Páginas

sábado, 8 de julho de 2023

Com Marçal e Diego Hernádez, Botafogo divulga relacionados para enfrentar Grêmio e Patronato-ARG



Equipe emenda viagem de Porto Alegre para a Argentina, onde joga pela Sul-Americana




O Botafogo divulgou a lista dos jogadores relacionados para os próximos dois jogos. As novidades na lista ficam por conta do lateral-esquerdo Marçal, que está recuperado de lesão e à dispoção do técnico interino Cláudio Caçapa - enquanto Bruno Lage não chega ao Brasil. Outra boa notícia é o atacante Diego Hernández, que está regularizado, e pode fazer a estreia pelo Glorioso.


As baixas ficam por conta de Gabriel Pires, Victor Sá e Matheus Nascimento, que realizam tratamento. Lucas Fernandes, já recuperado e em condições de treino, não viaja e fica trabalhando no Rio de Janeiro.




Marçal - César Vallejo x Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



O Botafogo enfrenta o Grêmio neste domingo, às 18h30, em Porto Alegre, onde também vai fazer a preparação para o próximo compromisso. Do Rio Grande do Sul, viaja em voo fretado a cidade de Paraná, da Argentina, para o jogo contra o Patronato, pelos playoffs da Sul-Americana.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Inspiração em Kobe e alívio com gol: Marlon Freitas avalia início no Botafogo


Marçal sofreu um estiramento no ligamento colateral lateral do joelho direito há cerca de um mês, na partida contra o Athletico-PR pela Copa do Brasil, está totalmente recuperado e treinou com o grupo durante toda a semana.


Diego Hernandez, reforço nesta janela de transferências, treina com o elenco há mais de um mês e foi regularizado nesta sexta-feira. Com isso, o atacante uruguaio está à disposição do interino Cláudio Caçapa, mas deve começar no banco de reservas.


Liderando o torneio com 33 pontos somados, o Glorioso tem svantagem sobre o segundo colocado, que é o próprio Tricolor Gaúcho.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Redação do ge — Rio de Janeiro

O que faz o Botafogo sobrar no Brasileirão? Comentaristas opinam



Líder com sobra, equipe evolui desde o início da temporada e surge como postulante a título




Com campanha de 84% no Campeonato Brasileiro e na liderança com sobra para o segundo colocado, o Botafogo vive uma grande fase. A temporada de reconstrução e irregular em 2022, deu lugar ao sucesso, que voltou a lotar o Estádio Nilton Santos e encher os torcedores de esperança.





Tiquinho Soares comemora mais um gol pelo Botafogo — Foto: Marcelo de Jesus


Sem identidade definida e se ajustando à forma de jogar dos adversários, o time do ex-técnico alvinegro Luís Castro encontrou estabilidade e acumulou bons resultados. Seja com a ajuda do novo gramado do estádio, a remobilização após desclassificação no Campeonato Carioca ou o entrosamento do time - que passou a ser reforçado no ano passado -, o Glorioso tem voltado a sorrir.



Conheça o português Bruno Lage, novo treinador do Botafogo (https://ge.globo.com/video/conheca-o-portugues-bruno-lage-novo-treinador-do-botafogo-11765237.ghtml)


Leia mais sobre o Botafogo:
+ Júnior Santos diz viver o melhor momento profissional e conta sobre vida de "pregador"


Reunimos comentaristas do sportv para saber: o que faz o Botafogo sobrar no Campeonato Brasileiro?


+ Botafogo tem melhor defesa da Série A, e Perri elogia: "Trabalho de todos"



Veja o que eles responderam:


Rafaelle Seraphim

Houve uma mudança de mentalidade no Botafogo com a chegada e os investimentos da SAF de Textor. O clube investiu em análise de dados, a comissão implementou um sistema tático e de intensidade, dando uma cara ao futebol do alvinegro.


- O Botafogo se mostra cada vez mais competitivo, se adapta ao adversário e pode jogar em qualquer ambiente e contra o adversário que for.


Luís Castro sempre falou do conceito de família, ponto importante para que o clube esteja onde está. O ambiente é bom, os jogadores são unidos e o treinador conseguiu encontrar um estilo de jogo no qual seus atletas se sintam confortáveis para atuar.


- A boa fase de alguns atletas como Tiquinho Soares e Eduardo ajuda nessa construção. Com esses dois em campo, o Botafogo se mantém superior, criativo e eficiente no ataque.


Tem uma defesa sólida e que toma poucos gols, o que é fundamental em um torneio como o Campeonato Brasileiro. Com isso, acaba conseguindo constância e gastar menos energia dentro uma partida.


O mental colabora com o físico quando a fase é boa e esses são fatores determinantes na sequência positiva do Botafogo. E, claramente, os jogadores acreditam no trabalho e se mostram firmes e confiantes dentro do campo.


Muito desse desenvolvimento passou pelo método Luís Castro. Vamos ver como fica a equipe agora, com a mudança.




Lucas Perri destaca bom desempenho da defesa do Botafogo (https://ge.globo.com/video/lucas-perri-destaca-bom-desempenho-da-defesa-do-botafogo-11763645.ghtml)



Marcelo Raed

Um time sólido, competitivo e com um jogador extremamente decisivo. O Botafogo montou sua estrutura a partir da força defensiva, com uma linha baixa e utilização de passes longos para a força física dos seus atacantes.


E se é muito difícil fazer gol no Botafogo, com um sistema defensivo onde se destacam Lucas Perri, Adryelson e Vitor Cuesta, também é muito díficil parar Tiquinho Soares, o principal jogador e artilheiro do Brasileirão até aqui.


Além de ótimo finalizador, Tiquinho ainda é fundamental na construção ofensiva do time: quando o sistema defensivo recupera a bola, o passe geralmente vai nele, que protege e espera o time sair do campo defensivo.


Ainda assim, a mudança no comando técnico é uma preocupação.


A chegada de Cláudio Caçapa não deve influenciar imediatamente na forma do time jogar e, logo, de Bruno Lage. Mas é inevitável que algumas modificações vão acontecer. Num primeiro momento, os novos treinadores chegam para dar sequência ao plano de jogo, mas daqui a poucas semanas, com a rotina de jogos, os treinamentos, a parte física e a parte tática vão se mostrar à prova.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Giba Perez e Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro