Páginas

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Não só Matheus Nascimento: confira sete promessas do time sub-20 do Botafogo


Alvinegros vão a campo na tarde desta sexta, pelo jogo de volta das quartas de final do Brasileirão da categoria; na ida, os garotos empataram em 0 a 0 com o Atlético-MG no Nilton Santos




O Botafogo enfrenta o Atlético-MG, às 16h desta sexta-feira, pelo jogo de volta das quartas de final do Brasileirão Sub-20. Depois de boa campanha na primeira fase e empate sem gols na ida, os alvinegros buscam a sobrevivência na competição. Para isso, vão contar com a força de jovens promissores. O ge preparou uma lista com sete jogadores que vêm se destacando na categoria e que podem somar para o elenco profissional nos próximos anos.


+ Navarro é o jogador com mais participações em gols na Série B




Promessas do sub-20 do Botafogo — Foto: Infoesporte



Matheus Nascimento

Posição: atacante
Idade: 17 anos
Contrato: 12/2023




Matheus Nascimento é a principal promessa da base do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Principal promessa da base do Botafogo e centroavante da seleção brasileira sub-17, Matheus Nascimento é um "velho" conhecido da torcida alvinegra. O atacante treina no profissional desde o ano passado, já estreou e até fez gol no time de cima, mas tem atuado pelo sub-20, onde enfileira bons jogos, com sete gols e uma assistência na temporada.



Veja o gol de Matheus Nascimento contra o São Paulo, pelo Brasileirão Sub-20 (https://ge.globo.com/video/veja-o-gol-de-matheus-nascimento-do-botafogo-contra-o-sao-paulo-pelo-brasileirao-sub-20-9875524.ghtml)


A expectativa agora é pelo sucesso na equipe principal. Com o tempo dedicado às partidas da base, Matheus atuou apenas em dois jogos com Enderson Moreira, somando 43 minutos em campo. As boas atuações chamam a atenção de clubes nacionais e internacionais, e o Botafogo chegou a recusar proposta de 23 milhões de euros pela joia nesse ano.



Na última quarta, Matheus Nascimento foi convocado para a seleção brasileira sub-18 para a disputa do Torneio Revelations Cup. A competição será realizado no México entre os dias 9 e 17 de novembro.


Kauê

Posição: volante
Idade: 17 anos
Contrato: 11/2023




Kauê, volante da base do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Kauê é considerado uma das maiores joias de General Severiano, junto de Matheus Nascimento. Assinou contrato profissional com o Botafogo no fim do ano passado e, quando não está com a base, participa das atividades do profissional. O volante é convocado para a Seleção desde a categoria sub-15 e foi autor do gol de empate da última partida da fase de classificação para as quartas de final do Brasileirão Sub-20, contra o Corinthians.


O plano do clube alvinegro, por agora, é que Kauê fique no sub-20 para ganhar massa muscular e melhorar condicionamento físico, jogando com atletas que já são de uma idade mais avançada que a dele. O jogador coleciona 11 participações diretas em gols na temporada da categoria - seis gols e cinco assistências.


Juninho

Posição: meia
Idade: 20 anos
Contrato: 11/2024




Juninho, meia da base do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Juninho tem se destacado pelos números no Brasileirão Sub-20. Nas últimas sete partidas, fez cinco gols e deu quatro assistências. Isso significa uma participação em gol a cada 64 minutos. O meia de 20 anos é o artilheiro do time no ano, com 12 gols, e também o principal garçom da temporada, com dez assistências, além de ser o capitão do sub-20. Juninho também participa de alguns treinos com a equipe profissional e pode ser mais aproveitado na equipe de cima nas próximas temporadas.


Gabriel Conceição

Posição: atacante
Idade: 20 anos
Contrato: 11/2024




Gabriel Conceição, atacante da base do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Gabriel Conceição vive uma temporada impecável pelo sub-20. Atualmente é segundo maior goleador da categoria, com 11 gols em 2021. O atacante, que treina às vezes com o profissional e já foi relacionado para alguns jogos, teve a chance de estrear no time de cima pela Copa do Brasil, contra o ABC. Em seu último ano na base, a expectativa é que Gabriel seja integrado à equipe principal na próxima temporada e será um reforço importante, já que os dois atuais centroavantes - Rafael Navarro e Rafael Moura - devem deixar o Botafogo ao fim desse ano.



Após cruzamento de Kauê, Gabriel Conceição marca contra o Internacional, pelo Brasileirão Sub-20 (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-16-min-do-2o-tempo-gol-do-botafogo-apos-cruzamento-de-kaue-gabriel-da-conceicao-toca-de-coxa-esquerda-9769715.ghtml)


Vitor Marinho

Posição: lateral-direito
Idade: 20 anos
Contrato: 11/2021




Vitor Marinho, lateral-direito da base do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Titular no time sub-20 e dono de quatro assistências no Brasileirão da categoria, o lateral-direito Vitor Marinho viveu grande momento na carreira nesta temporada. O atleta de 20 anos foi relacionado pela primeira vez para o profissional na decisão da Taça Rio contra o Vasco.


Vitor Marinho está emprestado pelo Resende ao Botafogo até novembro de 2021. O clube alvinegro tem até o término do contrato para exercer a opção de compra e adquirir 60% dos direitos econômicos.


Wendel Lessa


Posição: volante
Idade: 19 anos
Contrato: 11/2022




Wendel Lessa, volante da base do Botafogo — Foto: Divulgação


Destaque do Botafogo nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro Sub-20, Wendel Lessa tem três gols nessa temporada. A principal característica do volante é a bola parada, além de ter bom passe e boa marcação. Assim como alguns companheiros da categoria, o meio-campista já fez sua estreia no profissional em fevereiro deste ano, ao entrar no segundo tempo da partida contra o Ceará, ainda pelo Brasileirão 2020.



Vitinho

Posição: meia-atacante
Idade: 20 anos
Contrato: 11/2021




Vitinho, meia-atacante da base do Botafogo — Foto: Thiago Ribeiro/Botafogo


Com seis gols e seis assistências na temporada do sub-20, Vitinho é outro nome importante para o técnico Ricardo Resende. Na Série B, o jogador chegou a ser relacionado pelo técnico Enderson Moreira em três ocasiões e fez a estreia no profissional diante do Londrina, entrando nos minutos finais.





Vitinho bate da pequena área e marca contra o Internacional, pelo Brasileirão Sub-20 (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-19-min-do-1o-tempo-gol-do-botafogo-vitinho-bate-da-pequena-area-e-empata-o-jogo-9769568.ghtml)


Assim como Vitor marinho, Vitinho está emprestado pelo Resende ao Botafogo até novembro de 2021. O clube alvinegro tem a preferência pela compra e já demonstrou interesse na permanência do meia-atacante, que atua pelos lados do campo.


* Estagiária sob supervisão de Emanuelle Ribeiro.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Juliana Sá* — Rio de Janeiro

Botafogo tem ação na Justiça para liberar verbas suficientes para pagar salários e imagens até novembro


Diretoria do Alvinegro já tem ação para desbloqueio de quantias congeladas que servirão para pagar salários atrasados, motivo de protesto de silêncio por parte dos jogadores





Durcesio Mello é o presidente do Botafogo (Vítor Silva/Botafogo)



A diretoria do Botafogo não está parada no sentido de dar uma resposta ao protesto de silêncio iniciado na última quinta-feira pelo elenco, contando jogadores e membros da comissão técnica, por atrasos salariais. O clube tem um processo para liberar dinheiro suficiente para pagar estas dívidas.


+ Bastidores: tom por protesto já existia no Botafogo, mas elenco quis focar e confirmar apenas após vitória


Vale lembrar: o elenco do Alvinegro anunciou que não vai mais conversar com a imprensa e com a comunicação do clube como uma forma de protesto. O Alvinegro tem quase três meses de direitos de imagem em aberto com os atletas - pouco mais de 15 pessoas no plantel recebem este valor.


Os dirigentes, claro, correm para resolver a questão. O Botafogo tem a quantia disponível para quitar salários e direitos de imagem até as folhas de novembro - que vencem no começo de dezembro -, mas o dinheiro está preso. O clube entrou com um processo na Justiça para desbloquear estes números com caráter de urgência. O caso corre na 75ª Vara do Trabalho.


O Botafogo conta com a ajuda do Sindeclubes para o pagamento dos salários CLT. A instituição garante até 60 salários mínimos - pouco mais de R$ 70 mil - para cada jogador a partir de verbas do Alvinegro que estão bloqueadas ou penhoradas na Justiça. O clube busca esse mesmo processo, mas liberando uma verba maior que outrora para também "abraçar" os direitos de imagem.


Dirigentes do Alvinegro avisaram à Justiça sobre o protesto, explicaram a situação e esperam que o caso seja "colocado à frente", com a tendência de ter uma resposta mais rápida do que o esperado. O elenco foi comunicado sobre esse processo, mas a tendência é que mantenha o protesto de pé até que os valores estejam, de fato, em dia.




Fontr: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Artilheiro do Botafogo, Rafael Navarro se torna jogador com mais participações em gols na Série B


Com dois gols marcados diante do Brusque, centroavante chegou a 12 gols marcados na competição e, com as oito assistências que tem, chegou a 20 participações diretas



O 3 a 0 do Botafogo em cima do Brusque na última quarta-feira não colocou o clube na liderança da Série B. Porém, os dois gols de Rafael Navarro isolaram o centroavante como jogador com mais participações diretas em gols na competição. Com 12 bolas na rede e oito assistências, o camisa 99 do Botafogo chegou a 20 participações nas 30 partidas que jogou e deixou Jean Carlos, do Náutico, pra trás.


Fora de apenas um jogo na Série B, por suspensão pelo terceiro cartão amarelo, Navarro tem um gol ou assistência a cada 127 minutos em campo. Ao todo, ele ficou em campo por 2.536 minutos. A média poderia mudar caso o centroavante ficasse até o fim da partida com mais frequência. Dos 30 jogos que disputou na Série B, ele ficou até o fim em apenas seis. Desde a chegada de Enderson, terminou só uma partida em campo (confira todos os gols no vídeo abaixo).



>>> Jogadores fazem lei do silêncio em protesto contra pagamentos atrasados





Rafael Navarro comemora um dos gols que marcou diante do Brusque — Foto: Vitor Silva/Botafogo



>>> Botafogo detalha dívida com elenco após protesto e revela R$ 600 mil em premiação antecipada



Veja as participações em gol de Rafael Navarro, do Botafogo, no Brasileirão Série B (https://ge.globo.com/video/veja-as-participacoes-em-gol-de-rafael-navarro-do-botafogo-no-brasileirao-serie-b-9970102.ghtml)



>>> Botafogo tem uma das melhores noites no ano e começa contagem regressiva para o acesso


Mesmo ficando menos tempo em campo com o atual treinador, o aproveitamento de Rafael Navarro é maior que anteriormente. Com Enderson, o atacante participa de três gols a cada quatro partidas. Antes esse número era de um a cada dois jogos.


Centroavante do time com o ataque mais positivo da Série B, Navarro participou diretamente de 44% dos gols do Botafogo. Ele passou a ficar mais presente nos gols alvinegros justamente depois da chegada de Enderson. Desde que o atual treinador começou, o centroavante participou de metade das vezes que o Bota balançou as redes, com oito gols e seis assistências.


>>> Botafogo abre vantagem no G-4, mas Enderson prega cautela: "Não estamos sentados em cima da diferença"





>>> Após xingamentos de torcedores, Botafogo se desculpa com bandeirinha: "Acreditamos no seu trabalho"


Com contrato até o fim desta temporada, Rafael Navarro tem o futuro indefinido. O atacante tem recebido sondagens e propostas, mas ainda não sabe onde jogará em 2022. O Botafogo diz que ainda não descartou a possibilidade de renovação, mas conforme o tempo passa e o jogador se valoriza, as chances de ele seguir no Nilton Santos na próxima temporada diminuem.


Provavelmente com Rafael Navarro em campo, o Botafogo volta a campo na próxima terça-feira, às 21h30 (de Brasília) quando enfrenta o Goiás, fora de casa, pela 32ª rodada da Série B. Segundo lugar da competição, com 55 pontos, o Bota está a cinco do quinto colocado e dois do líder Coritiba.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro