mas é claro que precisamos vencer. Nos preparamos todos os dias para isso - completou.




Júnior Santos comemora gol na estreia pelo Botafogo (https://ge.globo.com/video/junior-santos-comemora-gol-na-estreia-pelo-botafogo-10881832.ghtml)


A vitória no jogo de domingo, às 18h (de Brasília), no Nilton Santos, pela 24ª rodada, é essencial porque, no mínimo, manteria a distância de segurança de quatro pontos para a zona de rebaixamento. O rival do alvinegro deve poupar alguns dos nomes mais famosos, o que, na visão de Marçal, não tornará o clássico mais fácil para o Bota.


- Eles não têm time reserva, rodam porque têm um plantel muito bom. A gente tem cuidado, porque eles são perigosos independentemente de quem jogar. Acho que vai ser um jogo aberto, porque os dois times jogam um bom futebol. Acredito que será um jogo aberto para os dois lados.


Outras respostas de Marçal

Pressão por resultados


Nossa pressão é ganhar jogos. Estamos no Botafogo, precisamos ganhar. Estamos felizes em não perder, isso é um ponto positivo. Estamos com três jogos sem derrota, em crescimento, e vamos nos apegar isso. Mas é claro que precisamos vencer. Nos preparamos todos os dias para isso.


Volta de Rafael

Estou super feliz de ver o Rafael em campo novamente. Já nos conhecemos há tempos, sabemos o que um e outro fazemos dentro do campo. Ele está bem fisicamente, psicologicamente. Espero que essa parceria se repita novamente.


Lesões

Às vezes, é fácil bater no treinador. E, infelizmente, isso tem acontecido muito com a gente. É futebol, é corpo humano. Muda o time, o jogador que entra ainda não está 100% na dinâmica. Não é desculpa, mas é uma dificuldade a mais. Ainda bem que os jogadores que estão lesionados estão prestes a voltar, esperamos uma fase melhor daqui para frente.


+ Leia mais notícias do Botafogo


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Lesionados, Erison e Matheus devem ficar fora de Botafogo x Flamengo



Atacantes não foram a campo no treino desta sexta-feira, assim como o lateral Hugo




Os centroavantes Erison e Matheus Nascimento devem desfalcar o em mais uma rodada do Brasileirão. Os dois não apareceram no campo para o treino desta sexta-feira, o que diminui as chances de os dois voltarem à lista de relacionados para enfrentar o Flamengo, no próximo domingo, às 18h (de Brasília), no Nilton Santos, pela 24ª rodada do Brasileirão.


+ Atacante cumpre promessa a amigo que morreu ao assinar com o Bota





Erison em treino do Botafogo — Foto: Vítor Silva/BFR


Ambos se recuperam de lesões sofridas há algumas semanas. Os dois não jogam desde o dia 13 de agosto, na 22ª rodada do Brasileirão. Sem eles, o técnico Luís Castro antecipou a estreia do recém-chegado Júnior Santos, que já foi titular e fez gol contra o Juventude, no último domingo. Para completar o elenco, o jovem Daniel Cruz subiu do time B.




Botafogo põe mira em dia antes de enfrentar o Flamengo; veja o treino (https://ge.globo.com/video/botafogo-poe-mira-em-dia-antes-de-enfrentar-o-flamengo-veja-o-treino-10883789.ghtml)


+ Marçal se apega a lado positivo antes do clássico


Outra ausência, mas no banco de reservas, será Hugo. O lateral-esquerdo não treinou com o grupo nos últimos dias e foi substituído por DG, também do time B, nas atividades dessa semana. A tendência é que essa seja uma das novidades entre os relacionados.


O Botafogo é o 14º colocado na tabela do Brasileirão. O time soma 27 pontos, quatro acima da zona de rebaixamento.


+ Leia mais notícias do Botafogo


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!

Quais são os possíveis retornos que o Botafogo pode ter com o intercâmbio entre clubes com o Molenbeek



Entenda como o funcionamento deste tipo de projeto pode render ao Botafogo dentro de campo, através do empréstimo para times de um mesmo grupo de John Textor





Botafogo tem intercâmbio com Molenbeek (Vítor Silva/Botafogo)



Que o Botafogo não é o único clube do qual John Textor é o acionista majoritário já se sabe. O fato de fazer parte de uma rede de clubes ao redor do mundo faz com que o clube carioca participe de programas de seu conglomerado e as transferências são algo que fazem parte das relações dentro de um mesmo grupo em comum.


+ Efeito Textor? Botafogo compra Jeffinho com facilidade e evita dramas do passado


Barreto, Juninho, Rikelmi e Ênio foram emprestados ao Molenbeek até o meio do ano que vem. Deles, apenas Barreto saiu da equipe principoal do Botafogo. Já os três demais estavam no time B (sub-23 do Botafogo).


BARRETO

O Volante apenas fez duas partidas com Luís Castro - nas vitórias contra Ceará e São Paulo no Brasileirão. Contra a equipe cearense, ele teve apenas nove minutos em campo e jogou os 14 finais na partida com o time paulista.


+ Champions League: como ficaram os grupos e as datas dos jogos


ÊNIO

O jovem de 21 anos fez 11 jogos na temporada de 2021, na Série B. Com o estabelecimento de um time B em 2021. Em todas as ocasiões, ele entrou como reserva e teve, em média, 14 minutos por partida.

Rikelmi atuou sete vezes na temporada, a maior parte no Carioca, e fez um gol. Com Luís Castro, participou apenas do duelo contra o Coritiba. Juninho, por sua vez, não entrou em campo com o técnico português, tendo participado em cinco oportunidades no Estadual.


+ Textor explica buscas do Botafogo por Cavani e Benteke e por que negócios não aconteceram


Em relação ao intercâmbio, há exemplos de processos de formação dos jogadores, principalmente, com empréstimos - caso o qual se encaixa o do Botafogo. O exemplo mais famoso é o do Grupo City, que envolve toda uma estrutura, não só financeira, mas também técnica na qual os clubes compartilham de planos similares em quase todos os sentidos dentro e fora de campo no futebol. É bastante comum ver jogadores se transferindo de um clube para o outro do mesmo conglomerado, visando mais desenvolvimento profissional.

Se levar em conta o exemplo citado, o Botafogo não deve ser o principal na lista que envolve clubes de ligas mais valorizadas como Lyon e Crystal Palace. O Botafogo deve no futuro ceder mais jogadores, especialmente, jovens para outros clubes do grupo de times de John Textor.


+ Arena MRV tem novas fotos divulgadas: veja como estão as obras do estádio do Atlético-MG


O processo de intercâmbio entre Molenbeek e Botafogo já foi iniciado - e é só o começo. Certo é que o objetivo por trás do empréstimos dos atletas brasileiros não é só em termos institucionais para as duas equipes, mas para o desenvolvimento profissional dos atletas, a ponto de terem mais tempo de jogo para possivelmente retornarem ao Brasil com mais ritmo e preparo, ainda que saiam de uma liga menor. Ou seja, o principal dos retornos que o alvinegro pode ter é em termos de melhora quanto ao material humano disponível para jogo, dando mais capacidade para obter resultados.



E MAIS:
Jogo contra o Cuiabá na Arena Pantanal selou a demissão de Diniz em 2021
Ex-diretor de futebol do Cruzeiro, Rodrigo Pastana aciona clube na Justiça
Chelsea se aproxima da contratação de atacante do Barcelona
Sem Depay, Juventus acerta contratação de atacante polonês
Everton Cebolinha exalta primeiro gol pelo Flamengo e avalia disputa entre os titulares: 'Me dá



Fonte: LANCE/Luan Fontes/Rio de Janeiro (RJ)