Páginas

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Entre os melhores da Libertadores, Bota vai atrás de título inédito na Copa BR


Com força máxima e cheio de moral, Alvinegro começa sua 24ª participação no torneio pegando atalho, sonhando alto e contra adversário "freguês" no Rio





Para voltar a vencer, Jair e jogadores retornam ao Nilton Santos (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Chegou a vez da Copa do Brasil! Entre os melhores times da Libertadores – empatado com Palmeiras, Grêmio, Guaraní (Paraguai), Godoy Cruz (Argentina) e Barcelona de Guayaquil (Equador) –, o Botafogo inicia nesta quarta-feira o seu 24ª torneio atrás do título inédito – em sua melhor participação, foi vice-campeão em 1999 diante do Juventude. Cheio de moral, sonhando alto e pegando até atalho. Às 21h45 (de Brasília), o Alvinegro estreia contra o Sport no Estádio Nilton Santos, já valendo pelo jogo de ida das oitavas de final – privilégio dado aos clubes que estão na maior competição do continente. E pelas mãos de Jair Ventura, o time recomeça sua trajetória justamente na fase em que se despediu no ano passado, ao cair para o Cruzeiro.


A tarefa de conciliar a Libertadores com a Copa do Brasil não parece ser fácil. Nos últimos anos em que disputou as duas competições, saiu nas quartas e nas oitavas de final em 2014 e 1996, respectivamente. Por outro lado, o Botafogo costuma ter bons resultados na largada do torneio mata-mata: em suas 23 estreias anteriores, obteve 12 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas. Para manter o aproveitamento, Jair vai com a força máxima que tem disponível e que já vem atuando contra rivais da América do Sul. A única dúvida é no ataque: Roger ou Sassá.



Hoje no Sport, atacante Rogério já passou pelo Botafogo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

> Rogério lembra queda no Bota: "Uns queriam correr, outros não"


O adversário também promete ser complicado. O Sport, dos ex-alvinegros Ney Franco e o atacante Rogério, vem bem na temporada e está tanto na final do Campeonato Pernambucano quanto na semifinal da Copa do Nordeste. Mas se superstição contar, o Rubro-Negro tem tido uma certa freguesia no Rio de Janeiro. O Botafogo não perde este confronto no estado há 23 anos, ou nove duelos. No retrospecto geral, computando todas as competições e amistosos, o Alvinegro já enfrentou o Leão em 38 jogos, com 19 vitórias, nove empates e 10 derrotas.


Depois de três partidas fora de casa com o time titular, o Botafogo enfim volta à sua casa para reencontrar o caminho das vitórias após se despedir do Campeonato Carioca. E o Nilton Santos tem sido um importante trunfo para a equipe de Jair Ventura, que tem 63,8% de aproveitamento no estádio nesta temporada: foram sete triunfos, dois empates e três derrotas em 12 duelos. Para a estreia na Copa do Brasil, torcedores compraram nove mil ingressos antecipadamente.


BOTAFOGO X SPORT


Provável escalação contra o Sport tem volta de Airton e dúvida no ataque (Foto: Arte Esporte)


Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro
Data e horário: quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília)

Escalação provável: Gatito Fernández, Emerson Santos, Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Airton, Bruno Silva, João Paulo e Camilo; Pimpão e Roger (Sassá)

Desfalques: Gustavo Bochecha, Jonas, Marcinho, Leandrinho, Jefferson, Luis Ricardo e Montillo
Arbitragem: Braulio da Silva Machado (SC) apita, com os auxiliares Kleber Lucio Gil (SC) e Neuza Ines Back (SC)

Transmissão: O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real com vídeos. A TV Globo transmite para PE (com Rembrandt Junior, Cabral Neto e Wilson Souza) e o SporTV 2 para todo o Brasil (com Eduardo Moreno e Carlos Eduardo Lino).


Fonte: GE/Por Thiago Lima, Rio de Janeiro