Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

De: Gervásio. Para: Gervasio. Meia do Bota ganha padrinho dos quadrinhos


Xará de personagem brasileiro, argentino reforço alvinegro para 2016 recebe visita de criador de seu homônimo na pré-temporada no ES e é homenageado com caricatura




Pense rápido: quantos Gervásios você conhece? O nome é comum em países como Itália e Argentina, só que no Brasil ele chega a ser raridade. Mas não é que o Botafogo tem dois? Um é o meia argentino de 27 anos, reforço do time para 2016. E o outro é um famoso personagem dos quadrinhos brasileiros, agora também padrinho do jogador que tentará no Alvinegro brilhar pela primeira vez por uma grande equipe. O encontro dos xarás - que têm a mesma pronúncia, mas se diferem na acentuação na forma escrita - aconteceu no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo, onde o clube realiza a sua pré-temporada, e foi registrado pela obra do caricaturista Gilberto Zappa (veja no vídeo http://globoplay.globo.com/v/4745644/). Na imagem, a camisa com listras azuis e brancas simbolizam o sonho do atleta em ser convocado pela seleção argentina, enquanto a estrela solitária no peito representa a chance de ouro no futebol brasileiro.


Caricatura de Gervasio Núñez, do Botafogo, ao lado do Gervásio mecânico, do Gilberto Zappa (Foto: Thiago Lima)


Gervasio Núñez, o jogador, recebeu o nome que é de seu pai e se encantou com a homenagem feita pelo artista. Os dois se encontraram antes do treino da tarde do último sábado, e o desenho foi produzido durante a atividade. Enquanto um trabalhava com a bola nos pés, o outro fazia o mesmo com o lápis e o pincel na mão. E o resultado deixou o meia admirado. Mas seja sincero, argentino, quantos xarás você conhece?


- Muito poucas pessoas. Conheço outras duas com esse mesmo nome que moram na Argentina, mas somente as conheço pela televisão. Na verdade me surpreendeu encontrar no Brasil uma caricatura com meu nome. O meu pai, que também se chama Gervasio, vai ficar muito contente. É muito lindo. Vou falar com ele hoje para comentar do desenho - emocionou-se o meia, que não conhecia a expressão "xará", muito usada no Brasil.

Tira de jornal de "Gervásio e Jandira" na época em que Romário buscava o milésimo gol, jogando pelo Vasco em 2007: futebol vira e mexe é tema dos quadrinhos dos personagens de Gilberto Zappa (Foto: Reprodução / Gilberto Zappa)

Gervásio mecânico, o personagem, recebeu a alcunha pela sonoridade e excentricidade do nome. Zappa havia conhecido apenas dois Gervásios até hoje: um político e um funcionário da cantina da universidade onde estudou. O caricaturista de 42 anos criou o protagonista em 1994 para tiras de humor em jornais com o título "Gervásio e Jandira" - ele também já apareceu em vinhetas do "Plim Plim", da TV Globo, nos intervalos de filmes da programação. As publicações continuam até hoje diariamente no jornal Gazeta, do Espírito Santo, mas recentemente passaram a se chamar "Sociedade LDTA" para o autor ingressar outros personagens nas histórias.


- Para você dizer a palavra Gervásio expande uma respiração, abre bem a boca, é um nome crescente. E a mulher dele, Jandira, é um nome decrescente, você fecha a boca. Fui muito pela sonoridade e por essa graça de ser um nome quase que incomum no Brasil. Gervásio veio da síntese do brasileiro sofredor. Antes de ser Gervásio mecânico, que é a profissão dele, veio o Gervásio sofredor, que era o cara que tudo o que fazia ia contra ele. Então ele tinha o espírito brasileiro de não desistir nunca. Gervásio é um cara que gosta de mulher, cerveja e futebol. É um milkshake, uma misturinha de cada um de nós - explicou.

Gervasio Núñez, ou "Yaca", recebe a homenagem das mãos do caricaturista Gilberto Zappa (Foto: Thiago Lima)


Apesar de flamenguista e fã confesso de Zico, Zappa garantiu que pegou uma admiração pelo Botafogo durante o encontro e que vai torcer pelo sucesso de Gervasio no Botafogo. E o artista já até imagina a torcida alvinegra gritando o nome do argentino nas arquibancadas pelo país a cada gol marcado pelo meia.


Para isso acontecer, além do sucesso em campo, vai depender de como a torcida vai chamar o jogador: "Gervasio", "Núñez", o sobrenome, ou "Yaca", abreviação do apelido de "Jacaré" - "Yacaré" em espanhol.- Uma coisa que vem da evolução humana é você destacar a irracionalidade de um torcedor para não pessoalizar as coisas. Eu conheci uma figura humana encantadora, um cara que está com a faca e o queijo na mão, no momento certo e com a camisa certa. Pelo que notei é um grupo muito bonito de ver, unido, educado, muito merecedor. Quero ver o Gervasio metendo gol mesmo, vendo a galera gritar "Gervasio".


- Não tenho problema que me chamem de Gervasio, mas estou acostumado que me chamem de "Yaca", é como todos me conhecem - admitiu o meia, que disse não ter muita diferença entre as culturas dos países e garantiu estar se adaptando rápido ao Brasil.



Por Raphael De Angeli e Thiago Lima/Domingos Martins, ES/GE

Luis Ricardo e Bruno Silva são novidades no primeiro coletivo do Bota



Lateral atua no ataque, quase como ponta, e marca belo gol de fora da área. Lizio começa entre reservas. Neilton e Airton seguem fora




Capa do GE
O primeiro coletivo em campo inteiro do Botafogo no ano teve novidades. Bruno Silva e Luis Ricardo iniciaram entre os titulares e devem começar o jogo-treino contra o Rio Branco de Venda Nova, na quarta-feira, em Domingos Martins. Os titulares venceram por 2 a 1, com gols de Luís Henrique e Luis Ricardo. Ribamar descontou para a equipe reserva.


Não foi como lateral, no entanto, que Luis Ricardo voltou ao time. O jogador foi escalado por Ricardo Gomes quase como um ponta direita. O Botafogo treinou no esquema 4-2-3-1, com o argentino Gervasio Nuñez caindo pela esquerda, e Gegê centralizado.


Os titulares iniciaram o coletivo com Jefferson, Diego, Renan Fonseca, Emerson, Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva; Gegê, Luis Ricardo e Gervasio Nuñez; Luís Henrique. Na etapa final, Fernandes e Damian Lizio entraram nas vagas de Lindoso e Gegê.


A equipe reserva treinou com Helton Leite, Marcinho, Joel Carli, Emerson, Jean; Diérson, Lucas Zen, Fernandes, Octávio; Damian Lizio e Ribamar.


Novidade na equipe, Luis Ricardo também foi o destaque. Além de se movimentar bem e trabalhar muito com Diego pela direita, Luis marcou um belo gol de fora da área, em chute de canhota. Gervasio Nuñez também teve boa participação, inclusive, com jogadas de efeito. O argentino deu uma bela caneta em Leandrinho, na parte final da atividade.


Neilton, com dores na coxa esquerda, e Airton, com problema no joelho, ficaram fora. A dupla não deve enfrentar o Rio Branco de Venda Nova, em jogo-treino na quarta-feira.


Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro/GE

Sem Neilton, Ricardo Gomes improvisa Lizio no ataque e faz testes no meio


Com dores na coxa, atacante dificilmente participará de jogo-treino, contra o Rio Branco, na quarta. Airton também treina à parte



Na semana de jogo-treino contra o Rio Branco de Venda Nova e de amistoso contra a Desportiva, Ricardo Gomes não perdeu tempo e abriu a segunda com trabalho técnico-tático, em Domingos Martins. A chuva não deu trégua, mas os jogadores treinaram com bola por aproximadamente uma hora. Por enquanto, no entanto, nada de time titular.


Mais uma vez a ausência foi Neilton. Com dores no músculo posterior da coxa esquerda, o atacante não foi a campo e dificilmente estará em campo na quarta-feira, no jogo-treino contra o Rio Branco de Venda Nova. Sem seu titular, Ricardo Gomes adiantou Damian Lizio para o ataque ao lado de Luís Henrique. O boliviano se movimentou bem e mostrou faro de gol.

Lizio teve bom rendimento no treino doBotafogo nesta segunda-feira (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)

Com dores no joelho, Aírton treinou à parte com o preparador Emílio Faro. Com isso, Ricardo Gomes fez experiências e trabalhou com seis jogadores no meio-campo: Lindoso, Bruno Silva, Fernandes, Gegê, Octávio e Gevarsio. Indefinido, o setor é o que tem as principais disputas por vagas, nesta pré-temporada.

Bruno Silva treinou entre os titulares de Ricardo Gomes
 pela primeira vez (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)
Se o meio de campo está repleto de indefinições, a defesa aparenta estar pronta para os testes desta semana. Jefferson, Diego, Renan Fonseca, Emerson e Diego Barbosa formaram mais uma vez o setor.


O Botafogo volta a treinar no final da tarde desta segunda-feira, no China Park, em Domingos Martin


Por Marcelo Baltar/Domingos Martins, ES/GE

Disputa aberta: Bota intensifica treinos com bola e acirra brigas por vagas


Apenas Jefferson, Renan Fonseca e Neilton são titulares absolutos de Ricardo Gomes. Jovens despontam como surpresas e disputam posição com reforços



Seria um equívoco dizer que o trabalho começa do zero, mas Ricardo Gomes ainda dá os primeiros passos para montar a versão 2016 do Botafogo. Muitos jogadores saíram, outros tantos chegaram, e o treinador aproveita a estadia em Domingos Martins para fazer testes e esboçar o novo time alvinegro. Sem grandes estrelas, a disputa por vaga promete ser acirrada.

Após duas semanas de preparação, é possível notar que poucos são intocáveis. Da espinha dorsal campeã da Série B, apenas Jefferson, Renan Fonseca e Neilton despontam como titulares absolutos. As demais oito vagas estão abertas, embora alguns atletas tenham largado na frente.

- Nós perdemos o Arão, o Daniel Carvalho, o Roger Carvalho, o Navarro... Então temos que refazer, está só começando. Espero o Botafogo forte, sem tirar responsabilidade de cada um, inclusive da comissão técnica. É cedo para falar em titulares. Nada decidido ainda – analisou o técnico Ricardo Gomes.

Disputa por vagas está aberta no Botafogo (Foto: GloboEsporte.com)


A semana deve intensificar ainda mais as disputas, uma vez que a tendência é que as atividades com bola ganhem cada vez mais espaço, após dias intensos de treinos físicos. Nas laterais, por exemplo, a briga está completamente aberta. Na direita, Diego, muito elogiado por Ricardo Gomes, largou na frente de Luis Ricardo, que, em negociação com o clube, perdeu a primeira semana de preparação. Entretanto, a experiência do titular da Série B ainda pode falar mais alto. Na esquerda, Diogo Barbosa e Jean devem ter em breve mais um concorrente, uma vez que diretoria ainda busca um jogador para a posição.

Na zaga, uma surpresa. Apesar da contratação de jogadores experientes para o setor, o jovem Emerson, integrado ao elenco profissional na temporada passada, largou na frente. Nos treinos, ele vem formando a zaga titular com Renan Fonseca. O argentino Joel Carli e Emerson Silva terão que correr atrás.

- A princípio não tem titularidade, eu estou procurando buscar meu espaço. Esses reforços que chegaram são excelentes jogadores. Isso vai ser bom para o nosso elenco, uma briga sadia entre a gente. Isso ajudará a termos um bom ano. Fico feliz, mas isso não sobe à minha cabeça, não – frisou Emerson, ainda tímido diante das câmeras, em sua primeira entrevista coletiva.

Meio-campo é o setor de indefinições

Indefinição é a palavra que melhor define o meio de campo do Botafogo. Sem chances com Ricardo Gomes na Série B, Airton renovou contrato e começou o ano entre os titulares, ao lado de Rodrigo Lindoso. Os dois, no entanto, terão a concorrência de Bruno Silva, que veio da Chapecoense. Fernandes também pode ser recuado para o setor.

- O Airton é um primeiro volante, com responsabilidade de proteger a defesa, mas tem que saber jogar. O Airton desse ano não tem nada a ver com o Airton do ano passado. Estou esperando que em 2016 seja diferente de 2015, quando ele não teve nem chance – disse Ricardo Gomes.

Sem oportunidade em 2015, Airton começa o ano como titular (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)


Na parte de criação, os “gringos” Damian Lizio e Gervasio Nuñez despontam como favoritos. Enquanto o habilidoso boliviano trabalha mais na parte central, o argentino tende a cair mais pelos lados de campo. Crias do Botafogo, Octávio e Gegê também estão na briga. A dupla, inclusive, iniciou como titular nos treinos desta semana. Lizio, porém, parece ser o escolhido para vestir a camisa 10.

- Mais o Lizio que corresponde a essa característica (camisa 10). Jogador técnico, com boa dinâmica, mas entre ser e praticar aqui no Botafogo depende do tempo, de jogos, de vocês (jornalistas)... Está só começando, mas previsão não é comigo, não (risos) - brincou o treinador, explicando que Lizio e Gervasio Núñez, o "Jacaré", não brigam por posição.

Na frente, Neilton e Luís Henrique devem formar a dupla de frente no início do Carioca. O Botafogo procura um atacante experiente, um jogador mais badalado, mas encontra dificuldades no mercado. A diretoria procurou o argentino Hernán Barcos, mas os valores fizeram o departamento de futebol desistir do negócio. O certo é que reforços para o setor chegarão.

- Estamos começando, qualquer clube brasileiro em janeiro ter elenco fechado é raro no nosso futebol. Tem muita coisa para acontecer, estamos com bom número de jogadores, mas muita coisa vai acontecer ainda.


Por Marcelo Baltar/Domingos Martins, ES/GE