Páginas

domingo, 5 de junho de 2016

Ricardo lamenta queda após Carioca: "Nunca mais encontramos nosso time"


Treinador atribui o início ruim do Botafogo no Campeonato Brasileiro à falta de entrosamento com as constantes alterações na equipe e cita falta de confiança






O Botafogo terminou a sexta rodada do Campeonato Brasileiro na lanterna após só uma vitória, um empate e quadro derrotas. Sendo três delas consecutivas, a última na manhã deste domingo, ao perder por 3 a 0 para o Santos no Pacaembu (veja os melhores momentos no vídeo acima). Mais do que os resultados, o desempenho do time em campo preocupa a torcida e a comissão técnica. Depois da partida, Ricardo Gomes atribuiu o início de campanha ruim do Alvinegro à falta de entrosamento por causa das muitas mexidas forçadas na escalação - o elenco vem sofrendo com lesões e vários jogadores estão no departamento médico. Segundo o treinador, a equipe não se encontrou mais desde que terminou o Carioca.


- Foi mais falta de confiança do que o time disperso, o que houve contra o Cruzeiro. Tudo isso que a gente vem falando a cada derrota vem do número de mexidas, tem um peso. Treinamos 20 minutos ontem. Desde o Carioca, nunca mais encontramos o nosso time, a nossa defesa. E consequentemente a responsabilidade é minha. Você cobra o jogador, mas sem entrosamento há um déficit na hora do vamos ver. Aconteceu contra o Cruzeiro e agora contra o Santos. No jogo do Cruzeiro fiquei mais chateado pelo comportamento, não foi o caso de hoje.

Ricardo Gomes não gostou do que viu do Botafogo no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)


O revés - combinado com a vitória do América-MG sobre o Figueirense neste domingo - deixa por ora o clube na última colocação na tabela, com quatro pontos - o time ainda pode subir posições dependendo dos demais resultados do dia. Na sétima rodada, o Alvinegro enfrente o Vitória, no próximo domingo, também às 11h (de Brasília). A partida a princípio será em Volta Redonda, mas o local só será confirmado em definitivo nesta segunda-feira.


Confira outros trechos da entrevista coletiva de Ricardo Gomes:


SITUAÇÃO NA TABELA
É muito mais a parte psicológica. Não é só olhar para a tabela, é muito mais o jogo. Temos que voltar a jogar, e jogar bem. Não estar nessa situação em 10 rodadas. Quero ver o time evoluindo. Evoluímos um pouco mais no segundo tempo, mas tivemos duas derrotas.

NEILTON
Ele foi bem recebido no Botafogo. Agora, ele entrou na Série A, não chegou nas melhores condições, teve lesão na pré-temporada. Jogador precisa estar no melhor da forma. Quando reencontrar o melhor, o futebol e a confiança vêm.

O QUE FAZER PARA MELHORAR?
São duas coisas: muita conversa e treinos. A terceira, é recuperar, no próximo jogo, dois jogadores que foram importantes no Carioca. São cinco. Recuperar alguns.

FALTA DE SORTE?
Não foi falta de sorte. Se achar que finalizou mais... O pênalti mudaria o jogo. A gente sabe disso. Mas não aconteceu. E aí... Fizemos um segundo tempo aceitável, que serve para recuperar e sair dessa situação.

PÊNALTI
Eu falei para o Neilton bater. Como eram dois jogadores que entraram no intervalo, houve essa discussão. Antes do jogo, delineamos os batedores. Temos bons jogadores para bater, como o Gegê e o Fernandes, que não estavam em campo.

HELTON LEITE OU SIDÃO?
Sidão foi contratado pela lesão do Jefferson. Vamos conversar. O Helton é um bom goleiro, e vamos conversar durante a semana. Primeira vez que ele vem como titular em um time de Série A. Isso tem um peso.

AIRTON E DIOGO BARBOSA
Treinaram ontem já. São dois reforços que foram importantes no Carioca. Vão deixar o time mais forte.

LUIS RICARDO
Luis tem lesão. Não é uma lesão grave, está bem.


FONTE: GE/Por Lucas Strabko/São Paulo

Desfalcado e com golaço, Santos atropela e dá lanterna ao Bota: 3 a 0


Santistas vencem com direito a chapéu de Vítor Bueno em goleiro antes de estufar a rede. Do outro lado, Neílton perde pênalti e Bruno Silva faz contra no Pacaembu




O Santos, mesmo desfalcado do trio Gabigol, Ricardo Oliveira e Lucas Lima, não teve dificuldades para impor sua superioridade técnica desde o primeiro minuto da tranquila vitória sobre o Botafogo por 3 a 0 no Pacaembu. O primeiro gol foi uma pintura de Vítor Bueno, o nome do jogo, com direito a chapéu no goleiro Helton Leite - o segundo foi de Paulinho. Com as mudanças feitas por Ricardo Gomes, o Botafogo até começou a reagir na etapa final e poderia ter complicado a partida com o pênalti marcado aos 10 minutos. Mas Neílton chutou pela linha de fundo as esperanças alvinegras. Após desviar um escanteio, Bruno Silva fez gol contra e sepultou de vez qualquer chance de reviravolta. Enquanto o Santos se recuperou das duas derrotas seguidas nas últimas rodadas, um Botafogo está agora há três jogos sem somar pontos no Campeonato Brasileiro.

O revés - combinado com a vitória do América-MG sobre o Figueirense neste domingo - deixa por ora o clube de General Severiano na última colocação na tabela, com quatro pontos. Na sétima rodada, o time enfrente o América-MG, no próximo domingo, também às 11h - a partida a princípio será em Volta Redonda, mas o local só será confirmado em definitivo nesta segunda-feira. O Santos agora soma sete pontos e no próximo domingo enfrentará o Santa Cruz, no Arruda, às 19h.

Neílton perde pênalti e chance de iniciar reação do Botafogo no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)
Com um minuto de jogo, o Santos já chegou com muito perigo. Renato roubou a bola e rolou para Vitor Bueno, que bateu para fora. E, se o primeiro ataque foi a jato, o gol também não demorou. Aos 10, o mesmo Vítor Bueno aproveitou mais uma falha da zaga alvinegra, recebeu na frente, deu um chapéu em Helton Leite e abriu o placar: 1 a 0 e amplo domínio santista. O Botafogo lutava, e, aos 17, Ribamar disparou sozinho, em ótima condição, mas parou em Vanderlei. Logo depois, Leandrinho arriscou de fora da área. A apatia dos primeiros minutos parecia ter sumido. Mas foi pouco para uma reação. O Santos retomou o controle e chegou ao segundo gol com facilidade. Cittadini achou Paulinho, que girou como quis na área e bateu cruzado. Helton Leite não pegou. Aos 40, um lance confuso ainda levou certo perigo, mas o próprio Ribamar acabou bloqueando o chute de Gegê.

Ricardo Gomes fez duas alterações, mas o Santos continuou melhor no início da segunda etapa. Aos cinco minutos, Vítor Bueno forçou Helton Leite a boa defesa em cobrança de falta da intermediária. A zaga do Botafogo continuava a ter problemas com a velocidade do ataque santista. Mas as mudanças surtiram efeito, o time ficou mais equilibrado e, aos 10 minutos, Neílton foi derrubado por David Braz, e o juiz deu pênalti. Seria o início de uma reação, mas o atacante alvinegro bateu para fora. Para completar, aos 24 minutos, Vítor Bueno cobrou escanteio, a bola desviou em Bruno Silva e foi para a reda: gol contra do volante alvinegro. A partir daí, o Santos dominou completamente as ações, apesar de tentativas isoladas de jogadas dos alvinegros cariocas. A entrada de Sassá até deu mais ímpeto ofensivo, mas longe de ser suficiente para impedir a terceira derrota consecutiva do Botafogo.

Vitor Bueno entra com bola e tudo para abrir o placar no Pacaembu contra o Botafogo: golaço (Foto: Marcos Ribolli)



Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/São Paulo