Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Airton se vê livre da fama de violento, mas... "Árbitros ainda me perseguem"


Destaque do Botafogo em 2016, volante mostra futebol técnico, passa a sofrer mais faltas do que cometer e clama aos juízes: "Espero que me olhem com outros olhos"



O autor de um pisão na cabeça de Alexandre Pato, em 2014, é o mesmo que aplicou um chapéu em Willian Arão, em 2016. As pancadas deram lugar à técnica, e Airton se transformou em um dos principais nomes do Botafogo na surpreendente campanha na temporada, que pode ser coroada com uma vaga na próxima Taça Libertadores. O tímido volante de 26 anos, hoje valorizado e cobiçado no mercado, concedeu uma rara entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, após o treino em General Severiano. Em suas palavras, acha que já conseguiu deixar a fama de "jogador violento" (lembre aqui alguns lances que ficaram marcados em sua carreira) para trás, menos para alguns árbitros. A eles, fez um apelo.

– O Cacá Azeredo (vice-presidente de futebol) e o Jair (Ventura) brigaram por uma renovação minha. O professor Ricardo (Gomes) na pré-temporada chegou a conversar comigo, falou que eu tinha qualidade, não precisava recorrer às vezes a certos tipo de lance. Tinha hora ali que eu perdia a cabeça, eu pude colocar ela no lugar e hoje estar fazendo um bom campeonato. Acho que sim (apagou a sua imagem de violento), mas tem alguns árbitros ainda que me perseguem. Tem jogos que sou o jogador que sofre mais faltas do time, aí eu faço uma falta que não é violenta, falta simples, e o árbitro já vem com amarelo. Acho que essa minha imagem já ficou para trás, espero que os árbitros me olhem com outros olhos – pediu.


E Airton tem fundamentos para defender sua tese: se nas temporadas passadas ele era muito faltoso, no atual Campeonato Brasileiro por exemplo ele tem apenas 34 infrações em 17 partidas, média de duas por rodada. E é o segundo do time que mais sofreu faltas, atrás apenas de Neilton, e o 14º mais "perseguido" da competição, com 55 infrações recebidas. Em compensação, o número de cartões segue alto: são 14 amarelos ao todo em 2016, ficando atrás no elenco só de Bruno Silva, com 23 punições.

Airton é o 14º jogador que mais sofreu faltas no Brasileirão: foram 55 em 17 jogos (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Há três anos no Botafogo, Airton ainda não conseguiu desencantar pelo clube, mas ele se mostra tranquilo quanto ao jejum e sabe que seu papel, e especialidade, é marcar. O volante, que considera Conca como o jogador mais difícil que já marcou, projeta o duelo com Diego, camisa 10 do Flamengo, neste sábado no Maracanã, mas veta qualquer tipo de marcação especial.

– Foi o Conca (mais difícil de marcar) porque é um jogador de muita habilidade, movimenta muito. Para a gente, que é volante, é muito difícil marcar jogadores de criatividade, às vezes complica um pouco. (...) Não só o Diego, mas todo o time do Flamengo tem bastante qualidade, a gente não vai fazer marcação diferente do que já vem fazendo.


Airton tem mais um ano de contrato com o Botafogo, mas vem recebendo diversas sondagens neste fim de temporada. Um dos clubes interessados em contratar o volante é o São Paulo, dirigido pelo Ricardo Gomes, ex-técnico do jogador em General Severiano. Com multa rescisória de R$ 40 milhões, o Alvinegro se mostra tranquilo, e o atleta também.


– Estou tranquilo. Fico feliz de receber algumas sondagens, mas estou focado. Tenho contrato até o fim de 2017 e espero cumprir esse contrato – afirmou.

Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro

Jair indica volta da trinca de volantes no Botafogo e tem dúvida no ataque


Com Bruno Silva liberado após susto, técnico reforça o meio de campo para clássico contra o Flamengo. Sem Pimpão, poupado, dupla de frente fica com Neilton e Sassá



Ao que tudo indica, Jair Ventura vai voltar à formação com três volantes para enfrentar o Flamengo neste sábado, às 17h (de Brasília), no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em atividade fechada na manhã desta quarta-feira, o técnico começou a esboçar a equipe titular e treinou com Airton, Lindoso e Bruno Silva, que foi liberado pelo departamento médico após dois dias afastado de contatos físicos por precaução após um leve traumatismo craniano. Com isso, Diogo Barbosa, recuperado de lesão no pé direito, começaria no banco.

Bruno Silva voltou a treinar com o grupo nesta quarta e trabalhou entre os titulares (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

A dúvida recai sobre o ataque. Se na rodada passada Jair usou Neilton, Sassá e Pimpão em uma trinca ofensiva, com a volta dos três volantes só restam duas vagas na frente. No treino desta quarta, Neilton e Sassá formaram a dupla, mas Pimpão não participou da atividade por ter sido poupado pelo desgaste físico. O atacante, porém, não preocupa e disputará a titularidade nas atividades de quinta e sexta-feira, que novamente devem ser fechadas para a imprensa.


A provável escalação do Botafogo tem Sidão, Alemão, Carli, Emerson e Victor Luis; Airton, Bruno Silva, Lindoso e Camilo; Neilton e Sassá (Pimpão). Com 54 pontos, o Alvinegro é o quinto colocado do Brasileiro e, restando cinco rodadas para o fim, tem 84% de chances de se classificar para a Taça Libertadores de 2017 segundo cálculos do matemático Tristão Garcia.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro