Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Botafogo aposta em retrospecto como mandante contra "turma da degola" para voltar a vencer


Com 76% de aproveitamento como mandante diante dos adversários que estão entre os 10 últimos colocados, Alvinegro enfrenta o Cruzeiro no Nilton Santos na quinta, às 21h30



Se há algo de positivo na irregular campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro, sem dúvidas é o ótimo retrospecto na condição de mandante contra concorrentes diretos, ou seja, a turma que luta contra o rebaixamento.


Nesta quinta-feira, às 21h30, no Nilton Santos, novo desafio contra um dos desesperados. O rival da vez é o Cruzeiro, que abre o Z-4 com 29 pontos, quatro a menos do que soma o Botafogo.



No último jogo contra concorrentes diretos em casa, na rodada retrasada, o Botafogo não vacilou e venceu o CSA — Foto: André Durão


Dos 10 últimos colocados do Campeonato Brasileiro, o Botafogo enfrentou sete em casa. E aí quase não vacilou. Fez 16 de 21 pontos possíveis. Os únicos dois tropeços foram o empate com a Chapecoense (0 a 0), pela 16ª rodada, e a derrota para o Fluminense por 1 a 0, pela 23ª.


+ Matemática: as chances de queda do Botafogo e rivais


Os dois jogos em questão influenciaram bastante na decisão da diretoria de demitir Eduardo Barroca. Do empate com a Chape ao revés contra o Tricolor, que definiu a queda do treinador, cinco derrotas, duas igualdades e apenas uma vitória.


Retrospecto contra os 10 últimos colocados no Nilton Santos
Adversário   Colocação atual   Rodada   Resultado

Fortaleza              14º                   3ª            1x0
Vasco                    11º                   7ª            1x0
Chapecoense        19ª                  16ª            0x0
Atlético-MG         12º                  18ª           2x1
Fluminense           16º                  23ª           0x1
Goiás                    10º                  24ª           3x1
CSA                      18ª                  27ª           2x1

Fonte: GloboEsporte.com


Mas o assunto não é tropeço, é o excelente aproveitamento como mandante (76%) contra o grupo que está na parte de baixo da tabela. As vitórias sobre Fortaleza (1x0), Vasco (1x0), Galo (2x1), Goiás (3x1) e CSA (2x1) foram fundamentais para o Botafogo ter uma margem de segurança com os quatro pontos de vantagem em relação à zona da degola.


Se em casa o Botafogo foi cirúrgico contra os últimos 10 colocados, todos os triunfos como visitante se deram contra times inseridos na guerra ao Z-4. Bateu Fluminense (16º) no Maracanã, Avaí (20º) na Ressacada e CSA (18º) no Rei Pelé.


Athletico-PR (8º) e Bahia (9º) foram os únicos postulantes a uma das vagas para a Libertadores (o Furacão já está garantido pelo título da Copa do Brasil) que o Botafogo venceu. Ambos os triunfos deram-se no Nilton Santos.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro