Páginas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Barroca passa mensagem de otimismo à torcida do Botafogo: "Vou cobrar mudança de atitude"



Recuperado da Covid-19, treinador estará à beira do campo pela primeira vez depois do retorno ao Botafogo e espera iniciar recuperação já no próximo sábado, contra o Internacional



Eduardo Barroca está definitivamente de volta ao Botafogo. Depois de ser anunciado como substituto de Ramón Díaz e ficar afastado dos últimos dois jogos em razão da Covid-19, o treinador estará à beira do gramado às 19h do próximo sábado, contra o Internacional, no Beira-Rio, em busca de iniciar a recuperação no Campeonato Brasileiro. Ele garantiu que não faltará cobrança.


- Já tive uma reunião com comissão e jogadores, estou aqui para passar uma mensagem de sentimento. Falar que temos ciência do momento que estamos passando, mas com muito trabalho, muita dedicação e mudança de hábito a gente precisa dar uma resposta imediata. Dentro dessa conversa que tive com o grupo, espero que já no jogo contra o Inter a gente tenha a possibilidade de iniciar uma reviravolta.


"Vou ser a figura para cobrar essa mudança de atitude".


+ Apatia em números: Botafogo só virou um jogo em 2020 e perdeu nove pontos nos minutos finais




Eduardo Barroca volta a comandar o time neste sábado — Foto: Gabriel Baron/Botafogo



A postura do time na goleada sofrida para o São Paulo na última quarta-feira não agradou dirigentes e comissão. O clima no vestiário incomodou, e alguns atletas estão na mira, por isso são esperadas mudanças diante do Inter. O fator comportamental já está sendo trabalhado por Barroca.


- Tenho ciência que com a união de direção, comissão técnica, jogadores e, principalmente, torcedores que sempre estão ao nosso lado, vamos entregar o que o Botafogo precisa. Todos sabem meu sentimento pelo clube, o desafio que encarei para estar aqui e, com muita coragem, vou estar sempre falando a verdade e com uma expectativa grande de voltar ao trabalho, de estar à beira do campo pela primeira vez nessa minha volta, cobrando os jogadores para dar a resposta que a torcida espera.


+ Botafogo promete premiação em caso de permanência

- Podem acreditar que vamos nos dedicar muito para evoluir e fazer um campeonato de recuperação. Já estamos trabalhando duro para reverter já contra o Inter, fazer uma partida melhor. Mando uma mensagem de otimismo, mas principalmente de sentimento. Esperem de mim um homem que vai assumir todas as responsabilidades, não vou falar de passado, é um momento de união, cobrança e apoio aos jogadores. Espero que a gente se veja depois do jogo com uma vitória - concluiu o técnico em depoimento à Botafogo TV.



Fonte>>Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Jogador sem ritmo, improvisação ou sub-20: Barroca tem diferentes opções para a zaga do Botafogo


Sem Benevenuto e Forster, suspensos, e com Sousa na Seleção Sub-20, treinador tem Helerson, Cícero e Wesley como opções para a partida contra o Internacional



Helerson, Wesley e Cícero (Foto: Arte Lance!( (Fotos: Vitor Silva/Botafogo)



Eduardo Barroca terá uma dor de cabeça para resolver durante esta sexta-feira. O Botafogo passa por problemas para formar a dupla de zagueiros que jogará o duelo contra o Internacional no Beira-Rio no próximo sábado, às 19h, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador tem três desfalques para a posição.


Rafael Forster e Marcelo Benevenuto estão suspensos por, respectivamente, terceiro cartão amarelo e expulsão contra o São Paulo, na última quarta-feira. Sousa, que seria a opção direta para a posição, está com a Seleção Brasileira sub-20 na Granja Comary. Os comandados de André Jardine disputarão um torneio até o dia 18 de dezembro.

Desta forma, Eduardo Barroca tem três opções para a dupla de Kanu, único titular disponível: Helerson, Cícero e Wesley. Por diferentes razões, o treinador que terá que pensar para chegar a uma decisão concreta.

Helerson trabalhou com o próprio Barroca quando ele era treinador das categorias de base do Botafogo. O defensor, inclusive, chegou a atuar em quatro oportunidades com Kanu, possível dupla, no Brasileirão sub-20 de 2017. Pelo profissional do Alvinegro, tem três partidas em 2019, todas no comando de Zé Ricardo.

A questão é que o defensor não entra em campo há um ano. Na ocasião, no dia 13 de dezembro de 2019, Helerson atuou pelo time B do Estoril, onde estava emprestado, contra o Benfica. Na atual temporada, ele chegou a ser afastado do Botafogo por problemas de indisciplina, mas foi reintegrado por Túlio Lustosa e relacionado pela primeira vez justamente contra o São Paulo.


E MAIS:
Jejum da crise: Botafogo completa dois meses sem vencer uma partida
Pouca insatisfação após goleada para o São Paulo incomoda dirigentes do Botafogo e pode gerar mudanças
Presidente eleito, Durcesio Mello pede e vai acompanhar Botafogo contra o Inter, em Porto Alegre
Botafogo promete 'bicho' ao elenco em caso de permanência na Série A
CBF não libera Sousa da Seleção Sub-20, e Botafogo pode ter zaga inédita contra o Internacional


Wesley é um dos destaques do time sub-20, que está na final do Campeonato Carioca da categoria, mas nunca atuou na categoria profissional. O defensor chegou a ser relacionado para a partida contra o Grêmio, há praticamente dois meses, mas não entrou no decorrer dos 90 minutos.

O defensor de 19 anos pertence ao Três Passos Atlético Clube, mesma equipe que tinha parte dos direitos federativos de Luís Henrique, vendido ao Olympique de Marselha. Relacioná-lo é uma opção para a partida contra o Internacional.

A terceira opção de Barroca seria uma improvisação: colocar Cícero, volante de origem, como zagueiro. O camisa 28 havia perdido espaço com a comissão técnica de Ramón Díaz, mas voltou a ser envolvido nas partidas com o retorno do treinador brasileiro.

Barroca, inclusive, já atuou com Cícero na primeira linha da defesa. Em 2019, diante do Atlético-MG, na Arena Independência, pela Sul-Americana, o meio-campista foi recuado pelos problemas envolvendo lesões e suspensões que o Botafogo tinha na ocasião.

HELERSON:
- 3 jogos pelo Botafogo
- Nenhuma partida em 2020 (relacionado uma vez)

WESLEY:
- 30 jogos em 2020
- Relacionado uma vez para o profissional

CÍCERO:
- 13 jogos em 2020


Fonte>>LANCE! Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Apatia em números: Botafogo só virou um jogo em 2020 e perdeu nove pontos nos minutos finais


Time conseguiu reagir após sair atrás apenas uma vez em todo a temporada, em janeiro. No Brasileirão, perdeu pontos importantes em seis jogos por gols após os 35 do segundo tempo




A falta de reação contra o São Paulo revoltou torcedores e fez o Botafogo se mexer internamente. Só que não chega a ser novidade nesta temporada. Pelo contrário: o time perdeu nove pontos no Brasileirão nos minutos finais e só conseguiu uma virada em todo 2020, ainda no Estadual.


O único jogo que o Botafogo conseguiu virar neste ano foi o 2 a 1 sobre o Resende, em 30 de janeiro, pelo Campeonato Carioca. Depois de Geovani abrir o placar, Bruno Nazário e Pedro Raul deram a vitória ao time alvinegro. Uma partida em 44 oficiais na temporada. Foram 11 vitórias, 18 empates e 15 derrotas por Estadual, Brasileiro ou Copa do Brasil.


+ CBF não libera Sousa, e Bota fica com poucas opções na zaga




No Z-4, clube não vence há nove rodadas — Foto: Marcos Ribolli



 No Brasileirão, soma-se à apatia a falta de atenção ou o desgaste que fizeram a equipe perder pontos valiosos nos últimos minutos. O Espião Estatístico do ge mostra que o Bota levou gols depois dos 35 do segundo tempo em oito partidas. Em seis delas, houve interferência direta no resultado, transformando uma vitória em empate ou um empate em derrota.




Das oito partidas, as únicas duas em que o deslize não custou o resultado foi na vitória sobre o Atlético-MG, no primeiro turno, e na derrota de 4 a 0 para o São Paulo, na última quarta-feira. Se não perdesse esses pontos, o Botafogo teria não 20, mas 29 na tabela. Mais do que o 12º colocado, o Athletico-PR, que soma 28.


+ Falta de indignação incomoda diretoria após goleada



Postura vai provocar mudanças

A passividade do grupo de jogadores é um dos problemas que a diretoria do Botafogo identificou nessa reta final de Brasileirão. O clima no vestiário após a goleada sofrida para o São Paulo não agradou, e alguns atletas estão na mira. O presidente eleito Durcesio Mello desembarca em Porto Alegre no sábado e vai ajudar a tomar decisões.


Uma mudança radical já deve ser promovida contra o Internacional, às 19h do próximo sábado, no Beira-Rio. Eduardo Barroca, afastado das duas últimas partidas em razão da Covid-19, volta ao comando do Botafogo com a missão de mandar a campo jogadores com "vontade de vencer".


Inclusive, o fator comportamental será decisivo para o futuro de alguns atletas que estão no clube, principalmente os que têm contratos próximos do vencimento. Como tentativa de motivação, a diretoria mudou os critérios de premiações e prometeu bônus para os atletas em caso de permanência na Série A.


Fonte>Por Redação do ge — Rio de Janeiro