Páginas

quarta-feira, 15 de março de 2023

Luís Castro destaca importância de Tiquinho no Botafogo



Treinador exaltou a importância do camisa 9 no time, que voltou a jogar após desfalcar por três partidas por suspensão



O Botafogo está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil. O Alvinegro venceu o Brasiliense por 7 a 1 nesta quarta-feira, em Cariacica, no Espírito Santo, garantindo a vaga na próxima etapa.








Botafogo 7 x 1 Brasiliense - Melhores Momentos - 2ª fase da Copa do Brasil


- É possível dizer que todos os bons jogadores são importantes para uma equipe. Apesar de todos os outros poderem estar, há alguns atletas que em determinado momento da temporada pesam mais do que outros - afirmou Castro.


Luís destacou também o bom aproveitamento do time nos lances de bola parada. Quatro dos sete gols marcados na partida foram nesse tipo de jogada, com Danilo Barbosa, Eduardo, Adryelson e Victor Cuesta completando para o fundo do gol.


- As dinâmicas de bola parada têm sido bem evidentes. Se olharmos para o ano passado, chegamos rapidamente a conclusão de que 50% das nossas finalizações foram em lances de bola parada. É uma coisa que trabalhamos muito e em grande volume ao longo da semana. Temos tirado dividendos disso e estado bem nesse momento do jogo - destacou o português.


+ Atuações do Botafogo: Tiquinho faz três gols e recebe maior nota

+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


O Botafogo volta a campo contra a Portuguesa no próximo sábado (18), pelo primeiro jogo da semifinal da Taça Rio. A partida será no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, às 18h. O jogo da volta está marcado para o dia 26 de março, às 16h, no Raulino de Oliveira. Confira todas as respostas do treinador:


Importância de Tiquinho

- É possível dizer que todos os bons jogadores são importantes para uma equipe. Apesar de todos os outros poderem estar, há alguns atletas que em determinado momento da temporada pesam mais do que outros


Eficiência na bola parada e volta de Eduardo

- As dinâmicas de bola parada têm sido bem evidentes. Se olharmos para o ano passado, chegamos rapidamente a conclusão de que 50% das nossas finalizações foram em lances de bola parada. É uma coisa que trabalhamos muito e em grande volume ao longo da semana. Temos tirado dividendos disso e estado bem nesse momento do jogo. Sobre o Carlos, sabemos que é um jogador de qualidade, não precisamos dizer nada.





Eduardo comemora gol contra o Brasiliense — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Chances que o Brasiliense teve

- Nós vimos que o Estadual, a Copa do Brasil, eles ditam surpresas. Tudo isso é fruto de equipes poderosas jogando com equipes que, embora não sejam tão poderosas, querem o mesmo do jogo. O Brasiliense queria muito passar e iria se entregar completamente ao jogo. Foi isso o que fizeram. Nós estávamos defendendo em 4-4-2, permitindo alguns espaços, corrigimos e resolvemos os problemas. Não tivemos mais problemas depois. É normal uma reação do Brasiliense a partir do momento que está em desvantagem. Qualquer equipe do mundo faria isso. Iria reagir e reagir bem. Tem qualidade para isso. Não achamos que as equipes poderosas têm que ganhar sempre, o futebol já ensinou isso, e as pessoas não aprendem a lição.


Importância da Copa do Brasil

- Eu só olho para o impacto desportivo. Não quero colocar isso como hipótese, embora respeite todas as equipes envolvidas, que querem o mesmo que nós. Trabalhamos muito diariamente para fazer o melhor em cada jogo, e é isso o que vamos fazer. Daqui a dois dias voltamos a campo e certamente estaremos tão dedicados quanto estivemos hoje. Embora saibamos que vamos encontrar uma equipe que não sofreu o desgaste que tivemos há 48 horas do jogo.


Experiência no Espírito Santo

- O Kléber Andrade, a partir do momento que o mando é nosso, olhamos para ele como nossa casa. Infelizmente, e isso tem passado um pouco despercebido por muita gente, temos viajado constantemente. Não é falta de prazer visitar o Kléber Andrade, mas ainda não paramos, porque não temos casa. O Nilton está em obras, temos enfrentado longas distâncias, mas é um prazer estar aqui e encontrar torcedores do Botafogo, que teriam mais dificuldade de nos ver se não fosse aqui. Então, missão cumprida.



"Botafogo alcançou resultado que precisava para ter paz", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/botafogo-alcancou-resultado-que-precisava-para-ter-paz-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11452450.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Fred Huber — Rio de Janeiro

Com 7 a 1 sobre o Brasiliense, Botafogo aplica sua maior goleada na história da Copa do Brasil


Glorioso volta a marcar sete gols em um jogo após 15 anos; veja lista das maiores goleadas do Botafogo



Imparável. O Botafogo conquistou sua vitória mais elástica na história da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira. Com o 7 a 1 sobre o Brasiliense, no estádio Kleber Andrade, o Glorioso voltou a marcar sete gols em uma mesma partida após um longo período. Foram exatamente 5.470 dias. Ou 15 anos. A última vez foi em 23 de março de 2008, quando o time bateu o Macaé por 7 a 0, pelo Campeonato Carioca.







Botafogo 7 x 1 Brasiliense - Melhores Momentos - 2ª fase da Copa do Brasil


A vitória sobre a equipe do Distrito Federal contou com um hat-trick de Tiquinho Soares, que voltou com fome de gol após ficar fora da equipe por três jogos em função da expulsão no clássico contra o Flamengo. O atacante marcou três gols em uma mesma partida pela primeira vez com a camisa do Botafogo. Tiquinho chegou a 12 gols pelo Glorioso e é o artilheiro do time em 2023, com seis bolas na rede.


A vitória dá um alivio ao time de Luís Castro, após eliminação precoce no Campeonato Carioca. Esta foi apenas a segunda vez que o Botafogo marcou mais de dois gols em um jogo nesta temporada. A outra oportunidade foi na goleada por 4 a 0 sobre o Boavista, na 7ª rodada da Taça Guanabara.





Tiquinho Soares marcou três gols contra o Brasiliense — Foto: Vítor Silva/Botafogo


A goleada sobre o Brasiliense deixou outros três jogos para trás na lista de placares mais elásticos do Botafogo na competição. Antes desta noite, o Glorioso havia batido Rio Branco-ES, Maranhão e Moto Club por 5 a 0 cada. Veja as maiores goleadas do Botafogo na história da Copa do Brasil:



15/03/2023 - Botafogo 7 x 1 Brasiliense - Gols: Tiquinho Soares (3), Adryelson, Víctor Cuesta, Danilo Barbosa e Eduardo

05/04/2000 - Botafogo 5 x 0 Rio Branco-ES - Gols: Zé Carlos (2), Rodrigo Beckham (2) e Sérgio Manoel

04/02/2004 - Maranhão 0 x 5 Botafogo - Gols: Alex Alves (4) e Vald

10/03/2021 - Moto Club 0 x 5 Botafogo - Gols: Pedro Castro, Matheus Babi, Ênio, Warley e Matheus Frizzo


Maiores goleadas recentes do Botafogo

A maior goleada do Botafogo na história segue inalcançável. Um impiedoso 24 a 0 sobre o Mangueira, em 30 de maio de 1909, pelo Campeonato Carioca. Gilbert Hime (09), Flávio Ramos (07) , Lulu (02), Monk, Dinorah, Emmanuel Sodré, Raul Rodrigues e Henrique Teixeira foram os jogadores que marcaram naquele duelo.


O placar desta noite não entra nem entre as 50 maiores goleadas do Botafogo na história. Por isso, relembramos apenas as vitórias mais elásticas do passado recente do Glorioso. Além do 7 a 0 sobre o Macaé em 2008, o Botafogo repetiu o placar no ano anterior sobre o Friburguense, em 11 de março de 2007.


Veja as maiores goleadas recentes do Botafogo:



Botafogo 7 x 1 Brasiliense (15/03/2023) - Copa do Brasil
Botafogo 6 x 0 Criciúma (10/05/2014) - Brasileirão
Botafogo 7 x 0 Macaé (23/03/2008) - Campeonato Carioca
Botafogo 7 x 0 Friburguense (11/03/2007) - Campeonato Carioca
Botafogo 7 x 0 America-RJ (11/05/1996) - Campeonato Carioca
Botafogo 7 x 1 Barreira (31/03/1996) - Campeonato Carioca
Botafogo 7 x 0 São Cristóvão (08/03/1995) - Campeonato Carioca
Botafogo 6 x 0 America-RJ (30/01/1994) - Campeonato Carioca
Botafogo 6 x 0 Goiás (19/04/1992) - Brasileirão
Botafogo 7 x 0 Olaria (15/06/1991) - Copa Rio



Fonte: GE/Por Roberto Maleson — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Tiquinho faz três gols e recebe maior nota



Atacante volta ao time após três partidas e protagoniza goleada por 7 a 1 sobre o Brasiliense na segunda fase da Copa do Brasil


Lucas Perri (GOL): manteve a regularidade de bom nível de atuações esse ano. Fez defesas importantes. No gol do Brasiliense, um desvio no meio do caminho o complicou. Nota: 6,0




Tiquinho Soares comemora terceiro gol em Botafogo x Brasiliense — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Di Plácido (LAD): deixou uma boa primeira impressão. Chegou com firmeza na marcação e deu segurança no lado direito na parte defensiva, apesar de alguns erros. Arriscou algumas subidas ao ataque com boa qualidade técnica e deu uma linda assistência para o terceiro gol de Tiquinho. Nota: 7,0


Adryelson (ZAG): mais uma boa atuação do artilheiro do Botafogo na competição. Depois de ser o herói contra o Sergipe, voltou a fazer gol. Nota: 6,5


Cuesta (ZAG): outro que mostrou eficiência dentro da área do Brasiliense e fez um gol. Principalmente no primeiro tempo, assim como todo o time, teve problemas para neutralizar os ataques do adversário. Nota: 6,5


Marçal (LAE): com muita intensidade, controlou o lado esquerdo e fez alguns cruzamentos perigosos, como os que resultaram nos gols de Danilo Barbosa e Adryelson. Nota: 7,0


Danilo Barbosa (VOL): se teve alguma dificuldade de impedir o time do Brasiliense de chegar perto da área, com a bola no pé foi bem. E com a cabeça também, já que marcou um gol. Nota: 6,5


Tchê Tchê (VOL): com Danilo Barbosa mais fixo, ele teve mais liberdade para avançar e distribuiu bem o jogo. Nota: 6,5


Eduardo (MEI): mesmo sem o ritmo ideal, já que vinha de um longo período de inatividade, deu mais produtividade ao setor de criação, com bons passes e, claro, fez um gol importante. Sua presença aumentou a participação de Tiquinho. Nota: 7,0


Piazon (ATA): foi quem destoou no time do Botafogo, com escolhas erradas e erros técnicos. Foi vaiado pela torcida, apesar do resultado favorável. Nota: 4,5


Carlos Alberto (ATA): conseguiu algumas boas jogadas individuais pela ponta e criou chances. Incomodou bastante o Brasiliense. Atuação positiva. Nota: 6,5


Tiquinho Soares (ATA): foi mais acionado do que em jogos anteriores, e nas três melhores chances que teve, colocou a bola para dentro. Ajudou bastante na criação de jogadas com boa visão de jogo. Nota: 8,0




Botafogo 7 x 1 Brasiliense - Melhores Momentos - 2ª fase da Copa do Brasil


Entraram:

Luís Henrique (ATA): entrou aos 13 minutos da segunda etapa no lugar de Carlos Alberto. Fez a jogada do segundo gol de Tiquinho. Nota: 6,5


Marlon Freitas (VOL): entrou aos 24 minutos do segundo tempo no lugar de Tchê Tchê. Deu gás na proteção da defesa, embora o Brasiliense já não ameaçasse tanto. Nota: 6,0


Gabriel Pires (VOL): entrou aos 24 minutos da segunda etapa no lugar de Danilo Barbosa. Deu uma assistência para Tiquinho. Nota: 6,5


Lucas Fernandes (MEI): entrou aos 24 do segundo tempo na vaga de Eduardo. Ajudou o time a não deixar o ritmo cair. Nota: 6,0


Gustavo Sauer (ATA): entrou aos 34 no lugar de Piazon. Ligou bem os contra-ataques. Nota: 6,0


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Fred Huber — Rio de Janeiro

Botafogo x Brasiliense: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações para a partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil



Botafogo e Brasiliense entram em campo nesta quarta-feira, às 20h, no estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, para decidir uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2023 e o prêmio de R$ 2,1 milhões.


Mandante, o Glorioso levou a partida para o estado vizinho porque o estádio Nilton Santos está fechado para troca completa do gramado, que passará a ser totalmente artificial e tem previsão de conclusão no começo de abril.





Botafogo x Brasiliense — Foto: Infoesporte


O time carioca chega à segunda fase depois de eliminar o Sergipe na estreia com um empate dramático: 1 a 1, com gol de Adryelson aos 52 minutos do segundo tempo. O Jacaré também passou com um empate em 1 a 1, contra o Athletic (MG).



Transmissão: Amazon Prime


Tempo Real: o ge acompanha a partida em Tempo Real (siga clicando aqui).




Pressionado, Botafogo ganha apoio da torcida antes do duelo com Brasiliense (https://ge.globo.com/video/pressionado-botafogo-ganha-apoio-da-torcida-antes-do-duelo-com-brasiliense-11448882.ghtml)



Prováveis escalações:


Botafogo - técnico: Luís Castro

Em busca de reencontrar o rumo após um mês turbulento, o Botafogo teve uma semana para trabalhar sem jogos e o treinador Luís Castro deve ter algumas mudanças na escalação. O trio de ataque deve ser inédito e o lateral-direito Leonel Di Plácido é o favorito pra estrear na direita.



A provável escalação: Lucas Perri; Di Plácido (Rafael), Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Marlon Freitas e Lucas Fernandes; Carlos Alberto, Tiquinho e Luís Henrique.





Desfalques: Patrick de Paula, Victor Sá e Kayque (lesionados).


Pendurados: nenhum.


Brasiliense - técnico: Roberto Cavalo


Depois de eliminar o Athletic, semifinalista do Campeonato Mineiro, o Jacaré tem a missão de tentar parar o Botafogo e para isso o técnico Roberto Cavalo deve repetir a escalação que fez boa partida contra o Goiás pela Copa Verde.


A provável escalação: Edmar Sucuri; Andrezinho, Railon, Gabriel e Goduxo; Gabriel Henrique (Radamés), Tarta e Zotti: Alvinho, Daniel Alagoano e Yuri Mamute
WEVERTON GODUXO




Desfalques: Aldo, Gustavo Henrique, Luquinhas, Tobinha e Vitor Santarém (lesionados).


Pendurados: nenhum.






Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistente 1: Bruno Boschilia (PR)
Assistente 2: Jorge Eduardo Bernardi (RS)
4º árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Por Redação do ge — Rio de Janeiro