Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Confiança x Botafogo: prováveis times, onde assistir, desfalques e palpites


Os dois times vivem um momento ruim na Série B e precisam da vitória para reagir na competição; confronto marca a primeira partida de Enderson Moreira à frente do Botafogo





Confiança e Botafogo medem forças na 14ª rodada (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Na tarde deste sábado, Confiança e Botafogo se enfrentam no Estádio Lourival Baptista, às 16h30, em jogo válido pela 14ª rodada da Série B do Brasileirão. O Dragão não vence uma partida há um mês e está na zona de rebaixamento, com apenas dez pontos conquistados. O Alvinegro, por sua vez, não sabe o que é ganhar há cinco jogos, tem 13 pontos, mas já está mais próximo do Z4 do que do G4.


> Você lembra quais foram os últimos dez técnicos do Botafogo? Confira!


Para o confronto, o Botafogo não contará com Pedro Castro, que recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Goiás, na última terça-feira. Não bastasse isso, nesta sexta-feira, os problemas para Enderson aumentaram.



Chay e Kanu, dois dos principais jogadores do Botafogo, estão machucados e nem sequer viajaram para Sergipe, onde acontece a partida. Além disso, Hugo testou positivo para Covid-19 e Rafael Carioca, com futuro indefinido, não foi relacionado. Logo, a tendência é que Guilherme Santos, que ainda busca se firmar na posição, ganhe a titularidade.




FICHA TÉCNICA
Confiança x Botafogo


Data-Hora: 24/07/2021, às 16h30
Local: Estádio Lourival Baptista, em Aracaju (SE)
​Árbitro: Zandick Gondim Alves Junior (RN)
Assistentes: Francisco de Assis da Hora (RN) e George Italo Antas Nogueira (RN)
Onde assistir: SporTV, Premiere e tempo real do LANCE!


CONFIANÇA (Técnico: Rodrigo Santana)
​Rafael Santos; Marcelinho, Nirley, Isaque (Nery Bareiro) e Luciano Juba; Bruno Sena, Serginho e Jhemerson; Neto Berola, Daniel Penha e Tiago Reis

Suspensos: Victor Salinas
​Pendurados: Bruno Sena, Luciano Juba, Isaque, Neto Berola, Jhemerson, Nery Bareiro e Rafael Santos.
​Fora: Álvaro, Danilo Pires, Hernane Brocador, Leandro Silva, Luan Bueno, Caíque Sá, Robinho e Willians Santana (Departamento Médico).


BOTAFOGO (Técnico: Enderson Moreira)
​Diego Loureiro; Daniel Borges (Warley), Lucas Mezenga, Gilvan, Guilherme Santos; Barreto, Matheus Frizzo (Kayque); Diego Gonçalves, Felipe Ferreira (Ênio), Marco Antônio, Rafael Navarro.

Suspensos: Pedro Castro
Pendurados: Luís Oyama e Rafael Carioca
​Fora: Luís Oyama, Gatito Fernández, Diego Cavalieri, Joel Carli, Ronald, Luís Oyama, Chay e Kanu (lesionados); Hugo (Covid-19)


Palpites: na redação do LANCE!, 25% dos votantes apostaram em uma vitória do Botafogo, 65% acham que a partida terminará empatada e 10% acreditam no triunfo do Confiança.



Fonte: LANCE! Aracaju (SE)

Chay, com trauma na região lombar, e Kanu, com lesão, desfalcam o Botafogo contra o Confiança


O Botafogo informou que os dois não viajarão para Sergipe, onde o time enfrenta o Confiança, e já iniciaram tratamento





Chay e Kanu não estão a disposição do técnico Enderson MOreira (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Na manhã desta sexta-feira, o Botafogo informou que o Chay e o Kanu não viajarão para Aracaju, onde o Alvinegro enfrenta o Confiança. O atacante está com um trauma na região, o que limita seus movimentos, enquanto o zagueiro está com uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda.


VEJA O QUE DISSE O BOTAFOGO, VIA ASSESSORIA



Chay - Trauma em região lombar nos jogos contra Brusque e Goiás. Dor que limita movimento. Não realizou treinos em campo durante a semana. Em tratamento.


Kanu - O atleta realizou exame de imagem após o jogo contra o Goiás, que constatou lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Em seu primeiro incidente muscular desde que chegou ao futebol profissional, Kanu atuou em 71 dos últimos 76 jogos do Botafogo, um total de 6.913 minutos em campo, e realiza tratamento para recuperação.

Ambos não viajam.


E MAIS:
Botafogo deverá ter dupla de volantes inédita contra o Confiança
Fábio Eiras é o novo Coordenador do Núcleo de Saúde e Performance
Ainda lesionado, Luís Oyama inicia transição com bola no Botafogo
Matheus Nascimento volta a figurar no time principal do Botafogo
No retorno de Ricardo Resende, Botafogo vence no Carioca sub-20



Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Sem Oyama e Pedro Castro, Botafogo deverá ter dupla de volantes inédita contra o Confiança


Como Luís Oyama segue machucado e Pedro Castro está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Enderson Moreira precisará quebrar a cabeça para escalar o Botafogo





Enderson Moreira é o novo técnico do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



O técnico Enderson Moreira chegou ao Botafogo na última quarta-feira, mas já tem um problema para escalar o time titular. Isso porque Pedro Castro recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para Goiás por 2 a 0, em jogo válido pela 13ª rodada da Série B, e está supenso.


Para completar, Luís Oyama, volante que chegou a General Severiano nesta temporada e logo se firmou na posição, voltou a treinar, mas continua machucado. Dessa forma, é provável que o técnico Enderson Moreira seja forçado a escalar uma dupla de volantes inédita no meio campo do Botafogo para enfrentar o Confiança.


Como opções, Enderson tem a disposição no elenco, hoje, os seguintes jogadores: Barreto, Kayque, Matheus Frizzo, Rickson e Ricardinho. Fora eles, o lateral-esquerdo Guilherme Santos já atuou improvisado como volante não só na última temporada, como também nesta.


Barreto ganhou oportunidades com Marcelo Chamusca e, inclusive, chegou a figurar entre os titulares em algumas oportunidades. Assim, ele pode fazer dupla com Matheus Frizzo, que entrou no último jogo, contra o Goiás, e não comprometeu. O camisa 45 chegou a ser titular em parte do Campeonato Carioca, mas sofreu uma lesão e perdeu espaço.

Kayque está recuperado de lesão, mas só voltou a ser relacionado justamente contra o Goiás. Por sua vez, Ricardinho e Rickson já receberam diversas oportunidades entre os 11 iniciais, mas ainda não conseguiram se firmar no time titular.

Seja como for, Enderson Moreira precisa tomar uma logo uma decisão, porque o Botafogo volta a campo já no próximo sábado, às 16h30, contra o Confiança, no Batistão. O duelo é válido pela 14ª rodada da Série B do Brasileirão.


Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Aposta em números: Enderson mira aproveitamento de títulos para levar o Botafogo à elite


Campeão da Série B por Goiás e América-MG, treinador tem a missão de melhorar bastante o desempenho do Glorioso






PVC analisa a chegada de Enderson Moreira ao Botafogo (https://ge.globo.com/video/pvc-analisa-a-chegada-de-enderson-moreira-ao-botafogo-9710269.ghtml)



Com apenas 13 pontos em 12 jogos - aproveitamento de 36,11% -, o Botafogo ocupa a 14º colocação do Brasileiro da Série B. A equipe está mais perto da zona de rebaixamento do que o grande objetivo, que é o G-4 com os clubes que garantem o acesso para a elite.


Com isso, após a demissão de Marcelo Chamusca a diretoria optou por Enderson Moreira, que faz sua estreia neste sábado contra o Confiança e vai precisar melhorar muito o aproveitamento nos jogos que restam para conseguir o acesso.


Para se ter uma ideia da situação do Botafogo, o ano em que um clube conseguiu o acesso com a menor pontuação foi em 2007, quando o Vitória fez 59 pontos. Para chegar ao mesmo número, o Glorioso, hoje com 13 pontos, terá de conquistar mais 46 nos 78 que ainda serão disputados. Um aproveitamento de 58,97%.


Na temporada 2020, o Cuiabá terminou na quarta colocação com 61 pontos e garantiu vaga na elite. Nesse caso, o Botafogo teria de conquistar ainda 48 pontos, elevando o aproveitamento para 61,54%.





Jorge Braga, Durcesio Mello, Enderson Moreira, Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Se a aposta do momento é Enderson Moreira, pelo menos o treinador tem em seu currículo trabalhos na Série B que podem dar esperança ao torcedor alvinegro. Em 2012 ele foi campeão da competição no comando do Goiás com 68,42% de aproveitamento. Foram 23 vitórias, nove empates e seis derrotas. Repetiu o sucesso em 2017 no América-MG, quando também conquistou o título e teve 64,04% de aproveitamento: 38 jogos (20 vitórias, 13 empates e cinco derrotas).


- Jogo sempre com a possibilidade do próximo jogo, de conquistar os três pontos. É nele que eu me aplico, dedico e acho que é importantíssimo. Às vezes, quando você coloca algumas metas, é importante para o grupo até em questões motivacionais, mas também pode frustrar essas metas muito rapidamente. Eu trabalho com os atletas sempre a questão dos três pontos. Porque se a gente consegue os três pontos, consequentemente isso vai nos dando mais confiança, nos dá uma possibilidade maior de continuar pontuando. O que eu posso falar, é que neste momento do Botafogo a gente precisa de resultados. A gente sabe muito bem das dificuldades, é uma competição muito parelha, muito próxima - disse Enderson durante sua apresentação.





Botafogo x Goiás - Melhores Momentos


Se em números o torcedor faz as contas para ainda sonhar com o acesso, nos bastidores do Botafogo a pressão é imensa. O diretor de futebol Eduardo Freeland, um dos responsáveis pela reformulação do elenco, foi cobrado sobre as escolhas para a equipe e também sobre critérios para contratar Enderson Moreira.



- A gente tem que analisar todo o contexto. Quando a gente analisa toda a carreira do Enderson os números são bem diferentes. A gente vê um percentual alto de aproveitamento. Analisar contextos, num recorte menor, acaba cometendo erros. A gente tem uma análise muito mais global do que isso. Além disso, a análise também passa pelo jogar e pelas relações que ele estabelece. Não só com atletas, quanto com profissionais do clube. A análise é muito mais global e profunda do que apenas os números, mas eles também são bem importantes e significativos, quando a gente analisa a carreira dele como um todo. Inclusive, nesta competição que temos, ele é bicampeão e isso já fala por si.


+ Diego Loureiro lamenta nova derrota do Botafogo: "Resultado triste"
+ Ricardo Resende lamenta mais uma derrota e elogia chegada de Enderson
+Botafogo anuncia contratação do técnico Enderson Moreira
+ Confira a tabela da Série B


O Botafogo volta a campo neste sábado para enfrentar o Confiança, fora de casa, na estreia de Enderson Moreira. A bola rola a partir de 16h30 (de Brasília). A partida terá transmissão do Premiere, e o ge.globo acompanha em tempo real.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: GE/Por Davi Barros e Rodrigo Cerqueira — Rio de Janeiro