Páginas

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Briga direta: Palmeiras vence no Maracanã e afunda o Botafogo


Valdivia e Henrique decidem, e Verdão volta a vencer fora de casa. Resultado no Rio de Janeiro manda os cariocas para a lanterna do torneio


artilheiro

Henrique

Henrique contou com uma boa jogada individual de Valdivia no início do segundo tempo para, com estilo, marcar seu 13º gol no Campeonato Brasileiro.


deu errado

Pressão

Em desvantagem no placar, Vagner Mancini mandou o time para o ataque com Wallyson, Yuri e Rogério. A tática, porém, não deu resultado.


apito

Fabrício Correa

Com muitas faltas marcadas em lances de toques de mão, Fabrício Neves Corrêa irritou botafoguenses e palmeirenses no Maracanã.

Para muitos torcedores, Botafogo e Palmeiras entraram em campo na noite desta quarta-feira, no Maracanã, para uma espécie de “final”, no duelo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de não decidir nenhum título, o triunfo de 1 a 0 dos paulistas no Rio de Janeiro serviu para dar mais tranquilidade aos alviverdes e afundar os alvinegros na zona de rebaixamento.

O resultado levou o Palmeiras aos 31 pontos e manteve o Botafogo com 26. Enquanto os paulistas subiram para a 12ª colocação, os cariocas foram superados pelo Coritiba, que venceu o Criciúma, fechando a rodada na lanterna da competição.

Depois de uma primeira com poucas oportunidades para ambos os lados, os paulistas contaram com quatro minutos de lucidez do seu ataque para definir a vitória. Valdivia fez jogada individual pela esquerda e cruzou para Henrique, artilheiro do Brasileirão com 13 gols, marcar com estilo.

No fim de semana, as duas equipes voltam a campo no sábado pelo Campeonato Brasileiro. Às 18h30, o Botafogo encara o Corinthians em partida que será disputada na Arena da Amazônia, em Manaus. Mais tarde, às 21h, o Palmeiras recebe o Grêmio, no Pacaembu.

Valdivia foi um dos grandes destaques do Palmeiras no Maracanã (Foto: André Durão)

Poucas chances para os dois times

Pressionado pelo mau momento vivido no Brasileirão e pelos diversos problemas fora de campo, o Botafogo começou a partida tentando buscar o ataque. Mas, com muitos desfalques, o time esbarrou na fragilidade do setor ofensivo. Com pouca criatividade, os cariocas passaram a apostar nos chutes de longa distância e nas bolas aéreas. Foi assim que os donos da casa levaram perigo ao gol de Fernando Prass: na primeira chance, Rogério arriscou de fora da área e obrigou o palmeirense a fazer boa defesa; na segunda, André Bahia e Zeballos se atrapalharam dentro da área e desperdiçaram grande chance de abrir o marcador.

Com três volantes, o Verdão não mostrou um nível técnico muito diferente dos botafoguenses. A exceção de algumas arrancadas de Valdivia que tentaram levar perigo ao gol de Helton Leite, os palmeirenses também pararam nos diversos erros de passe do meio de campo. E a melhor chance veio em uma bola cruzada do chileno, que Cristaldo cabeceou com perigo.

Artilheiro palmeirense decide

Mais tranquilo, ou menos desesperado, o Palmeiras viu suas principais peças desequilibrarem no início da segunda etapa. Logo aos quatro minutos, Valdivia fez jogada individual pela esquerda e cruzou para a grande área. Henrique dominou bonito e bateu com estilo para tirar o zero do placar e empatar com Marcelo Moreno na lista dos goleadores do Brasileirão.

Precisando de um resultado positivo, Vagner Mancini mandou a equipe ao ataque, sacando Airton e colocando Wallyson. A tática fez os donos da casa ocuparem mais espaço no setor ofensivo, mas os erros de finalização e, principalmente, a boa atuação do goleiro Fernando Prass, seguraram a pressão alvinegra.

Apostando nos contra-ataques, o Verdão perdeu pelo menos três grandes chances de matar o jogo, em jogadas de Valdivia, Leandro e Allione. Mas os vacilos não atrapalharam os visitantes, que voltaram a vencer uma partida fora de casa no Brasileirão após quase cinco meses.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

É decisão! Botafogo e Palmeiras fazem duelo dos desesperados contra degola



Dankler comemora gol de empate do Botafogo Felipe Oliveira/Getty Images

Botafogo e Palmeiras se encontram nesta quarta-feira, às 19h30, no Maracanã, para um dos jogos mais importantes da rodada. Desesperados na luta contra o rebaixamento, as equipes sabem que o duelo poderá ser decisivo para o futuro dos clubes na temporada. O Alvinegro deposita tanta esperança no confronto, que definiu o jogo como de '18 pontos'.

O Botafogo é o atual vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas 26 pontos, mesma pontuação do Coritiba, na última colocação. O Palmeiras venceu na última rodada, chegou aos 29 e pulou para a 15ª posição, mas poderá terminar a rodada na zona de rebaixamento em caso de derrota no Maracanã.

A partida poderá contar ainda com um tempero a mais. Jobson aguarda apenas um posicionamento da CBF para poder retornar aos gramados, o que deverá ocorrer contra o Palmeiras. E o atacante tem uma história com o adversário desta quarta-feira. Em 2009, o jogador foi decisivo para a vitória do Botafogo no Engenhão, que evitou a queda e atrapalhou os planos do Alviverde de se classificar para a Libertadores – após o duelo, ele foi flagrado no antidoping por uso de cocaína.

Além de Jobson, o Botafogo deverá iniciar a partida com Carlos Alberto entre os titulares. O apoiador está recuperado de dores no tornozelo e deverá ganhar a vaga do volante Fabiano para ter um time mais ofensivo. Por outro lado, o Alvinegro terá o terceiro goleiro entre os onze: Helton Leite receberá oportunidade, já que Jefferson e Andrey foram convocados para as seleções principal e sub-21, respectivamente.

"Muita gente diz que é jogo de seis pontos. Acho que é de 18. Nas nossas contas, achamos que o Botafogo terá de somar 18 pontos. Dependendo do campeonato, mas acho que a média vai ficar em 18 pontos. Cada vitória representa esses 18 pontos. Isso já foi passado para os atletas. Numa situação difícil, como no futebol e na vida, você tem que abrir o peito e encarar", disse Vagner Mancini.

O Palmeiras, por sua vez, tenta vencer a segunda consecutiva no Campeonato Brasileiro, fato que não acontece desde 18 de maio, quando a equipe venceu Goiás e Vitória em seguida. Para isso, Dorival Júnior terá o retorno de Fernando Prass e também do zagueiro argentino Tobio.

Com os dois no time, o treinador tem a esperança de começar a desenhar uma espinha dorsal para a sua equipe, coisa que não aconteceu ainda durante seu trabalho por causa de lesões e suspensões.

O comandante definiu o duelo desta quarta-feira como jogo-chave e disse que não pode perder se quiser respirar e esquecer os problemas no Nacional. Ele também espera aproveitar a instabilidade do Botafogo, mas sabe que isso não significa jogo fácil.

"Realmente o Botafogo tem problemas internos, assim como Palmeiras. O que temos é diferentes dos deles. O trabalho do Vagner Mancini, mesmo com todos problemas, é muito bom. Os resultados não são o que todos espram, assim como os do Palmeiras, mas o Botafogo, em todos os jogos que vi, nunca deixou de ser guerreiro. E foi assim mesmo com o desligamento de quatro atletas", afirmou.

BOTAFOGO X PALMEIRAS

Data e hora: 08/10/2014, ás 19h30 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Fabricio Neves Correa (RS)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Jose Antônio Chaves Franco Filho (RS)

BOTAFOGO
Helton Leite, Régis, Matheus, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Gabriel, Carlos Alberto e Ramírez; Rogério e Zeballos
Técnico: Vagner Mancini

PALMEIRAS
Prass; João Pedro, Lucio, Tobio e Juninho; M. Oliveira, Wesley, Victor e Valdivia; Cristaldo e Henrique
Técnico: Dorival Júnior

Do UOL, no Rio de Janeiro