Páginas

domingo, 8 de agosto de 2021

Enderson pede calma com resultados e diz que não consegue identificar segredo do sucesso do Botafogo


Técnico também exaltou o ambiente em sua chegada ao clube: "A aceitação dos atletas foi bacana"





Melhores momentos: Botafogo 2 x 0 Ponte Preta, pela 16ª rodada do Brasileirão Série B



A fase é boa para o técnico Enderson Moreira no Botafogo. O time somou a quarta vitória consecutiva na Série B neste domingo ao vencer a Ponte Preta por 2 a 0, no Nilton Santos, e se aproxima dos líderes do campeonato. Em entrevista ao fim do jogo, o técnico destacou que ainda não sabe dizer qual o segredo do sucesso de seu período no comando da equipe, mas fez questão de exaltar a forma que foi recebido no clube.


- Sinceramente eu não consigo identificar qual foi o segredo. O que posso falar é que cheguei em um ambiente tranquilo. Sabia que existia uma sequência de resultados ruins, mas internamente a gente foi muito bem recebido, tivemos tranquilidade em executar o trabalho. O grupo todo de apoio, análise de desempenho, comissão técnica permanente. A mecânica do clube estava funcionando bem. Quando chegamos recebemos muitas informações que são muito importantes para todos nós no momento que a gente chega no clube. E isso foi facilitando para a gente poder colocar as nossas ideias.





Enderson Moreira comandou a quarta vitória seguida do Botafogo na competição — Foto: Divulgação - Vitor Silva/Botafogo



- Se tem mérito em tudo que está acontecendo, temos que exaltar o grupo de atletas. Não adianta o técnico chegar com ideias se não conseguirmos passar de maneira clara e eles aceitarem e tentarem executar. Claro que aproveitamos muito do trabalho do Chamusca. Foi feito muita coisa boa e positiva e que eu aproveito muito. Tem coisas que não é que não sejam boas, mas são ideias particulares. Um pensa de uma forma e outro, de outra. Fomos modificando um pouquinho. Mas, sem dúvida, a aceitação dos atletas foi muito bacana e é importante que a gente possa manter os pés no chão.


O primeiro gol saiu num lance bizarro do lateral Kevin, ex-Botafogo, que jogou a bola contra seu próprio gol ainda no primeiro tempo. Ainda assim o time carioca teve dificuldade. Após intervalo, no entanto, o time evoluiu e garantiu o resultado. Enderson Moreira admitiu a pressão sofrida no primeiro tempo, mas destacou a evolução.


- Foi um primeiro tempo muito difícil. A Ponte tem um técnico muito bom, tenho uma admiração enorme. Pelos atletas e pelo trabalho, merecia estar numa posição diferente. É uma equipe difícil, tem ideia clara e executa muito bem. Isso nos trouxe dificuldade. Conseguimos ajustar detalhes, fizemos um segundo tempo qualificado e criamos situações. Fizemos o segundo gol, mas poderíamos ter feito antes pelas chances criadas. Demos poucas oportunidades no segundo tempo. Fico feliz com nosso desempenho. Conseguimos adaptações para encaixar melhor o nosso jogo.


O Botafogo volta a campo na próxima quinta-feira, quando viaja para Ponta Grossa, no Paraná, e vai enfrentar o Operário. A bola rola às 21h30 (de Brasília) e é válida pela 17ª rodada da Série B. Com o resultado, o Bota passa a ocupar a oitava colocação e fica a apenas dois pontos do G-4.





A Voz da Torcida - Pedro: "Teve uma reviravolta, isso tudo depois da chegada do Enderson" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-teve-uma-reviravolta-isso-tudo-depois-da-chegada-do-enderson-9752134.ghtml)



Veja outras respostas do treinador:


Time titular repetido



- A gente sabe que vai ter que utilizar o grupo todo. Dentro das possibilidades que a gente tinha naquele momento, a equipe foi dando uma resposta positiva, os resultados foram acontecendo e isso gera um aspecto de confiança, também. Isso é importante, mas não tem nada fechado. Início de temporada a gente roda muito, eu mesmo costumo fazer isso.


- Importante é a gente estar com o grupo inteiro e não sacrificar um ou outro atleta, porque ele acaba tendo mais chance de ter algum tipo de lesão. Tem que controlar muito bem todo o departamento físico, da fisiologia. A ciência do esporte está voltada para isso, hoje: poder avaliar cada atleta de maneira individual para que ele possa ter um desempenho e com condições de poder participar das partidas.


Substituições na reta final


- São situações de jogo. A gente às vezes tem aquelas coisas de que precisa mudar. Acho que foi justamente no momento que a nossa equipe estava crescendo no jogo. No segundo tempo a gente estava crescendo e melhorando no jogo. Não queria tirar só por tirar. A gente controlou algumas de desgaste físico. A gente tem situações de substituição: a física (e eu sempre estou muito atento a isso), a tática (quando quer mudar alguma situação de jogo) e a técnica (quando percebe que algum jogador está num melhor dia).


- Como a equipe demonstrou que estava crescendo e criando bem, resolvi sustentar um pouco mais. Depois a gente achou que seria melhor fazer algumas substituições e a gente conseguiu elevar ainda o nível de intensidade.


Quatro jogos seguidos sem sofrer gols


- Tem alguns detalhes que fomos colocando e mostrando para eles. Mas, sem dúvida nenhuma, o grande mérito de tudo que tem acontecido em termos defensivos é mérito da equipe toda, principalmente quem joga mais à frente. Eu costumo ser muito chato com quem se posiciona mais à frente, como os atacantes, extremos e meias.



- Peço para fechar corredor, espaço... porque isso ajuda muito quem está atrás. A bola tende a chegar mais quebrada ali e com mais chances de bloquear. Eles têm crescido muito e dado muita consistência para a equipe de maneira geral. Defensivamente a gente está bem consistente e isso é importante para uma competição de pontos corridos, tão difícil e complicada como é a Série B.


Festa da torcida na chegada


- Foi muito bacana. É claro que a gente está vivendo um período de pandemia ainda. Temos que tomar muito cuidado e ficar atentos. Muitas vidas se perderam neste momento e essa atitude de não ter torcida é uma coisa que traz um ambiente diferente para nós. Estamos com muita saudade do torcedor, de ver o estádio cheio, ver aquelas pessoas incentivando, soltando aquela energia positiva quando a gente faz boas jogadas.


- Mas o momento pede muita atenção e cuidado. Esse contato da carreata foi muito positivo, a torcida mostrou que está perto, que confia e que eles estão acreditando nesse momento de dificuldade que a gente tem convivido. Porque isso passa confiança para os atletas e faz com que eles tenham mais tranquilidade para que eles executem o que tem que ser executado. Foi muito bacana e muito importante. Os atletas ficaram muito felizes com essa participação do torcedor.


Matheus Nascimento



- A minha concepção do Matheus Nascimento é que ele é um jogador com muito talento e uma capacidade enorme. Os trabalhos que temos executado no time principal tem feito ele crescer muito. Percebo isso a cada dia, que ele está melhor. Claro que precisa se adaptar um pouco, porque é um jogador que ainda está em processo de formação, principalmente na questão física. Não na questão técnica ou de qualidade, isso ele tem de sobra. Na questão física ele ainda tem algumas coisas a desenvolver.



- É importante que ele se adapte da melhor forma possível, que saiba usar o corpo e sair do corpo dos zagueiros adversários para que ele possa rapidamente encontrar o ponto certo, o ponto ideal para fazer o que sabe. A gente está muito feliz com ele. É um jogador que está sendo preparado para poder entrar de maneira muito positiva, com muita qualidade. O torcedor pode ter certeza que a gente trata ele com muito carinho, porque trata-se de um jogador extremamente qualificado, porque ele tem inteligência, capacidade e entendimento enormes.


- Todo mundo tem o maior carinho. Ele recebe dicas constantes de todos do grupo. Os zagueiros chegam e falam com ele. Estamos preparando ele para esse momento. Não acho que na categoria de base ele consiga desenvolver tanto como está aqui no profissional, mesmo nos trabalhos. A gente tem muita confiança. Daqui a pouco ele vai ter oportunidade e espero que ele consiga mostrar tudo que tem feito nos treinamento.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Rafael Moura celebra seu primeiro gol pelo Botafogo e pede oportunidades: "que venha sequência maior"


He-Man fez o segundo gol da vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta





Melhores momentos: Botafogo 2 x 0 Ponte Preta, pela 16ª rodada do Brasileirão Série B



Rafael Moura, finalmente, desencantou. O atacante marcou seu primeiro gol pelo Botafogo neste domingo, na vitória por 2 a 0 do Botafogo sobre a Ponte Preta, no estádio Nilton Santos. Ao fim do jogo, He-Man comemorou o feito e pediu mais tempo em campo.


- Estava muito (ansioso). Quem me conhece sabe que me cobro bastante. Treino demais. Faltam oportunidades. Em 13 jogos. Tenho jogado sempre 10, 15 minutos. Mas entendendo o processo, era necessário, fiquei muito tempo parado. Tinha que entrar em forma para ganhar oportunidades. Tomara que venha sequencia maior de minutos jogados e gols. Atacante precisa estar em campo. É dia dos pais, foi um gol para me homenagear, homenagear meu pai e o Pai Eterno, que sempre tem me acompanhado. Ele tem sido a minha força - disse.





Rafael Moura, Botafogo x Ponte Preta, Brasileirão Série B — Foto: Divulgação - Vítor Silva/Botafogo



Com o resultado, o Botafogo chegou à oitava posição, com 25 pontos, dois abaixo do Goiás, que abre o G4. O time vive uma boa fase desde a chegada do técnico Enderson Moreira, e Rafael Moura também analisou o trabalho do treinador.


- Enderson é um cara que conheço muito bem, desde o início da trajetória, quando era auxiliar no Fluminense. É um cara que sou suspeito pra falar. Sempre que trabalhamos juntos, ele dá um padrão grande, vocês têm visto como o time mudou, os resultados deixam claro. Tem uma gestão de grupo, nos motivou. Então, a gente tem que aproveitar. O bom momento nos dá uma cabeça boa para trabalhar - afirmou o atacante.


O próximo confronto do Botafogo na Série B será contra o Operário, na próxima quinta-feira, no estádio Germano Kruger.


Assista à entrevista completa:




Rafael Moura comenta primeiro gol pelo Botafogo, homenageia dia dos pais e elogia Enderson Moreira (https://ge.globo.com/futebol/video/rafael-moura-comenta-primeiro-gol-pelo-botafogo-homenageia-dia-dos-pais-e-elogia-enderson-moreira-9752109.ghtml)



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Voando! Rafael Moura marca, Botafogo vence a Ponte Preta e encosta no G4 da Série B


Com primeiro gol do camisa 9, equipe comandada por Enderson Moreira conquista quarto triunfo consecutivo no Brasileirão e fica a 2 pontos do G4




Rafael Moura desencantou pelo Botafogo, que venceu a quarta consecutiva na Série B (Foto: Vitor Silva / Botafogo)



O Botafogo subiu mais um degrau em busca do objetivo do acesso. Na noite deste domingo, o Glorioso derrotou a Ponte Preta por 2 a 0 no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Kevin, contra, e Rafael Moura fizeram os gols do duelo.


Assim, o Botafogo volta a enxergar o G4 de perto. Agora, o Alvinegro tem 25 pontos, subiu para a 7ª posição na classificação da Série B e está a apenas dois do G4. A Ponte Preta, por sua vez, segue o drama: com 13 pontos, a Macaca é a 18ª colocada, na zona de rebaixamento.


As equipes voltam aos gramados no decorrer da próxima semana. Na quinta-feira, o Botafogo medirá forças com o Operário, às 21h30, no Paraná. A Ponte Preta, por sua vez, entrará em campo na quarta-feira para enfrentar o Londrina, às 19h, no Moisés Lucarelli.


LEI DO EX?

A partida começou com poucas emoções. A Ponte concentrou esforços em ficar na defesa, obrigando o Botafogo a criar o jogo. A questão é que o Alvinegro tinha muita dificuldade para desenvolver alternativas com a bola no chão, o que acabou gerando um jogo muito preso e travado.

Diante da dificuldade de criação, coube a um rosto conhecido dar uma "ajuda". Após cruzamento do lado direito, Kevin, lateral da Ponte Preta e ex-Botafogo, subiu primeiro que o goleiro Ivan e acabou cabeceando para a própria meta, marcando contra.


EM BUSCA DA VITÓRIA!

Os minutos iniciais do segundo tempo foram, talvez, mais agitados do que a etapa inicial inteira. Tanto Botafogo quanto Ponte Preta tiveram chances reais para marcar, mas desperdiçaram: a do Alvinegro foi com Rafael Navarro, que saiu cara a cara com o Ivan e chutou para fora; na Macaca, Camilo recebeu livre dentro da área, mas deixou a bola passar e o rival recuperou a bola.


GLORIOSO PRESSIONA

Com o passar do segundo tempo, a Ponte Preta perdeu ímpeto ofensivo e o Botafogo cresceu. O Glorioso aumentou a produção a partir dos 25 minutos e por pouco não marcou: Rafael Navarro acertou o travessão após um cruzamento vindo do lado esquerdo.


PELOS PODERES DE GRAYSKULL

Demorou mas saiu! Quando a partida estava chegando no estágio final, Rafael Moura fez questão de dar números finais. Warley fez boa jogada no lado direito e cruzou na medida para o camisa 9 subir primeiro que a defesa adversária para confirmar uma importante vitória para o Botafogo.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 0 PONTE PRETA

Data-Hora: 08/08/2021, às 20h30
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
​Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: Lehi Sousa Silva (DF) e Lucas Costa Modesto (DF)
​Gramado: Ruim
​Cartões amarelos: Barreto (BOT); Rayan (PON)
​Cartões vermelhos:

Gols: Kevin [contra] (1-0, 31'/1ºT), Rafael Moura (2-0, 43'/2ºT)


BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges, Kanu, Gilvan (Carli 32'/2ºT), Guilherme Santos; Pedro Castro (Matheus Frizzo 45'/2ºT), Barreto; Marco Antônio (Warley 32'/2ºT), Chay (Rafael Moura 38'/2ºT), Diego Gonçalves; Rafael Navarro (Luís Oyama 38'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.


PONTE PRETA: Ivan; Kevin, Rayan, Fábio Sanches, Felipe Albuquerque (Jean Carlos 36'/2ºT); André Luiz, Vini Locatelli; Moisés, Camilo (Fessin 36'/2ºT), Richard (Niltinho 27'/2ºT); Josiel (João Veras 20'/2ºT). Técnico: Gilson Kleina.




Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo x Ponte Preta: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem


Tudo o que você precisa saber sobre o jogo da 16ª rodada da Série B









Botafogo e Ponte Preta medem forças neste domingo, às 20h30 (de Brasília), no Nilton Santos, pela 16ª rodada da Série B do Brasileirão. Para um lado, a chance de manter a sequência de vitórias. Para outro, a necessidade de escapar do Z-4.


+ Clique e acompanhe a partida em tempo real


O time da casa vive o melhor momento no campeonato. Venceu as últimas três rodadas e se aproximou um pouco mais da zona de acesso. Na nona posição, o Bota soma 22 pontos e está a quatro de alcançar os primeiros colocados. Para manter a boa fase, o técnico Enderson Moreira mexeu o menos possível no time.


A Ponte Preta vem em recuperação após altos e baixos neste início de competição. A Macaca somou quatro pontos nos últimos dois jogos, com uma vitória em casa contra o Goiás e um empate fora com o CRB, ambas equipes que lutam na parte de cima da tabela. Agora, o objetivo é seguir pontuando para tentar terminar a rodada fora da zona de rebaixamento e não perder o embalo na Série B.


+ Veja a tabela detalhada da Série B


O jogo acontece com portões fechados para o público devido à pandemia da Covid-19.



Transmissão: SporTV e Premiere, com narração de Daniel Pereira e comentários de Ana Thaís Matos e Ricardinho. Fernanda Colombo comanda a Central do Apito.


Tempo real: o ge acompanha a partida lance a lance e com vídeos exclusivos.







Botafogo - técnico: Enderson Moreira



O time deve ser praticamente o mesmo que venceu a última rodada. Há uma dúvida no ataque, onde Marco Antônio e Warley disputam posição. No meio de campo, é possível que Oyama retorne, mas Barreto e Pedro Castro são mais cotados para seguir como dupla de volantes.


As novidades certas estão no banco de reservas. Joel Carli, Hugo e Romildo voltaram à lista de relacionados. Quem saiu foi Rafael Carioca, que já acertou a saída do clube.



Provável time: Diego Loureiro; Daniel Borges, Kanu, Gilvan e Guilherme Santos; Barreto, Pedro Castro e Chay; Marco Antônio (Warley), Diego Gonçalves e Navarro.



+ Mais notícias do Botafogo




Provável Botafogo contra a Ponte Preta — Foto: ge


Quem está fora: Gatito (recuperação de operação no joelho), Cavalieri, Ronald e Jonathan (em transição).


Pendurados: Diego Gonçalves e Luís Oyama.



Ponte Preta - técnico: Gilson Kleina


A Macaca tem uma mudança certa, uma vez que o zagueiro Cleylton está suspenso após ter sido expulso na última rodada e desfalca a equipe. Kleina já confirmou que Rayan é o escolhido para ficar com a vaga na defesa.


A dúvida no time alvinegro fica por conta de Rodrigão, que sentiu um desconforto muscular e deve ser poupado já de olho na sequência do campeonato. Sem ele, o técnico deve optar pela entrada de Josiel se quiser manter o esquema. Mas Iago, Niltinho e Fessin também disputam a posição caso Kleina escolha entrar com um trio ofensivo de maior mobilidade.



Provável time: Ivan, Kevin, Fábio Sanches, Rayan e Felipe Albuquerque; André Luiz, Locatelli e Camilo; Richard, Moisés e Josiel (Veras, Niltinho ou Iago).


+ Mais notícias da Ponte





Provável Ponte Preta contra o Botafogo — Foto: ge



Quem está fora: zagueiro Cleylton (expulso contra o CRB); zagueiro Ednei (tratamento de dores na coxa); volante Lucas Cândido e meia Thalles (recuperação de problemas musculares).


Pendurado: André Luiz.





Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistente 1: Lehi Sousa Silva (DF)
Assistente 2: Lucas Costa Modesto (DF)
Quarto árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ)
Ainda não há VAR na Série B



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro